SóProvas


ID
1353814
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.

EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In: SANSON, V. F. Textos de filosofia . Rio de Janeiro: Eduff, 1974

No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim

Alternativas
Comentários
  • Para Epicuro, o prazer é o único fenômeno capaz de trazer o bem estar. Por pensar desta forma, foi confundido com os hedonistas, que dizem ser o prazer o princípio e o fim de uma vida feliz. No entanto, Epicuro faz uma distinção entre o prazer passageiro e prazer estável. O primeiro seria a alegria, a felicidade. Já o segundo seria a total ausência de dor.

    Epicuro diz que os sábios procuram pelo segundo prazer, condenando as tentativas impulsivas e indiscriminadas de satisfação pessoal. Segundo ele, “nenhum prazer é em si um mal, porém certas coisas capazes de engendrar prazeres trazem consigo maior número de males que de prazeres”.

  • Gostei do texto, vou quarda-lo para mim.

  • Letra A

    Para Epicuro, o fim ultimo da ação ética é a felicidade e esta, por sua vez, só é alcançada a partir dos prazeres moderados.

  • resignação

    substantivo feminino

    submissão à vontade de alguém ou ao destino.

    demissão voluntária de um cargo.

  • Gabarito A

    No epicurismo, uma das correntes da Filosofia Helenística na qual busca a Ataraxia (estado de vida, espírito pleno e mente tranquila dos seres humanos), Epicuro diz que devemos:

    • Vencer nossos medos como a morte, a punição dos deuses, sofrimento e dor, pois esses são alimentados por crenças que nos prejudicam a chegar na Ataraxia;

    • Buscar os prazeres que são necessários, dispensando os que não são. Exemplos:

    alimentação saudável = naturais e necessários;

    consumo em excesso = não naturais e desnecessários;

    comer chocolate = naturais e desnecessários.