Protocolos de efetivação
Em ambiente distribuído, podem existir transações locais e globais. Transações locais seriam aquelas que iniciam e terminam no mesmo nó, não afetando outros servidores para realizar determinada transação. Já as globais seriam aquelas que iniciam em determinado nó e terminam em outro nó, ou iniciam e terminam no mesmo nó, porém no meio da transação foi necessário acessar outro nó para realizar alguma operação, afetando assim outro servidor em algum momento do processamento.
Os protocolos de efetivação garantem integridade de transação distribuída que atinge mais de um servidor, fazendo com que a transação só seja efetuada (Commit) ou abortada (Rollback) quando todos os servidores entram em um acordo.
Two-Phase Commit
O protocolo de efetivação Two-Phase Commit é composto por duas fases, em que todos os servidores envolvidos na transação T entram em acordo se efetivaram (Commit) ou abortaram (Rollback) a transação.
Theree-Phase Commit
O protocolo Theree-Phase Commit é uma continuação do protocolo de duas fases em que é adicionada uma terceira fase que busca a diminuição de falhas do coordenador. Com a implementação da terceira fase, a troca de dados entre coordenador e gerenciadores de transação aumenta o grau de complexidade e proporciona um maior trafego na rede (overhead).
https://imasters.com.br/banco-de-dados/o-que-e-banco-de-dados-distribuido/?trace=1519021197&source=single