SóProvas


ID
1353871
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A transferência da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes após o ano de 1808.

NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L. F. (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

Os fatos apresentados se relacionam ao processo de independência da América portuguesa por terem

Alternativas
Comentários
  • A relação entre metrópole e colônia, regra geral, era hierárquica e de dominação, em que a colônia se submetia às ordens da metrópole sem que houvesse margem significativa para expressões de autonomia. Na América Latina, incluindo a América portuguesa, essa regra era válida. Quando D. João VI veio ao Brasil com toda a corte fugindo das Guerras Napoleônicas, essa relação de subordinação da colônia para com a metrópole desapareceu, pois o governo e as ordens passaram a emanar do próprio território colonial, situação inédita até então no sistema vigente. A vinda da Corte propiciou avanços em vários aspectos na sociedade da Colônia e isso acabou se tornando irreversível, pois não seria fácil retroceder à situação mais precária e de subordinação a Portugal depois de mais de uma década de relativa autonomia. Dessa forma, o que houve foi um enfraquecimento do pacto de dominação metropolitana que colaborou sobremaneira para o processo de Independência do Brasil, a qual ocorreu depois de pouco mais de um ano após o retorno de D. João VI a Portugal. A alternativa correta, portanto, é a letra (B). 
  • Essa é uma questão típica em que a leitura com atenção consegue resolver o problema. 

    O texto não fala em "liberdade"(a), nem em "revoltas escravas" (c), nem em "grupo constitucionalista"(d), nem em "separatistas"(e).

    O texto fala em "transferência da corte .. para a América portuguesa ". Ora, se a corte está saindo de Portugal, a relação colônia-metrópole está enfraquecida

    Resposta: B

  • O Pacto Colonial,umas das bases do então sistema mercantil,tinha como tese a subordinação produtiva,tecnológica e econômica da colônia à sua metrópole.Contudo,a vinda da família real portuguesa deslocou o eixo político-administrativo do Império Português,de Lisboa para o Rio de Janeiro.Esse foi um período de grande abertura comercial para o Brasil,e durante a Era Joanina ele terminaria seu período de colônia,sendo elevado ao status de província de Portugal,contrariando a lógica colonialista e enfraquecendo o domínio e o monopólio metropolitano sobre os nossos produtos.

     

    R=Letra "B"

  • Letra B

    A vinda da corte para o Brasil ocasionou um rompimento com o pacto metropolitano, onde o Brasil era obrigado a comercializar apenas com Portugal.