SóProvas


ID
1353811
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

Alternativas
Comentários
  • b) acirrou as disputas territoriais.


    A Primeira Guerra Mundial (1914- 1918), teve uma causa básica bastante simples: a voracidade de lucros da burguesia imperialista. O principal objetivo era dominar territórios e mercados cada vez maiores. 

  • A Revolução Industrial trouxe transformações importantes para a economia capitalista: surgiram as máquinas elétricas e os motores a combustão.

    As indústrias mais importantes extraiam petróleo, fabricavam aço, máquinas e navios.

    A competição capitalista estimulou o crescimento de algumas empresas; porém, levou ao fracasso muitas outras. Empresas mais fracas foram compradas ou faliram, enquanto que as grandes ficaram maiores ainda.

    Os chamados monopólios (grandes empresas) passaram a controlar os grandes setores da economia. Tais empresas queriam crescer e enriquecer cada vez mais. Desejavam matérias-primas (minério, algodão, cacau), mão-de-obra barata (para trabalhar nas minas com salários reduzidos e lucros para os patrões) e mercados consumidores.

    Para conseguir tudo isso as empresas (monopólios) precisavam investir capital em outros lugares do mundo e criar impérios econômicos (principalmente em países de economia mais frágil) e tudo isso com a ajuda de seus respectivos governos.

    Economistas alemães e ingleses do início do século XX chamaram essa nova fase do capitalismo mundial de Imperialismo.

    Esse choque de imperialismos acabou deflagrando a Primeira Grande Guerra.

    O Imperialismo estava ligado a dois fenômenos:

    Investimento de capital no estrangeiro Domínio econômico de um país sobre o outro

    Os países imperialistas colonizaram vastas regiões na África e na Ásia e justificaram as suas ações baseadas no racismo (“raça branca merece dominar as demais”), etnocentrismo (“brancos civilizados levam progresso aos povos primitivos”), darwinismo (“nações mais fortes sobrevivem e mais fracas, não”).

    No começo do século XX, a indústria alemã estava ultrapassando a inglesa. Tanto alemães quanto ingleses não queriam competir no mercado e para acabar de vez com a concorrência, seus governos decidiram que uma guerra seria muito bem-vinda.

  • O imperialismo não foi caracterizado pela difusão do socialismo. Embora as ideias socialistas tenham ganhado força particularmente em alguns locais até a Primeira Guerra Mundial, o Imperialismo foi justamente o contrário: uma forma que o capitalismo encontrou para se expandir, uma vez que as principais potências europeia buscavam novos territórios e populações para expandirem seus mercados e darem vazão à industrialização crescente em seus próprios territórios. A alternativa (A) está errada. 
    A alternativa (B) está certa. A necessidade de expandir mercados e controlar o maior número de territórios como forma de manter e aumentar o poder das potências europeias levou a disputas territoriais que colaboraram significativamente para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
    A alternativa (C) está errada. Existiu uma crise econômica iniciada na década de 1870 e que foi superada em meados de 1890. O Imperialismo, contudo, não significou a superação das crises econômicas mundiais em geral, que existiram com frequência considerável durante todo o século XX. Além disso, mesmo que o imperialismo tenha colaborado para a superação da crise iniciada em 1870, isso não é um fator colaborador para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
    A alternativa (D) está errada. O imperialismo nem a Primeira Guerra Mundial se relacionam diretamente com conflitos religiosos.
    A alternativa (E) está errada. O imperialismo não conteve os sentimentos xenófobos, mas, sim, os acirrou.





  • O período pré-Primeira Guerra Mundial teve os sentimentos xenófobos exarcebados, não contidos.

  • O imperialismo foi uma das principais causas da primeira guerra, que foi a disputar por colônias na África e na Ásia

  • A Primeira Grande Guerra teve várias influencia para seu começo e um dos principais foi o Imperialismo na África e na Ásia também chamado de Neocolionalismo, pois os países Europeus tinham a "idéia" de "colonisar" os povos desses países. Mais informações manda um e-mail : geovanevieira971@gmail.com 

  • O imperialismo foi a dominação política econômica militar e cultural
    Realizado pelo mundo industriais das zonas periféricas
    Da Ásia da África das Américas
    Em busca de novos mercados consumidores
    A fim de encontrar matéria prima e exportar população
    Na crença de que os europeus são superiores .
    A tristeza dos povos a riqueza das nações.

    Décadas e décadas de exploração.
    Produzindo fome e medo e revolução.
    E a dominação neocolonial provocou a primeira grande guerra mundial.

  • Letra B

    A França tinha muitas colônias, a Inglaterra tinha muitas colônias, a Alemanha tinha colônias mas queria ter mais...

    Ocorreu uma forte disputa por territórios, ao ponto de iniciar uma guerra mundial.

    O imperialismo, o neocolonialismo e, consequentemente, as disputas territoriais foram os principais fatores que fizeram a Primeira Guerra Mundial acontecer. O estopim foi a morte de Francisco Ferdinando, acarretando um domino de articulações politicas de apoio a guerra, porem, nao podemos esquecer da região da Alsacia e Lorena, a qual a França havia perdido na guerra Franco-Prussiana e gostaria muito de reaver.

  • Gabarito B

    A Primeira Guerra Mundial, entre outras causas, ocorreu devido a disputa imperialista entre países Europeus com os territórios da África e Ásia.

  • neocolonialismo a intenção de dominar politica e economicamente as regiões da africa e da asia pelos capitalistas, no final de XIX e todo XX. liberalismo: expansão da dominação territorial, economica, cultural para outras regiões, Ambos culminaram para a primeira guerra mundial.

  • Fala sobre o Neocolonialismo, tinha como intenção a dominação e exploração de territórios da Ásia e da África. Por conta disso muitos países entraram em conflito, acirrando as disputas até eclodir a 1° guerra de fato.

  • GABARITO - B

    Um dos motivos que levou os países europeus à 1° Guerra Mundial foi a disputa pela hegemonia, que na época era inexistente, e para isso eles tinham que lutar pelos territórios.

    Caveira!