SóProvas


ID
1354099
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Psicologia de um vencido

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundíssimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!


ANJOS, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

A poesia de Augusto dos Anjos revela aspectos de uma literatura de transição designada como pré-modernista. Com relação à poética e à abordagem temática presentes no soneto, identificam-se marcas dessa literatura de transição, como

Alternativas
Comentários
  • D. 

  • As primeiras mudanças na cultura brasileira que tenderam para o modernismo datam de 1913 com as obras do pintor Lasar Segall; e no ano de 1917, a pintora Anita Malfatti , recém-chegada da Europa, provoca uma renovação artística com a exposição de seus quadros. A este período chamamos de Pré-Modernismo (1902-1922), no qual se destacam literariamente, Lima Barreto, Euclides da Cunha,Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos; nesse período ainda podemos notar certa influência de movimentos anteriores como realismo/naturalismo, parnasianismo e simbolismo.

    Fonte: http://www.infoescola.com/literatura/modernismo/


  • Prova lixo, nojenta, sebosa, maldita...

  • Essa professora é foda.

  • As marcas dessa literatura de transição estão no sincretismo parnasiano-simbolista, na novidade de recursos poéticos e na expressão de profundo desconcerto existencial.

    d

  • Leiam com atenção a pergunta, não precisa ficar reclamando da prova. A pergunta pede algo que seja transição e só tem uma alternativa que remete à transição. Parnasianismo e Simbolismo remetendo ao passado e inovação na expressividade poética remetendo ao futuro. 

  • O simbolismo e o parnasianismo foram justamente as escolas literárias anteriores ao modernismo. Logo, nada mais justo a alternativa ser aquelas que citam ambos modelos literários. (já que a pergunta é sobre transição). Além disso, a palavra MANUTENÇÃO na alternativa correta é decisiva, já que os PRÉ-modernistas realmente mantinham algumas características dos estilos anteriores ao mesmo tempo que MODIFICAVAM outros.

  • Se o simbolismo é antiparnasiano como ele mantém os dois
  • Letra D

    As marcas dessa literatura de transição estão no sincretismo parnasiano-simbolista, na novidade de recursos poéticos e na expressão de profundo desconcerto existencial.

  • se voces lerem com atencao, eles pedem uma caracteristica de mudança e em toda sentença, havia uma caracteristica do parnasianismo e do simbolismo

  • Luciano Junior Parada,

    Não é matemática. Uma corrente não anula a outra, as duas podem coexistir dentro de um texto literário.