SóProvas



Questões de América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências


ID
560434
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Desvendar o chavismo exige uma leitura apurada de seu baluarte discursivo: a ‘revolução bolivariana’. Demétrio Magnoli, em artigo recentemente publicado em O Estado de São Paulo, criou uma imagem interessante a esse respeito: Chávez teria ‘sequestrado’ Bolívar. O general das independências, além de ferrenho defensor do liberalismo, desde que capturado pela lógica de um republicanismo centralizador, fora admirador inconteste da Revolução Americana.”
FEDRIGO, Fabiana de Souza. O Bolívar de Hugo Chávez. UFG. 27 jan. 2007.

Se Simón Bolívar admirava a Revolução Americana (1776), o atual presidente da Venezuela defende posições, chamadas por muitos cientístas políticos de neopopulistas, que tornam turbulentas as relações de seu país com os Estados Unidos. Dentre as apresentadas abaixo, são posições de Hugo Chávez, no que se refere à política externa, causadoras de problemas com os Estados Unidos, EXCETO o(a)

Alternativas
Comentários
  • A proposta política defendida por Hugo Chavez era de diversificar a exportação de petróleo da Venezuela, mas não necessariamente tirar os Estados Unidos como principal destino do petróleo venezuelano. Nesse sentido, a Petrocaribe foi um órgão criado por Chávez para fortalecer a presença venezuelana no Caribe e fornecer petróleo a baixo custo aos países da região.
    A resposta correta é a letra A. 

  • Apesar das farpas, negócio do petróleo entre Venezuela e EUA não para

    Washington é o maior comprador de petróleo venezuelano por um valor diário de 32,2 milhões de dólares

    Os EUA são o principal destino das exportações petroleiras da Venezuela, que é o terceiro maior fornecedor para os Estados Unidos. Caracas vendeu, em média, 741.000 barris por dia de petróleo a Washington em 2016, segundo o registro do Departamento de Energia norte-americano. Tendo em conta o preço de referência do ano passado, o negócio movimenta 32,2 milhões de dólares (mais de 100 milhões de reais) por dia. Controlada pela Pdvsa desde os anos 1980, a Citgo é o principal comprador de combustível venezuelano nos EUA.

    https://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/29/internacional/1496017333_399364.html

  • Petróleo: ideologia é ideologia; dinheiro é dinheiro!


ID
1353871
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A transferência da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes após o ano de 1808.

NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L. F. (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

Os fatos apresentados se relacionam ao processo de independência da América portuguesa por terem

Alternativas
Comentários
  • A relação entre metrópole e colônia, regra geral, era hierárquica e de dominação, em que a colônia se submetia às ordens da metrópole sem que houvesse margem significativa para expressões de autonomia. Na América Latina, incluindo a América portuguesa, essa regra era válida. Quando D. João VI veio ao Brasil com toda a corte fugindo das Guerras Napoleônicas, essa relação de subordinação da colônia para com a metrópole desapareceu, pois o governo e as ordens passaram a emanar do próprio território colonial, situação inédita até então no sistema vigente. A vinda da Corte propiciou avanços em vários aspectos na sociedade da Colônia e isso acabou se tornando irreversível, pois não seria fácil retroceder à situação mais precária e de subordinação a Portugal depois de mais de uma década de relativa autonomia. Dessa forma, o que houve foi um enfraquecimento do pacto de dominação metropolitana que colaborou sobremaneira para o processo de Independência do Brasil, a qual ocorreu depois de pouco mais de um ano após o retorno de D. João VI a Portugal. A alternativa correta, portanto, é a letra (B). 
  • Essa é uma questão típica em que a leitura com atenção consegue resolver o problema. 

    O texto não fala em "liberdade"(a), nem em "revoltas escravas" (c), nem em "grupo constitucionalista"(d), nem em "separatistas"(e).

    O texto fala em "transferência da corte .. para a América portuguesa ". Ora, se a corte está saindo de Portugal, a relação colônia-metrópole está enfraquecida

    Resposta: B

  • O Pacto Colonial,umas das bases do então sistema mercantil,tinha como tese a subordinação produtiva,tecnológica e econômica da colônia à sua metrópole.Contudo,a vinda da família real portuguesa deslocou o eixo político-administrativo do Império Português,de Lisboa para o Rio de Janeiro.Esse foi um período de grande abertura comercial para o Brasil,e durante a Era Joanina ele terminaria seu período de colônia,sendo elevado ao status de província de Portugal,contrariando a lógica colonialista e enfraquecendo o domínio e o monopólio metropolitano sobre os nossos produtos.

     

    R=Letra "B"

  • Letra B

    A vinda da corte para o Brasil ocasionou um rompimento com o pacto metropolitano, onde o Brasil era obrigado a comercializar apenas com Portugal.


ID
1617979
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

É a América Latina, as regiões das veias abertas. Desde o descobrimento até nossos dias, tudo se transformou em capital estrangeiro e como tal acumula-se até hoje. A causa nacional latino-americana é, antes de tudo, uma causa social.

(Eduardo Galeano, As veias abertas da América Latina, 1978, p. 14 e 281. Adaptado)

A partir do texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Os Criollos eram, na América Hispânica, as pessoas que eram descendentes de pais espanhóis "puros", mas que haviam nascido nas Américas.


ID
2046205
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

 Leia o texto a seguir:  


“Três fatores ajudaram a consolidar o mito. O primeiro foi a morte prematura de Che, que eternizou sua imagem jovem. Aos 39 anos, ele estava longe de ser um adolescente quando foi abatido, mas a pinta de galã lhe garantia um aspecto juvenil.[...]

O segundo foi a ajuda involuntária de seus algozes. Preocupados em reunir provas convincentes de que o guerrilheiro célebre estava morto, os militares bolivianos mandaram lavar o corpo e aparar e pentear sua barba e seu cabelo. Também resolveram trocar a sua roupa imunda. Tudo isso para poder tirar fotos em que ele fosse facilmente identificado. O resultado é um retrato com espantosa semelhança com as pinturas barrocas do Cristo morto de expressão beatificada. A terceira contribuição recebida pelos esquerdistas na construção do mito veio do contexto histórico. Che morreu às vésperas dos grandes protestos em defesa dos direitos civis, da agitação dos movimentos estudantis e da contracultura – turbulências que marcaram o ano de 1968.”

(SCHELP, Diogo; TEIXEIRA, Duda. Che há quarenta anos morria o homem e nascia a farsa. Revista Veja, São Paulo, a.40, n.39, p.90-92, 2007.)

O Texto acima transmite uma opinião sobre um dos grandes revolucionários da América Latina: Ernesto Guevara de la Serna. Com base nos conhecimentos sobre Cuba e processo revolucionário, considere as afirmativas a seguir: 

I - Após sua libertação no ano de 1955, Fidel Castro viajou ao México para organizar uma nova insurreição. Com seu irmão Raúl, Fidel iniciou o projeto para retornar a Cuba e depor Batista. No México, os irmãos Castro conheceram o médico argentino Ernesto Che Guevara, que aderiu ao movimento.

II - Em novembro de 1956, mais de cem homens embarcaram rumo a Cuba. A viagem atrasou três dias e as forças de Batista descobriram o plano revolucionário. Ao chegar à costa cubana, os insurgentes não foram alvos fáceis para os militares, visto que após o desembarque esconderam-se em Sierra Maestra e dividiram-se em grandes grupos para organizar novos ataques.

III - Em 1957, Fidel Castro assumiu o governo de Cuba, adotando imediatamente várias medidas de impacto na política interna e externa do país.

IV - No ano de 1961, norte-americanos e cubanos cortaram relações diplomáticas. Fidel então declarou um Estado socialista. No ano seguinte, o governo dos Estados Unidos impôs um severo embargo econômico.

Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • Fidel Castro não obteve um pensamento de fazer novas estratégias de novos ataques logo de início, mas sim teve uma grande influência para romper relações com os Estados Unidos e tomar seu país como Socialista, tendo como grande consequência um "severo embargo econômico". Antes disso, teve uma viagem e encontrou com o Argentino Ernesto que continha grande conhecimento a favor do Socialismo, sendo assim, um grande apoio para favorecer o pensamento político.

    R> B


ID
2161171
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tanto na América espanhola como na portuguesa, a pregação da fé cristã aos nativos contribuiu para a dominação das populações indígenas por parte das metrópoles, uma vez que

Alternativas

ID
2161261
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os anos 1960 e 1970 ficaram marcado por ditaduras militares apoiadas pelos EUA, que se instalaram por todo continente latino-americano. Em reação a esses regimes, eclodiram movimentos guerrilheiros inspirados no modelo cubano e/ou maoísta. Mesmo com a derrota e o massacre da maioria das guerrilhas, essas lutas

Alternativas

ID
2788030
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Há 50 anos, morria o médico argentino e herói da Revolução Cubana Che Guevara. Sua morte deu-se em um país da América Latina onde Che Guevara continuava desenvolvendo a sua ação política. O país em que o revolucionário morreu foi:

Alternativas

ID
2816677
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Há vários líderes cujos nomes estão associados à emancipação de diferentes países da América Latina, como por exemplo, José de San Martín, na Argentina; Bernardo O’Higgins, no Chile, assim como Francisco José de Paula Santander, na Colômbia, mas nenhum deles tem o prestígio incontestável de principal líder expresso na figura de

Alternativas
Comentários

ID
2817550
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o segmento abaixo.


Milton Friedman aprendeu a explorar os choques e crises de grande porte em meados da década de 1970, quando atuou como conselheiro do ditador chileno, o general Augusto Pinochet. Enquanto os chilenos se encontravam em estado de choque logo após o violento golpe de Estado, o país sofria o trauma de uma severa hiperinflação. Friedman aconselhou Pinochet a impor uma reforma econômica bastante rápida - corte de impostos, livre-comércio, serviços privatizados, corte nos gastos sociais e desregulamentação. (...). Foi a estratégia mais extrema de apropriação capitalista jamais tentada em qualquer lugar, e ficou conhecida como a "revolução da Escola de Chicago"(...).

KLEIN, Naomi. A Doutrina de Choque: a ascensão do capitalismo de desastre. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 17.


O segmento faz menção à política econômica imposta pela ditadura de Augusto Pinochet no Chile (1973-1990), sob a orientação dos economistas da chamada “Escola de Chicago”, entre eles Milton Friedman.


Assinale a alternativa que indica essa política e suas características.

Alternativas

ID
3386341
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere ao contexto da Revolução Mexicana, julgue (C ou E) o item a seguir.



Apesar do significativo crescimento da economia mexicana durante o Porfiriato, os índices de pobreza permaneciam muito elevados, fator que está na origem de uma série de manifestações de insatisfação social.

Alternativas
Comentários
  • Professor Filipe Figueiredo

    Sobre economia, o período do Porfiriato é marcado pelo crescimento e pela pobreza, item C

  • Prof. Pedro e Diogo

    Como vimos em nossa aula de Revolução mexicana, o porfiriato incrementou a história relação desigual entre criollos, posseiros e nativos quanto à obtenção de terras. Item correto.

  • Complementando sobre Rev. Mexicana...foi um movimento, iniciado em 1911, de camponeses de luta pela reforma agrária. Figuras de destaque foram Zapata (representando Sul) e Pancho Villa (Norte). Começaram lutando contra ditadura de Porfírio Diaz (1876-1911) que, apesar de ter promovido uma série de melhorias na infraestrutura e abertura para capital/investimento estrangeiro, foi responsável por injustiças sociais, especialmente contra indígenas.

  • GABARITO: CERTO

    O Porfiriato (1876-1911) foi um período de relativa estabilidade política e crescimento econômico no México, porém esse crescimento não se traduziu em melhora da qualidade de vida da maioria da população mexicana. Esse período foi marcado pelo fortalecimento do poder dos grandes fazendeiros em detrimento do campesinato e dos indígenas, o que levou ao descontentamento que culminou na Revolução Mexicana.

  • É durante o movimento revolucionário em oposição à ditadura de Porfírio Díaz que artistas mexicanos retomam a pintura mural, e não à toa, pois eles defendiam que a arte deveria ter alcance social, ou seja, deveria ser acessível ao povo. Daí a opção pelos murais, de caráter decorativo e/ou comemorativo, que ocupam os lugares públicos, rompendo com a pintura de telas e com os meios restritos de circulação das obras de arte, como galerias, museus e coleções particulares.... -

    Fonte: Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/muralismo-uma-forma-de-arte-publica.htm?cmpid=copiaecola

  • "Diaz based his authority on Mexico's economic prosperity. And for decades, his policies created a strong economy, even if they limited people's freedoms. However, in the first decade of the twentieth century, economic crises destabilized the country while the vast majority of Mexicans that remained poor were hit by droughts. Mexico was primed for the spark of revolution." Fonte: https://www.khanacademy.org/humanities/whp-1750/xcabef9ed3fc7da7b:unit-6-world-war-i/xcabef9ed3fc7da7b:6-2-experiences-and-outcomes/a/read-the-mexican-revolution-1beta

ID
3782752
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para responder à questão, considere o texto abaixo.

     O decênio de 1960 foi primeiro turbulento e depois terrível. (...) Na fase inicial, período Goulart, houve um aumento de interesse pela cultura popular e um grande esforço para exprimir as aspirações e reivindicações do povo − no teatro, no cinema, na poesia, na educação. (...) Mas o timbre dos anos 60 e sobretudo 70 na literatura foram as contribuições de linha experimental e renovadora, refletindo de maneira crispada, na técnica e na concepção da narrativa, esses anos de vanguarda estética e amargura política.
(Antonio Candido. A educação pela noite e outros ensaios. S. Paulo: Ática, 1987. p. 208-209) 

A turbulência dos anos 1960 a que o texto faz referência pode ser atribuída, em parte, aos efeitos da Revolução cubana no continente americano. Dentre esses efeitos, pode-se citar

Alternativas

ID
3783280
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, sobre a história do México.


I - O país, após a vitória na Guerra Mexicano-Americana (1846-1848), incorporou mais de um terço do território dos Estados Unidos aos seus domínios, através do Tratado de Guadalupe-Hidalgo.

II - A Revolução Mexicana, ao longo das décadas de 1910 e 1920, derrubou o regime oligárquico de Porfírio Diaz, trazendo importantes mudanças políticas e econômicas ao país.

III- O Partido Revolucionário Institucional, herdeiro político das forças revolucionárias, manteve-se no poder por 71 anos, até sua derrota nas eleições presidenciais de 2000.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3786898
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.


A Revolução Cubana foi um dos processos históricos decisivos para o destino das nações latino-americanas na década de 60 e nas seguintes, bem como para a condução adotada pelo imperialismo no tratamento das questões envolvendo o subcontinente. Tendo sido conduzida por um grupo que não tinha, em princípio, o objetivo de uma transformação rumo ao socialismo, o processo revolucionário, na medida em que desencadeou uma série de reformas muito profundas, paulatinamente afastou-se dos grupos dominantes locais e dos interesses norte-americanos presentes na Ilha.

(GUAZZELLI, C. B. História Contemporânea da América Latina: 1960-1990. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1993. p. 14.)


Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema “impasses sociais do século XX: guerras e revoluções”, considere as afirmativas a seguir.


I. Após a instauração do socialismo em Cuba, suas relações com os Estados Unidos deterioraram-se, culminando com o embargo norte-americano ao comércio com esse país e com a malograda tentativa de invasão da ilha.

II. A Revolução Cubana significou um novo alento para os movimentos sociais latino-americanos, e, nas práticas e ações, a década de 60 ficou marcada pelo sentimento de possibilidades que este movimento causou na América Latina.

III. Fidel Castro, ao assumir o poder em Cuba, tomou como princípio e prática política o programa elaborado pelo grupo que o apoiou no período revolucionário, denominado “Aliança para o Progresso”, e as ideias ali contidas foram cruciais para o desenvolvimento cubano.

IV. O rompimento de Cuba com o imperialismo norte-americano teve como consequência, nas décadas de 60 e 70, o apoio dos EUA à garantia da autonomia e consolidação da democracia plena nas diversas nações hispano e luso-americanas.



Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3786910
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre os movimentos sociais e políticos na América Latina, no século XX, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3787132
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o movimento de guerrilha Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), organizado em 1994, no estado de Chiapas, um dos mais pobres do México, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3792496
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Cubana, que aconteceu em 1959, abalou toda a América Latina e preocupou os governos ditatoriais de países como Brasil, Chile, Argentina, entre outros. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3800653
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

É correto afirmar sobre o Bolivarismo e a Doutrina Monroe:

Alternativas

ID
3805939
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na segunda metade do século XX, em países da América do Sul, foram implantados regimes ditatoriais com o apoio dos Estados Unidos. Essa nação, a um só tempo, desejava conservar seus interesses econômicos e temia que ocorresse uma expansão do socialismo na região.
Analise as afirmativas a seguir, relativas a nações da América Latina nesse período.


I - Sob o governo do presidente Alfredo Stroessner, o Paraguai desempenhou significativo papel na Operação Condor, acordo que consistiu no apoio político-militar entre os governos dos países do Cone Sul, visando perseguir os que se opunham aos regimes em vigor.

II - As exportações de peças de reposição e maquinarias norte-americanas para o Chile, associadas à política de liberdade de concessão de créditos financeiros ao governo chileno, garantiram a ascensão do General Pinochet ao poder presidencial, em 1970.

III - O sequestro de militantes oposicionistas ao regime civil-militar argentino foi uma prática comum da estratégia de terrorismo de Estado implantada pela ditadura, assim como a apropriação ilegal de bebês – filhos de pais considerados “subversivos”.

IV - A “Escola das Américas”, com sedes distribuídas na Argentina, Uruguai, Bolívia, Brasil e Venezuela, foi responsável pelo treinamento de centenas de juízes e procuradores sul-americanos, com vistas a promover o American Way of Live (estilo americano de vida).


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas

ID
3809380
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir:
“De fato, a Revolução Cubana marcou a história da América Latina. Ela passou a ser símbolo de liberdade, que passava pela vitória frente aos Estados Unidos. O governo de Washington estava ciente do potencial revolucionário latino-americano e temeroso do exemplo cubano. Em março de 1961, Washington lançou a “Aliança para o Progresso”, pacote com o qual se pretendia acabar com as tentativas revolucionárias dos latino-americanos. Reconhecendo a situação de miséria do continente, o plano apontava a necessidade de mudanças no perfil social na América Latina, e mais do que generosidade, o plano revelava a temeridade americana com relação à influência da Revolução Cubana na região. Prometia muitos benefícios e dinheiro em troca da ruptura com Havana”
Fonte: GUERCIO, Maria Rita; CARVALHO, Dorisney de. Cuba e Estados Unidos: uma história de hostilidades. In: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Revolução Cubana: história e problemas atuais. São Paulo: Xamã, 1998. p. 133.

Considerando a Revolução Cubana, analise as afirmativas abaixo e assinale (C) para as corretas e (I) para as incorretas:

( ) O temor de Washington em relação à influência da Revolução Cubana desencadeou uma gama de golpes militares na América Latina, sendo os Estados Unidos da América um dos grandes articuladores desses episódios.
( ) Uma das maiores crises políticas da Guerra Fria foi a Crise dos Mísseis, ocorrida em 1962, uma vez que a instalação de mísseis nucleares em Cuba foi a resposta soviética para a instalação de mísseis nucleares na Turquia pelos EUA.
( ) O programa “Aliança para o Progresso” não logrou êxito como almejava Washington, pois movimentos revolucionários ligados à URSS conquistaram o governo da Venezuela.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3840244
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No ano de 1979, México, Costa Rica, Colômbia, Venezuela e República Dominicana eram considerados países democráticos, apesar da proliferação, na América Latina, das ditaduras nos anos 60 até fins da década de 70. Assinale a opção que corresponde, respectivamente, às motivações de ordem internacional e nacional que influenciaram o processo de abertura política em países latino-americanos de regime ditatorial.

Alternativas

ID
3844885
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os tupamaros são um movimento revolucionário que recorre a diversas formas de luta que incluem as formas terroristas. Porém a palavra terrorismo não basta de modo algum para definilos. Faz três anos, quando eu era chefe da Região Militar n.1, defendíamos que os tupamaros eram a expressão de um fenômeno social. Era necessário procurar suas raízes profundas; não podíamos combatê-los como simples delinquentes. Não se compreendeu assim. O governo preferiu ignorar a magnitude do fenômeno.

Entrevista de Eduardo Galeano a Seregni, publicada en el
semanario Marcha el 17 de septiembre de 1971. 17
set.1971.

Assinale a opção que indica o país onde o grupo tupamaros atuou nas décadas de 1960 e 1970.

Alternativas

ID
3844888
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Violenta repressão, sequestros e assassinatos exercidos pelas ditaduras do Paraguai, Uruguai, Brasil, Bolívia, Chile e Argentina, juntamente com a organização de grupos milícias policiais e grupos paramilitares, geraram um estado de angústia e impossibilidade de defesa desses povos. Algumas pessoas conseguiram formar organizações em defesa dos direitos humanos para denunciar as atrocidades das ditaduras militares nesses países. Em 1980, um argentino ativista e árduo defensor dos direitos humanos em seu país e toda a América Latina foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, chamando a atenção do mundo. Seu nome é

Alternativas

ID
3893788
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Augusto Pinochet ascendeu ao poder no Chile, por meio de um golpe de estado. Dirigiu o país autoritariamente de 1973 até 1990. Seus opositores foram arbitrariamente presos, torturados e muitas pessoas ainda hoje estão desaparecidas, dentre elas, militantes dos partidos comunista, socialista e democrata cristão, bem como acadêmicos, artistas, religiosos, estudantes, operários, etc. Sobre Pinochet é correto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Quem foi morto no Palácio da Moeda foi Salvador Allende o qual levou um golpe militar de Augusto Pinochet, no qual se da início a ditadura militar no Chile


ID
3894673
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o texto abaixo.


    Se a Grande Guerra representa ruptura na história das relações culturais entre a Europa e a América Latina, bem mais do que rompê-las brutalmente ela as reconfigura e leva a afirmações identitárias complexas (...). As referências europeias subsistem (...) mas são agora apenas parte de um todo identitário que bebe em fontes variadas para definir os caracteres da nacionalidade. Deste ponto de vista, a metáfora proposta por Oswald de Andrade em seu Manifesto antropofágico, de 1928, é a mais eficaz (...). “Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.”


(COMPAGNON, Olivier. O adeus à Europa. A América Latina e a Grande Guerra (Argentina e Brasil, 1914-1939). Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014, p. 303-304) 

O peronismo, na Argentina, e o cardenismo, no México, foram fenômenos políticos que mobilizaram afirmações identitárias complexas. Apesar de algumas semelhanças entre os populismos de Perón e Cárdenas, há também diferenças marcantes entre esses governos, dentre as quais, pode-se destacar

Alternativas

ID
3894688
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

 Considere o texto abaixo.


    A década de 1960 também representou um período de grande renovação no âmbito da literatura latino-americana. Foram os chamados anos do boom, quando uma safra de escritores ganhou projeção internacional, especialmente em virtude de obras que exploram o gênero do realismo mágico (...) A Revolução Cubana, sobretudo em seus primeiros tempos, irradiou ideais e conquistou simpatias (...)


(PRADO, Maria Ligia e PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014, p. 192; 194) 

A Revolução Cubana instaurou um governo que

Alternativas

ID
3894691
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

 Considere o texto abaixo.


    A década de 1960 também representou um período de grande renovação no âmbito da literatura latino-americana. Foram os chamados anos do boom, quando uma safra de escritores ganhou projeção internacional, especialmente em virtude de obras que exploram o gênero do realismo mágico (...) A Revolução Cubana, sobretudo em seus primeiros tempos, irradiou ideais e conquistou simpatias (...)


(PRADO, Maria Ligia e PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014, p. 192; 194) 

Alguns anos após a Revolução Cubana, o argumento do "perigo vermelho" foi usado, por parte da imprensa brasileira, para apoiar o Golpe de 1964. Entre as razões alegadas para a derrubada do governo de João Goulart, pode-se encontrar

Alternativas
Comentários
  • goulart chegou a ir para a china e depois disso não conseguiu voltar ao país devido as suspeitas, fora que seu antecessor, Jânio, começou CheGuevara

ID
3937738
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as relações geopolíticas no mundo atual, assinale a proposição CORRETA.


Na América Latina, durante a Guerra Fria, um dos países que fez frente à influência norteamericana foi Cuba, que levou a cabo sua revolução em 1959.

Alternativas
Comentários
  • quase interpretei errado, mas sim Cuba buscava mais aproximação a Urss o que levou vários altos e baixos contra os EUA durante a Guerra Fria


ID
3976564
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Cubana é um dos episódios mais marcantes do século XX: aconteceu em um país pequeno, vivendo sob a ditadura de Fulgêncio Batista e sob influência imperialista dos EUA, então uma superpotência. O êxito das ações dos guerrilheiros impactou a América Latina, uma região marcada pelo subdesenvolvimento e pela pobreza de grandes contingentes populacionais. Sobre a Revolução Cubana e seus desdobramentos, assinale a afirmação CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB:

    A-O governo cubano, inicialmente, pode ser caracterizado como nacionalista e progressista, tornando-se socialista apenas à medida que os EUA agiram para desestabilizá-lo, o que o fez aproximar-se da União Soviética.

  • Obrigado nerdcast sobre revolução cubana kkkkkkkk

  • Revolução Cubana foi um processo revolucionário que aconteceu em Cuba, uma ilha localizada no Caribe, em 1959. Esse processo foi conduzido por um movimento guerrilheiro que atuava de uma região remota da ilha chamada Sierra Maestra e teve como lideranças Fidel Castro e . Os guerrilheiros cubanos que a princípio conduziam um movimento revolucionário nacionalista, foram os responsáveis por derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista.

    Fonte. https://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-cubana.htm

  • Gabarito Letra A:

    B) está errada porque: várias tendências políticas de esquerda foram simpáticas e solidárias com Cuba, desde Salvador Allende (Partido Socialista chileno) aos militantes da luta armada em todo continente.

    C) está errada porque: Cuba não ficou isolada dos outros países. Ainda sob o governo constitucional de Goulart (PTB), no Brasil, o presidente se negou a aderir ao embargo à Cuba. Além, como já dito, receber apoio de vários setores da esquerda latino-americana.

    D) está errada porque: ainda que a Ditadura de Batista já estivesse bastante desgastada, a guerrilha de Fidel não estava bem estruturada, na verdade quase foi completamente esfacelada ao desembarcar na Ilha. A despeito de simpatias, ou não pelo regime, quando da revolução de 1959, Cuba teve avanços sociais e de cidadania consideráveis.

    E) está errada porque: esse é um erro comum, as pessoas geralmente pesam que a URSS estimulava a revolução no mundo inteiro, isso é FALSO. Desde o VI Congresso da Internacional Comunista (IC) e ascensão de Stálin, o Partido Comunista da URSS passou a defender que os países "Coloniais" ou "Semi-Coloniais" deveriam se dedicar a "eliminação dos resquícios feudais" em seus países. Isso só seria realizado por uma revolução "burguesa" ou "nacional democrática". Em Cuba as Ideias da URSS eram vocalizadas pelo Partido Socialista Popular (nome do partido comunista), que eram frontalmente contra os ideais dos revolucionários de Fidel Castro. Cuba adere ao socialismo em 1961, após diversas agressões dos EUA. Por este motivo, os cubanos passaram a se aproximarem da URSS na medida que os EUA iam construindo o embargo econômico.


ID
4041727
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com a morte do presidente venezuelano Hugo Chávez (1954-2013), muito se discutiu sobre o futuro do socialismo bolivariano. Tal expressão, utilizada pelo então presidente para designar sua visão de socialismo, diferenciava-se do socialismo tradicional. A respeito do governo de Chávez e das diretrizes políticas por ele adotadas, considere as afirmativas abaixo:

I. Hugo Chávez defendia o que chamava de Revolução Bolivariana, que seria responsável por promover o que denominava de socialismo do século XXI. Tal socialismo seria caracterizado por sua postura contra o neoliberalismo, contra a globalização e contra a postura internacional dos Estados Unidos, com quem teve fortes desavenças.

II. O Socialismo Bolivariano se declara defensor das causas democráticas e socialistas. Também se declara progressista e atesta, para isso, a adoção – em consecutivos mandatos –, de uma política social em que houve diminuição nos índices de pobreza da nação venezuelana.

III. A renda advinda da extração petrolífera venezuelana permitiu, durante o governo Chávez, dinamizar e modernizar os demais setores industriais, asim como sua agricultura, transformando a economia desse país em modelo de autossuficiência.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4044484
Banca
UFSCAR
Órgão
UFSCAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O regime cubano, implantado pela Revolução Cubana de 1959 e liderado por Fidel Castro, implementou, entre outras medidas:

Alternativas

ID
4059373
Banca
Esamc
Órgão
Esamc
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho a seguir:


Criadas em 1964, pelo ex-combatente liberal Pedro Antonio Marín, também conhecido como Tirofijo, as Farc surgiu como um grupo de cunho marxista-leninista, atuando no meio rural e adotando táticas de guerrilha. Essa organização tem como discurso ideológico a implantação do socialismo na Colômbia, promovendo a distribuição igualitária de renda, a reforma agrária, o fim de governos corruptos e das relações políticas e econômicas com os Estados Unidos, entre outros aspectos sociais.
(Farc. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historia/farc.htm. Acesso em: 31 ago. 2014, às 17h30.)


Sobre o tema retratado, julgue as afirmativas:


I. A extinção das Farc, por meio de ações do governo colombiano, é dificultada pelo fato de o grupo manter grande parte de seus guerrilheiros em países vizinhos, como Venezuela, Bolívia e Chile.
II. As Farc praticam o narcotráfico – segundo acusações do governo colombiano – e o sequestro de indivíduos, objetivando a soltura de seus guerrilheiros em troca de sua libertação.
III. As Farc têm, progressivamente, ganhado força devido a adesão de novos guerrilheiros e apoio de outros grupos semelhantes, como o Exército Zapatista do México.



Está (ão) correta (s):

Alternativas

ID
4075417
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Em maio de 1959, JK recebeu Fidel Castro no Rio de Janeiro e homenageou o líder da Revolução Cubana. Em junho, no ato mais espetaculoso de seu governo, JK rompeu negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmando que o Brasil não era ‛mais o parente pobre relegado à cozinha’. Era o início de uma política externa ‛desalinhada’ da dos Estados Unidos – que acabou desembocando no golpe militar de 1964. Com a posse de Jânio Quadros, em 1961, o Brasil manteria a mesma postura da era JK. Jânio não apenas se recusou a apoiar o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba como – além de enviar Jango à China e à Alemanha Oriental e saudar o astronauta soviético Gagárin – voltou a homenagear Fidel e concedeu ao guerrilheiro Che Guevara, em Brasília, a mais alta insígnia nacional: a Ordem do Cruzeiro do Sul.” (FOLHA DE S. PAULO. História do Brasil. Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha 1997, p. 245). Com base nesse fragmento e em seus conhecimentos sobre a História do Brasil Republicano, assinale a alternativa correta.

A homenagem a Fidel Castro, a saudação a Gagárin e a condecoração a Che Guevara revelam a adoção de uma política externa de aproximação do Brasil com os países socialistas.

Alternativas
Comentários
  • Certo, lembro até de uma foto entre che guevara e Jânio Quadros


ID
4083205
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As ditaduras militares, da segunda metade do século XX, na América Latina, tiveram em comum o apoio

Alternativas

ID
4095568
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a América Latina e suas características populacionais, identifique as afirmativas verdadeiras.

I. A região pode ser considerada uma das mais desiguais do mundo, reunindo um elevado número de países com grande concentração de renda.
II. A expressão América Latina é adequada a um critério geopolítico, pois esses países exibem, em comum, profundas desigualdades sociais e instabilidade econômica.
III. Os países da América Latina tiveram uma colonização de povoamento, e, atualmente, caracterizam-se por seu desenvolvimento industrial homogêneo e pela sua diversidade cultural.
IV. Os países platinos têm forte influência da civilização quíchua e formam os países da América Latina, cuja maioria da população é descendente de ameríndios.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

Alternativas

ID
4992427
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    O final do século XX e início do século XXI parecem apontar para um novo horizonte político na América Latina, que contrasta, em grande parte, com as experiências ditatoriais, populistas e liberais de séculos anteriores, afinal, países como o Brasil, a Venezuela, a Bolívia, a Argentina, O Uruguai, a Nicarágua e o Equador elegeram, por vias democráticas, políticos com trajetórias ligadas a partidos políticos de esquerda ou centro- esquerda. 

O texto permite dizer que na América Latina:

Alternativas

ID
5114536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre as décadas de 50 e 70 do século XX, vários países da América Latina foram governados por regimes militares. Acerca desse período da história latino-americana, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

  • Letra C

    Goulart estava em visita diplomática à China comunista de Mao Tsé Tung, o que acentuava a crise política devido a associação de Goulart como os movimentos populares e comunistas. Primeiramente ocorreu um golpe branco com a implantação do parlamentarismo e em 64 a intervenção militar

  • Assim como outras questões propostas pelo CESPE /CEBRASPE nesta avaliação, esta não apresenta dificuldades, sendo uma questão mais do que tudo de memorização. Exige pouca interpretação ou análise.

    Uma das alternativas mostra uma afirmativa correta acerca das ditaduras latino-americanas.
    A) INCORRETA – Embora não tenha sido o pior deles , houve regime militar na Argentina entre 1876 e 1983. 
    B) INCORRETA- Durante o período dos regimes militares na América Latina, os que se opunham ao regime eram presos e torturados para que fosse possível obter informações. Muitos morreram. Outros “desapareceram" sem deixar rastros. Até crianças foram sequestradas e torturadas, como o denuncia o movimento das Mães e Avós da Praça de Maio, da Argentina Há farta documentação comprobatória.
    C) CORRETA – A afirmativa é correta. Segundo os militares que eram a favor do golpe militar no Brasil, era necessário “salvar" a democracia no Brasil contra os “comunistas". O interessante é que o partido comunista não era forte à época .
    D) INCORRETA -Muitos dos golpes de estado que instalaram ditaduras foram diretamente apoiados pelos EUA, como o que ocorreu no Chile em 1973 e que instalou a ditadura do general Pinochet.
    E) INCORRETA- A resistência da sociedade civil em todos os países latino-americanos onde houve ditaduras foi efetiva. Em áreas urbanas e rurais. Foi organizada por partidos de oposição do espectro de centro à extrema esquerda. Foram lideradas por organizações de oposição como a VAR Palmares no Brasil. Em outros momentos associações da sociedade civil como a Ordem dos Advogados do Brasil ou setores de diversas igrejas tomaram a frente de ações de oposição e de reação aos comandos das ditaduras. Os opositores eram sempre acusados de comunismo e terrorismo. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5232097
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Macaparana - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quanto à revolução mexicana é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A questão está com o gabarito errado, erro de digitação ou deveria ser anulada.

    Com certeza a letra A está INCORRETA.

    A ditadura de Porfírio Díaz data de 1884 a 1911 (a alternativa diz que foi instalado em 1977).

    Além disso, a alternativa B está correta a meu ver.

  • Porfírio em 1977?


ID
5384302
Banca
COTEC
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir:

“De fato, a Revolução Cubana marcou a história da América Latina. Ela passou a ser símbolo de liberdade, que passava pela vitória frente aos Estados Unidos. O governo de Washington estava ciente do potencial revolucionário latino-americano e temeroso do exemplo cubano. Em março de 1961, Washington lançou a “Aliança para o Progresso”, pacote com o qual se pretendia acabar com as tentativas revolucionárias dos latino-americanos. Reconhecendo a situação de miséria do continente, o plano apontava a necessidade de mudanças no perfil social na América Latina, e mais do que generosidade, o plano revelava a temeridade americana com relação à influência da Revolução Cubana na região. Prometia muitos benefícios e dinheiro em troca da ruptura com Havana”
Fonte: GUERCIO, Maria Rita; CARVALHO, Dorisney de. Cuba e Estados Unidos: uma história de hostilidades. In: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Revolução Cubana: história e problemas atuais. São Paulo: Xamã, 1998. p. 133.

Considerando a Revolução Cubana, analise as afirmativas abaixo e assinale (C) para as corretas e (I) para as incorretas:

( ) O temor de Washington em relação à influência da Revolução Cubana desencadeou uma gama de golpes militares na América Latina, sendo os Estados Unidos da América um dos grandes articuladores desses episódios.
( ) Uma das maiores crises políticas da Guerra Fria foi a Crise dos Mísseis, ocorrida em 1962, uma vez que a instalação de mísseis nucleares em Cuba foi a resposta soviética para a instalação de mísseis nucleares na Turquia pelos EUA.
( ) O programa “Aliança para o Progresso” não logrou êxito como almejava Washington, pois movimentos revolucionários ligados à URSS conquistaram o governo da Venezuela.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • os eua os maiores financiadores de golpes e boicotes a outros países

    sim, a urss colocou mísseis em cuba voltados para os eua em resposta a colocação de mísseis na Turquia