SóProvas


ID
1352824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A cana-de-açúcar é uma das culturas em que o controle biológico é usado com alto índice de sucesso no manejo de suas principais pragas. Com referência ao manejo de pragas nessa cultura, julgue o item subsequente.

O controle biológico da broca-da-cana (Diatraea saccharalis) pode ser realizado a partir do uso do parasitoide larval Cotesia flavipes.

Alternativas
Comentários
  • O controle biológico faz parte das modernas técnicas de controle de pragas e pode ser empregado isoladamente ou como parte de um a estratégia de Manejo Integrado de Pragas (MIP). A sua utilização demanda conhecimento e conscientização por parte dos que utilizam os agentes de controle biológico, pois trata-se do emprego de organismos vivos para o controle de insetos-praga. No Brasil o programa de controle biológico da broca-da-cana com a vespinha Cotesia flavipes e com Trichogramma galloi em cana-de-açúcar, é considerado um dos maiores programas em nível mundial, com cerca de 1.700.000 e 400.000 ha de cana sendo tratados anualmente. No Rio Grande do Sul a cana-de-açúcar é cultivada em cerca de 35 mil hectares para consumo animal e fabricação de produtos como rapadura, açúcar e aguardente, e estima-se que nos próximos anos, com a aprovação do zoneamento agroclimático, esta área chegue a 200 mil hectares, com produção de cana para a produção de etanol. Semelhante ao que ocorre em outras regiões produtoras de cana, no Estado do Rio Grande do Sul a broca-da-cana é o principal problema fitossanitário, e neste sentido, o controle biológico poderá ser adotado como método de controle principal.

    Resposta: C