SóProvas


ID
1353499
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A capacidade de uso da terra é um índice que está relacionado com o grau de risco de degradação dos solos e com a indicação de seu melhor uso agrícola. Segundo essa metodologia, são exemplos de classes de solo que permitem todos os tipos de uso:

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

    A  - Terras próprias para TODOS os usos, inclusive cultivos intensos.

     

    CLASSE I - Solos profundos, produtivos, fáceis de lavrar, quase planos. Necessitam apenas de práticas construtoras (calagem e fertilizações iniciais) ou mantenedoras da fertilidade (adubação) quando cultivados intensamente.

     

    CLASSE II - Solos com limitações moderadas de uso, com riscos moderados de deradação, ligeiramente inclinados, necessitam de práticas simples de conservação, como plantio em nível e métodos de cultivo como o plantio direto na palha.

     

    CLASSE III - Solos com declive mais acentuado, suscetíveis às erosões aceleradas e com mais limitações edáficas. Necessitam de práticas de caráter mecânico como a construção de terraços.

     

    B - Terras impróprias para cultivos intensivos, mas aptas para pastagens e reflorestamento ou manutenção da vegetação natural

    CLASSE IV - Solos com muitas limitações permanentes à agricultura, com forte declive e muitas pedras na superfície. Devem ser mantidos com pastagens ou cultivos permanentes mais protetores como laranjais e cafezais.

     

    CLASSE V - Solos que só devem ser usados para pastagens, reflorestamento ou mantidas com vegetação natural. É quase plano, pouco sujeito à erosão, mas possui muitas pedras ou encharcamento pronunciado.

     

    CLASSE VI - Solos que não devem ser usados com lavouras intensivas, mais adaptados para pastagens extensivas, reflorestamento, as vezes com cultivos especiais que protegem o solo, como os seringais.

     

    CLASSE VII - Solos muito inclinados, erodidos, ressecados ou pantanosos, de baixa qualidade.

     

    C - Terras impróprias para cultivo. São mais recomendadas para a proteção da fauna, flora ou ao ecoturismo

    CLASSE VIII - Solos que não se prestam a nenhum tipo de lavoura, pastagens ou florestas comerciais. São áreas muito áridas, declivosas, arenosas, pantanosas ou severamente erodidas.

     

  • O comentário abaixo possui erros.

    O grupo A compreende as classes de I a IV (terras passíveis de utilização com culturas anuais, perenes, pastagens e/ou reflorestamento e vida silvestre).

    Grupo B classes V a VII

    Grupo C classe VIII