SóProvas


ID
1351234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que se refere a hotspots e centros de endemismo, julgue os itens a seguir.

As regiões em que se identifica pelo menos uma espécie de ocorrência restrita (endêmica) são consideradas áreas de endemismo.

Alternativas
Comentários
  •  ERRADO
    HOTSPOT AMBIENTAL

    É toda área prioritária para conservação, isto é, de alta biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. Para ser considerada hotspot, uma área deve ter pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e, ao mesmo tempo, ter perdido mais de 3/4 de sua vegetação original.

    Fonte: Conservação Internacional - Brasil  

  • ERRADA.

    Para ser um centro de endemismo deve haver MUITAS espécies endêmicas naquela região. Pelo menos umas 1500

  • ERRADO

    Por definição, é considerada como hotspot toda área com pelo menos 1500 espécies endêmicas (que só existem naquela região) e que já perdeu mais de ¾ de sua vegetação original. No Brasil, dois domínios naturais são classificados como tal: o Cerrado e a Mata Atlântica.

    FONTE:https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/hotspots-mundias.htm

  • Então pessoal acho que está havendo um equivoco no comentário de vocês.

    Estão confundindo hotspots e centros de endemismo com áreas de endemismo.

    A questão está errada, pois para que seja considerada uma área de endemismo é necessário que existam dois ou mais táxons de ocorrência restrita nesta respectiva área.

    Então gostaria de dividir estas citações retiradas da monografia do MÁRIO SÉRGIO SIGRIST

    As áreas de endemismo são definidas como entidades históricas de congruência distribucional entre dois ou mais táxons monofiléticos, não decorrente do acaso (HAROLD & MOOI, 1994). Esta congruência pode não ser verificada em todas as escalas, porém relativo nível de simpatria é um pré-requisito (MORRONE, 1994).

    A distribuição restrita de dois ou mais táxons delimitando áreas endêmicas indica que fatores históricos encontram-se operantes, ou favorecendo a especiação ou fornecendo condições para que táxons amplamente dispersos outrora, mantenham suas populações na região. As áreas de endemismo possuem deste modo especial importância, pois representam áreas de produção de biodiversidade no passado e consequentemente podem ser reservatórios do potencial evolucionário para o futuro (BROOKS & MCLENNAN, 1992).

    Fonte:https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/36763/MONOGRAFIA%20MARIO%20SERGIO%20SIGRIST.pdf?sequence=1

  • Único comentário correto é o do Luis Henrique de Araújo Gouvêa.

  • Hotposts: Pelo menos 1500 espécies endêmicas

    Centros de Endemismos: Regiões que contém elevados índices de espécies endêmicas

  • As Áreas de endemismo são originadas quando duas ou mais espécies apresentam uma área de distribuição restrita, congruente, e de maneira não aleatória (MORRONE, 1994).