SóProvas


ID
1353799
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

TEXTO I

Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação.

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1987 (adaptado).


TEXTO II

Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985

Comparando os textos I e II, tanto para Tucídides (no século V a.C.) quanto para Aristóteles (no século IV a.C.), a cidadania era definida pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • "Enquanto a cidadania tradicional opera espacialmente, a cidadania global opera temporalmente." A frase do jurista americano Richard Falk ilustra a transformação pela qual passou o conceito de cidadania nos últimos milênios. O conceito surgiu na Grécia Antiga, onde era aplicado geralmente a donos de propriedades, mas não a mulheres e a escravos. O cidadão grego podia votar e estava sujeito a pagar impostos e fazer serviço militar. A associação do conceito a um território passou a existir quando os romanos usaram a idéia de cidadania como uma forma de distinguir os moradores da cidade de Roma dos habitantes dos territórios que Roma havia conquistado e incorporado. Conforme seu império crescia, os romanos passaram a conceder gradualmente a cidadania - ou "civitas" - a moradores de outras Províncias. No ano 212, ela foi estendida a todos os habitantes do império. O conceito de cidadania nacional praticamente desapareceu na Europa durante a Idade Média, sendo substituído por um sistema feudal de direitos e obrigações. As concepções modernas de cidadania derivam do século 18. Nas revoluções Francesa e Americana, o termo cidadão passou a designar a posse de certos direitos aos nascidos ou habitantes de certos territórios, em um rompimento com os poderes da monarquia. Em seu livro "Os Argonautas da Cidadania', o sociólogo carioca Liszt Vieira descreve a primeira teoria sociológica de cidadania, proposta em 1949 por Thomas H. Marshall. "[Os direitos de cidadania] seriam os direitos civis, conquistados no século 18, os direitos politicos, alcançados no século 19 - ambos chamados de primeira geração - e os direitos sociais, conquistados no século 20, chamados de direitos de segunda geração." 

    O cidadão global - um conceito ainda em formação - tem de ser pensado temporalmente, diz Falk, "pois concede sua lealdade e pensa em direitos e deveres ainda não estabelecidos, é dedicado à luta para criar uma ordem civil global que é um projeto para o futuro e não uma realidade atual." Mas para Vieira, assim como para muitos ativistas, o conceito não deve ser pensado apenas como uma "aspiração ideal". De acordo com o sociólogo, a noção é utópica, mas " baseia-se também na convicção pragmática de que o que é considerado possível não é sustentável."
  • Gabarito: C

     

  • Letra C

    Na antiguidade, o caráter participativo dentro da politica determinava quem poderia ser cidadão. Em Athenas por exemplo, somente os homens nascidos naquela polis, e que fossem maiores de 20 anos poderiam ser cidadãos.

  • Alternativa "A" está incorreta. Os textos não mencionam prestígio social.

    Alternativa "B" está incorreta. Os textos não mencionam riqueza.

    Alternativa "C" está correta. No texto I, o autor diz que o indivíduo que não participa dos negócios do Estado é inútil; e Aristóteles diz logo no começo do fragmento “Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas”, ou seja, ambos apresentam como traço da cidadania a participação política.

    Alternativa "D" está incorreta. Os textos não se referem a local de nascimento.

    Alternativa "E" está incorreta. Os textos não mencionam parentesco.

    Gabarito: C