SóProvas


ID
135358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à qualidade de software, de
acordo com o CMMI (Capability Maturity Model Integration) para
desenvolvimento, versão 1.2.

O modelo CMMI inclui os seguintes elementos: práticas específicas, práticas genéricas, metas específicas, metas genéricas, áreas de processo, níveis de capacidade e níveis de maturidade.

Alternativas
Comentários
  • Componentes do CMMI
     
    Áreas de Processo ou Processo:são um conjunto de práticas relacionadas com objetivos importantes.
     
    Metas
    Metas Específicas: diz qual o resultado deve ser alcançado. São específicas de cada área de processo. O que define uma área de processo são exatamente suas metas específicas.       
    Metas Genéricas:são vinculadas aos níveis de capacidade. Cada nível de capacidade tem o seu e vale para todos os processos desse nível.
    São vinculadas aos níveis de capacidade dos processos. Cada processo pode ser avaliado, de forma individual, em um nível de capacidade. Para cada um desses níveis, eu tenho uma meta genérica, que diz o que o processo tem de alcançar, para que eu possa considerar que ele está em um determinado nível de capacidade. As metas genéricas são aplicáveis indistintamente a todos os processos do modelo.
     
    Práticas
    Práticas Específicas:o que é necessário para alcançar as metas. (EXECUÇÃO)
    Práticas Genéricas: como alcançar. (GERENCIAMENTO)

    Níveis:
    São os estágios que a organização pode estar. De acordo com o tipo de avaliação, os níveis são divididos em dois:

        - Nívies de Capacidade: são utilizados na representação contínua, existem 6 níveis: 0 - Inexistente, 1 - Executado, 2 - Gerenciado, 3 - Definido, 4 - Quantitativamente Gerenciado, 5 - Em otimização

       - Níveis de Maturidade: são utilizados na representação por estágios, são 5 níveis: 1 - Inicial, 2 - Gerenciado, 3 - Definido, 4 - Quantitativamente Gerenciado, 5 - Em Otimização.