SóProvas


ID
1354072
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O exercício da crônica

Escrever prosa é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não a prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e situações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador do cotidiano, a coisa fia mais fino. Senta-se ele diante de sua máquina, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um fato qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com as suas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo. Se nada houver, resta-lhe o recurso de olhar em torno e esperar que, através de um processo associativo, surja-lhe de repente a crônica, provinda dos fatos e feitos de sua vida emocionalmente despertados pela concentração. Ou então, em última instância, recorrer ao assunto da falta de assunto, já bastante gasto, mas do qual, no ato de escrever, pode surgir o inesperado.

MORAES, V. Para viver um grande amor: crônicas e poemas. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.

Predomina nesse texto a função da linguagem que se constitui

Alternativas
Comentários
  • A função de linguagem que ele pede é a metalinguagem que acontece quando um emissor explica ou fala sobre um código usando esse próprio código. No texto, o autor fala da dificuldade de escrever crônica usando a crônica para fazer isso.

  • Senta-se ele diante de sua máquina, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um fato qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com as suas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo.

  • eu sabia que era a e

  • Mal elaborada!

  • essa eu fiquei em dúvida!! 

  • Para resolver essa questão é preciso saber a diferença entre compreensão e interpretação do texto. 

    Interpretar é buscar informações fora do texto. Compreender é buscar informações somente de dentro do texto.

    Como o comando da questão fala "Predomina nesse texto", é uma questão de compreensão textual. Sendo assim, analisando o texto, fica fácil perceber que o assunto tratado o tempo todo foi sobre as dificuldades de fazer um crônica.

    Gabarito: E

  • Questão mal elaborada ao meu ver, eu sabia que a função de linguagem é a metalinguagem, explica o código com termos técnicos, porém eu associei como "os elementos que servem de inspiração ao cronista" mas não é a resposta completa. Bem capciosa essa questão...

  • satanás

  • Uma crônica falando da própria crônica, logo, metalinguagem. Letra E.

  • fiquei na dúvida entre B e E, mas fui na B. Deu mole, até pq ele usa a crônica para falar da crônica, evidenciado MORAES, V. Para viver um grande: crônicas e poemas.. ou seja, ele fala da crônica num livro de crônica.

  • Uma vez que a mensagem do texto é centrada em seu próprio código, a função da linguagem que predomina é a metalinguística. No texto, o cronista apresenta, por meio de uma crônica, alguns entraves encontrados por quem escreve esse gênero textual. 

  • De 2005-2021, eu diria que no baixo já caiu umas 10 questões sobre a mesma FUNÇÃO, DECOREM ESSA POR**

    Função Metalinguagem :usa-se o código para falar do código, logo um crônica para falar da arte de fazer crônica.

    "Função Metalinguística pode ser identificada quando uma mensagem utiliza o próprio código (meio pelo qual a mensagem é enviada, como fala, escrita, gestos ou figuras) para falar dele mesmo."

    GABARITO:E

    nas dificuldades de se escrever uma crônica por meio de uma crônica.

    @aspiradedeu:instagram

  • o enem AMA questões sobre matalinguagem, então usem isso