SóProvas


ID
1351381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O levantamento do potencial energético na região amazônica data no mínimo da década de 80 do século passado, quando as áreas de exploração na região sudeste se esgotaram. Mais especificamente na região do Rio Tapajós, todo um complexo de hidrelétricas está programado para ser construído: o governo federal anunciou que, até o final de 2014, sairá a licença de operação e instalação da usina de São Luiz do Tapajós, próxima à cidade de Itaituba e com potencial energético comparável à Usina de Belo Monte.

Internet: < www.valor.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens de 101 a 103 acerca de aspectos a ele relacionados.

Apesar de os impactos geofísicos, biológicos e ambientais provocados por uma usina hidrelétrica começarem no início do empreendimento, os socioeconômicos e demográficos, nas comunidades indígenas, começam a ser percebidos logo que se iniciam os estudos e as sondagens da viabilidade do empreendimento na região.

Alternativas
Comentários
  • Certamente, estas sondagens ligam o estado de alerta das comunidades daquela região. É normal que haja estresse social diante da incerteza da garantia do seu nicho ecológico.

  • Correto. Faz parte do estudo de viabilidade ambiental de um empreendimento a avaliação social, o impacto da vizinhança além de outros aspectos.

  • Com certeza. Toda a especulação gerada nas sondagens já afeta a população local.

  • errado. o erro está em afirmar que são em comunidades indigenas. O impacto causado é nas regiões e povados que almejam empregos e condições de vida e trabalho melhores, como os trabalhadores que saem de uma região e chegam no local para trabalhar nas grandes hidrelétricas. Os povos indigenas, apesar do impacto, permanecem os mesmos, com seus modos de vida naturais e seu escopo de trabalho sendo a caça, pesca e atividades de substência. Gabarito oficial da prova a questão está errada. Não afet índios demografica e socialmente, mas sim ambientalmente.