SóProvas



Questões de Cultura de Plantas Sacarinas, Suculentas e Fibrosas


ID
227608
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Assinale a alternativa que contém subproduto da agroindústria canavieira.

Alternativas

ID
260011
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A cultura da mandioca é de grande relevância econômica, sendo considerada como principal fonte de carboidratos para milhões de pessoas, essencialmente nos países em desenvolvimento. Dadas as seguintes afirmativas, a respeito dessa cultura,

I. A podridão radicular é causada pelo fungo Phytophthora drechsleri Tucher, cuja incidência tem aumentado nos últimos anos, principalmente em épocas muito chuvosos.


II. A antracnose é causada pelo fungo Lasiopodia theobromae Pat., cuja ocorrência é favorecida quando a umidade relativa do ar é alta e as temperaturas permanecem entre 18 e 23 °C.

III. O superalongamento é uma doença causada pelo fungo Sphaceloma manihoticola Bitencourt et Jenkins, cujos sintomas mais frequentes são alongamento dos entrenós das hastes jovens. As folhas atacadas apresentam-se retorcidas confundindo-se muitas vezes com problemas causados por herbicidas.

IV. O superbrotamento é causado pelo fungo Cercosporidium henningsii I e II. Allescher, com ocorrência registrada em quase todas as regiões produtoras de mandioca no Brasil. Nos Tabuleiros Costeiros, o superbrotamento ainda não foi constatado.

são corretas apenas

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá!

    As podridões radiculares caracterizam-se por estarem normalmente restritas às áreas de solos argilosos, mal drenados e com alto teor de matéria orgânica. Entre os agentes causais da doença, o de maior ocorrência é o complexo Phytophthora drechsleri / Fusarium solani

    A Antracnose da mandioca ocorre em vários países produtores. No Brasil, a doença está presente em todas as regiões produtoras, porém é mais severa no Nordeste e no Sudeste, onde as condições ambientais são mais favoráveis à sua ocorrência. O fungo, causador da doença, Colletotrichum gloeosporioides corresponde à forma imperfeita de Glomerella cingulata, que inclui numerosas formae speciales. As condições favoráveis à ocorrência da doença são períodos longos de chuva com temperaturas entre 18 e 28 gráus. A disseminação dos esporos dentro de um cultivo é grandemente favorecida pelas chuvas. 

    Os sintomas da doença caracterizam-se pela emissão exagerada de hastes a partir da haste principal, também chamados de envassouramento ou flocos, além de provocar raquitismo e amarelecimento generalizado das plantas afetadas. Acredita-se que a disseminação da doença ocorra por meio de vetores transmissores, normalmente insetos que têm o hábito sugador, além de manivas-semente contaminadas utilizadas para o plantio. 
    O superbrotamento é uma doença causada por fitoplasma, que tem sido encontrada atacando a cultura da mandioca no Brasil, sendo particularmente importante na microrregião da Serra da Ibiapaba, no Ceará, apesar da sua ocorrência ser registrada em quase todas as regiões produtoras de mandioca. Nos Tabuleiros Costeiros, o superbrotamento ainda não foi constatado como problema para a cultura, mas não descarta a sua introdução na região, tendo em vista que a doença tem a grande capacidade de se expandir, principalmente no Estado da Bahia. Recentemente registrou-se ocorrências nos municípios de Jacaracy, Mortugaba e Condeúba situados na região do Rio Gavião, Bahia.

    Fonte: Manual de Fitopatologia; Embrapa

    Bons Estudos
  • I. CORRETA. Os mais importantes agentes causadores da podridão radicular são os fungos Phytophthora sp e Fusarium sp, não somente pela abrangência geográfica, mas principalmente pelas severas perdas na produção. Fonte: https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mandioca/mandioca_tabcosteiros/doencas.htm

    II. ERRADA. A antracnose é causada pelo fungo Colletrotrichum gloeosporioides. Na cultura da mandioca ocorrem dois tipos de antracnose: a branda e a severa. A forma branda é causada por isolados fracos de C. gloeosporioides. Os sintomas são lesões nas hastes e folhas causadas por outros patógenos e pragas de seca de ramos terminais no final da estação de crescimento, sem causar danos a produtividade da cultura.

    A antracnose severa é causa por isolados do fungo mais específicos da mandioca, provocando sérios danos em variedades suscetíveis. As condições favoráveis ao desenvolvimento da doença são alta umidade relativa e temperatura entre 18 e 23ºC. Fonte da questão: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/territorio_mata_sul_pernambucana/arvore/CONT000gxupxfbo02wx7ha0b6gs0xsarnjx6.html

    III. CORRETA. o superalongamento da mandioca é causado pelo fungo Sphaaelloma manihotiaola. Afeta só as espécies Manihot escutenta (mandioca) e Manihot glaziovii (maniçobeira). O fungo é disserninado por respingos de chuva, pelo vento e por manivas provenientes de plantações doentes. O que caracteriza a doença é o alongamento exagerado dos entre-nós jovens. As plantas afetadas são maiores do ., que as plantas sadias, parecendo finas e fracas. Os sintomas iniciais surgem nas folhas, como pequenas manchas cloróticas que mais tarde tornam-se necróticas, de cor marrom claro, rodeadas por uma zona amarelada. Em condições de severa infecção, as folhas ficam completamente deformadas e necróticas, resultando em queda prematura. Fonte: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/58996/1/CPATU-ComTec5.pdf

    IV. O superbrotamento é uma doença causada por fitoplasma, que tem sido encontrada atacando a cultura da mandioca no Brasil. Fonte da questão: https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mandioca/mandioca_tabcosteiros/doencas.htm

     

    CONCURSEIRO AGRO

    Visite nossa pag no Facebook


ID
260020
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A economia alagoana depende do setor agrícola, principalmente da produção da cana-de-açúcar. No entanto, a competição de plantas invasoras com a cultura causa redução na quantidade e qualidade do material colhido, diminui o número de cortes viáveis, aumentando os custos de produção. Com base neste assunto, relacione os nomes vulgares de espécies invasoras aos respectivos nomes científicos.

1.Capim marmelada – 2. Capim colonião – 3. Tiririca 4. Capim seda – 5. Capim colchão

( ) Cyperus rotundus
( ) Panicum maximum
( ) Digitaria spp.
( ) Cynodon dactylon
( ) Brachiaria plantaginea

A sequência correta, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • todas estas estas plantas invasoras tem grande ocorrência no NE principalmente em AL, BA, PE e PB.   Cyperus rotundus é a Tiririca, junça ou barba-de-bode   Panicum maximum é o Capim colonião   Digitaria spp é o Capim colchão   Cynodon dactylon é o Capim seda, outra conhecida tb é o PANICUM MELINIS   Brachiaria plantaginea é o Capim marmelada

ID
403159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Nos solos não corrigidos sob vegetação de cerrado, as operações de calagem e adubação são imprescindíveis para a obtenção de elevada produtividade de alimentos, com qualidade adequada. Com referência a calagem e adubação de grandes culturas anuais e perenes, julgue os itens que se seguem.

A cultura da mandioca apresenta elevada produtividade de raízes em solos de baixa fertilidade, com pH abaixo de 5,0 e saturação por bases de 40%, principalmente em solos com textura média ou levemente arenosa.

Alternativas
Comentários
  • Qualquer cultura, como regra, não atinge boa produtividade com pH abaixo de 5,0. Mas o pior é a saturação por base, não tendo nutrientes necessários para o crescimento da planta, isso com SB de 40%.

     

    R: Errada

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • Embora a mandico possa produzir em solos onde culturas mais exigentes não poderiam, ela apeas produzirá bem em solos com fertilidade balanceada, assim como qualquer vegetal explorado comercialmente.

  • Quando o pH do solo está abaixo de 5, existe alumínio trocável no solo, o qual é tóxico às plantas. Nesta situação o sistema radicular das culturas apresenta baixo desenvolvimento ou baixa produtividade e, consequentemente, o vegetal absorve uma menor quantidade de nutrientes. Além disto, o pH ácido reduz a disponibilidade de nutrientes às plantas, apresentando o solo menor saturação por base e resultando em menor crescimento, desenvolvimento e produção do vegetal. Sendo assim, a afirmativa da questão está errada.


ID
732829
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O processo de maturação da cana-de-açúcar pode ser definido como o processo fisiológico que envolve a formação de açúcares nas folhas e seu deslocamento e armazenamento no colmo.

A esse respeito considere as afirmações abaixo.

I - O armazenamento e a translocação do açúcar se processam aos poucos, desde os primeiros meses de crescimento da cana-de-açúcar até o completo desenvolvimento de seus colmos.

II - A maturação da cana-de-açúcar se dá do ápice do colmo para a sua base, determinando que uma planta imatura apresente grande diferença nos teores de sacarose entre os extremos de seus colmos.

III - Os maturadores classificados como não estressantes não interferem no ritmo de crescimento da planta, e sua ação libera o etileno, que ajuda a acumular sacarose nos colmos da cana.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A cana matura da base para o apice do colmo.
  • maturação (fisiológica) da cana-de-açúcar é um processo natural que ocorre quando a planta sofre uma espécie de estresse, reduzindo a síntese de hormônios para crescimento e reequilibrando seu metabolismo para que os fotoassimilados sejam direcionados no acúmulo de sacarose. Econômicamente, é considerada quando a cana atinge o teor mínimo de sacarose de 13% do peso do colmo, necessário para que possa ser viável industrialmente.

    Na medida em que as plantas apresentarem colmos bem desenvolvidos, a adubação e a irrigação devem ser limitados. Além disso, podem ser usados maturadores quimicos: os estressantes e os não-estressantes. 

    Os estressantes são inibidores de crescimento, que reduzem o ritmo de  crescimento da cana, fazendo-a acumular a sacarose em vez de utilizá-la como fonte de energia para seu crescimento. A redução no ritmo de crescimento força a planta a amadurecer (Glyplhosate, Etil Trinexapac e Sulfometurom metil)

    Os maturadores não-estressantes não diminuem o ritmo de crescimento da planta e sua ação libera o etileno, composto responsável pela maturação que ajuda a acumular sacarose nos colmos da cana ( ex Ethephon).


ID
768946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca de máquinas e implementos agrícolas no preparo do solo, no plantio e na colheita de culturas de interesse econômico, julgue os itens seguintes.

Após a aplicação de herbicida, o plantio direto é realizado sobre os resíduos da cultura anterior — palhada. Algumas culturas, como a do algodão, são desfavoráveis a esse tipo de plantio, porque os seus restos podem atrair ou permitir a proliferação de pragas que prejudicam a cultura estabelecida.

Alternativas

ID
1352818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A cana-de-açúcar é uma das culturas em que o controle biológico é usado com alto índice de sucesso no manejo de suas principais pragas. Com referência ao manejo de pragas nessa cultura, julgue o item subsequente.

Pode-se fazer o controle biológico da cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata) com o uso do parasitoide larval Metarhizium anisopliae.

Alternativas
Comentários
  • Em áreas com infestações de cigarrinha, o produtor deve ser criterioso antes de qualquer decisão. O controle biológico é uma opção, com a aplicação do fungo Metarhizium anisopliae (chamado também de fungo-verde), na dose mínima de 200 gramas por hectare de fungo puro. O produto atinge ninfas e adultos. No entanto, existem algumas restrições a este método, principalmente em relação ao clima, como umidades elevadas, temperatura entre 25°C e 27°C. Em locais de alta infestação, a aplicação deve ser feita à tarde ou à noite.

    Resposta: CERTA
    Obs: Discordo do gabarito, pois mesmo que o texto indique que o parasitoide ataque larvas, dá-se-á entender que o parasitoide é larval. E também o parasita não ataca larvas, ataca ninfas e adultos!

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • Controle biológico

    A cigarrinha-da-raiz pode ser controlada pela aplicação de Metarhizium anisopliae, também chamado de fungo-verde, na dose mínima de 200 gramas por hectare de fungo puro. O produto atinge ninfas e adultos. As aplicações devem ser feita com o uso de 250 litros de água por hectare (Figura 3). Algumas condições são indispensáveis para o sucesso desse controle microbiano, utilizando esse fungo, como:

    umidade elevada seguida de veranico;                       

    temperatura entre 25°C e 27°C;

    qualidade do fungo;

    aplicação à tarde ou à noite em locais de alta infestação.

    Resposta: CERTA

    fonte:http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_132_272200817517.html

  • Se a pessoa lê sem atenção acerta, mas caso atente-se percebe que isso não pode estar certo.

    Com o uso do fungo Metarhizium anisopliae. parasitoide larval é o nariz do cespe.

  • Se a pessoa lê sem atenção acerta, mas caso atente-se percebe que isso não pode estar certo. Hemípteras são hemimetabolos, ovo-ninfa-adulto, ciclo incompleto.

    Com o uso do fungo Metarhizium anisopliae. parasitoide larval é o nariz do cespe.

  • Metarhizium anisopliae não é um parasitóide e sim um fungo entomopatogênico.


ID
1352821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A cana-de-açúcar é uma das culturas em que o controle biológico é usado com alto índice de sucesso no manejo de suas principais pragas. Com referência ao manejo de pragas nessa cultura, julgue o item subsequente.

O parasitoide de ovos Trichogrammagalloi, um Hymenoptero, é recomendado no controle biológico da broca-da-cana (Diatraea saccharalis).

Alternativas
Comentários
  • O controle biológico faz parte das modernas técnicas de controle de pragas e pode ser empregado isoladamente ou como parte de um a estratégia de Manejo Integrado de Pragas (MIP). A sua utilização demanda conhecimento e conscientização por parte dos que utilizam os agentes de controle biológico, pois trata-se do emprego de organismos vivos para o controle de insetos-praga. No Brasil o programa de controle biológico da broca-da-cana com a vespinha Cotesia flavipes e com Trichogramma galloi em cana-de-açúcar, é considerado um dos maiores programas em nível mundial, com cerca de 1.700.000 e 400.000 ha de cana sendo tratados anualmente. No Rio Grande do Sul a cana-de-açúcar é cultivada em cerca de 35 mil hectares para consumo animal e fabricação de produtos como rapadura, açúcar e aguardente, e estima-se que nos próximos anos, com a aprovação do zoneamento agroclimático, esta área chegue a 200 mil hectares, com produção de cana para a produção de etanol. Semelhante ao que ocorre em outras regiões produtoras de cana, no Estado do Rio Grande do Sul a broca-da-cana é o principal problema fitossanitário, e neste sentido, o controle biológico poderá ser adotado como método de controle principal.

    Resposta: C

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • Ovos = Trichogrammagalloi

    Broca= Cotesia flavipes

    O controle da broca é feito principalmente através do parasitóide larval, Cotesia flavipes (Cam.), o qual em determinadas situações pode não ser tão eficiente, particularmente quando é baixa a predação de ovos por insetos, havendo necessidade de se utilizarem outros métodos para combatê-la. Por outro lado, em locais onde a predação de ovos é alta, as lagartas oriundas dos ovos remanescentes são passíveis de controle por parasitóides (Terán 1980, Degaspari et al. 1987). Surge assim, em locais de baixa predação de ovos, a possibilidade de se associar o parasitóide de ovos Trichogramma galloi Zucchi, espécie predominante no Brasil (Zucchi et al., dados não publicados), com o parasitóide larval já em uso, com o objetivo de se reduzirem as perdas causadas por esta praga nas situações mencionadas, características de áreas do Brasil Central.


ID
1352824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A cana-de-açúcar é uma das culturas em que o controle biológico é usado com alto índice de sucesso no manejo de suas principais pragas. Com referência ao manejo de pragas nessa cultura, julgue o item subsequente.

O controle biológico da broca-da-cana (Diatraea saccharalis) pode ser realizado a partir do uso do parasitoide larval Cotesia flavipes.

Alternativas
Comentários
  • O controle biológico faz parte das modernas técnicas de controle de pragas e pode ser empregado isoladamente ou como parte de um a estratégia de Manejo Integrado de Pragas (MIP). A sua utilização demanda conhecimento e conscientização por parte dos que utilizam os agentes de controle biológico, pois trata-se do emprego de organismos vivos para o controle de insetos-praga. No Brasil o programa de controle biológico da broca-da-cana com a vespinha Cotesia flavipes e com Trichogramma galloi em cana-de-açúcar, é considerado um dos maiores programas em nível mundial, com cerca de 1.700.000 e 400.000 ha de cana sendo tratados anualmente. No Rio Grande do Sul a cana-de-açúcar é cultivada em cerca de 35 mil hectares para consumo animal e fabricação de produtos como rapadura, açúcar e aguardente, e estima-se que nos próximos anos, com a aprovação do zoneamento agroclimático, esta área chegue a 200 mil hectares, com produção de cana para a produção de etanol. Semelhante ao que ocorre em outras regiões produtoras de cana, no Estado do Rio Grande do Sul a broca-da-cana é o principal problema fitossanitário, e neste sentido, o controle biológico poderá ser adotado como método de controle principal.

    Resposta: C


ID
1353475
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em relação à produção de flores para corte, uma espécie que, em seu cultivo comercial, requer ambiente com baixa luminosidade é:

Alternativas

ID
1353586
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Para algumas regiões do Brasil, o controle das condições edafoclimáticas pode propiciar alguns benefícios na produção de hortaliças e flores, sob cultivo protegido.

Nesse contexto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, há necessidade de proteção da chuva, mas não de retenção de calor, portanto o plástico é o material ideal. Ele permite a perda da radiação infravermelha.

    E o sul do país não faz frio então?

  • Questão capciosa dona FGV

    a)     Um efeito do excesso de umidade do ar no interior dos ambientes protegidos é a sua condensação na face interna do filme plástico de cobertura com um consequente aumento (redução) na transmitância da radiação e na temperatura.

    b)     Correta

    c)     As estufas de vidro são utilizadas nos estados de clima frio porque há menor incidência de radiação infravermelha, necessária para o acúmulo de calor. OBS: O vidro tem composições que permitem que haja uma barreira contra a radiação infravermelha, que é responsável por proporcionar calor no interior das estufas.

    d)    O ambiente de casa de vegetação proporciona menor (maior) dispersão da radiação solar em seu interior, causando aumento na fração solar difusa com maior contribuição na faixa da radiação fotossintética.

    e)     O correto manejo da umidade se faz necessário para a aplicação de defensivos agrícolas e fitorreguladores, sendo que esses produtos não devem ser aplicados com mais (menos) de 55% de umidade relativa.


ID
1353622
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Entende-se por tratos culturais, o conjunto de práticas que permitem que uma lavoura expresse ao máximo sua potencialidade produtiva.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Entre as práticas culturais empregadas na cultura do algodoeiro durante o seu ciclo produtivo destacam- se: a direção e a profundidade de semeadura, o desbaste, o espaçamento, a densidade, os arranjos e o uso de reguladores de crescimento e desfolhantes.

II. As plantas daninhas competem com as culturas como a soja e o feijão, por luz, água, nutrientes e espaço. Para evitar prejuízos econômicos, deve-se fazer o controle das plantas invasoras e das pragas e o manejo de doenças.

III. O milho deve ser mantido livre de ervas daninhas até a época da colheita. Para isso, o manejo integrado visa eliminar as plantas daninhas durante o período crítico de competição e dar condições de máxima eficiência para a colheita mecanizada.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A cultura do milho pode conviver com as plantas daninhas até aos quatorze dias após a emergência, sem perda de produtividade, e as plantas daninhas que emergem após os quarenta e dois dias da emergência do milho também não afetam os rendimentos.


ID
1568347
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O manejo inadequado do solo tende a alterar as características químicas, físicas e biológicas, além de acelerar o processo de degradação do solo e do meio ambiente. Em vista disso, algumas recomendações gerais de boas práticas de manejo são feitas pelos extensionistas, a fim de manter uma boa estrutura dos solos agrícolas. Sobre tais práticas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Evitar o uso de equipamentos agrícolas que possam alterar a estrutura do solo (principalmente em solos mais suscetíveis à compactação). Não sendo possível evitar, procurar utilizar pneus mais finos, reduzindo assim a compactação.


( ) Para o controle da erosão no manejo de áreas declivosas, deve-se atentar para que haja o mínimo de mobilização do solo e sejam evitadas as curvas de nível.


( ) Preservar e aumentar os níveis de matéria orgânica presentes no solo através do uso de cobertura verde e manejo de restos culturais.


( ) Reformular o sistema de produção, priorizando a rotação de culturas, com o uso da técnica do plantio direto na palha.


( ) Durante o preparo do solo, procura-se provocar o máximo de desagregação e revolvimento do solo, necessário para facilitar o plantio e/ou semeadura, pois assim torna-se possível eliminar o acúmulo de matéria orgânica.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Letra B -

    A primeira alternativa está errada porque o pneu mais fino aumentaria a compactação do solo.


ID
1631188
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Um agricultor necessita plantar uma determinada cultura com um espaçamento de 0.5 m entre fileiras e com 20 plantas por metro linear. A massa de 100 sementes é de 20 gramas, com o poder germinativo de 80%. A população final de plantas, por hectare, e a quantidade de quilos das sementes necessárias para o plantio de 10 hectares são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta seria 400.000 plantas/ha e 960 kg para 10 ha.

  • Pop/ha  = 10000/0,5 x 20 = 400000

    Quantidade de sementes = (1000 x 20 x 20) / 80 x 50 = 100/ha
    x 10 ha = 1000.

    gab) A

  • ▪ Consideramos 1 ha (10.000 m²) como tendo 100 metros de frente por 100 metros de fundo;

    ▪ 100 m de frente ÷ 0,5 m (espaçamento entre linhas de plantio) = 200 linhas de plantio;

    ▪ 200 linhas de plantio × 100 m de fundo (comprimento das linhas) = 20.000 metros lineares de plantio.

    1 m linear plantio -------------------- 20 plantas

    20.000 m lineares plantio -------- x plantas

    x = 400.000 plantas/ha.

    ▪ Considerando uma germinação de 100%, temos a seguinte relação: 1 planta = 1 semente.

    100 sementes --------------- 20 g

    400.000 sementes -------- x g

    x = 80.000 g.

    ▪ Como a germinação é de 80%, temos: 80 kg (80.000 g) ÷ 0,8 (80% de poder germinativo) = 100 kg sementes/ha;

    ▪ 100 kg x 10 ha = 1.000 kg sementes.

    Gabarito A.

  • demorei 2 mil anos mas agora consegui


ID
1631215
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Doenças de plantas representam são um dos fatores relevantes para a produção das grandes culturas devido aos prejuízos que podem acarretar e ao aumento nos custos com a aplicação de defensivos. São agentes etiológicos de doenças de importância nas culturas da cana de açúcar, do café, da soja e do milho, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Crinipellis-Vassoura de bruxa

  • GABARITO A

    Leifsonia xyli subsp. xyli (ex. clavibacter xyli subsp. xyli) CANA DE AÇUCAR.

     Hemileia vastatrix, A ferrugem do café, ou ferrugem das folhas do café, é uma doença devastadora que ataca os cafeeiros, levando frequentemente à perda de colheitas e de plantações inteiras.

    Phakopsora pachyrhizi A doença é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, sendo, hoje, uma das doenças que mais têm preocupado os produtores de soja, FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA

    Puccinia sorghi, ou ferrugem comum do milho, é uma espécie de fungo ferrugem que infecta milho 


ID
1686388
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A cana-de-açúcar é uma cultura semiperene e sua implantação e condução revestem-se de grande importância, pois constituem fatores que podem elevar a vida útil do canavial.

Em relação ao planejamento do canavial, analise estas proposições, considerando-as como falsas (F) ou verdadeiras(V).

I – A floração da cana-de-açúcar é controlada pela duração do dia, sendo ainda influenciada pelo suprimento de água e nitrogênio, com efeito benéfico progressivo sobre o teor de sacarose.

II – Na fase de maturação, a cana exige temperaturas altas, acima de 20ºC e/ou déficit hídrico, para que entre em repouso fisiológico e haja maior acúmulo de sacarose nos colmos.

III – Tanto a cana de ano e meio, quanto a cana de ano, após o corte, tem o ciclo das socas de 12 meses.

IV – O plantio da cana de ano, mesmo com o uso de variedades de maturação precoce, não possibilitará a colheita no início da safra.

Assim, a ordenação correta das respostas, lida de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • a A está errado pq o florescimento da cana-de-açúcar é um processo fisiológico complexo :os fatores externos relacionados com o florescimento são: fotoperíodo, temperatura, umidade e radiação solar, além da fertilidade do solo.

    a B está errado pq  na fase de maturação, a cana exige temperatura baixas, abaixo de 20°C.


ID
1686391
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A maior diversidade dos agroecossistemas permite que os impactos oriundos de perturbações externas sejam mais facilmente assimilados e, ou, dissipados entre seus componentes, tornando os agroecossistemas mais duradouros.

Dentre as técnicas utilizadas para ampliar a diversidade, encontra-se a rotação de culturas.

Quando tomada a decisão de adotar a rotação de culturas, devem ser considerados alguns aspectos.

I – A área destinada à implantação dos sistemas de rotação deve ser dividida em tantas glebas quantos forem os anos de rotação, independente do tipo de cultura envolvido.

II – A escolha das culturas e do sistema de rotação deve ter flexibilidade, de modo a atender às particularidades regionais e às perspectivas de comercialização dos produtos.

III – Quando se utilizam espécies de plantas com relação C/N estreita, a cultura econômica subsequente deve ser, de preferência, exigente em nitrogênio.

IV – Para a recuperação de solos degradados, indicam-se rotações com espécies que produzam grande quantidade de massa verde e tenham sistema radicular reduzido.

Então, a alternativa que contempla todas as afirmações corretas é a seguinte:

Alternativas

ID
1891294
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em dezembro de 2014 o IBGE lançou o livro “O Censo entra em campo: o IBGE e a história dos recenseamentos agropecuários”. A publicação reúne artigos que fornecem uma visão abrangente da maneira como os censos agropecuários foram executados, tratando tanto de aspectos metodológicos quanto do contexto histórico e social. A nomenclatura clara dos termos técnicos utilizados é essencial para a interpretação indubitável dos resultados apresentados em cada recenseamento agropecuário publicado.

Na elaboração do item “Áreas dos estabelecimentos, segundo a sua utilização”, no último censo publicado, foram consideradas as seguintes categorias:

Alternativas
Comentários
  • Corrijam-me se eu estiver errado, mas essa questão deveria ser anulada.

    Na próprio livro do enunciado, eles mencionam que o Censo Agropecuário 2006, que o último censo conforme pedido no enunciado, deixou de
    considerar a categoria terras produtivas não utilizadas e terras em descanso.

    Esses itens que eles colocaram nas respostas foi baseado do censo de 95/96.

    Portanto, questão errada.


ID
1891297
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No último censo agropecuário publicado, todas as categorias do item “Áreas dos estabelecimentos, segundo a sua utilização” foram definidas de forma clara para evitar diferentes interpretações.

Nesse sentido, a definição de lavouras ou culturas temporárias e permanentes, além da necessidade ou não de novo plantio após cada colheita, respectivamente, considera que:

Alternativas
Comentários
  • Texto retirado de site do ibge: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/conceitos.shtm 

    Áreas dos estabelecimentos, segundo a sua utilização, foram divididas nas seguintes categorias:

    Lavouras permanentes- Compreendeu a área plantada ou em preparo para o plantio de culturas de longa duração, que após a colheita não necessitassem de novo plantio, produzindo por vários anos sucessivos. Foram incluídas nesta categoria as áreas ocupadas por viveiros de mudas de culturas permanentes.

    Lavouras temporárias- Abrangeu as áreas plantadas ou em preparo para o plantio de culturas de curta duração (via de regra, menor que um ano) e que necessitassem, geralmente de novo plantio após cada colheita, incluíram-se também nesta categoria as áreas das plantas forrageiras destinadas ao corte.

    Terras em descanso- Terras habitualmente utilizadas para o plantio de lavouras temporárias, que em 31 de dezembro de 1995 se encontravam em descanso, por prazo não superior a 4 anos em relação ao último ano de sua utilização.

    Pastagens naturais- Constituídas pelas áreas destinadas ao pastoreio do gado, sem terem sido formadas mediante plantio, ainda que tenham recebido algum trato.

    Pastagens plantadas- Abrangeu as áreas destinadas ao pastoreio e formadas mediante plantio.

    Matas naturais- Formadas pelas áreas de matas e florestas naturais utilizadas para extração de produtos ou conservadas como reservas florestais.

    Matas plantadas- Compreendeu as áreas plantadas ou em preparo para o plantio de essências florestais (acácia-negra, eucalipto, pinheiro, etc.), incluindo as áreas ocupadas com viveiros de mudas de essências florestais.

    Terras produtivas não utilizadas- Constituídas pelas áreas que se prestavam à formação de culturas, pastos ou matas e não estivessem sendo usadas para tais finalidades. Foram incluídas as terras não utilizadas por período superior a 4 anos.

    i) Terras inaproveitáveis- Formadas por áreas imprestáveis para formação de culturas, pastos e matas, tais como: areais, pântanos, encostas íngremes, pedreiras, etc., e as formadas pelas áreas ocupadas com estradas, caminhos, construções, canais de irrigação, açudes, etc.


ID
1891300
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

De um modo geral a humanidade dispôs, ao longo do tempo, de 4 estratégias para a melhoria da performance de plantas em cultura – mudanças ambientais, mudanças genéticas, poda e fitorregulação química.

Nesse contexto, pode-se considerar que:

Alternativas
Comentários
  • "mudanças genéticas e regulação química podem levar a resultados semelhantes, sendo que a primeira estratégia traz resultados mais lentos e permanentes, e a segunda é mais rápida, com resultados temporários;"


ID
1891327
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A ciência e a prática da Agronomia devem dosar e balancear a quantidade de produto obtido, o impacto no meio ambiente e o benefício social da atividade. É necessário garantir para as gerações futuras um ambiente propício à produção de alimentos. Esse é o corolário do conceito de desenvolvimento sustentável.

Sobre as principais culturas produzidas no Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A mandioca é a mais brasileira e versátil de todas as culturas, não só pela sua origem e domesticação no país, sendo plantada em todo o território nacional e consumida por todas as classes sociais, como também pela sua fácil propagação vegetativa, elevada tolerância a períodos de estiagem, boa produção em solos de baixa fertilidade e com pouca adubação, além de apresentar alta resistência a pragas e doenças, dispensando o uso de agrotóxicos, apesar de todas as cultivares apresentarem toxicidade, causada por quatro tipos de glicosídeos cianogênicos, facilmente eliminados pelo aquecimento;


    letra B


ID
1891339
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A maior área plantada com grandes culturas no Brasil é ocupada por soja, milho, cana-de-açúcar, mandioca e arroz, sendo que nas culturas que ocupam de 250 mil a 1 milhão de hectares os grandes destaques são o milho forrageiro e o algodão. Sobre o tema, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil a soja realmente é campeã, mas no mundo é o milho o mais cultivado.

  • R5 = Silagem, grão farináceo.

    R6 = Maturação fisiológica, qualidade dos grãos.


ID
1891351
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sistema de Plantio Direto (SPD) é um sistema de manejo do solo em que a palha e os demais restos culturais são deixados na superfície do solo. No SPD, o revolvimento do solo não é realizado entre a colheita e o plantio do cultivo seguinte. Ou seja, as operações de preparo do solo (aragem e gradagem) são eliminadas do processo de produção, mantendo assim a palhada intacta sobre o solo antes e depois do plantio. Outro princípio do Plantio Direto é a utilização da rotação de culturas. Entretanto, o SPD ainda apresenta algumas dificuldades. Dentre as vantagens versus (VS) dificuldades do SPD, destacam-se:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    melhoria da estrutura do solo e redução das perdas de água do solo VS dependência do uso de herbicidas dessecantes e problemas na erradicação de algumas plantas daninhas;


ID
2196211
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Segundo Medeiros (2003), existem dois sistemas hidropônicos para produção de sementes pré-básicas de batata (minitubérculos), um deles é o sistema de calhas de PVC sobrepostas, que se constitui de duas calhas de PVC, sendo a de cima usada para separar, por um buraco, a parte aérea da planta do sistema de raízes que fica na calha de baixo banhada pela solução hidropônica, com a vantagem da calha de cima fazer o sombreamento necessário para as raízes e, deslocando-a um pouco para cima, facilitar a colheita dos tubérculos formados. Assinale a alternativa que apresenta o outro sistema hidropônico de produção de batata-semente.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, o sistema hidropônico predominante na produção de sementes pré-básicas de batata é do tipo NFT, adaptado a partir dos empregados para a produção de hortaliças folhosas (Medeiros, 2002).


ID
2196247
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Na cultura da cana-de-açúcar produz-se a matéria prima (colmos) para a obtenção do açúcar e do álcool. A produção do álcool gera um importante resíduo orgânico, chamado de vinhaça (em algumas regiões produtoras pode ser conhecido como vinhoto, garapão, vinhote, calda ou restilo). A vinhaça é muito utilizada, via fertirrigação, pelas usinas sucroalcooleiras na adubação das áreas de produção de cana. O cálculo da dosagem de vinhaça é com base em seu teor de potássio, de tal forma que a necessidade da cultura pode ser suprida apenas pela vinhaça. Recentemente, as usinas estão aproveitando ainda mais a vinhaça para produzir gás-metano gerado em biodigestores antes de o líquido ser aplicado nas plantações. Sabe-se que existe uma proporção na produção de litros de vinhaça por litro de álcool produzido. Assinale a alternativa que apresenta essa proporção.

Alternativas

ID
2200840
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O semiárido brasileiro é uma região presente em 11 Estados brasileiros. No Piauí, o semiárido ocupa grande parte do setor central, leste e sudeste, fazendo fronteiras com o Ceará, Pernambuco e Bahia. É uma região de clima marcada por irregularidades de chuvas, tendo como vegetação predominante à caatinga. Neste caso,

Alternativas
Comentários
  • questão dificil, usei e lógica e tentei achar a que mais se adequa, por isso, gab letra B de BRASIL


ID
2392240
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Na cultura do algodoeiro é prática comum a utilização de reguladores de crescimento. Sobre o assunto, analise as afirmativas.

I - Reguladores de crescimento são substâncias químicas sintéticas que têm efeito sobre o metabolismo vegetal, reduzindo o crescimento vegetativo da planta de forma que os metabólitos sejam direcionados para as estruturas reprodutivas que são o produto comercial.

II - A utilização de reguladores de crescimento permite melhores condições de cultivo, proporcionando redução da altura de plantas, aumento do tamanho dos ramos laterais, alongamento do ciclo e facilidade nas operações de colheita mecanizada.

III - O número de internódios acima da última flor branca em primeira posição é um parâmetro muito importante no algodoeiro, não só para detectar a necessidade de aplicação do regulador de crescimento, mas também a necessidade de se estimular o crescimento vegetativo.

IV - Em função de seu efeito hormonal, os reguladores de crescimento favorecem a abscisão de folhas das plantas do algodoeiro, reduzindo o apodrecimento de maçãs pela maior penetração da luz e do ar e facilidade para o operador da colhedora, melhorando a eficiência da colheita.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
2398783
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os policultivos são recomendados pela agroecologia, no entanto, sobre esses sistemas, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
2419714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à agroindústria do açúcar e do álcool.


A queima da palha da cana-de-açúcar, realizada com o objetivo de facilitar o corte e a limpeza do terreno e aumentar o teor percentual de sacarose, é o dano ambiental mais problemático no processo de produção da matéria-prima para a indústria sucroalcooleira.

Alternativas

ID
2419717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à agroindústria do açúcar e do álcool.


A maioria das usinas brasileiras tem condições de produzir tanto açúcar quanto etanol. A proporção de produção de cada produto varia em função de limites máximos estabelecidos semestralmente pelo Conselho Nacional do Açúcar e do Álcool.

Alternativas

ID
2454097
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em relação à evolução do manejo do solo cultivado em áreas de grandes culturas anuais, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O plantio direto, desde o estabelecimento dos primeiros imigrantes europeus, foi um manejo preponderante nas lavouras de trigo, milho e soja no Sul do Brasil.

( ) A grande conversão das áreas sob preparo convencional e cultivo mínimo para plantio direto no Sul do Brasil ocorreu na década de 90.

( ) A redução das perdas de solo é um dos principais benefícios imediatos da adoção do plantio direto, com o mínimo revolvimento.

( ) Com a adoção do plantio direto, a médio e longo prazos, houve aumento significativo nos teores de Carbono Orgânico (CO) na camada superficial. Esse aumento de CO é importante, pois contribui para o aumento da CTC do solo, juntamente com os minerais 2:1, que também são abundantes na camada superficial de Latossolos e Argissolos do PR, SC e RS.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Comentários
  • Os Latossolo de forma geral apresentam baixa CTC

  • e esse aumento SIGNIFICATIVO, geralmente, apresenta-se após longos prazos de implantação do sistema

     

  • gabarito: D

     

  • Essa relação 2:1 silte argila não exite em latossolos. Esse é o erro

ID
2459287
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação ao manejo da cana-de-açúcar, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A fase de maturação da cana-de-açúcar caracteriza-se pela paralisação do seu crescimento vegetativo e pelo acúmulo de sacarose nos colmos. Este processo é fortemente influenciado pelo clima, que altera a duração e o rendimento da sacarose.

    As exigências climáticas para o crescimento e o desenvolvimento vegetativo descritas acima (temperatura média durante o dia entre 22º e 30º C para o crescimento e temperatura mínima de aproximadamente 20º C para o desenvolvimento) desfavorecem a maturação, pois estende o período vegetativo e prejudica o acúmulo de sacarose. Para que o processo de maturação ocorra de forma satisfatória é necessário uma estação seca, com temperaturas mais baixas.

    http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_10_711200516716.html


ID
2459302
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Quanto à fenologia, o algodoeiro apresenta

Alternativas

ID
2459305
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Quais os sintomas de deficiência de boro no algodoeiro? Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2488267
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Dada a expansão do consumo de álcool combustível (etanol) no Brasil e a possibilidade de aumento da exportação desse produto, houve um grande investimento na ampliação do cultivo da cana-de-açúcar, principalmente nas regiões abrangidas pelo Cerrado.

Em relação a essa cultura, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2742001
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A Termoterapia utilizada para tratamento de colmos de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) para o plantio é uma prática utilizada no Brasil, nas regiões produtoras. Sobre esta prática, pode-se considerar CORRETO que:

Alternativas
Comentários
  • Tratamento térmico da cana

    O tratamento térmico, cujo custo é bastante acessível, pode ser feito em mini toletes ou em gemas isoladas com o objetivo de controlar o raquitismo-da-soqueira. O tratamento consiste em submeter os colmos a uma temperatura de 50,5ºC, por duas horas.


ID
2781019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O uso adequado do solo e a adoção de um conjunto de práticas e procedimentos conservacionistas visam, não somente diminuir as forças do processo erosivo, mas também propiciar um melhor manejo do solo, para recuperar ou manter sua capacidade produtiva para a obtenção de melhor viabilidade econômica.

Tendo o texto precedente como referência e considerando os vários aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

Os quebra-ventos mais eficientes são os que utilizam diferentes espécies de plantas ao mesmo tempo, com as de menor porte posicionadas na frente e com aumento gradual de porte até as mais altas.

Alternativas
Comentários
  • O quebra-vento é uma barreira vegetal usada para proteger as plantas contra a ação de ventos fortes, além de proporcionar um ambiente favorável à produtividade das lavouras e dos animais. O objetivo principal do quebra-vento é reduzir a velocidade do vento.

    Vantagens da implantação de quebra-ventos nas propriedades:

    • Manutenção da umidade do solo. • Amadurecimento precoce (mais cedo) das plantas. • Redução do ataque de doenças e insetos prejudiciais nas plantações. • Abrigo para pássaros e insetos benéficos (como inimigos naturais e abelhas). • Proteção para os animais jovens, que são mais sensíveis às doenças respiratórias. • Redução das quedas de temperatura em casas de fazenda, estábulos, galinheiros, pocilgas (chiqueiros) e lavouras. • Aumento do rendimento de produção das plantas e animais.

    Algumas constatações práticas da proteção dos quebra-ventos: 

    Maior quantidade de açúcar em morango e beterraba

    Diminuição da abrasão em melões pela terra levada pelo vento

    Melhora a polinização pelos insetos como abelhas.

    Dica agroecológica! As plantas de feijão protegidas por quebra ventos não são queimadas pelofrio, em quedas bruscas de temperatura


ID
2781109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito das práticas de enxertia e poda em plantas de parques e jardins, julgue o item que segue.

O uso da poda verde proporciona melhor arejamento, com a retirada de ramos improdutivos e o desponte de ramos produtivos, mas pode resultar na morte de parte do sistema radicular e na abertura de ferimentos que facilitam a entrada de patógenos e a disseminação de doenças.

Alternativas
Comentários
  • Poda de verão (ou poda verde) - É realizada durante o período de desenvolvimento vegetativo, quando as plantas se apresentam totalmente enfolhadas. Esta forma de poda é importante e complementa a poda de inverno, pois permite uma seleção mais criteriosa dos ramos, facilitando a penetração de luz e canalizando as energias para os ramos remanescentes, melhorando a qualidade dos frutos. Compreende as operações de esladroamento, desponte, desbrota, desfolha, incisão e anelamento, desbaste e desnetamento. Também pode ser realizada a poda verde com o objetivo de produção. Esta técnica é utilizada em diversas frutíferas, como uva e goiaba com a finalidade de deslocar a época de colheita. De acordo com a sua intensidade, a poda pode ser classificada em poda de renovação ou poda drástica.

    http://www.estacaoexperimental.com.br/documentos/Poda_de_Arvores_Frutiferas.pdf

  • OBG ANNE


ID
2781112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito das práticas de enxertia e poda em plantas de parques e jardins, julgue o item que segue.

A poda verde de plantas de jardins deve ser feita de forma mais drástica, em razão da melhor resposta dessas plantas em termos de número e vigor das brotações e de sua pronta recuperação.

Alternativas
Comentários
  • A poda verde consiste na remoção de gemas, ramos e folhas quando forem verdes ou herbáceos. Os objetivos gerais da poda verde na videira são: a) direcionar o crescimento vegetativo para as partes que formarão o tronco e os braços,b) diminuir os estragos causados pelo vento; e c) abrir a vegetação de maneira a expor as folhas mais favoravelmente à luz e ao ar.


ID
2781115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito das práticas de enxertia e poda em plantas de parques e jardins, julgue o item que segue.


A poda de limpeza deve ser feita com a retirada de ramos secos e doentes, sempre cortando-se na parte seca para não contaminar a parte verde das plantas.

Alternativas
Comentários
  • poda de limpeza é feita para retirada de ramos secos, ramos atacados por pragas ou doenças e ramos ladrões, improdutivos. Essa operação pode ser feita utilizando-se tesouras e serras de poda. Objetiva eliminar focos de pragas e doenças e permitir um melhor arejamento da planta.

  • O processo de poda de limpeza deve ser realizado logo abaixo do ramo infectado, na parte sadia, visando uma eliminação completa.

  • A poda de limpeza não é feita, somente, na parte seca.


ID
2781118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito das práticas de enxertia e poda em plantas de parques e jardins, julgue o item que segue.


As vantagens da enxertia em mudas destinadas à formação de parques e jardins incluem o menor porte da planta, o florescimento precoce e a redução ou eliminação de espinhos em determinadas espécies de plantas.

Alternativas
Comentários
  • Precocidade na produção (transferência de maturidade).

    Redução no porte da planta (facilita tratos culturais).

    ♦ Viabilizar cultivo de espécies ou variedades susceptíveis a problemas fitossanitários e /ou ambientais.

    Assegurar/expandir características desejáveis segregadas por mutações naturais ou induzidas;

    ♦ Preservar/multiplicar variedades nobres (em qualidade e produtividade). Evitar segregações indesejáveis.

    ♦ Renovar pomares em declínio; substituir plantas pouco interessantes; restaurar plantas injuriadas.

    ♦ Caráter ornamental ou exótico (floricultura, ou planta multivarietal).

    ♦ Estudos ou testes de indexação de viroses (exocorte, sorose, xiloporose). 

  • Depende muito essa wuestão de porte. É muito interessante ter plantas de porte maior tbm, aumentr o sombreamento, reduzir o efeito erosivo de chuvas, entre outros.


ID
2781121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito das práticas de enxertia e poda em plantas de parques e jardins, julgue o item que segue.


A boa compatibilidade com o enxerto, a boa resistência às condições adversas, como o estresse hídrico, e a tolerância às doenças de solo incluem-se entre as principais características dos melhores porta-enxertos de mudas de parques e jardins.

Alternativas

ID
2781124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação aos métodos de propagação, instalação, formação de canteiros e viveiros de plantas de parques e jardins, julgue o item seguinte.

Conforme os recursos financeiros e o nível tecnológico do viveirista e da espécie a ser cultivada, a propagação de sementes ou partes vegetativas de espécies de parques e jardins pode ser feita em canteiros, saquinhos de papel ou polietileno, tubetes ou bandejas de poliestireno.

Alternativas

ID
2781127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação aos métodos de propagação, instalação, formação de canteiros e viveiros de plantas de parques e jardins, julgue o item seguinte.


A cobertura do viveiro com folhas de palmeiras é ideal para o desenvolvimento de mudas, pois, ao evitar a incidência de luz solar diretamente sobre as mudas, diminui as queimaduras e incidência de doenças e pragas a um custo financeiro acessível aos viveiristas.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: errado

     

    As folhas  de palmeiras, como qualquer material orgânico, é mais fácil aumentar a incidência de doenças e pragas que diminuir.

  • Acredito que o problema da questão é que o uso das folhas de palmeiras tem que ser dispostas de tal forma que permita entrar a penetração de luz solar, justamente a fim de evitar doenças e pragas. E parece que o entendimento da banca foi a disposição de tal forma que não permita entrar luz solar, acho que aí está o erro....

  • Errado. As folhas de palmeira irão sombrear as mudas, quando o ideal é o sombreamento de apenas 50% (sombrite).


ID
2781130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação aos métodos de propagação, instalação, formação de canteiros e viveiros de plantas de parques e jardins, julgue o item seguinte.


Em regiões de clima quente, as estufas para a produção de mudas de espécies utilizadas em parques e jardins devem ser cobertas com plástico de polietileno de baixa densidade (PEBD) aditivado anti-ultravioleta com espessura de aproximadamente cem mícrons e altura de pé direito de dois metros, o que possibilita um microclima favorável ao cultivo dessas espécies.

Alternativas
Comentários
  • A altura do pé direito deve ser de no minimo 3 metros..


ID
2781145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca da implementação e da manutenção de parques e jardins, julgue o item subsequente.


A manutenção dos jardins deve incluir podas, adubação, nutrição equilibrada das plantas com macronutrientes e micronutrientes, evitando-se a prática do manejo curativo de pragas e doenças.

Alternativas
Comentários
  • Evitando? Acredito que o certo seja diminuir


ID
2787523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No que se refere à capacidade de uso, manejo e conservação do solo, julgue o item que se segue.


Os grupos do sistema de capacidade de uso do solo incluem as terras não adequadas para cultivos anuais, perenes, pastagens e de reflorestamento, as quais, contudo, são apropriadas para proteção da flora e da fauna silvestre, para recreação ou mesmo para armazenamento de água.

Alternativas
Comentários
  • Na hierarquia da classificação existem quatro níveis categóricos divididos em três grupos (A, B, C), oito classes (I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII), quatro subclasses: “e” de erosão quanto aos riscos, “s” de solos quanto as limitações, “a” de água quanto aos excessos, “c” de clima com relação as limitações, e diversas unidades de uso.

     

    Grupo C: engloba terras impróprias para exploração econômica, servindo para recreação:

    Classe VIII: Terras impróprias para lavouras, pastagens e reflorestamento, recomendadas para a proteção da flora, da fauna ou para ecoturismo.

     

    FONTE: http://www.pedologiafacil.com.br/enquetes/enq47.php (adaptado)

     

    Gabarito: certo

  • Grupo C, Classe VIII

    Terras impróprias para culturas, pastagens e reflorestamento. Podem ser destinadas à preservação da fauna e da flora silvestres, recreação, turismo e armazenamento de água.

  • Grupo A: terras passíveis de utilização com culturas anuais, perenes, pastagens e/ou reflorestamento e vida silvestre;

    Grupo B: terras impróprias para cultivos intensivos, mas ainda adaptadas para pastagens e/ou reflorestamento e/ou vida silvestre;

    Grupo C: terras não adequadas para cultivos anuais, perenes, pastagens ou reflorestamento, porém apropriadas para proteção da flora e fauna silvestre, recreação ou armazenamento de água.

    As classes de capacidade de uso são oito, convencionalmente designadas por algarismos romanos, em que a intensidade de uso é decrescente no sentido I-VIII,

    Classe I: terras cultiváveis, aparentemente sem problemas especiais de conservação;

    Classe II: terras cultiváveis com problemas simples de conservação e/ou de manutenção de melhoramentos;

    Classe III: terras cultiváveis com problemas complexos de conservação e/ou de manutenção de melhoramentos;

    Classe IV: terras cultiváveis apenas ocasionalmente ou em extensão limitada, com sérios problemas de conservação;

    Classe V: terras adaptadas – em geral para pastagens, e, em alguns casos, para reflorestamento, sem necessidade de práticas especiais de conservação – cultiváveis apenas em casos muito especiais;

    Classe VI: terras adaptadas – em geral para pastagens e/ou reflorestamento, com problemas simples de conservação – cultiváveis apenas em casos especiais de algumas culturas permanentes protetoras do solo;

    Classe VII: terras adaptadas – em geral somente para pastagens ou reflorestamento – com problemas complexos de conservação;

    Classe VIII: terras impróprias para cultura, pastagem ou reflorestamento, que podem servir apenas como abrigo e proteção da fauna e flora silvestre, como ambiente para recreação ou para fins de armazenamento de água.

    de I a IV terras cultiváveis

    de V a VII terras adaptadas

    VIII terras impróprias.


ID
2787532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à agrometeorologia e à irrigação de culturas agrícolas.


A evapotranspiração, processo de fundamental importância para as operações de manejo de sistemas de irrigação, varia de acordo com o desenvolvimento da cultura e, em geral, apresenta seu valor máximo no final da floração.

Alternativas
Comentários
  • A evapotranspiração, processo de fundamental importância para as operações de manejo de sistemas de irrigação, varia de acordo com o desenvolvimento da cultura e, em geral, apresenta seu valor máximo quando a cultura atinge seu pleno desenvolvimento, e decresce a partir do início da maturação.

     

    Gabarito: errado

  • O período de maior demanda hídrica é quando a planta atinge a fase III, que compreende o final da fase II até o início da maturação, caracterizado pelo pleno crescimento vegetativo. Portanto a questão encontra-se errada devido afirmar que o período de maior demanda hídrica é quando a planta atinge o final da floração.


ID
2787556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Um estudo realizado com trabalhadores rurais da região da Zona da Mata localizada no estado de Rondônia, a aproximadamente 530 km da capital Porto Velho, constatou o uso em grande quantidade e variedade de agrotóxicos por trabalhadores rurais locais. Entre os principais motivos dessa prática, apontados pelos próprios produtores, estão a falta de informações sobre o uso dos produtos, a dificuldade de controlar ervas daninhas, pragas e doenças, além da busca por aumento da produtividade. 

A partir das informações do texto precedente, julgue o item a seguir, relativo ao uso racional de agrotóxicos.


Para que os produtores rurais da localidade mencionada no texto resolvam a dificuldade de controlar ervas daninhas, é recomendável, além do uso de técnicas de controle preventivo, a rotação de culturas.

Alternativas

ID
2803426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca do crédito rural, seguro agrícola e dos programas de financiamento.


A emergência de temas relacionados a meio ambiente e inclusão econômica e social abriu espaço para a criação de programas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa de Estímulo da Produção Agropecuária Sustentável (Produsa) e o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC); ainda assim, no início desse milênio, cerca de 30% do capital de giro necessário ao custeio da produção vegetal e animal provinha de recursos próprios dos produtores e de outros agentes do agronegócio.

Alternativas
Comentários
  • cerca de 30% do capital de giro necessário ao custeio da produção vegetal e animal provinha de recursos próprios dos produtores e de outros agentes do agronegócio. Cerca de 70%


ID
2875369
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação ao sistema de produção de hortaliças, identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F), com relação aos tratos culturais mais comumente usados em cultivos de hortaliças.

(   ) A prática do raleio de frutos é realizada em cultivares de tomate do tipo cereja, as quais produzem elevado número de frutos que podem comprometer o formato aceito comercialmente.

(   ) A desfolha é uma prática que consiste na retirada de parte da folha, na parte de baixo da planta de tomate, abaixo do primeiro cacho, deixando dois a três folíolos por folha desfolhada. Tem como objetivo oferecer condições de maior aeração na parte de baixo da planta de tomate de hábito de crescimento determinado.

(   ) A desponta é uma prática usada em cultivares de tomate de hábito de crescimento indeterminado, visando à obtenção de frutos maiores e mais uniformes nas pencas distribuídas por toda a planta. Para tanto, deixam-se duas folhas acima da última penca e retira-se a parte da planta (copa) que está acima.

(   ) A amontoa é uma prática usada em batata, tomate, pimentão, feijão de vagem e repolho, para oferecer maior firmeza à planta, evitar tombamento, incorporar a adubação de cobertura, abafar plantas daninhas próximas à planta de interesse e aumentar a produtividade, pois para todas essas espécies ela permite a emissão de novas raízes adventícias em abundância, para a absorção de água e nutrientes.

(   ) A desbrota é uma prática realizada em cultivares de tomate de hábito de crescimento indeterminado e consiste na eliminação semanal dos brotos axilares (laterais) com 2 a 3 cm de comprimento, visando melhorar o crescimento da planta, que é uma moita, e aumentar o rendimento de frutos.

(   ) O tutoramento ou estaqueamento é uma prática usada para promover o suporte de hortaliças como o feijão de vagem, a ervilha, o pepino e o tomate, visando melhorar o controle fitossanitário e a produção, bem como facilitar o trabalho de colheita. Essas espécies hábito de crescimento indeterminado dispensam o amarrio das plantas, pois possuem gavinhas para fixar-se ao tutor, ou seja, estruturas filamentosas derivadas de caules aéreos.

(   ) Estiolamento ou branqueamento é uma prática usada em couve flor, para evitar alterações indesejadas de coloração da cabeça, em regiões ou épocas de sol intenso. Consiste em cobrir as cabeças, no início de sua formação, com sacos plásticos, sacos de papel kraft, amarrio de duas folhas sobre a cabeça da planta ou, até mesmo, a colocação de uma folha destacada da base sobre a cabeça, até o dia da colheita.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • AMONTOA

    Esse trato cultural consiste em amontoar a terra mais perto dos caules das plantas para formar uma grande camada perto da base. Isso ajuda a promover um desenvolvimento melhor das raízes e dos tubérculos, em espécies como a batata, já que eles ficam menos expostos à luz solar que, em grande quantidade, pode ser prejudicial. 

    OBS: Dentre outras, não é feita em repolho.


ID
2905471
Banca
UERR
Órgão
CODESAIMA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Plantas espontâneas nascem sem serem cultivadas nos mais diferentes locais. Em sistemas de manejo agroecológico, elas aumentam a biodiversidade de inimigos naturais. Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
2905594
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As técnicas de plantio impactam de diferentes formas o solo, sendo que algumas conservam mais as características físicas do solo e devem ser aplicadas. Considere as recomendações de I a V.


I. Adubo verde não deve ser usado em áreas de cultivo intensivo, pois há maior uso de arado, grade em implementos para seu plantio aumenta a compactação do solo.

II. Grade pesada provoca a quebra da camada compactada em subsuperfície chamada "pede-grade".

III. Plantio direto é recomendado mesmo com a aplicação de herbicidas.

IV. Crotalária não deve ser usada como adubo verde em lavouras de milho mecanizada, pois suas sementes se misturam aos grãos colhidos por colheitadeiras de plataforma.

V. Capina com enxada rotativa deve ser evitado por facilitar a erosão devido a desagregação de partículas.


São recomendações para o preparo do solo APENAS:

Alternativas
Comentários
  • I - O uso de adubo verde não pressupõe incorporação com grade, podendo ser disposto superficialmente, sistema "sem leiras" - falso

    II - "pede-grade" errado, além de que a grade pesada causa compactação em subsuperfície - falso

    III - correto

    IV - sementes de crotalária são menores, portanto, separadas no processo de colheita mecanizada - falso

    V - correto


ID
2905666
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O Sistema de Plantio Direto − SPD é uma tecnologia conservacionista que teve grande desenvolvimento a partir da década de 1990 no Brasil e já se encontra bastante difundida entre os agricultores, dispondo-se, atualmente, de sistemas adaptados a diferentes regiões e aos diferentes níveis tecnológicos. Nessa técnica

Alternativas

ID
2931424
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre a segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A)Cabe ao trabalhador realizar avaliações dos riscos para a segurança e saúde de si próprio e, com base nos resultados, adotar medidas de prevenção e proteção para garantir que todas as atividades, lugares de trabalho, máquinas, equipamentos, ferramentas e processos produtivos sejam seguros e em conformidade com as normas de segurança e saúde. (ERRADO)

    Cabe ao empregador rural ou equiparado realizar avaliações dos riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores e, com base nos resultados, adotar medidas de prevenção e proteção para garantir que todas as atividades, lugares de trabalho, máquinas, equipamentos, ferramentas e processos produtivos sejam seguros e em conformidade com as normas de segurança e saúde;

    B)Cabe ao empregador rural ou equiparado coordenar e supervisionar as atividades preventivas desenvolvidas pelos órgãos regionais do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e realizar, com a participação dos trabalhadores e empregadores, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural – CANPATR implementando o Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT. (ERRADO)

    Compete ainda à SIT, através do DSST, coordenar, orientar e supervisionar as atividades preventivas desenvolvidas pelos órgãos regionais do MTE e realizar com a participação dos trabalhadores e empregadores, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural - CANPATR e implementar o Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT.

    C)Cabe ao trabalhador promover melhorias nos ambientes e nas condições de trabalho, de forma a preservar o nível de segurança e saúde. (ERRADO)

    Cabe ao empregador rural ou equiparado promover melhorias nos ambientes e nas condições de trabalho, de forma a preservar o nível de segurança e saúde dos trabalhadores;  

    D)CORRETA

    E)Cabe ao governo realizar avaliações dos riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores e, com base nos resultados, adotar medidas de prevenção e proteção para garantir que todas as atividades, lugares de trabalho, máquinas, equipamentos, ferramentas e processos produtivos sejam seguros e em conformidade com as normas de segurança e saúde. (ERRADO)

    Cabe ao empregador rural ou equiparado realizar avaliações dos riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores e, com base nos resultados, adotar medidas de prevenção e proteção para garantir que todas as atividades, lugares de trabalho, máquinas, equipamentos, ferramentas e processos produtivos sejam seguros e em conformidade com as normas de segurança e saúde;

  • Obrigado pelo comentário Thalita stevens.


ID
2935888
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As lavouras de alta produtividade são dependentes da aplicação de fertilizantes de solo e foliares, defensivos agrícolas e reguladores do crescimento vegetal, entre outros. Sobre os reguladores de crescimento vegetal, comumente aplicados nas culturas de algodão, cana-de-açúcar, feijão, girassol e trigo, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2935981
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No Brasil, a tecnologia de plantio direto foi consagrada como uma premissa do uso conservacionista do solo. Consideram-se vantagens da adoção do plantio direto, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A letra D não é uma vantagem do Plantio Direto mesmo.

    Mas a Letra A é uma vantagem? Não entendi.

  • Pedro Filipe, pensa assim, solo menos compactado o trator consegue trabalhar com menor potencia

  • PEDRO FELIPE , parece ser um pouco confuso mais realmente com o plantio direto vc preserva mais o trator devido o não preparo do solo com implementos agrícolas como : arado grade por exemplo.


ID
3097660
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A adição de matéria orgânica no solo em níveis adequados possibilita

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: C

    A melhorar as condições químicas do solo e eliminar a necessidade de adubação mineral.

    B reduzir a infiltração de água e aumentar a compactação do solo.

    C aumentar a CTC e melhorar o fornecimento de nutrientes para as plantas.

    D dispensar analises constantes do solo, pois a sua presença reduz a acidez deste.

    E melhorar o preparo do solo e aumentar a quantidade de argilas solúveis.


ID
3097669
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Buritizal - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a indicação correta dos elementos químicos primários, secundários e micronutrientes fornecidos às plantas.

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: E

    Os macronutrientes N, K, P, [primários] Ca, Mg, e S [secundários], fazem parte de moléculas essenciais, são necessários em grandes quantidades e tem função estrutural. Os micronutrientes Cl, Fe, B, Mn, Zn, Cobre e Mo, fazem parte das enzimas e tem função reguladora, sendo necessários em quantidades menores.

    https://www.agrolink.com.br/fertilizantes/nutrientes_361443.html


ID
3101041
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A fitotecnia trabalha para o desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de produção das diferentes culturas. Diante disso, o profissional fitotecnista precisa deter conhecimentos que vão desde a produção de sementes, passando por semeadura, espaçamento de plantio, tratos culturais, irrigação, adubação e colheita, até a pós‐colheita e o armazenamento. A respeito desse assunto, julgue o item

O plantio de uma lavoura deve ser muito bem planejado, pois determina o início de um processo que afetará todas as operações envolvidas, além de determinar as possibilidades de sucesso ou insucesso da lavoura.

Alternativas
Comentários
  • O plantio de uma lavoura deve ser muito bem planejado, pois determina o inicio de um processo e que afetará todas as operações envolvidas, além de determinar as possibilidades de sucesso ou insucesso da lavoura.


ID
3162541
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A calagem mostra-se muito benéfica ao agricultor pela combinação favorável de vários efeitos, tal como

Alternativas
Comentários
  • o aumento da mineralização da matéria orgânica com maior disponibilidade de nutrientes para as plantas.

    o aumento da disponibilidade de alumínio, manganês e ferro através da formação de hidróxidos no solo. (redução )

    o fornecimento de cálcio e (manganês), para aumentar o sistema radicular das plantas. (magnésio)

    a redução da disponibilidade de fósforo, já que diminui os sítios de fixação no solo. (o aumento da disponibilidade de P e o aumento dos sítios de fixação)

    a redução da agregação do solo, pois o cálcio é um ânion floculante e, com isso, diminui a compactação. (o Ca é o cátion e não um ânion)

  • o aumento da mineralização da matéria orgânica com maior disponibilidade de nutrientes para as plantas.

    o aumento da disponibilidade de alumínio, manganês e ferro através da formação de hidróxidos no solo. (redução )

    o fornecimento de cálcio e (manganês), para aumentar o sistema radicular das plantas. (magnésio)

    a redução da disponibilidade de fósforo, já que diminui os sítios de fixação no solo. (o aumento da disponibilidade de P e o aumento dos sítios de fixação)

    a redução da agregação do solo, pois o cálcio é um ânion floculante e, com isso, diminui a compactação. (o Ca é o cátion e não um ânion)

  • Sabe por quê?

    Quais são os principais nutrientes aportados pela matéria orgânica do solo ? N e S.

    e quem faz isso ? as bactérias.

    e geralmente elas vivem melhor em ambiente de ph mais alto e maior disponibilidade de cátions trocáveis, dessarte proporciona um aumento da mineralização da MO.


ID
3162559
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O pergolado é um sistema muito utilizado para a formação de galerias e jardins, por meio da condução de plantas trepadeiras. Entre as espécies utilizadas nesse sistema, pode-se citar

Alternativas

ID
3162580
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O uso de inseticidas é uma técnica muito adotada na agricultura convencional para o controle de pragas. Esses produtos podem ser classificados de várias maneiras, como quanto ao mecanismo de ação sobre o inseto, que pode se dar

Alternativas

ID
3162583
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O manejo integrado de plantas daninhas consiste na adoção de um conjunto de medidas para prevenir e controlar essas espécies. Existem diversos métodos de controle, como

Alternativas
Comentários
  • o uso de cultivares mais competitivas, sendo um método de controle físico. (cultural)

    o uso de cobertura morta (palha ou resíduo vegetal), sendo um método de controle cultural. (físico)

    o uso de herbicidas naturais, sendo um método de controle cultural.(biológico) SERIA A ALELOPATIA????

    a alelopatia, sendo um método de controle mecânico.(biológico)

    a solarização, sendo um método de controle físico.

  • É uma pena que não haja um consenso em relação à alguns temas. Observe o que traz a questão Q1064426:

    Com relação às práticas agrícolas que podem auxiliar na eliminação de plantas daninhas e contribuir para aumentar o potencial competitivo da cultura, a cobertura morta é considerada uma:

    1. Medida cultural.

    2. Medida física.

    3. Medida química.

    4. Medida biológica.

    5. Medida mecânica.

    Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    O gabarito da questão traz como correta apenas a afirmativa 1, o que nos leva a concluir que na presente questão, a alternativa B estaria correta.


ID
3179404
Banca
IDCAP
Órgão
CONSED-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A escolha adequada da época de plantio é fundamental para o bom desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar, que necessita de condições climáticas ideais para se desenvolver e acumular açúcar. Para seu crescimento, a cana necessita de alta disponibilidade de água, temperaturas elevadas e alto índice de radiação solar. A cultura pode ser plantada em três épocas diferentes: sistema de ano-e-meio, sistema de ano e plantio de inverno. Assinale a alternativa correta que representa uma vantagem da cana de ano.

Alternativas
Comentários
  • VALEU DSP


ID
3193285
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação às práticas agrícolas que podem auxiliar na eliminação de plantas daninhas e contribuir para aumentar o potencial competitivo da cultura, a cobertura morta é considerada uma:

1. Medida cultural.

2. Medida física.

3. Medida química.

4. Medida biológica.

5. Medida mecânica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Método cultural: Rotação de cultura, escolha de cultivares, manejo na entressafra, período de controle, cobertura morta, adubação verde, espaçamento e densidade de plantio, preparo do solo, .....


ID
3201421
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADEPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O controle de pragas, com a utilização dos conhecimentos ecológicos e biológicos das pragas, empregando práticas como rotação de culturas, aração do solo, época de plantio e colheita, além de destruição de restos de cultura, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    CONTROLE COMPORTAMENTAL: O controle comportamental consiste na utilização de sinais químicos entre os seres vivos. Esse tipo de controle utiliza plantas armadilhas, plantas repelentes e feromônios para interrupção de acasalamento de pragas etc;

    CONTROLE BIOLÓGICO: O controle biológico consiste em ações para preservar inimigos naturais benéficos, como parasitoides, predadores, nematoides, fungos, vírus e bactérias. Além de serem preservados, eles podem ser liberados na lavoura ou serem preparados em formulações com ações fungicidas, inseticidas ou nematicidas e pulverizados sobre as culturas.

    CONTROLE CULTURAL: O controle cultural consiste em reduzir a disponibilidade de alimentos para a praga, evitando a sua explosão populacional na entressafra. Deve-se eliminar restos culturais e plantas daninhas hospedeiras entre uma safra e outra.

    CONTROLE QUÍMICO: No MIP, o uso de defensivos químicos deve ser feito com produtos seletivos, que tenham pouco efeito sobre inimigos naturais e polinizadores. Nesse caso, deve-se também prestar atenção na alternância de ingredientes ativos e nos modos de ação desses produtos. A rotação desses produtos é para evitar ou retardar que as pragas desenvolvam resistência.

    CONTROLE VARIETAL: O controle varietal consiste na utilização de variedades resistentes que podem ser obtidas por ou transgenia.

    FONTE: https://www.abcbio.org.br/blog/mip-manejo-integrado-de-pragas/

  • Controle cultura:  rotação de culturas, aração do solo, época de plantio e colheita, além de destruição de restos de cultura.


ID
3255790
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Entre as lavouras consideradas temporárias no estado do Amazonas, destacam-se a produção de mandioca (Manihot esculenta), os grãos arroz (Oryza sativa), feijão (Phaseolus vulgaris) e milho (Zea mays), assim como a malva (Malva sylvestris), a melancia (Citrullus lanatus), a cana-de-açúcar (Saccharum offcinarum) e o abacaxi (Ananas comosus), as quais apresentam destaque no estado em relação às áreas plantada e colhida.
(Almudi, T., & Pinheiro, J. O. C. 2015. Dados estatísticos da produção agropecuária e florestal do Estado do Amazonas: Ano 2013. Brasília, DF: Embrapa).

Sobre algumas das culturas agrícolas, analise as afirmativas e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A maior parte da área cultivada com arroz no Amazonas está concentrada em ecossistemas de terras altas, onde predominam os solos possuidores de características físicas, em geral, adequadas ao uso agrícola, mas com fortes limitações quanto à fertilidade natural, com reduzida saturação de bases, alta saturação de alumínio e baixa disponibilidade de fósforo.
( ) A mandioca é conhecida na alimentação amazônica desde antes da chegada dos europeus colonizadores. Os índios já cultivavam mandioca e estes foram responsáveis pela sua “domesticação”, assim como de uma série de outras espécies de plantas.
( ) No Amazonas, fatores ambientais adversos, problemas fitossanitários, práticas culturais inadequadas, deficiência na colheita e na comercialização, dentre outros, têm contribuído para a baixa produtividade da abacaxicultura estadual.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

ID
3264733
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O conhecimento das relações entre as condições físicas do ambiente, em especial, solo e atmosfera, e as diversas espécies cultivadas permite a obtenção de informações mais precisas acerca da influência do tempo e do clima no crescimento, no desenvolvimento e na produtividade das culturas. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - A radiação solar é a principal variável meteorológica a ser considerada nos zoneamentos agroclimáticos, juntamente com a chuva.

    B - A chuva afeta diretamente os processos metabólicos das plantas. ( FISIOLÓGICOS)

    C - O fotoperíodo é uma variável do ambiente que não interfere no crescimento e no desenvolvimento das culturas.

    D - A radiação solar provê a energia necessária aos processos associados à fotossíntese, afetando, assim, a produção de carboidratos e, consequentemente, o crescimento da biomassa das plantas. CERTO

    E - Os ventos atuam de diversas formas sobre o metabolismo das culturas, afetando, inclusive, o poder evaporante do ar.

  • A principal variável meteorológica a ser considerada é a temperatura, invalidando a assertiva "a".

    Os ventos atuam mais no sentido da manutenção do poder evaporante do ar, e não o afetando, o que invalida a assertiva "e".

    De resto é como AnitaPirulita escreveu.


ID
3264736
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A fertilidade do solo, na agricultura moderna, é parte de um sistema dinâmico e, por isso, é essencial compreender os seus princípios para a produção eficiente das culturas e a proteção ambiental. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resolução da questão com comentários em todas as assertivas no seguinte link:

    www.youtube.com/watch?v=zU8CQDTQPzQ&t=12s

  • Entre os vários efeitos da calagem em solos ácidos, destaca‐se a diminuição da disponibilidade da maioria dos nutrientes essenciais para as plantas. - O contrário, elimina a acidez do solo e fornece suprimento de cálcio e magnésio para as plantas. Além de aumentar a disponibilidade de Fósforo.

    Nitrato de amônio é um exemplo de fertilizante potássico (baseado em nitrogênio). Entre os fertilizantes a base de potássio destacam-se: Cloreto de potássio, Sulfato de potássio, Sulfato de potássio e magnésio, Nitrato de potássio.

    Para fins práticos, considera‐se a faixa de pH entre 6,0 e 6,5 como adequada para a maioria das plantas cultivadas no Brasil. (correto)

    Micronutrientes são nutrientes essenciais para as plantas, necessários em maiores proporções. (Menores proporções).

    Fertirrigação é a aplicação de fertilizante sólido (Líquido) diretamente no solo.


ID
3264748
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a correta denominação do sistema de produção que tem por fundamentos três princípios básicos de manejo do solo: o não revolvimento; a cobertura permanente; e a rotação de culturas.

Alternativas
Comentários
  • Plantio convencional= combinação de uma aração (arado de disco) e duas gradagens, feitas com a finalidade de criar condições favoráveis para o estabelecimento da cultura.

    Adubação nitrogenada= os fertilizantes nitrogenados são apresentados, em geral, contendo três formas básicas de nitrogênio: amida, amônio e nitrato.

    Plantio direto= o plantio direto é uma técnica de cultivo conservacionista em que o plantio é efetuado sem as etapas do preparo convencional da aração e da gradagem. Nessa técnica, é necessário manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais.

    Adubação verde=  é a prática de se adicionar plantas leguminosas na superfície do solo com intenção de enriquecê-lo nutricionalmente com nitrogênio. O aumento da presença de nitrogênio no solo favorece o aumento da produção de biomassa vegetal.

    Hidroponia= Hidroponia é um conjunto de técnicas de cultivo de plantas sem uso do solo, de forma que os nutrientes minerais essenciais são fornecidos às plantas através de uma solução nutritiva balanceada para atender as necessidades nutricionais das mesmas.


ID
3310561
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O sistema de plantio direto, que é caracterizado pelo revolvimento mínimo do solo, tem se destacado em décadas recentes.
Sobre esse sistema de cultivo, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA - O sistema de plantio direto consolidou-se como uma tecnologia conservacionista, largamente aceita entre os agricultores, havendo sistemas adaptados a diferentes regiões e aos diferentes níveis tecnológicos, do grande ao pequeno agricultor que usa a tração animal.

  • No item A dá entender que o grande e o pequeno agricultor usa tração animal, mas enfim temos que adivinhar o pensamento do elaborador da questão.

  • Não concordo com essa questão!

    O plantio direto ainda não é largamente aceita pelos agricultores.

  • Pequeno produtor que trabalha com tração animal fazendo plantio direto? kkkkkk quem elaborou isso?

  • O sistema de plantio direto consolidou-se como uma tecnologia conservacionista, largamente aceita entre os agricultores, havendo sistemas adaptados a diferentes regiões e aos diferentes níveis tecnológicos, do grande ao pequeno agricultor que usa a tração animal. (Questão mal formulada, porém, é a menos errada).

    Fundamenta-se na ausência de preparo do solo (não precisa nem comentar...) e na cobertura permanente do terreno por meio do transporte de restos de matéria orgânica para os locais de cultivo.

    Entre as diversas vantagens, pode-se mencionar a diminuição da erosão como a principal. Entre as desvantagens, tem-se o aumento do custo de produção devido ao uso frequente de herbicidas. (Na verdade, diminui o uso de herbicidas).

    As olerícolas (as cultuas relacionadas aos grãos correspondem a maior parte) respondem pela maior área plantada por esse sistema, em função da já tradicional prática de adição de cobertura morta aos canteiros.


ID
3523177
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de São Luís do Paraitinga - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O método de cultivo em ambiente protegido que utiliza a criação de ambientes mais favoráveis ao desenvolvimento de plantas com a utilização de plásticos na agricultura, protegendo-as de fatores que possam ser limitantes ao seu desenvolvimento. Em relação ao cultivo em ambiente protegido assinale as afirmativas a seguir:
I - Estufa capela
II - Túnel alto.
III - Túnel baixo.
IV - Estufa londrina.
V - Casa de vegetação.
Estão CORRETAS afirmativas:

Alternativas

ID
3557407
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Parauapebas - PA
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A consorciação de culturas é uma forma de se manejar o solo, pois se busca uma maior produção por área, pela combinação de plantas que irão utilizar melhor o espaço, nutriente, área e luz solar. Sobre essa prática cultural, é verdadeiro afirmar que 

Alternativas

ID
3574879
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Um dos principais centros de comercialização de flores do continente americano, responsável por grande parte do mercado nacional desses produtos, o Veiling, encontra-se em um grande polo floricultor. O texto refere-se a

Alternativas

ID
3574882
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Grande parte da comercialização de crisântemo no Brasil ocorre no período do Dia de Finados, contudo é uma espécie sensível ao fotoperíodo, sendo classificado como uma planta de dia curto. Deste modo, como os produtores podem resolver essa situação para que eles possam comercializar as flores no período ideal?

Alternativas

ID
3578923
Banca
AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2019
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em relação aos impactos negativos da aquicultura, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Nunca ouvi falar o termo "erosão genética"

ID
3613054
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Conforme Instrução Normativa nº 33, de 24 de agosto de 2016 do MAPA, a Unidade de Produção (UP) no cultivo de planta ornamental, olerícola e medicinal é a área plantada com a mesma espécie. Poderão ser agrupados para a caracterização de uma UP tantos talhões descontínuos, de um mesmo produto, devendo esta UP ser identificada por um ponto georreferenciado de um dos talhões que a compõe e por croqui de localização dos talhões, desde que a soma dos talhões agrupados não exceda a:

Alternativas
Comentários
  • A resposta para esta questão se encontra no artigo 12, parágrafo 6°, inciso I da referida IN.

    "§ 6° A UP no cultivo de planta ornamental, olerícola e medicinal é a área plantada com a mesma espécie, em que:

    I - poderão ser agrupados para a caracterização de uma UP tantos talhões descontínuos, de um mesmo produto, desde que a soma dos talhões agrupados não exceda a 20 hectares, devendo esta UP ser identificada por um ponto georreferenciado de um dos talhões que a compõe e por croqui de localização dos talhões; e

    II - talhões descontínuos de um mesmo produto que possuam área igual ou superior a 20 hectares deverão constituir UPs individualizadas, e cada UP deverá ser identificada por um ponto georreferenciado.

    Link para acessar a IN: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/sanidade-vegetal/arquivos-prevencao/INSTRUONORMATIVANo33.pdf


ID
3627631
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2018
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A implementação da agroecologia como prática de produção agrícola depende do exercício iterativo e interativo de análise e síntese dos sistemas que a compõem. Considerando os conceitos utilizados na abordagem sistêmica da produção agrícola, é correto afirmar: 

Alternativas

ID
3933703
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Arapongas - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os sintomas e métodos de controle da doença causada por Xantomonas albilineans em cana-de-açúcar:

Alternativas
Comentários
  • SINTOMAS XANTOMONAS ALBILINEANS EM CANA DE AÇUCAR:

    FASE CRÔNICA: ESTRIAS BRANCAS, BROTAÇÃO LATERAL. FASE AGUDA: QUEIMA DAS FOLHAS (ESCALDADURA) E POSTERIOR SECA TOTAL DAS FOLHAS. MÉTODO DE CONTROLE: VARIEDADE RESISTENTE, MUDAS SADIAS E TRATAMENTO TÉRMICO (IMERSÃO DE TOLETES DE CANA DE AÇUCAR PARA PLANTIO A 52º POR 30 MIN).

  • Famosa Escaldura das folhas, nome dado pelo fato do sintoma crítico gerar a queima total das folhas. Causada pela bactéria Xanthomonas albilineans.

  • O gabarito é a letra A, pois de fato a referida bactéria causa os sintomas relatados na respectiva alternativa. Agora, não encontrei menção a tratamento térmico como medida de controle para a escaldadura das folhas. Essa prática é consagrada para o raquitismo de soqueira.


ID
4147408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A cotonicultura brasileira está renascendo. Depois de tempos gloriosos, em que o algodão era chamado de ouro branco por seu papel na economia de alguns estados do Nordeste e do Sul, a atividade viveu um período duro.

Idem, ibidem. p. 20 (com adaptações).


Com referência ao assunto tratado no texto acima, julgue o item a seguir.


O renascimento da cultura do algodoeiro no Brasil nos últimos anos deve-se principalmente ao desenvolvimento genético de cultivares arbóreos mais produtivos e resistentes a pragas e doenças em relação aos cultivares herbáceos tradicionalmente cultivados no país.



Alternativas

ID
4147411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A cotonicultura brasileira está renascendo. Depois de tempos gloriosos, em que o algodão era chamado de ouro branco por seu papel na economia de alguns estados do Nordeste e do Sul, a atividade viveu um período duro.

Idem, ibidem. p. 20 (com adaptações).


Com referência ao assunto tratado no texto acima, julgue o item a seguir.


As razões para o “período duro” referido no texto, pelo qual atravessou a cotonicultura brasileira, incluem a introdução do bicudo do algodoeiro — praga agressiva e de difícil controle que ataca o algodoeiro — e a abertura do mercado brasileiro à importação de algodão e de produtos têxteis, especialmente da China.

Alternativas

ID
4147414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A cotonicultura brasileira está renascendo. Depois de tempos gloriosos, em que o algodão era chamado de ouro branco por seu papel na economia de alguns estados do Nordeste e do Sul, a atividade viveu um período duro.

Idem, ibidem. p. 20 (com adaptações).


Com referência ao assunto tratado no texto acima, julgue o item a seguir.


A cotonicultura tem trazido importantes conseqüências econômicas e sociais para a região dos cerrados brasileiros, onde se tem expandido de forma mais acentuada, devido à impossibilidade de colheita mecanizada das fibras dessa cultura. Como conseqüência, novas vilas e cidades têm sido criadas.


Alternativas

ID
4147417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A cotonicultura brasileira está renascendo. Depois de tempos gloriosos, em que o algodão era chamado de ouro branco por seu papel na economia de alguns estados do Nordeste e do Sul, a atividade viveu um período duro.

Idem, ibidem. p. 20 (com adaptações).


Com referência ao assunto tratado no texto acima, julgue o item a seguir.


Atualmente, o grande avanço tecnológico da cotonicultura brasileira pode ser exemplificado pelo desenvolvimento genético de fibras coloridas desse produto no país, o que, além do maior atrativo comercial, é importante para pessoas alérgicas a corantes artificiais.


Alternativas

ID
4875346
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma das tecnolgias que estão sendo utilizadas para melhorar a produtividade agrícola, especialmente da cana- -de-açúcar, é a muda pré-brotada de cana ou MPB. Sobre esta técnica, é correto afirmar que

Alternativas

ID
5130478
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Denomina-se amplitude térmica a diferença entre a temperatura máxima e a mínima no decorrer das 24 horas de um dia (amplitude térmica diária) e entre a temperatura do mês mais frio e a do mês mais quente (amplitude térmica anual). Em relação a esse assunto assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
5153929
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Panambi - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A agricultura brasileira vem apresentando indicadores produtivos e de conservação de solo e ambiente cada vez mais consistentes, colocando o país em uma posição de destaque frente ao cenário mundial de produção de alimentos, fibra e energia. Parte deste cenário está assentado nas culturas da soja, do milho safrinha e do algodão, dentre outros cultivos com menor escala produtiva. Referente aos cultivos de soja e milho, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A cultura do milho responde ao fotoperíodo, sendo que variedades precoces, semeadas em meados de agosto, tendem a ser mais produtivas em função da menor exigência térmica e maior exigência em luz.
( ) Dos elementos climáticos, o fotoperíodo, a temperatura e a disponibilidade hídrica são os que mais afetam o desenvolvimento e a produtividade da soja.
( ) Temperaturas durante o período da noite iguais ou superiores a 30ºC garantem ao milho plena polinização e fecundação, o que gera estabilidade produtiva para a cultura, sendo um dos motivos de ser cultivada preferencialmente em safrinha no Brasil.
( ) Adaptada a todas as regiões brasileiras, a soja, para iniciar seu florescimento, precisa de temperatura mínima de 25ºC, sendo que temperaturas abaixo disso prolongam o período vegetativo, fato que a torna inadequada para cultivo em safrinha no estado do Rio Grande do Sul.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5276224
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O cultivo em ambiente protegido, especialmente das hortaliças, é uma técnica de cultivo muito empregada no Brasil, como forma de proteção contra as adversidades climáticas, doenças e pragas. Dentre as tecnologias disponíveis do cultivo protegido, destaca-se a estufa. Em relação a essa tecnologia, analise as afirmativas abaixo:

I - Em altas latitudes, se busca o efeito estufa.
II - Em altas latitudes, se busca o efeito guarda-chuva.
III - Para o efeito estufa, deve-se construir estrutura com área ampla.
IV - Para o efeito guarda-chuva, deve-se construir estrutura com área menor.

Estão CORRETAS as alternativas:

Alternativas

ID
5400133
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

É esperado que os sistemas integrados promovam a melhoria das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, redução da ocorrência de doenças, insetos-pragas e plantas daninhas, maior produtividade das plantas e animais e redução de riscos pela diversificação de atividades. Busca-se como resultado dessa combinação o aumento da renda do produtor. Marque a opção correta sobre as características dos sistemas de produção integrados.

I. A tecnificação da pecuária com atividade isolada, seja para produção de carne ou de leite, visando atingir maior produtividade e a competitividade, traz custos fixos mais baixos.
II. A prática de adubação em pastagens poderá ser intensificada no Brasil por meio de sistemas de rotação com lavoura, pois favorece o aumento da produtividade das pastagens em razão dos efeitos benéficos nas propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.
III. Dentre os benefícios propiciados por esses sistemas de cultivo têm-se os tecnológicos, ecológicos e ambientais, e econômicos e sociais, destacando-se ainda os benefícios para as lavouras, para a pecuária (carne e leite) e para o componente florestal.
IV. A obtenção de retornos econômicos mais favoráveis nos sistemas integrados não dependem da elevada produtividade das lavouras e da pecuária.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
5447311
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre o agronegócio no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn

  • -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • Esse comentários são de cair os butiá dos bolsos.
  • letra A também poderia ser verdadeira, porém esses investimentos não são a única coisa que faz o Brasil estar no topo do agronegócio mundial.

ID
5447323
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O sucesso da atividade e produção agrícola está relacionado ao planejamento da colheita. Em relação a esta temática assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak