SóProvas


ID
1351594
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das principais preocupações relacionada à terapia com digitálicos é quanto ao risco de intoxicação. A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Os sintomas clínicos de intoxicação por digitálicos incluem anorexia, náuseas, vômito, fadiga e mal-estar.

( ) A enfermagem deve monitorar o paciente para os fatores que aumentam o risco de intoxicação, como, por exemplo, a hipercalemia.

( ) Pacientes em uso de digoxina devem ter a função renal monitorada, principalmente aqueles com 65 anos ou mais, uma vez que esse medicamento é eliminado pelos rins.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Digitálicos: é um grupo de fármaco usado no tratamento de doenças do coração (cardíacas), agem inibindo abomba de sódio existentes nas membranas das células musculares e nervosas alterando a intensidade da contração do músculo cardíaco, reduzindo a frequencia cardíaca. A indicação do uso de digitálicos ocorre, principalmente, em casos de disfunção miocárdica sistólica, ou seja, quando o paciente apresenta as denominadas taquirritmias supraventriculares, ou ainda quando ambos ocorrem ao mesmo tempo.Utiliza-se também em casos de disfunção sistólica, em outras palavras, é  quando o coração insuficiente tem sua capacidade de contração reduzida, ocorre especialmente nos casos de cardiopatiadilatada, que pode ser primária ou resultante de outras doenças cardíacas.

    Os sinais de efeito positivo dos digitálicos são o aumento da diurese, a diminuição da freqüência cardíaca, a constatação doligeiro prolongamento do potencial de ação e plateau*.

    Cuidados de Enfermagem
    - Verificar, antes da administração o pulso e os sinais de intoxicação digitálica e não prosseguir se opaciente apresentar sinais vitais normais (adulto: pulso < 60 bpm / criança: 70 bpm / lactente: 90 bpm).
    - Recomendar ao paciente ingestão de alimentos ricos em potássio, durante a terapia.
    - Porcausar visão turva, cefaléia ou desmaio recomende ao paciente ou aos seus familiares que solicite auxílio para deambulação.

  • A intoxicação digitálica pode levar a alterações nos sistemas gastrintestinal, ocular, sistema nervoso central, ou que apresentem uma modificação no ritmo cardíaco ou deterioração em seu estado cardiovascular.

    A intoxicação por digitálico pode levar a hipercalemia, mas a hipercalemia não leva a intoxicação digitálica.

    A prescrição de digitálicos para idosos deve levar em conta alguns aspectos, como a diminuição da massa muscular do idoso, o que reduz o volume de distribuição do fármaco; a diminuição da função renal no idoso (cerca de 70% da digoxina é eliminada por essa via); a janela terapêutica estreita; além do risco de interação medicamentosa, já que o idoso, normalmente, ingere diversas medicações.


    Resposta A


    Bibliografia 

    A, MK. Farmacologia para enfermagem. Rio de Janeiro, 2010.

  • A hipocalémia sensibiliza o miocárdio para as ações dos glicosídeos cardíacos.

  • Complementando

     

    Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com os artigos III Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica.2009 e Desequilíbrios hidroeletrolíticos na sala de emergência*.2012

     

     

    (  F ) A enfermagem deve monitorar o paciente para os fatores que  aumentam  o  risco  de  intoxicação,  como,  por  exemplo,  a hipercalemia. 


     

    Intoxicação digitálica

     

    Pacientes em uso de digoxina que apresentem distúrbios gastrointestinais (anorexia, náuseas e vômitos), neurológicos (confusão mental, xantopsia) ou cardiovasculares (bloqueios átrio-ventriculares, extra-sístoles ventriculares polimórficas freqüentes ou, mais especificamente, taquicardia atrial com BAV variável) devem ter o digital suspenso, pelo menos temporariamente. Nestes casos, o nível sérico de digoxina pode ajudar a confirmar o diagnóstico, porém a conduta de suspender o medicamento não deve ser retardada por este motivo. Mesmo indivíduos com nível sérico baixo podem ter intoxicação digitálica, principalmente se houver hipocalemia ou hipomagnesemia concomitante.

     

    Os níveis de cálcio sérico são mantidos em torno de 8,5-10,5 mg/ dL (2,1-2,6 mmol/L). O clínico deve-se lembrar de que diminui- ções da albumina abaixo de 4 mg/dL podem diminuir os níveis séricos totais de cálcio sem alterar o cálcio ionizado (acrescenta-se 0,8 mg/dL a cada diminuição de 1 mg de albumina).

     

    Hipocalcemia conceitualmente é a diminuição de cálcio menor que 8,5 mg/dL ou cálcio ionizado menor que 1 mEq/L.

  • A digoxina melhora a função cardíaca aumentando a força da contração miocárdica, o débito cardíaco, promove a diurese ao aumentar o débito cardíaco, lentifica a condução cardíaca através do nodo AV, portanto a frequência ventricular nos casos de arritmias supraventriculares.

    Sintomas da intoxicação: anorexia, náuseas, vômitos, depressão e mal-estar (efeitos precoces). Alteração da FC ou ritmo; inicio do ritmo irregular; alterações indicativas de bloqueio SA e AV; taquicardia atrial com bloqueio, taquicardia juncional e taquicardia atrial.

    Reversão da intoxicação: FAB (Digibind)

    Fatores que aumentam o risco de intoxicação: a HIPOCALEMIA (que pode ser causada por diurético) aumentando a ação da digoxina e presdispõe a arritmias; medicamentos que aumentam o efeito da digoxina (incluindo ANTIBIÓTICOS E MEDICAMENTOS CARDÍACOS que lentificam a condução Av e podem diminuir ainda mais a frequência cardíaca; FUNÇÃO RENAL PREJUDICADA (principalmente pacientes com 65 anos ou>). A digoxina é ELIMINADA PELOS RINS.
                                         
    REFERENCIA: BRUNNER & SUDDARTH

  • A HIPOCALEMIA AUMENTA AUMENTA A TOXIDADE DA DIGOXINA.