SóProvas


ID
1353835
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Praça da Concórdia, antiga Praça Luís XV, é a maior praça pública de Paris. Inaugurada em 1763, tinha em seu centro uma estátua do rei. Situada ao longo do Sena, ela é a intersecção de dois eixos monumentais. Bem nesse cruzamento está o Obelisco de Luxor, decorado com hieróglifos que contam os reinados dos faraós Ramsés II e Ramsés III. Em 1829, foi oferecido pelo vice-rei do Egito ao povo francês e, em 1836, instalado na praça diante de mais de 200 mil espectadores e da família real.

NOBLAT, R. Disponível em: www.oglobo.com. Acesso em: 12 dez. 2012.

A constituição do espaço público da Praça da Concórdia ao longo dos anos manifesta o(a)

Alternativas
Comentários
  • A Praça da Concórdia, em Paris, foi palco dos mais diversos acontecimentos históricos da França. Desde a Revolução Francesa (século XVIII), em que acontecimentos importantes se deram na praça, até outras revoluções no século XIX e acontecimentos contemporâneos, como manifestações diversas e celebrações de eleições presidenciais, essa praça tem servido como locação importante na evolução histórica francesa. Diante disso, a alternativa correta é a letra (A), que afirma que a Praça é lugar da memória na história nacional da França. As demais alternativas são elementos da história francesa relacionados à praça da Concórdia, que fazem com que esse local seja um marco para a história dessa nação.


    Resposta : A

  • A Praça da Concórdia (em francês, Place de la Concorde) situa-se ao pé da Avenida dos Campos Elísios (Champs-Élysées), no VIII arrondissement de Paris, na França. É a segunda maior praça da França (a primeira é a Praça dos Quinconces, em Bordéus). Desta forma, é a maior praça da capital francesa, uma das mais famosas e palco de importantes acontecimentos da história da França.

    Nas suas origens a praça ia ter no centro uma escultura equestre de Luis XV. O arquitecto que criou a praça foi Jacques Ange Gabriel. Começaram as obras em 1757, foi inaugurada em 1763 mas não foi terminada. Esta terminou em 1772. Durante uns anos foi testemunha de grandes festas.

    Em 1972 a estátua de Luís XV foi derrubada e tirada da praça. E a praça começou a chamar-se a praça da revolução. A inícios de 1703 foi lá colocada uma guilhotina para a execução pública de Luís XVI. A partir desse momento, mais de 1300 pessoas foram decapitadas na praça da Revolução. Uma das mais importantes foi a rainha Maria Antonieta. O diretório foi quem lhe deu o nome cheio de esperança que tem agora: Praça da Concórdia (place de la Concorde).

    A place de la Concorde tem forma octogonal e em cada um dos seus ângulos existe uma estátua que representa diferentes cidades de França: Lille, Strasbourg, Brest, Rouen, Lyon, Bordeaux, Marselha e Nantes. Existem duas fontes que imitam o estilo das fontes da praça de São Pedro, na Roma.

  • comentário da professora:

     

    A Praça da Concórdia, em Paris, foi palco dos mais diversos acontecimentos históricos da França. Desde a Revolução Francesa (século XVIII), em que acontecimentos importantes se deram na praça, até outras revoluções no século XIX e acontecimentos contemporâneos, como manifestações diversas e celebrações de eleições presidenciais, essa praça tem servido como locação importante na evolução histórica francesa. Diante disso, a alternativa correta é a letra (A), que afirma que a Praça é lugar da memória na história nacional da França. As demais alternativas são elementos da história francesa relacionados à praça da Concórdia, que fazem com que esse local seja um marco para a história dessa nação.

    Resposta : A

  • Achei que fosse a Letra E, porque no texto ele menciona que houve nessa praça a derrubada da estátua de um monarca absolutista. Mas a letra A é muito mais completa.

  • Letra A

    A praça da concórdia é um local histórico, de muito valor para a França e para o mundo.