SóProvas



Questões de Simbolismo


ID
515881
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Responda às questões de 26 a 28, referentes à Literatura Brasileira.

É o período que caracteriza principalmente a segunda metade do século XVIII, tingindo as artes de uma nova tonalidade burguesa. Vive-se o Século das Luzes, o Iluminismo burguês, que prepara o caminho para a Revolução Francesa
.”
O texto acima refere-se ao

Alternativas
Comentários
  • e) Arcadismo.


    Arcadismo ou Neoclassicismo (Século XVIII: Século das Luzes).  Na segunda metade do século XVIII, a Europa apresenta, de modo geral, uma importante fase de transformação cultural. Essa transformação teve inicio na França, no ano de 1751, com a publicação da Enciclopédia, símbolo de renovação cultural que tinha à frente D' Alembert, Diderot e Voltaire. Os enciclopedistas deram grande impulso ao desenvolvimento das ciências, valorizando a razão como agente propulsor do progresso social e cultural. Essa onda de racionalismo opôs- se às ideias religiosas da época, que foram atacadas e consideradas retrógradas.
  • O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus e Calisto). Arcádia é também a morada dos deuses. Viram como a mitologia grega perpassa o movimento?

    Algumas mudanças históricas mundiais marcaram o período, como:

    • a ascensão do Iluminismo, que pressupunha o racionalismo, o progresso e as ciências.

    • Independência dos Estados Unidos, em 1776, abrindo caminho para vários movimentos de independência ao longo de toda a América, como foi o caso do Brasil, que presenciou inúmeras revoluções e inconfidências até a chegada da Família Real em 1808.

    • Revolução Francesa, todo apelo popular da revolução reforçaram as ideias iluministas no mundo.  

    LETRA E

  • O Arcadismo inicia no fim do século XVIII, em 1768 com a publicação de "Obras Poéticas" do Cláudio Manoel da Costa.

    O Barroco termina em 1768, no Brasil. Mas claro, no Barroco tem nada de "século das luzes".

    De resto, é tudo do século XIX pra cima.

  • Nova tonalidade burguesa= Arcadismo/Neoclassicismo

  • GABARITO - O Arcadismo antecedeu a Revolução Francesa, e veio seguido do Romantismo que ocorreu após a mesma.

    CAVEIRA!


ID
516838
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia as afirmações abaixo e assinale a única alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • b) A característica mais marcante do Parnasianismo é o culto da forma, representado pelas formas fixas, como o soneto, pela metrificação rigorosa e pelas rimas perfeitas. A beleza do poema deveria ser alcançada a qualquer custo.


    * Parnasianismo XIX: "ars gratia artis" (arte pela arte), propõe a beleza formal justifica a existência do poema, e que a arte não deve ter outros compromissos senão com o belo, com a perfeição formal. Negando a poesia realista, filosófico- cientista e socialista de seus precursores, os parnasianos impõem uma atitude de distanciamento da vida, de afastamento do cotidiano, de alienação dos problemas do mundo, de desprezo pela plebe e pelas aspirações populares e de recusa de temas vulgares. Assim, os parnasianos se fecham em suas "torres- de- marfim", entregues ao puro fazer poético. 


    * Naturalismo XIX romance de tese experimental; focaliza aspectos de patologia social; cientificismo: tentativa de reduzir ou enquadrar a realidade humana ao que já foi ou pode ser pesquisado pelas ciências; indivíduos como objeto de experiencia; não detém a análise: avança até as últimas consequências (cenas chocantes); interpretação direta dos fatos, expondo conclusões. Sendo assim, um realismo exacerbado.


    * Simbolismo XIX: subjetivismo; individualismo; espiritualismo; sentido conflituoso (eu X mundo); desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e pelo Naturalismo; a poesia aproxima-se da música; recursos literários mais usados (aliteração e assonância).


    * Barroco XVII: a arte da contrarreforma; conflito espiritual (corpo X alma) e (terra X céu); cultismo (jogo de palavras) e conceptismo (jogo de ideias); pessimismo; figuras de linguagem (antítese, metáfora, hipérbole, prosopopeia e paradoxo).


    * Quinhentismo XVI: crônicas de viagens; cartas e tratados; chamados de literatura de informação.

  • A poesia parnasiana, numa atitude anti-realista, buscava uma expressão maior da interioridade do artista. Para isso, o poeta contava principalmente com sua inspiração, associada a temáticas pitorescas.----ERRADA, ELA NAO E ANTI-REALISTA SURGIU NA MSM EPOCA

    Os naturalistas resgatam o preceito grego da “Arte pela Arte”, produzindo obras desvinculadas da realidade e sem qualquer compromisso com a investigação social.---- O TERMO ARTE PELA ARTE E DO PARNASIANISMO E NAO DO NATURALISMO

    O Simbolismo aceita o Realismo e suas manifestações. De fato, a nova estética compartilha com as idéias do Cientificismo, Materialismo, valorizando, em contrapartida, as manifestações metafísicas e espirituais.ERRADA, O SIMBOLISMO NAO ACEITA O CIENTIFICISMO

    O estilo Barroco, também chamado Quinhentismo, nasceu da crise dos valores renascentistas, ocasionada pelas lutas religiosas e pelas dificuldades econômicas decorrentes da falência do comércio com o Oriente.ERRADA, ELE E CHAMO DE SEISCENTISMO E NAO DE QUINHENTISMO

    GAB.B


ID
734083
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“Ao velho coitado
De penas ralado,
Já cego e quebrado,
Que resta? — Morrer.
Enquanto descreve
O giro tão breve
Da vida que teve,
Deixai-me viver!
Não vil, não ignavo,
Mas forte, mas bravo,
Serei vosso escravo:
Aqui virei ter.
Guerreiros, não coro
Do pranto que choro:
Se a vida deploro,
Também sei morrer.”

Sobre os versos acima, é correto afirmar que são de um poema

Alternativas
Comentários
  • A

  • I-Juca Pirama.

  • Se fizermos uma breve análise do Juca-Pirama, entendê-lo-emos

    >Juca-Pirama, retirado do tupi: ''aquele que vai ser morto''

    >É um poema romântico , que se retrata de um índio(indianista) guerreiro que foi capturado pelos timbiras e chorou na hora de sua morte.(drama)

    > O autor, Gonçalves Dias utiliza de recursos únicos que mantêm ritmo e musicalidade os quais nos faz lembrar da própria tribo, como por exemplo o Canto da morte.


ID
734095
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a alternativa correta, quanto à Literatura Brasileira.

Alternativas
Comentários
  • B

  • Simbolismo apresenta uma linguagem simples e não possui a estética do parnasianismo, que é bem rebuscada.

  • A primeira geração romântica está voltada para o ufanismo e indianista.

    Canaã, de Graça Aranha, inicia o modernismo em 1902.

    o simbolismo nega o realismo, o naturalismo, e o parnasianismo, contra o positivismo, cientificismo, materialismo e estética neles fundamentadas.

    O Barroco É voltado para a dualidade de ideias, um conflito interno.

  • O Barroco explora o antropocentrismo, resgatando características renascentistas: culto à forma e linguagem rebuscada-----ELE TAMBEM EXPLORA O TEOCENTRISMO

    A primeira geração poética do Romantismo está voltada para a expressão dos próprios sentimentos e frustrações.-----ERRADA, A 1 GERAÇAO EXPLICOU O INDIANISMO, RELIGIOSIDADE E NATUREZA

    Canaã é um romance de tese e integra a literatura dos jesuítas.----- ERRADA NAO FOI DOS JESUITAS

    O Simbolismo é uma afirmação do Naturalismo (linguagem) e do Parnasianismo (estética).---- O SIMBOLISMO E UMA NEGAÇAO DO NATURALISMO E DO PARNASIANISMO, E NAO UMA AFIRMAÇAO.

    GAB.B

  • Relembrando o BARROCO é o céu e o inferno, ou seja ao mesmo tempo que ele é antropocentrico ele é teocentrico, ou seja, existe ai uma DUALIDADE;


ID
734098
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a alternativa correta, quanto à Literatura Brasileira.

Alternativas
Comentários
  • D

  • Das características do simbolismo temos: a espiritualidade, a subjetividade (por isso é também chamado de decadentismo, pois retorna aos sentimentos), e a valorização do místico, do transcendentalismo, da metafísica, ou seja, valoriza aspectos interiores e pouco conhecidos da alma e da mente humana.

  • A) No final do séc. XIX e início do séc. XX, três tendências literárias caminhavam paralelas: o Romantismo, o Simbolismo e o Pré-Modernismo. FALSO -> Romantismo = 1836-1881; Simbolismo = 1890; Pré-modernismo = 1902-1920

    B) Em Os Lusíadas, o herói Bartolomeu Dias canta as glórias daqueles que conquistaram as Índias e edificaram o Império Português no Oriente. FALSO -> O herói abordado por Camões foi Vasco da Gama.

    C) No romance naturalista, o narrador não interfere na ação nem faz um julgamento das personagens: ele se limita a uma descrição objetiva da realidade. -> Não sei justificar kkk sei dizer que no naturalismo se verificaram os romances de tese, isto é, uma obra com finalidade em demonstrar e comprovar uma dada teoria científica.

    D) O Simbolismo, por ser um movimento antilógico e antirracional, valoriza os aspectos interiores e pouco conhecidos da alma e da mente humana. CORRETO

    E) Os escritores brasileiros do Arcadismo se rebelaram contra as rígidas normas da tradição clássica e apresentaram em suas obras aspectos totalmente diferentes daqueles preconizados pelas academias literárias. FALSO -> Lembrar que o Arcadismo também é chamado de Neoclassicismo pode ajudar. Eles buscavam retorno aos moldes greco-latinos e no princípio da racionalidade, ou seja, justamente o academicismo.

    Força, guerreiros! Brasil!

  • olha! a letra C também está certa, pq de fato os autores naturalistas possuem uma caracteristica comum ao realismo de serem impessoais na escrita.

  • Os Lusíadas = obra de Camões (classicismo)


ID
796591
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O romantismo é o período literário em que se consolidam as linhas gerais da formação da literatura brasileira, antecedida por três séculos de manifestações literárias que ainda não constituíam um sistema literário. Este sistema será marcado, entre outros aspectos, por dinâmica entre influências vindas de fora e influências surgidas da vida cultural interna. De modo geral, apesar da crescente importância dos influxos internos, os influxos externos predominam como contexto de orientação do sistema literário.
Que período da literatura nacional representa a inversão dessa dinâmica e marca o momento em que, não somente os influxos internos subjugam os externos, mas também nos veremos, pela primeira vez, influenciando as literaturas estrangeiras (marcadamente a de Portugal)?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B. 
    •  Modernismo – 2ª Fase (1930 a 1945) Prosa Regionalista Profª Mª Cristina A. Biagio Cândido Portinari
    • 2. Principais características: Consciência do subdesenvolvimento; Neorrealismo; Radicalização Ideológica; Predomínio da Narrativa Regional; Denúncia Social; Romance Psicológico.
    • 3. Contexto Histórico: Brasil – um país que cresce com muitos problemas; 2ª Guerra Mundial; O Brasil e o mundo vivem profundas crises nas décadas de 30 e 40.
    • Características da prosa neorrealista: Romances caracterizados pela denúncia social; Verdadeiro documento da realidade brasileira; O regionalismo ganha força – busca do homem brasileiro nas diversas regiões; Os romances tratam do surgimento da realidade capitalista, a exploração das pessoas, movimentos migratórios, miséria, fome, a seca, entre outros temas.
    • FONTE - PROF. Mª CRISTINA.
  • A segunda fase do Modernismo é marcada pelo romance regionalista, em que os escritores desta época, como Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos, se destacam por adotarem uma visão crítica das relações sociais, com foco no homem hostilizado pelo ambiente, pela terra, pela seca, pela cidade. Temas sociais como a seca no Nordeste, o cangaço, e a crise nos engenhos de açúcar marcaram o enredo das obras. A visão voltada para o interior do país ganha repercussão na época, a ponto das obras serem exportadas para outros países, entre eles Portugal. 


    A alternativa que responde a questão é a letra B.

ID
802090
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Cruz e Sousa é considerado um dos maiores poetas da literatura brasileira e talvez seja nosso poeta simbolista de maior destaque. A seu respeito é correto afirmar que:

Alternativas

ID
874105
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A esse autor “coube o papel de consolidação da escola [...] no Brasil, ao lado de José de Alencar. Ambos foram decisivos na formação de um temário nacional em nossa literatura e ambos se aprimoraram na forma de assegurar a brasilidade literária, a sua cor local. Embora a obra desse autor inclua teatro, historiografia e uma tentativa de escrever romance, foi como poeta que realizou a melhor e maior parte de seu trabalho. Já nos Primeiros cantos estão presentes as linhas temáticas que marca a produção literária da época: o saudosismo, o indianismo e o lirismo amoroso. É nessa obra também que a sensibilidade lírica do poeta, inteiramente sintonizada com a sensibilidade do público de seu tempo, encontra na liberdade de formas e no extraordinário ritmo a medida exata entre expressão e construção” (Samira Uoussef Campedelli – Literatura: história e texto – adaptação).

Pelas características destacadas, em que opção estão a escola literária e o autor a que o texto se refere?

Alternativas
Comentários
  • gab B

    se aprimoraram na forma de assegurar a brasilidade literária, a sua cor local...

    que marca a produção literária da época: o saudosismo, o indianismo e o lirismo amoroso

    caracteristicas da 1 fase romantica


ID
874117
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“Podemos até, antecipando-nos à leitura do soneto, anunciar o princípio de construção de que se serviu "o autor" no texto que vamos estudar: a extensão sintagmática das frases do poema, o léxico escolhido, o tom e sonoridades têm a medida – exata! – da profundidade da emoção experimentada pelo eu-lírico, numa estreita e regular correspondência (perdoem-nos mais uma vez o uso da palavra suspeita). Esse é, não percamos de vista, o fundamento que subjaz à organização do poema” (Roberto Sarmento Lima – O círculo e a palavra constantes do poema lírico).


Soneto IV de Via-Láctea

Como a floresta secular, sombria,

Virgem do passo humano e do machado,

Onde apenas, horrendo, ecoa o brado

Do tigre, cuja agreste ramaria.

Não atravessa nunca a luz do dia,

Assim também, da luz do amor privado,

Tinhas o coração ermo e fechado,

Como a floresta secular, sombria...

Hoje, entre os ramos, a canção sonora

Soltam festivamente os passarinhos.

Tinge o cimo das árvores a aurora...

Palpitam flores, estremecem ninhos...

E o sol do amor, que não entrava outrora,

Entra dourando a areia dos caminhos.



Pelas características apresentadas no texto e pelas encontradas no poema acima (rimas raras, preferência pelo rigor formal do soneto, medição das ideias, dentre outras), podemos afirmar que Roberto Sarmento Lima refere-se ao poeta ____________, ligado ao movimento denominado _______________, respectivamente.

Alternativas

ID
874123
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Pelas características descritas no texto abaixo de Abdala Junior, o poema "A Carolina", abaixo transcrito, deve ser atribuído a que poeta e a que movimento literário?

A Carolina

Querida, ao pé do leito derradeiro

Em que descansas dessa longa vida,

Aqui venho e virei, pobre querida,

Trazer-te o coração do companheiro.

Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro

Que, a despeito de toda a humana lida,

Fez a nossa existência apetecida

E num recanto pôs um mundo inteiro.

Trago-te flores, - restos arrancados

Da terra que nos viu passar unidos

E ora mortos nos deixa e separados.

Que eu, se tenho nos olhos malferidos

Pensamentos de vida formulados,

São pensamentos idos e vividos.


(Dedicatória de Relíquias da casa velha).



“Quem inicia o estudo da poética brasileira das últimas décadas do século XIX vê-se diante da pretensa ‘impassibilidade’ do Parnasianismo. Para o registro da realidade, o poeta não poderia ser subjetivo, evidenciando seus sentimentos. Ele deveria limitar- se a descrever situações "neutramente", sem se envolver com elas. Essa pretensa "impassibilidade", entretanto, não existiu. Nem seria possível, pois o poeta só pode construir o poema selecionando situações, palavras imagens, a partir de sua própria perspectiva. A subjetividade é inerente às ações humanas. [...] As transformações técnicas e os movimentos sociais do século XIX não poderiam conformar-se ao exaurido sentimentalismo ultrarromântico. Castro Alves e outros românticos deram os primeiros passos na direção da objetividade, trajetória a ser continuada pelos poetas [...] que defendiam uma poesia ‘científica’, que associasse o lirismo do poeta ao realismo da representação objetiva”. (Benjamim Abdla Junior – Luz realista, forma parnasiana, estética decadentista adaptação).

Alternativas
Comentários
  • tem q decorar ordem temporal movimentos e seus autores, nao tem jeito


ID
1026646
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia os versos de Olavo Bilac e responda às questões

Não se mostre na fábrica o suplício
Do mestre. E, natural, o efeito agrade,
Sem lembrar os andaimes do edifício:

Porque a Beleza, gêmea da Verdade,
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade.

Nos versos, apresenta- se uma concepção de arte baseada _____________ , própria dos poetas __________ .

Na frase, os espaços devem ser preenchidos por


Alternativas
Comentários
  • D. no extremo rigor formal ... parnasianos.



ID
1110679
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

NÃO caracteriza o Simbolismo:

Alternativas
Comentários
  • letra C

    Principais características do simbolismo: 

    1) Subjetivismo: Os simbolistas terão maior interesse pelo particular e individual do que pela visão mais geral. A visão objetiva da realidade não desperta mais interesse, e, sim, está focalizada sob o ponto de vista de um único indivíduo. Dessa forma, é uma poesia que se opõe à poética parnasiana e se reaproxima da estética romântica, porém, mais do que voltar-se para o coração, os simbolistas procuram o mais profundo do "eu" e buscam o inconsciente, o sonho.
    2) Musicalidade:  Para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram mão de alguns recursos, como por exemplo a aliteração, que consiste na repetição sistemática de um mesmo fonema consonantal, e a assonância, caracterizada pela repetição de fonemas vocálicos. ( alternativa B)
    3) Transcendentalismo: sugere através das palavras sem nomear objetivamente os elementos da realidade. Ênfase no imaginário e na fantasia. Para interpretar a realidade, os simbolistas se valem da intuição e não da razão ou da lógica. Preferem o vago, o indefinido ou impreciso. O fato de preferirem as palavras névoa, neblina, e palavras do genêro, transmite a idéia de uma Obsessão pelo branco (outra característica do simbolismo) - alternativa A e D

    fonte: wikipedia.org/wiki/Simbolismo


ID
1197298
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O cultismo e o conceptismo são tendências literárias originariamente espanholas características do:

Alternativas
Comentários
  • D) Barroco. Cultismo era mais voltado à forma. Linguagem rebuscada.

    Conceptismo está mais ligado ao conteúdo.Bons estudos!!
  • principais poetas do período barroco: Pr Antonio Vieira e Gregorio de Matos (boca do inferno)


ID
1197307
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O hiperacúmulo de detalhes, a observação e análise social e o espírito científico são características próprias da escola literária denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    O descritivismo objetivo espelhou o caráter científico dos romances do Realismo/Naturalismo, sobretudo o Naturalismo, que produziu obras literárias em forma de romances de tese social para demonstrar o determinismo do meio sobre o homem. Diferente do descritivismo subjetivo do Romantismo, que pretendia que a natureza espelhasse emoções humanas.

  • As teses de Charlie Darwin influenciaram os naturalistas na metade do século XIX. E na inglaterra acontecia a revolução industrial. E o pensamento de alguns filósofos voltava-se para a crítica social. Veja só como o mundo científico,social e literário ferviam nessa época.

  • II) Características
    a) Identificação do homem com o animal (zoomorfismo).
    Quanto mais longe do estudo, mais próximo do animal.
    b) Descrição minuciosa dos ambientes e do comportamento,
    sobretudo, da vida dos mais pobres e miseráveis.
    c) Uso de linguagem coloquial e, muitas vezes, vulgar.
    d) Descrição de cenas de sexo, como exemplo de patologia.
    e) Romance antirromântico → final “feliz” para os melhor
    adaptados à sociedade corrupta.


ID
1197313
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A musicalidade, o misticismo e o onirismo são características próprias da escola literária denominada:

Alternativas
Comentários
  • Vozes veladas, veludosas vozes, 
    Volúpias dos violões, vozes veladas, 
    Vagam nos velhos vórtices velozes 
    Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

  • Movimento de oposição ao Realismo, Naturalismo e Parnasianismo. Caracterizada pelo subjetivismo, sugestão, musicalidade, misticismo, religiosidade, linguagem metafórica e sonora.

  • simbolismo


ID
1197316
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale abaixo a alternativa cuja frase apresenta a figura de linguagem que marca a escola literária Simbolismo.

Alternativas
Comentários
  • CARACTERÍSTICAS

    Principais características da produção artística 
    - Predominância da emoção; 
    - O objeto deve estar subentendido, não se mostrando claramente – daí o "símbolo";
    - Musicalidade (através de aliterações, assonâncias e outras figuras de estilo);
    - Referências a cores, principalmente à branca; 
    - Presença de motivos religiosos; a poesia representaria uma espécie de ritual;
    - Sonho, imaginação e espiritualismo;
    - Subjetividade;
    - Culto à forma, com influências parnasianas;
    - Uso da figura de linguagem sinestesia, que representa a fusão de sensações (beijo amargo, cheiro azul), além de outras como personificação e metáfora;
    - Abordagem vaga de impressões subjetivas e/ou sensoriais (Impressionismo), sobretudo na pintura. 

     

    fonte http://educacao.globo.com/literatura/assunto/movimentos-literarios/simbolismo.html

  •  a) Noite clara, dia escuro. (Barroco)

     b) És delicada como um lírio. (Arcadismo)

     c) O silencioso frio negro da noite. (Simbolismo)

     d) Palavras que me iludem. (Sei lá)

  • letra C - presença da sinestesia ( mistura de sensações; silencioso - audição; frio - tato; negro - visão)

  • Sinestesia: Mistura de orgãos do sentido

  • SIMBOLISMO


ID
1263112
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia o poema A cavalgada, de Raimundo Correia.

A lua banha a solitária estrada...
Silêncio!... Mas além, confuso e brando,
O som longínquo vem-se aproximando
Do galopar de estranha cavalgada.

São fidalgos que voltam da caçada;
Vêm alegres, vêm rindo, vêm cantando,
E as trompas a soar vão agitando
O remanso da noite embalsamada...

E o bosque estala, move-se, estremece...
Da cavalgada o estrépito que aumenta
Perde-se após no centro da montanha...

E o silêncio outra vez soturno desce,
E límpida, sem mácula, alvacenta
A lua a estrada solitária banha...

O texto do crítico Sergius Gonzaga refere-se a características da obra de Raimundo Correia, também perceptíveis no poema da questão.

“Raimundo Correia é um dos poetas mais ligados aos padrões do movimento __________. Alguns críticos valorizam nele o __________, muitas vezes acrescido de uma __________ que __________”.

                                    (GONZAGA, Sergius. Curso de Literatura Brasileira. Adaptado.)

A alternativa que completa as lacunas do excerto adequadamente é:

Alternativas
Comentários
  • E. parnasiano – sentido plástico de suas descrições da natureza – melancolia – humaniza a paisagem


ID
1263115
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , considere o poema Inefável em seu contexto, e leia as afirmativas que seguem.

Nada há que me domine e que me vença
Quando a minh’alma mudamente acorda...
Ela rebenta em for, ela transborda
Nos alvoroços da emoção imensa.

Sou como um Réu de celestial sentença,
Condenado do Amor, que se recorda
Do Amor e sempre no Silêncio borda
De estrelas todo o céu em que erra e pensa.

Claros, meus olhos tornam-se mais claros
E tudo vejo dos encantos raros
E de outras mais serenas madrugadas!

Todas as vozes que procuro e chamo
Ouço-as dentro de mim porque eu as amo
Na minha alma volteando arrebatadas

I. A subjetividade, a sugestão no conteúdo e um cultivo à técnica formal revelam características da obra de um dos poetas mais importantes da escola simbolista.
II. Substantivos comuns grifados com maiúsculas, a obsessão pelo claro, pela cor branca, são marcas do poeta Cruz e Souza.
III. As aliterações são também um traço típico da obra deste poeta, perceptíveis no poema “Inefável”.
IV. Característica típica do simbolismo, o eu lírico neste poema sofre fisicamente por um amor não vivido.

As afirmativas corretas são, apenas,

Alternativas
Comentários
  • D. I, II e III.

  •  Simbolismo XIX: subjetivismo; individualismo; espiritualismo; sentido conflituoso (eu X mundo); desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e pelo Naturalismo; a poesia aproxima-se da música; recursos literários mais usados (aliteração e assonância).


ID
1304347
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Enumere a característica simbolista mais evidente nos seguintes fragmentos: 


1) Esmaiece na messe o rumor da quermesse... 
 – Não ouves este ai que esmaiece e esmorece? 
 É um noivo a quem fugiu a Flor dos olhos amenos, 
 E chora a sua morta, absorto, à flor dos fenos... 
 (Eugênio de Castro)
2) Para as estrelas de cristais gelados 
 As ânsias e os desejos vão subindo, 
 Galgando azuis e siderais noivados 
 De nuvens brancas a amplidão vestindo. 
 (Cruz e Sousa, “Sederações”)
3) O ser que é ser e que jamais vacila
Nas guerras imortais entra sem susto,
Leva consigo este brasão augusto
Do grande amor, da grande fé tranquila.
(Cruz e Sousa, “Sorriso interior”)
4) Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
(Alphonsus de Guimarães, “Ismália”) 

( ) Interesse pelas zonas profundas da mente (inconsciente e subconsciente) e Pela loucura: os simbolistas manifestavam interesse em explorar zonas da mente humana sobre as quais se conhecia muito pouco, como o sonho e a loucura.
( ) Desejo de transcendência e integração cósmica: em oposição aos limites do mundo físico e material, os simbolistas apreciam situações de viagem interior ou cósmica, integração com os astros, extravasamento e transcendência do mundo real.
( ) Misticismo, religiosidade: os simbolistas são espiritualistas, transcendentais e místicos, ligados tanto ao cristianismo quanto a outras formas de religião. Cruz e Sousa, por exemplo, escreveu poemas que expressam uma concepção particular de catolicismo.
( ) Prioriza a musicalidade: para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram mão de vários recursos como alteração e o eco. 

Assinale a alternativa em que a sequência numérica está correta de cima para baixo:

Alternativas
Comentários

ID
1318102
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A seguir são apresentadas algumas afirmativas sobre a literatura brasileira. Marque (V) para as afirmações que forem verdadeiras e (F) para as que forem falsas. Depois, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA das respostas, de cima para baixo. 


( ) No período do Romantismo brasileiro, observa-se na obra de alguns autores a influência de alguns preceitos religiosos. Tais preceitos, quando levados ao extremo, geraram conflitos que acabaram se refletindo na linguagem rebuscada – repleta de antíteses, paradoxos e inversões sintáticas – e também na temática voltada, principalmente, a questões religiosas.
( ) No período do Pré-Modernismo brasileiro, surgiram vários movimentos de vanguarda que influenciaram o movimento Modernista. Dentre eles, estão o Cubismo e o Dadaísmo. O primeiro influenciou, entre outros aspectos, na disposição gráfica dos poemas; o segundo defendia, entre outras ideias, que os autores não seguissem nenhuma regra.
( ) O Barroco brasileiro, que tem como um de seus autores mais importantes Gregório de Matos Guerra, foi época de grande produção literária e era costume as obras serem distribuídas nas casas em forma de folhetins. Devido à temática desenvolvida nos textos – amor e religião –, elas eram consideradas histórias para serem lidas pelas “moças de família” da época.
( ) Cruz e Sousa, poeta catarinense e um dos maiores representantes da poesia Simbolista no Brasil, produziu obras cujas características envolvem, entre outras, o subjetivismo e a musicalidade. É comum, na obra do poeta, o emprego de figuras de linguagem, a exemplo da aliteração, assonância e sinestesia.
( ) O Parnasianismo, também conhecido como Neoclassicismo, tinha como um dos princípios básicos a “arte pela arte”, segundo o qual a preocupação maior do poeta deveria ser atingir a perfeição formal. Para tanto, eram adotados recursos como o emprego de rimas raras, uso de vocabulário erudito e rigor na métrica, entre outros.
( ) A literatura realista do século XIX rejeitava o objetivismo, exigindo que as artes tivessem uma função social. A representação idealizada da realidade foi o motivo pelo qual a literatura do realismo começou a ser reconhecida como “literatura engajada”, já que representava a maneira como a realidade poderia ser transformada. 
 
A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Estranho, pois de acordo com o que estudei, o período conhecido como neoclassicismo é o arcadismo e não o parnasianismo como consta na letra D, considerada verdadeira.

  • que eu saiba, o Dadaísmo é o poema que começava a partir do nada.. posso estar errada, mas achei bem estranho rs

  • Concordo com você, Maria. Arcadismo = Neoclassicismo!

  • Não conheço nada de Dadaísmo no Brasil, isso aconteceu na Europa. Expliquem-me, por favor!

  • deveria ser anulada neoclassicismo e arcadismo

  • Desde quando NEOCLASSICIMO é PARNASIANISMO?

    NEOCLASSICISMO é  ARCADISMO

    PROFESSOR, essa questão não tem nada de inteiramente boa!!!!

  • (F) são características do Barroco;


    (V) O pré-modernismo brasileiro foi influenciado pelas vanguardas europeias, a saber: futurismo, cubismo, dadaísmo e surrealismo;


    (F) acredito que o erro esteja aqui: "época de grande produção literária e era costume as obras serem distribuídas nas casas em forma de folhetins.", pois à época não havia grande público leitor nem intensa produção literária; e aqui: "Devido à temática desenvolvida nos textos – amor e religião –, elas eram consideradas histórias para serem lidas pelas “moças de família” da época." Não se imagina que Gregório de Matos fosse lido por "moças de família";


    (V) Cruz e Souza é o iniciador do simbolimo e maior representante do movimento; as características conferem;


    (V) Tudo confere, exceto a designação "Neoclassicismo" que é atribuída ao Arcadismo;


    (F) são características do realismo a objetividade e uma representação não-idealizada da realidade;

  • GAB D

     

    Com certeza das duas primeiras afirmações já dava pra acertar por eliminação.

    Ressalva O "Neoclassicismo" é atribuída ao Arcadismo, porém fique perdida depois de assistir o comentário do professor.

  • essa foi facil, eu sabia que a primeira era falsa, e a segunda estava certa, pois os autores do modernismo realmente não seguiam nenhuma regra, principalmente Oswald, o mais louco kkjjkk

  • A penúltima opção poderia confundir com o Arcadismo, mas quando a assertiva fala "arte pela arte", evidencia o Parnasianismo. 


ID
1354099
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Psicologia de um vencido

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundíssimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!


ANJOS, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

A poesia de Augusto dos Anjos revela aspectos de uma literatura de transição designada como pré-modernista. Com relação à poética e à abordagem temática presentes no soneto, identificam-se marcas dessa literatura de transição, como

Alternativas
Comentários
  • D. 

  • As primeiras mudanças na cultura brasileira que tenderam para o modernismo datam de 1913 com as obras do pintor Lasar Segall; e no ano de 1917, a pintora Anita Malfatti , recém-chegada da Europa, provoca uma renovação artística com a exposição de seus quadros. A este período chamamos de Pré-Modernismo (1902-1922), no qual se destacam literariamente, Lima Barreto, Euclides da Cunha,Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos; nesse período ainda podemos notar certa influência de movimentos anteriores como realismo/naturalismo, parnasianismo e simbolismo.

    Fonte: http://www.infoescola.com/literatura/modernismo/


  • Prova lixo, nojenta, sebosa, maldita...

  • Essa professora é foda.

  • As marcas dessa literatura de transição estão no sincretismo parnasiano-simbolista, na novidade de recursos poéticos e na expressão de profundo desconcerto existencial.

    d

  • Leiam com atenção a pergunta, não precisa ficar reclamando da prova. A pergunta pede algo que seja transição e só tem uma alternativa que remete à transição. Parnasianismo e Simbolismo remetendo ao passado e inovação na expressividade poética remetendo ao futuro. 

  • O simbolismo e o parnasianismo foram justamente as escolas literárias anteriores ao modernismo. Logo, nada mais justo a alternativa ser aquelas que citam ambos modelos literários. (já que a pergunta é sobre transição). Além disso, a palavra MANUTENÇÃO na alternativa correta é decisiva, já que os PRÉ-modernistas realmente mantinham algumas características dos estilos anteriores ao mesmo tempo que MODIFICAVAM outros.

  • Se o simbolismo é antiparnasiano como ele mantém os dois
  • Letra D

    As marcas dessa literatura de transição estão no sincretismo parnasiano-simbolista, na novidade de recursos poéticos e na expressão de profundo desconcerto existencial.

  • se voces lerem com atencao, eles pedem uma caracteristica de mudança e em toda sentença, havia uma caracteristica do parnasianismo e do simbolismo

  • Luciano Junior Parada,

    Não é matemática. Uma corrente não anula a outra, as duas podem coexistir dentro de um texto literário.


ID
1354114
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Vida obscura

Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro,
ó ser humilde entre os humildes seres,
embriagado, tonto de prazeres,
o mundo para ti foi negro e duro.

Atravessaste no silêncio escuro
a vida presa a trágicos deveres
e chegaste ao saber de altos saberes
tornando-te mais simples e mais puro.

Ninguém te viu o sentimento inquieto,
magoado, oculto e aterrador, secreto,
que o coração te apunhalou no mundo,

Mas eu que sempre te segui os passos
sei que cruz infernal prendeu-te os braços
e o teu suspiro como foi profundo!

SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961.

Com uma obra densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Sousa transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em

Alternativas
Comentários
  • É totalmente subjetiva a interpretação... cara... não é bom ler o clássicos pra fazer vestibular... na boa, o conhecimento precisa ser liberto da ditadura das grandes sínteses. Por que é que eu não poderia entender que na verdade o sofrimento que se assemelha com o do Cristo é o do estar diante da missão da própria vida, o experimentar da existência por si? Por acaso todos que são discriminados são obrigados a sofrer por causa disso?

  • Questão nada haver...

  • Essa questão não é só uma questão de interpretação do texto,mas também faz ligação com o autor e algumas caracteristicas do simbolismo. Cruz e Souza era um autor simbolista que abordava o sofrimento, tinha obsessão pela cor branca, devido  ao fato de ter sofrido racismo por ser negro. E uma das principais caracteristicas do simbolismo era o péssimismo.

  • Letra A
    "Em 1881, dirigiu o jornal Tribuna Popular, no qual combateu a escravidão e o preconceito racial. Em 1883, foi recusado como promotor de Laguna por ser negro."

  • como eu ia saber que ele era negro?

  • A sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada traduz-se em sofrimento tácito, ou seja, em silêncio, diante dos limites impostos pela discriminação ao negro. No soneto, é evidente o sofrimento do negro, que viveu “a vida presa a trágicos deveres” em “silêncio escuro”.

     

    realmente essa questao é um pouco dificil..

  • a vida presa a trágicos deveres por isso pensei que era a letra C

  • A questão é fácil para quem não negligencia as materias, como literatura, ao estudar o Simbolismo Brasileiro, vocês terão contato com a vida do autor. Eu errei essa questão e não irei estudar as vidas do autores, embora eu desejasse, mas estudando para o vestibular é melhor pegar o geral da matéria, até porque há areas de conhecimentos que pontuam bem mais que literatura.

  • conhecimento previo sobre as movimentos literários matava a questão

  • o texto já dá uma ideia que fala sobre negros e tal. além de propor o sofrimento

  • Questão simples pro aluno que não negligencia literatura.

  • Questão simples pro aluno que não negligencia literatura.

  • Letra A

    A sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada traduz-se em sofrimento tácito, ou seja, em silencio, diante dos limites impostos pela discriminação ao negro. No soneto, é evidente o sofrimento do negro, que viveu "a vida presa a trágicos deveres" em "silencio escuro".

  • Questão simples e fácil, para quem entende de Simbolismo e "Cruz e Sousa".

  • Ainda bem que literatura tem peso baixo. De maneira geral, tenho achado as questões surreais.

  • Cruz e Sousa, era filho de escravos alforriados, então em muitos de seus poemas há essa abordagem, sobre esse tipo de preconceito e a realidade que ele presenciava. Assim, como na alternativa falava de discriminação, é a que mais remetia ao autor.

    por isso é bom estudar pelo menos os principais autores de cada escola literária.

  • Acertei a questão por eliminação mas mesmo assim achei bem difícil e ainda fiquei em dúvida se marcava

  • Era saber que ele Era filho de escravos, eliminava as outras alternativas e ficava entre A e C.....Porém, eu não sabia nem oque era Sofrimento tácito, nem extenuação.....Mas, a única que fala em discriminação é a A, logo eliminava a C. Questão nível Médio.


ID
1604992
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Instrução: A  questão  toma  por base o soneto Acrobata da dor, do poeta simbolista brasileiro Cruz e Sousa (1861-1898):


                                             Acrobata da Dor


                             Gargalha, ri, num riso de tormenta,

                             como um palhaço, que desengonçado,

                             nervoso, ri, num riso absurdo, inflado

                             de uma ironia e de uma dor violenta.


                             Da gargalhada atroz, sanguinolenta,

                             agita os guizos, e convulsionado

                             Salta, gavroche, salta clown, varado

                             pelo estertor dessa agonia lenta...


                             Pedem-te bis e um bis não se despreza!

                             Vamos! retesa os músculos, retesa,

                             nessas macabras piruetas d’aço...


                             E embora caias sobre o chão, fremente,

                             afogado em teu sangue estuoso e quente,

                             ri! Coração, tristíssimo palhaço.


                (João da Cruz e Sousa. Obra completa. Rio de Janeiro: Editora Aguilar, 1961.)

O Simbolismo se caracterizou, entre outros aspectos, pela exploração dos sons da língua para estabelecer nos poemas uma musicalidade característica, por meio de diferentes processos de repetição de sons ao longo dos versos e em estrofes inteiras. Na primeira estrofe do soneto de Cruz e Sousa nota-se esse procedimento de repetição, especialmente no


I. primeiro verso.


II. segundo verso.


III. terceiro verso.


IV. quarto verso.

Alternativas
Comentários
  • B. I e III.


ID
1607119
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“Uma das grandes preocupações desses autores era opor-se à burguesia. Criticavam o comportamento abjeto, como o adultério feminino; revelavam também o lado corrupto do clero e a hipocrisia de muitos fieis extremosos, como as beatas. Os escritores, apesar das críticas, mostravam-se impassíveis diante dos fatos narrados, distantes da situação. Apelavam ainda para as impressões sensoriais e, com isso, tornava-se frequente a sexualização do amor.”

O texto acima caracteriza o

Alternativas
Comentários
  • c) Realismo.

     

    Realismo/ Naturalismo (1881- 1893) - É uma reação ao nacionalismo utópico e à subjetividade romântica. Principais características: objetivismo, impessoalidade, busca da verossimilhança, pessimismo, gosto pelos detalhes, retrato fiel das personagens, cientificismo sociológico e biológico (Evolucionismo, Positivismo, Determinismo, Socialismo). Principais autores: Machado de Assis, Arthur Azevedo, Raul Pompeia, Aluísio Azevedo. 

  • Realismo tinha como objetivo criticar a burguesia e o Naturalismo tinha como foco criticar a classe operarias.

    Principais característica do realismo.

    Oposição aos ideais românticos

    Busca do objetivismo

    Cientificismo e materialismo

    Linguagem descritiva e detalhada

    Temas urbanos, sociais e cotidianos

    Crítica aos valores burgueses e instituições sociais

    Personagens comuns e não idealizados

    Aprofundamento psicológico das personagens

  • *Crítica ao Romantismo*

    • Adultério
    • anticlerical
    • crítica social

  • Quando citar a palavra “adultério” lembra automaticamente do “Realismo”.


ID
1607341
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia o trecho de O cortiço, de Aluísio de Azevedo, e preencha as lacunas.


Bertoleza é que continuava na cepa torta, sempre a mesma crioula suja, sempre atrapalhada de serviço, sem domingo nem dia santo: essa, em nada, em nada absolutamente, participava das novas regalias do amigo: pelo contrário, à medida que ele galgava posição social, a desgraçada fazia-se mais e mais escrava e rasteira.


A personagem Bertoleza em O cortiço, de Aluísio de Azevedo, representa o fatalismo_________ que se presentifica em muitas obras _________, pautadas pela forte influência de escritores franceses como _________.

Alternativas
Comentários
  • A. determinista – naturalistas – Émile Zola


ID
1636171
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O poema abaixo traz a seguinte característica da escola literária em que se insere:



Violões que Choram...

Cruz e Sousa


Ah! plangentes violões dormentes, mornos,

soluços ao luar, choros ao vento...

Tristes perfis, os mais vagos contornos,

bocas murmurejantes de lamento.


Noites de além, remotas, que eu recordo,

noites de solidão, noites remotas

que nos azuis da Fantasia bordo,

vou constelando de visões ignotas.


Sutis palpitações à luz da lua,

anseio dos momentos mais saudosos,

quando lá choram na deserta rua

as cordas vivas dos violões chorosos.

[...]

Alternativas
Comentários
  • percepção sensorial = simbolismo = joao da cruz e sousa

  • vlw corn0

  • Você de cara tem que ver o poema Vozes veludas... Lembrar que quem fez foi Cruz e Souza e que se trata do Simbolismo, com isso em mente só era procurar a assertiva que falasse sobre sentidos do caso a E, sentidos é a principal característica do Simbolismo


ID
1774186
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O trecho a seguir integra o romance A última quimera, de Ana Miranda:

Meus sofrimentos sempre foram menores diante dos de Augusto, sempre competimos de certa maneira sobre quem sofria mais grandiosamente, como um jogo de xadrez em que as peças não fossem cavalos, bispos, torres, reis, rainhas mas a angústia, a dor física, a dor mental, o vazio existencial, a depressão, as forças subterrâneas, a morbidez, a neurose, o pesadelo, a convulsão de espírito, a negação, o não ser, a mágoa, a miséria humana, o uivo noturno, as carnações abstêmias, os lúbricos arroubos, a fome incoercível, a paixão pelas mulheres impossíveis, a morte; e nesse momento ele parece zombar de mim, como se dissesse: “Vê, como são tolos seus sofrimentos? Você perdeu um amigo e eu perdi a vida". (p. 192)

Com base nesse trecho específico e na totalidade da obra, considere as seguintes afirmativas:

1. O romance cita documentos para confirmar os fatos históricos narrados, além de expor informações biográficas precisas sobre dois poetas brasileiros, que ficaram conhecidos pelo rigor científico e pelo estilo descritivo.
2. O estilo poético de Augusto dos Anjos, um dos personagens centrais da obra, está exemplificado em vários trechos do romance. São exemplos disso a enumeração de vocábulos de teor melancólico e pessimista e o uso de imagens que recriam uma atmosfera mórbida.
3. O narrador do romance adota uma perspectiva distanciada em relação à história e aos personagens reais que recria, contribuindo para reforçar o seu caráter documental e o efeito de veracidade que pretende.
4. A construção dos personagens Olavo Bilac e Augusto dos Anjos combina dados biográficos dos dois poetas com cenas domésticas e particulares, que conferem a eles uma inegável complexidade humana e psicológica.
5. A dimensão temporal-espacial do romance recria, ficcionalmente, a cidade do Rio de Janeiro, no final do século XIX, descrevendo o ambiente material da cidade, os fatos de sua história no período e também a atmosfera intelectual da Belle Époque. 

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1810264
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O romance A última Quimera, de Ana Miranda, publicado em 1995, elege como personagem principal o poeta Augusto dos Anjos (1884-1914), inscrevendo-se na linha de ficcionalização da história literária, modalidade bastante frequentada na passagem do século XX para o XXI. A propósito dessa obra, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
1847845
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.

“Visões, salmos e cânticos serenos

Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...

Dormências de volúpicos venenos

Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explica por favor?
  • Ué é um poema de cruz de souza, a própria alternativa já diz a resposta

  • “Visões, salmos e cânticos serenos

    Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...

    Dormências de volúpicos venenos

    Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”

    Aliteração: repetição de fonemas consonantais.

    É uma das figuras de linguagem muito usadas no simbolismo.

  • Bizu: É muito comum no Simbolismo o uso da pontuação das reticências (...)

    Entretanto não ocorre sempre, mas já serve de grande ajuda...


ID
1891123
Banca
IOBV
Órgão
Prefeitura de Ituporanga - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Este movimento estético e literário constitui-se numa reação ao Positivismo e à objetividade no trato com a realidade. Prezou pela evocação do subjetivismo, da espiritualidade e do misticismo, pela tentativa de aproximar poesia e música e pela ênfase no imaginário e na fantasia.


Em relação a que movimento está a se falar a partir destas características? 

Alternativas
Comentários
  • Simbolismo 1891

    Predominancia da emoção

    objeto e subtendido nao mostra (dai simbolismo)

    musicalidade 

    referencia de cores principal cor branca

    presença de motivos religiosos, poesia  especie de ritual

    sonho imaginação e espiritualidade

    culta a fama, com influencia paranasianas

    uso de figura de linguagem sinestesia (beijo amargo, cheiro azul)

  • Falou em musicalidade e subjetividade: já relaciono ao SIMBOLISMO


ID
1907899
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Lembro-me de que em 1891 formou-se um grupo de rapazes em torno da Folha Popular. Foi aí que os novos, tomando por insígnia um fauno, tentaram as suas primeiras exibições. A esse grupo prendiam-se por motivo de conveniência e por aproximação de idade Bernardino Lopes (B. Lopes), Perneta (Emiliano, que era o secretário da redação), Oscar Rosas e Cruz e Sousa. Tais rapazes, principalmente o primeiro, não eram desconhecidos.

(Adaptado de: ARARIPE JÚNIOR, T. A. Literatura Brasileira − Movimento de 1893 − O crepúsculo dos povos. In: MURICY, A. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1952)

O relato refere-se ao início do movimento

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    O início do Parnasianismo no Brasil foi no ano de 1882, com a publicação de FANFARRAS, de TEÓFILO DIAS.

    Próximo ao período mencionado no excerto "Movimento de 1893".

    Além disso, os nomes citados integram esse motivmento.

     

    "Além de Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac, que configuraram a chamada tríade parnasiana, o movimento teve outros grandes poetas no Brasil, como Vicente de Carvalho, Machado de Assis, Luís Delfino, Bernardino Lopes, Francisca Júlia, Guimarães Passos, Carlos Magalhães de Azeredo, Goulart de Andrade, Artur Azevedo, Adelino Fontoura, Emílio de Meneses, Antônio Augusto de Lima, Luís Murat e Mário de Lima." (Wikipedia).

  • Cruz e Souza é o maior representante do Simbolismo no Brasil...

  • Cruz e Souza foi um expoente do Simbolismo, quase um dever, falar de Simbolismo, lembrar de Cruz e Souza

    Letra B

    Apmbb


ID
2046337
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o texto a seguir:
Cárcere das almas
Cruz e Souza

Ah! toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.

Tudo se veste de uma igual nobreza
Olhando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço funéreo!

Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!

Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!

No soneto “Cárcere das Almas” percebemos com nitidez a dicotomia existencial do poeta angustiado, ser humano conflitado entre:

Alternativas
Comentários
  • No Simbolismo - o próprio nome já sugere o sugere -, a chamada Teoria das Correspondências é explorada: para cada elemento imaterial há um correspondente material.   O eu social vive a angústia da prisão: prisão ao corpo  físico, ao corpo social, ao corpo coletivo, etc.   O eu íntimo é o que anseia pela libertação, pelo pós-morte, pela espiritualidade.  

    Gabarito: Alternativa D.
  • No Simbolismo - o próprio nome já sugere o sugere -, a chamada Teoria das Correspondências é explorada: para cada elemento imaterial há um correspondente material.  O eu social vive a angústia da prisão: prisão ao corpo físico, ao corpo social, ao corpo coletivo, etc.  O eu íntimo é o que anseia pela libertação, pelo pós-morte, pela espiritualidade.  

    Gabarito: Alternativa D.

    CTRL C CTRL V. Comentário do professor daqui do Q


ID
2046340
Banca
EXATUS
Órgão
PM-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O soneto “Cárcere das Almas” exemplifica a temática simbolista da obra de Cruz e Souza, que só não se caracteriza pelo(a):

Alternativas
Comentários
  • O que seria essa sedução do profano?Alguém poderia explicar por favor.

  • O final do século XIX é caracterizado por certa desorientação filosófica.  A expectativa da virada do século, os resultados da Revolução Industrial, o prenúncio de fortalecimentos bélicos, tudo isso fez que o Homem tentasse retomar seu contato com a espiritualidade, abalado desde a "ascensão" da ciência.   Freud (na Psicanálise), Kardec (na Filosofia) e outros passaram a ser alvos de curiosidade; suas teorias facilitavam, de certa forma, a retomada do contato com o "invisível", com o "imaterial".   Nesse contexto, "espiritualismo", "dúvidas existenciais", "misticismos filosóficos" e "introspecções reflexivas" integram o universo artístico do artista simbolista.   A sedução do profano não tem vínculo com a corrente.
    A resposta, sem dúvida, é a alternativa (C).

    Gabarito: Alternativa C.
  • acho que sedução ao profano é tipo o cara exaltar o que não está de acordo com religiões,algo como exaltar o diabo.

  • Profano é tudo que transgride as regras sagradas. É o que se torna contrário ao respeito devido às coisas divinas. Gramaticalmente, profano é um adjetivo que qualifica o que é estranho à religião. Do latim “profanu”.

ID
2087854
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Quanto ao Simbolismo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os simbolistas  irão reivindicar uma expressão que privilegie os estados da alma e das subjetividades humanas, contra uma lógica materialista e científica até então fortemente realçada pelo positivismo (do realismo).

  • LETRA B

  • A) Parnasianismo

    B) Simbolismo

    C) Naturalismo

    D) Romantismo

    E) Arcadismo

  • simbolismo: temas espirituais e metafísicos, assim como interesse na mente humana.

    A maioria das questões vem sempre com uma dessas palavras chave.

    "A preocupação dos artistas desse período não é mais a análise da sociedade. O principal interesse é a sondagem do “eu”, a decifração dos caminhos que a intuição e a sensibilidade podem descortinar. A busca é do elemento místico, não-consciente, espiritual, imaterial".

    me corrijam caso de erro.


ID
2122225
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Interesse pelas zonas profundas da mente e pela loucura; desejo de transcendência e integração cósmica; linguagem vaga, fluida que busca sugerir em vez de nomear. Essas são características que identificam as obras de autores

Alternativas
Comentários
  • Gab: C)

    Simbolismo Brasileiro
    foi paralelo á do Pré-modernismo. Começou com a publicação de MISSAL E BROQUÉIS, ambos poetas catarinense CRUZ E SOUSA, em 1893. Projetou-se no seculo XX, estendendo-se até 1922.
     

    O simbolismo no Brasil se caracterizou-se por seguir duas orientações bem distintas :
    1 - Orientação Humanistico-social  - linha adotada por Cruz e Sousa, que se preocupava com os problemas transcendentais do ser humano
    2 - Orientação Mística-religiosa - linha adotada por Alphonsus de guimaraens, que se preocupava com temas religiosos.

  • Os simbolistas irão reivindicar uma expressão que privilegie os estados da alma e das subjetividades humanas, contra uma lógica materialista e científica até então fortemente realçada pelo Positivismo.

  • Falou em Transcendentalidade pense em simbolismo.

    O Simbolismo tinha coo foco oposto do realismo,tendo um linguagem subjetiva,utilização da imaginação.

  • Uma das características do simbolismo era a fuga da realidade buscando zonas mais profundas da mente e principalmente negando o realismo/ naturalismo, utilizando a linguagem subjetiva e figuras de linguagem como a (sinestesia)

  • SIMBOLISMO-1893-1902

    OPOSIÇÃO AO REALISMO/FIGURAS DE LINGUAGEM COMO ALITERAÇÕES, ASSONÂNCIAS E ECOS

    ALITERAÇÃO:REPETIÇÃO DE CONSOANTES

    ASSONÂNCIA:REPETIÇÃO DE VOGAIS

    CARACTERÍSTICAS: APRESENTAVAM UMA LINGUAGEM SUBJETIVA, UTILIZAÇÃO DA IMAGINAÇÃO, ESPIRITUALIDADE, BRANCURA E EROTISMO

    AUTORES:ALPHONSUS DE GUIMARÃES, CRUZ E SOUZA

    ALPHONSUS DE GUIMARÃES: MENDIGOS, DONA MÍSTICA, CÂMARA ARDENTE

    BIZU:MDC

    CRUZ E SOUZA:MISSAL, BROQUÉIS, FÁROIS, ÚLTIMOS SONETOS


ID
2155198
Banca
CETRO
Órgão
PM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as principais características do movimento literário Simbolismo.

Alternativas
Comentários
  • c) Nega o cientificismo, o materialismo, o racionalismo, valorizando, em contrapartida, as manifestações metafísicas e espirituais. A realidade objetiva não mais interessa; o homem volta-se para a realidade subjetiva; mas não o eu superficial e sentimentaloide. Vai em busca da essência do ser humano, aquilo que ele tem de mais profundo e é, ao mesmo tempo, comum a todos: a alma. 

     

     

    O Simbolismo no Brasil surgiu em 1893 com as publicações de "Missal" e "Broqueis" de Cruz e Sousa, e estende-se até 1922 (Semana de Arte Moderna). Principais características: misticismo, espiritualismo, subjetivismo, musicalidade, Interesse pelas zonas profundas da mente e pela loucura, desejo de transcendência e integração cósmica, linguagem vaga e fluida que busca sugerir em vez de nomear, retomada de alguns valores do Romantismo (principalmente da 2ª geração,  "mal do século") e extremo oposto do Naturalismo e do Parnasianismo.

  • A) O objetivismo aparece como negação do subjetivismo romântico e mostra o homem voltado para aquilo que está diante e fora dele, o não eu; o personalismo cede terreno ao universalismo. O materialismo leva à negação do sentimentalismo e da metafísica. Só se preocupa com o presente, o contemporâneo.(MUITO ERRADA RRSS.MAS dava para matar sabendo que uma das características do simbolismo é o subjetivismo,enfatiza o ''eu'',é antimaterialista etc.)

    B) Sentimentalismo, valorização dos sentimentos, das emoções pessoais – o indivíduo passa a ser o centro das atenções (egocentrismo). Valorizando a imaginação, cria um mundo particular e faz uma interpretação subjetiva da realidade. Mergulho em profunda depressão e múltiplas fugas da realidade são características do poeta desta época.(não sei explicar pq está errada )

    C) Nega o cientificismo, o materialismo, o racionalismo, valorizando, em contrapartida, as manifestações metafísicas e espirituais. A realidade objetiva não mais interessa; o homem volta-se para a realidade subjetiva; mas não o eu superficial e sentimentaloide. Vai em busca da essência do ser humano, aquilo que ele tem de mais profundo e é, ao mesmo tempo, comum a todos: a alma.(essa está totalmente certa)

    D) Ruptura com o passado, denúncia da realidade brasileira, o regionalismo, os tipos humanos marginalizados e uma ligação com fatos políticos, econômicos e sociais contemporâneos, diminuindo a distância entre a realidade e a ficção.(as características estão erradas,por ex:regionalismo tem no romantismo,não no simbolismo)

  • O item "B" parece referir-se ao 2º movimento do romantismo (Ultrarromantismo/Byronismo) caracterizado pelo mal do século; movimento este com forte presença de egocentrismo, exagero sentimental (sentimentalismo), pessimismo, fuga da realidade e idealização do amor/mulher.

  • Inconsiente_______ simbolismo


ID
2284474
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o poema A meu pai morto, de Augusto dos Anjos, e analise as afirmativas.

Podre meu Pai! A Morte o olhar lhe vidra.
Em seus lábios que os meus lábios osculam
Microrganismos fúnebres pululam
Numa fermentação gorda de cidra.

Duras leis as que os homens e a hórrida hidra
A uma só lei biológica vinculam,
E a marcha das moléculas regulam,
Com a invariabilidade da clepsidra!...

Podre meu Pai! E a mão que enchi de beijos
Roída toda de bichos, como os queijos
Sobre a mesa de orgíacos festins!...

Amo meu Pai na atômica desordem
Entre as bocas necrófagas que o mordem
E a terra infecta que lhe cobre os rins!

I. As estrofes que começam por “Podre meu Pai!” reiteram a ideia de que, por trás da Morte, há a presença de bichos e microrganismos cuja função é servir à lei biológica, que conduz todo ser vivo ao seu fim e à dissolução.
II. O poema, por ser um soneto, contrasta com a produção de Augusto dos Anjos, em geral marcada pela presença de versos livres e pela renovação formal.
III. O uso de vocabulário científico, transformado em linguagem poética pelo autor, é percebido na poesia de Augusto dos Anjos.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são

Alternativas
Comentários
  • C. I e III, apenas.


ID
2328196
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Acrobata da Dor


Gargalha, ri, num riso de tormenta,

como um palhaço, que desengonçado,

nervoso, ri, num riso absurdo, inflado

de uma ironia e de uma dor violenta.


Da gargalhada atroz, sanguinolenta,

agita os guizos, e convulsionado

salta, “gavroche”, salta “clown”, varado

pelo estertor dessa agonia lenta ...


Pedem-se bis e um bis não se despreza!

Vamos! retesa os músculos, retesa

nessas macabras piruetas d’aço...


E embora caias sobre o chão, fremente,

afogado em teu sangue estuoso e quente,

ri! Coração, tristíssimo palhaço.

Marque (V) para as alternativas VERDADEIRAS ou (F) para as FALSAS acerca do poema “Acrobata da dor”, de Cruz e Sousa, bem como sobre o Simbolismo no Brasil.

( ) O eu lírico vive a dualidade entre o rir e o sofrer.
( ) Assim como o Romantismo havia reagido contra a Ilustração, o Simbolismo ia de encontro às correntes analíticas de meados do século XIX.
( ) As rimas são emparelhadas nos dois quartetos e interpoladas nos dois tercetos.
( ) O eu lírico se compara a um tristíssimo palhaço no último verso.
( ) O poema é um soneto composto de versos decassílabos.
( ) A paixão do efeito estético foi um legado que os parnasianos deixaram aos simbolistas.

Alternativas

ID
2498626
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
SAP-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre Simbolismo, leia os itens e assinale a alternativa correta.


I - Os simbolistas propuseram que a poesia não é somente emoção, amor, mas a tomada de consciência desta emoção; que a atitude poética não é unicamente afetiva, mas ao mesmo tempo afetiva e cognitiva.

II - Na busca do “eu profundo”, os simbolistas iniciam uma viagem interior de imprevisíveis resultados, ultrapassando os níveis de razoabilidade em que, afinal de contas, se colocavam os românticos, mesmo os mais extremados e radicais.

III - Negação do positivismo, do cientificismo, do materialismo e das estéticas neles fundamentadas, o Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo.

IV - Os clichês mais utilizados pelo Simbolismo são: fugere urbem (fugir da cidade, repulsa à intranquilidade da vida urbana); locus amoenus (lugar ameno, busca da serenidade do mundo campestre); inutila truncat (cortar o inútil). 

Alternativas
Comentários
  • GAB C

     

     

    I - Os simbolistas propuseram que a poesia não é somente emoção, amor, mas a tomada de consciência desta emoção; que a atitude poética não é unicamente afetiva, mas ao mesmo tempo afetiva e cognitiva.

    II - Na busca do “eu profundo”, os simbolistas iniciam uma viagem interior de imprevisíveis resultados, ultrapassando os níveis de razoabilidade em que, afinal de contas, se colocavam os românticos, mesmo os mais extremados e radicais.

    III - Negação do positivismo, do cientificismo, do materialismo e das estéticas neles fundamentadas, o Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo.

  • IV - Os clichês mais utilizados pelo Simbolismo são: fugere urbem (fugir da cidade, repulsa à intranquilidade da vida urbana); locus amoenus (lugar ameno, busca da serenidade do mundo campestre); inutila truncat (cortar o inútil). - Arcadismo.

  • Gabarito C

    IV - São características do Arcadismo.


ID
2498638
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
SAP-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia os itens e, quanto aos autores - obras, assinale a alternativa correta.


I - Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga)

II - A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo)

III - O Ateneu (Raul Pompeia)

IV - Broquéis (Cruz e Sousa)

V - Sagarana (João Cabral de Melo Neto)

Alternativas
Comentários
  • Sagarana - Guimarães Rosa

  • b) Apenas I, II, III e IV estão corretos.

  • b) I- Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga) CERTO
    II- A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo) CERTO
    III- O Ateneu (Raul Pompeia) CERTO
    IV- Bróqueis (Cruz e Sousa) CERTO
    V- Sagarana (Guimarães Rosa) ERRADO

  • Sagarana (Guimarães Rosa)

    principal característica é a oralidade

    Modernista 

    Sagarana é um livro de contos modernista publicado por João Guimarães Rosa em 1946 e cuja primeira versão foi por ele inscrita no Concurso Humberto de Campos, da livraria José Olympio, sob o título de Contos, em 1938, e que assinou sob o pseudônimo de Viator. 


ID
2511364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 10A3BBB


                                   Livre


                 Livre! Ser livre da matéria escrava,

                 arrancar os grilhões que nos flagelam

                 e livre penetrar nos Dons que selam

                 a alma e lhe emprestam toda a etérea lava.


                  Livre da humana, da terrestre bava

                  dos corações daninhos que regelam,

                  quando os nossos sentidos se rebelam

                  contra a Infâmia bifronte que deprava.


                   Livre! Bem livre para andar mais puro,

                   mais junto à Natureza e mais seguro

                   do seu Amor, de todas as justiças.


                    Livre! Para sentir a Natureza,

                    para gozar, na universal Grandeza,

                    Fecundas e arcangélicas preguiças.

                    Cruz e Souza. Obra completa. V.1, Ed. Avenida, 2008, p. 529.

São elementos da estética simbolista presentes no poema Livre (texto 10A3BBB), de Cruz e Souza,

Alternativas
Comentários
  • GAB D

     

    Não só a  musicalidade e o transcendentalismo, mas também o misticismo, subjetivismo, inconsciente, imaginação, espiritualidade...

  • Como também, Nana, a dor de existir, o pessimismo, a introspecção psicológica. 


ID
2545816
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O romance histórico A última quimera (1995), de Ana Miranda:

Alternativas

ID
2680870
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Esse movimento descobriu algo que ainda não havia sido conhecido ou enfatizado antes: a “poesia pura”, a poesia que surge do espírito irracional, não conceitual da linguagem, oposto a toda interpretação lógica. Assim, a poesia nada mais é do que a expressão daquelas relações e correspondências, que a linguagem, abandonada a si mesma, cria entre o concreto e o abstrato, o material e o ideal, e entre as diferentes esferas dos sentidos.

Sendo a vida misteriosa e inexplicável, como pensavam os adeptos desse movimento, era natural que fosse representada de maneira imprecisa, vaga, nebulosa, ilógica e ininteligível.

(Afrânio Coutinho. Introdução à literatura no Brasil, 1976. Adaptado.)


O comentário do crítico Afrânio Coutinho refere-se ao movimento literário denominado

Alternativas
Comentários
  • Principais características do Simbolismo

    · Retorno à segunda fase romântica que ficou conhecida como mal do século. No entanto, o Simbolismo foi mais profundo no universo metafísico do que a geração marcada por Álvares de Azevedo.

    · Apesar da métrica definida, o Simbolismo desrespeitava a gramática com o intuito de não limitar o artista.

    · Atenção exclusiva ao “eu”, explorando-o através de uma linguagem pessimista e musical, de modo que a carga emotiva das palavras é ressaltada. A poesia é aproximada da música pelo uso de aliterações.

  • COMPLEMENTANDO...

    Simbolismo pregava também:

    Misticismo

    O não racional ( o não saber das coisas) deixando vago e subjetiva a visão do mundo

    Contrapunha ao Realismo

    Letra D

    APMBB


ID
2690647
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considere as afirmativas sobre as características das Escolas Literárias e assinale a alternativa CORRETA.


I – Sugestão e musicalidade são características do Simbolismo.

II – Objetividade e culto à forma são características do Romantismo.

III – Subjetividade e sentimentalismo exacerbados constituem as principais características do Parnasianismo.

IV – Bucolismo e imitação dos clássicos são características do Arcadismo.

Alternativas
Comentários
  • é

  • ERROS

     

    II – Objetividade e culto à forma são características do Romantismo.

    III – Subjetividade e sentimentalismo exacerbados constituem as principais características do Parnasianismo

     

    NESSA QUESTÃO FOI TROCADO OS CONCEITOS DE PARNASIANISMO E ROMANTISMO UM PELO OUTRO.

     

    GABARITO E

  • II – Objetividade e culto à forma são características do Parnasianismo.

    III – Subjetividade e sentimentalismo exacerbados constituem as principais características do Romantismo.

  • 23-04-2020


ID
2690650
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando o poeta à respectiva Escola Literária. Em seguida, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:


(1) Gonçalves Dias

(2) João Cabral de Melo Neto

(3) Olavo Bilac

(4) Cláudio Manuel da Costa

(5) Cruz e Sousa


( ) Arcadismo

( ) Romantismo

( ) Parnasianismo

( ) Simbolismo

( ) Modernismo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    (1) Gonçalves Dias  -  Romantismo

    (2) João Cabral de Melo Neto   -   Modernismo

    (3) Olavo Bilac  -  Parnasianismo

    (4) Cláudio Manuel da Costa   -  Arcadismo

    (5) Cruz e Sousa  -  Simbolismo

     

     

  • boas questões para preparo para a seduc ce!


ID
2711929
Banca
VUNESP
Órgão
INSPER
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

                                                  Texto 1


                          Os teus olhos espalham luz divina,

                          a quem a luz do sol em vão se atreve;

                          papoila ou rosa delicada e fina

                          te cobre as faces, que são cor da neve.

                          Os teus cabelos são uns fios d’ouro;

                           teu lindo corpo bálsamo vapora.

                           Ah! não, não fez o céu, gentil pastora,

                           para a glória de amor igual tesouro!

                           Graças, Marília bela,

                            graças à minha estrela!

                                                   (Tomás Antônio Gonzaga, Obras Completas)


                                                Texto 2


      Jerônimo levantou-se, quase que maquinalmente, e, seguido por Piedade, aproximou-se da grande roda que se formara em torno dos dois mulatos. Aí, de queixo grudado às costas das mãos contra uma cerca de jardim, permaneceu, sem tugir nem mugir, entregue de corpo e alma àquela cantiga sedutora e voluptuosa que o enleava e tolhia, como à robusta gameleira brava o cipó flexível, carinhoso e traiçoeiro.

      E viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braços nus, para dançar. A lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a na sua cama de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher.

                                                                   (Aluísio Azevedo, O Cortiço, 1991)

Analisando-se os textos, conclui-se corretamente que a descrição da mulher destaca

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    A citação dos autores das obras entregou a questão.

    Tomás Antônio Gonzaga do arcadismo e Aluísio Azevedo do naturalismo.


ID
2738623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

No que se refere às características gerais do Simbolismo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B

    Fonte https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/caracteristicas-do-simbolismo


ID
2816890
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

No bloco superior abaixo, estão listados os movimentos literários brasileiros; no inferior, características desses movimentos.


Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.


1 - Arcadismo

2 - Parnasianismo

3 - Simbolismo


( ) Representa um afastamento dos problemas sociais brasileiros, seguindo uma estética rígida.

( ) Surge na periferia intelectual brasileira: Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

( ) Recupera o padrão estético clássico, fazendo ressurgir a epopeia.

( ) Busca transfigurar a condição humana, dando-lhe horizontes transcendentais.


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • C. 2 – 3 – 1 – 3. 


ID
2818072
Banca
INEP
Órgão
IF-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Identifique a única alternativa em que a relação escola literária – características - autor está incorreta:

Alternativas
Comentários
  •  Gregório de Matos Guerra= BARROCO

  • Arcadismo não valoriza à razão, eles voltam aos antigos deuses cultuados na antiguidade, à mitologia clássica..


ID
2827963
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Embora não exista uma divisão única e estanque em relação às manifestações da literatura brasileira, em uma visão panorâmica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O modernismo e pós-modernismo apareceram só depois do século XX
  • Idade moderna acaba em 1789 (século XVIII)...

  • Letra C - na época Moderna, por volta do século XIX e início do século XX, ocorrem os estilos literários: o Romantismo, o Realismo e o Simbolismo.


ID
2828008
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considerando o Parnasianismo da segunda metade do século XIX e o Simbolismo do fim do século XIX e início do século XX no Brasil, atente para os itens listados a seguir e escreva, nos parênteses, 1 para as características do Parnasianismo e 2 para as características do Simbolismo.


( ) Volta ao Romantismo.

( ) Volta à cultura clássica.

( ) Exterioridade: culto à natureza.

( ) Interioridade: culto do sonho, da fantasia, da imaginação.

( ) Poema endereçado à emoção.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes; Gab: A

  • letra

    (A)


ID
2847601
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considerando o desenvolvimento da literatura no Brasil, bem como os fundamentos de teoria literária, julgue o item.


O apego ao soneto clássico e o gosto pelo vocábulo prolixo aproximam a poesia de Cruz e Sousa do parnasianismo e a afastam da vertente tipicamente simbolista, que buscava, em uma atmosfera nebulosa, alcançar o inefável e expandir as fronteiras das palavras até o indefinível.

Alternativas
Comentários
  • Cruz e Souza foi um poeta simbolista brasileiro. Ele foi o precursor do movimento simbolista no Brasil com a publicação de suas obras “Missal” (prosa) e “Broquéis” (poesia) em 1893.

    É patrono da Academia Catarinense de Letras, representando a cadeira número 15. Ao lado de Alphonsus de Guimaraens, ele é um dos mais importantes poetas do movimento no país.


    A obra de Cruz e Souza é marcada pela musicalidade, subjetivismo, individualismo, pessimismo, misticismo e espiritualidade.

    Tal qual as obras de outros poetas simbolistas, seus escritos estão repletos de figuras de linguagem: metáfora, aliteração, sinestesia, etc.

    Dentre os temas mais abordados pelo autor estão o amor, o sofrimento, a sensualidade, a morte, a religião, além de temas associados ao abolicionismo.

    Curioso notar que em suas obras e escritos, podemos constatar sua obsessão e predileção pela cor branca.


    Fonte:https://www.todamateria.com.br/cruz-e-souza/


    Gabarito E


  • A afirmação está ERRADA.

  • Cruz e Souza pertence ao Simbolismo e não ao Parnasianismo, como a questão afirma.

    .

    Ressalta-se que a característica apresentada no item "apego ao soneto clássico e o gosto pelo vocábulo prolixo" é típica do Parnasianismo.

    Gabarito: Errado


ID
2847604
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considerando o desenvolvimento da literatura no Brasil, bem como os fundamentos de teoria literária, julgue o item.


Apesar do caráter militante de sua obra, centrada nos problemas sociais do País, Lima Barreto evitou sistematicamente fundir sua experiência pessoal à sua elaboração artística transfiguradora, avessa à representação direta da realidade.

Alternativas
Comentários
  • Ate qndo terá essas propagandas de método sem noção? Qconcursos não faz nada

  • Apesar do caráter militante de sua obra, centrada nos problemas sociais do País, Lima Barreto evitou sistematicamente fundir sua experiência pessoal à sua elaboração artística transfiguradora, avessa à representação direta da realidade.

    Ao contrário do que afirma a questão: Lima Barreto Adotou a fusão de sua experiência pessoal às suas obras.

  • Em grande parte, suas obras estão pautadas na temática social, expressando muitas injustiças como preconceito e o racismo.

    Além disso, criticou os modelos políticos da República Velha e do Positivismo. Foi simpatizante do socialismo e do anarquismo, rompendo com o nacionalista ufanista

    referência: https://www.todamateria.com.br/lima-barreto/

  • No primeiro romance publicado por Lima Barreto "Recordações do escrivão Isaías Caminha", ele já deixa evidente seu caráter autobiográfico: assim como Isaías, Lima Barreto sofreu o preconceito por ser mulato.


ID
2870077
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Tal movimento não era apenas um movimento europeu de caráter universal, conquistando uma nação após outra e criando uma linguagem literária universal que, em última análise, era tão inteligível na Rússia e na Polônia quanto na Inglaterra e na França; ele também provou ser uma daquelas correntes que, como o Classicismo da Renascença, subsistiu como fator duradouro no desenvolvimento da arte. Na verdade, não existe produto da arte moderna, nenhum impulso emocional, nenhuma impressão ou estado de espírito do homem moderno, que não deva sua sutileza e variedade à sensibilidade que se desenvolveu a partir desse movimento. Toda exuberância, anarquia e violência da arte moderna, seu lirismo balbuciante, seu exibicionismo irrestrito e profuso, derivaram dele. E essa atitude subjetiva e egocêntrica tornou-se de tal modo natural para nós, tão absolutamente inevitável, que nos parece impossível reproduzir sequer uma sequência abstrata de pensamento sem fazer referência aos nossos sentimentos.

(Arnold Hauser. História social da arte e da literatura, 1995. Adaptado.)


O texto refere-se ao movimento denominado

Alternativas
Comentários
  • O que fica dificil de entender se realmente é romantismo é essa parte: "Na verdade, não existe produto da arte moderna, nenhum impulso emocional, nenhuma impressão ou estado de espírito do homem moderno"

  • O que entregou a questão foi a parte final: "E essa atitude subjetiva e egocêntrica tornou-se de tal modo natural para nós, tão absolutamente inevitável, que nos parece impossível reproduzir sequer uma sequência abstrata de pensamento sem fazer referência aos nossos sentimentos."

  • Das duas grandes tradições que se costuma reconhecer na evolução artística europeia – a clássica e a romântica –, as vanguardas integram a segunda, em razão de alguns elementos associados ao Romantismo do século XIX. Entre esses elementos, o trecho de Arnold Hauser faz referência à “exuberância” (isto é, à tendência hiperbólica e emotiva), ao “lirismo balbuciante” (que faz pensar na estética do fragmento, tão presente no movimento romântico quanto nas vanguardas), e, acima de tudo, à “atitude subjetiva e egocêntrica”, traços muito fortes da expressividade romântica.  

  • O texto refere-se ao movimento denominado de Romantismo, portanto, alternativa D.

    • Por que é possível afirmar que se trata do Romantismo?

    Pois, no trecho, o autor usa alguns termos/expressões que nos permitem inferir sobre a escola literária a que se refere. Veja:

    ⇒ "Toda exuberânciano Romantismo, principalmente no Brasil, notava-se uma tendência de estética rebuscadauma tendência de exageros sobre o amor, o tédio e a morte (segunda geração romântica brasileira).

    ⇒ "nenhuma impressão ou estado de espírito do homem moderno" no Romantismo brasileiro não havia sinais de reflexão sobre o homem moderno, pelo contrário, havia reflexão sobre o passado, sobre o 'herói' da nação etc.

     "atitude subjetiva" essa é, de longe, uma das características marcantes do Romantismo, visto que o eu lírico se preocupava em expor seus sentimentos, seus medos, sua religiosidade etc., portanto, um teor subjetivo.

    https://brainly.com.br/tarefa/25711066


ID
2873968
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto II e III: base para a questão.


                   VASO GREGO

                        (Texto 2)

Esta de áureos relevos, trabalhada

De divas mãos, brilhante copa, um dia,

Já de ais deuses servir como cansada,

Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.


Era o poeta de Teos que a suspendia

Então, e, ora repleta ora esvasada,

A taça amiga aos dedos seus tinia,

Toda de roxas pétalas colmada.


Depois...Mas o lavor da taça admira,

Toca-a, e de ouvido aproximando-a, às bordas

Finas hás de lhe ouvir, canora e doce,


Ignota voz, qual se da antiga lira

Fosse a encantada música das cordas,

Qual se fosse a voz de Anacreonte fosse.

(Alberto de Oliveira) 


            CÁRCERE DAS ALMAS

                        (Texto3)

Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,

Soluçando nas trevas, entre as grades

Do calabouço olhando imensidades,

Mares, estrelas, tardes, natureza.


Tudo se veste de uma igual grandeza

Quando a alma entre grilhões as liberdades

Sonha e sonhando, as imortalidades

Rasga no etéreo Espaço da Pureza.


Ó almas presas, mudas e fechadas

Nas prisões colossais e abandonadas,

Da Dor no calabouço atroz, funéreo!


Nesses silêncios solitários, graves,

Que chaveiro do Céu possui as chaves

Para abrir-vos as portas do Mistério?! 

(Cruz e Souza)

Ao lermos o texto 3, percebemos diferenças e pontos de contato em relação ao texto 2, tanto na forma quanto no conteúdo. Isso se explicita, pois:


I - Em ambos se mantém uma estrutura poética formal em consonância com os modelos clássicos da literatura: versos decassílabos, rimas regulares, valorização de um estilo rebuscado sob os aspectos linguísticos.

II - Os pontos que diferem estão inseridos na temática.

III - No texto 2, a temática é calcada na observação pura e simples de um objeto de arte, o que provoca o distanciamento do eu-lírico para questões mais profundas da existência humana; no texto 3, tal fato não ocorre, pois nele o eu-lírico desnuda e se aprofunda em um dos grandes temas da humanidade: a vida e a morte.


A partir das assertivas acima, julgue-as e marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
2883136
Banca
IFN-MG
Órgão
IFN-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considere o trecho da Obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, que se segue:


Virgília? Mas era a mesma senhora, que alguns anos depois...? (...) Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é um romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação. Era isto Virgília, e era clara, muito clara, faceira, ignorante, pueril, cheia de uns ímpetos misteriosos; muita preguiça e alguma devoção – devoção, ou talvez medo; creio que medo. (ASSIS, Machado, 1994, p. 55)


Com base na leitura do trecho, considerando a referida obra e o conhecimento sobre as escolas literárias, podemos afirmar que há uma crítica explícita à seguinte estética:

Alternativas

ID
2929153
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Os ______ haviam “civilizado” a imagem do índio, injetando nele os padrões do cavalheirismo convencional. Os _________, ao contrário, procuraram nele e no negro o primitivismo, que injetaram nos padrões da civilização dominante como renovação e quebra das convenções acadêmicas.

(Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)


As lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • Muitos românticos descreviam sobre os índios, não por conhecê-los, e sim porque os viam em obras de grandes filósofos da época, por exemplo Rosseau e sua obra: o ''Bom Selvagem'', dessa forma o índio era europeizado aos moldes dos cavalheiros europeus.

    Já no movimento modernista, queriam desvincular tudo isso, o movimento antropofágico, quis resgatar o '' devorar a carne de outra pessoa'' trazer a característica primitiva de nossa nação para não deixar outra cultura europeia adentrar em território nacional.

    LETRA D

    APMBB


ID
3074197
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Sonora - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Objetivismo, impassibilidade, observação e análise, sensorialismo, temas contemporâneos, preocupação formal, materialismo, cientificismo. Essas são características do:

Alternativas
Comentários
  • Realismo , Letra C

  • romantismo ---> subjetivismo

    realismo ----> objetivismo


ID
3126334
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia as estrofes a seguir e responda o que se pede.


Quando Ismália enlouqueceu

Pôs-se na torre a sonhar…

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.

(...)

As asas que Deus lhe deu

Ruflaram de par em par…

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar…


Quanto às estrofes apresentadas é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABA A, subiu e desceu= antinteses = oposição de palavras

  • GABA A, subiu e desceu= antinteses = oposição de palavras

  • Poema ''Ismália'', do escritor Aphonsos de Guimarães, no qual é integrante do movimento simbolista.

    Gab: A

  • Letra A

    A figura de linguagem antítese é responsável pela oposição de palavras ,por exemplo: subir e descer,gordo e magro.

    Sua alma subiu ao céu,

    Seu corpo desceu ao mar…

    Podemos perceber que há uma divisao em realidade espiritual que no caso é o "subiu ao céu" e a realidade concreto que e o "desceu ao mar".

  • Uma das características do simbolismo é o uso da antítese, aliteração e assonância como figuras de linguagem; há também o dualismo e o espiritismo com poesia cantada sem muito uso da razão.

    Não havia muita preocupação formal (escrita culta)

    B e C estão falando como as escolas realmente eram, mas estão erradas porque oque predomina são características do simbolismo nessa obra aí.

    Gab A


ID
3177988
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O subjetivismo é uma das características do Simbolismo, sendo também uma característica própria de escolas anteriores (como o Romantismo) que valorizam o mundo interior do indivíduo. O Simbolismo, no entanto, vai além do subjetivismo dos românticos (início do século XIX), pretendendo atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente. Os textos que surgiam, portanto, revelavam-se poesia “difícil”, embrenhando-se nas zonas mais ensombrecidas do eu e das emoções.
II. No Realismo, é nítida a preferência pelo espaço urbano, pois a burguesia fixou-se principalmente nas cidades, onde residem os elementos a serem combatidos, já que a obra literária é vista como instrumento de denúncia dos desequilíbrios sociais. Há preocupação em retratar pessoas da época, encarando o presente histórico, os conflitos do homem da época, os problemas concretos, os dramas cotidianos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • As duas são verdadeira,Letra A


ID
3201271
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. No Brasil, a primeira geração do Romantismo possui forte apelo nacionalista e indianista devido à influência da semana de arte moderna de 1922. Nela, o indígena é retratado em cenários naturais, coloridos, nativos e pitorescos.


II. O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao realismo, ao naturalismo e ao positivismo da época. O Simbolismo fixa-se na historiografia literária brasileira com o início da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo. Esse movimento literário buscava resgatar os elementos culturais das regiões Sul e Sudeste do Brasil, valorizar a cultura cafeeira e estimular o progresso e inovação nas artes e na literatura.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Quando fala de semana da arte moderna- início do modernismo,

  • O realismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na Europa durante o século XVIII com

    algumas críticas aos romantismo e que tem como característica a demonstração das injustiças sociais da época, linguagem próxima à realidade, determinismo e relação entre causa e efeito e descrição das realidades.


ID
3331279
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta a respeito do Simbolismo, movimento literário do século XIX:
. O subjetivismo, o antimaterialismo, a transcendência, o onirismo, o misticismo e a dor de existir são algumas das características da poesia simbolista.
II. Retoma alguns dos procedimentos românticos, como o gosto pelo mistério, pelo macabro e por ambientes noturnos.
III. A sinestesia (forma de expressar as sensações interiores pela aproximação ou cruzamento de campos sensoriais diferentes) não é importante para o Simbolismo.
IV. Enquanto na França Mallarmé e Rimbaud foram autores importantes do Simbolismo, no Brasil, o maior autor simbolista foi Cruz e Souza, ainda que Alphonsus de Guimarães e Pedro Kilkerry também tenham tido destaque por suas poesias.
V. Morte, transcendência espiritual, mistério, sublimação sexual, imagens surpreendentes, sonoridade das palavras, predominância de substantivos são algumas das características presentes na poesia de Cruz e Souza.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • PELO CONTRÁRIO, O SIMBOLISMO APRESENTA FIGURAS DE LINGUAGEM COMO ASSONÂNCIA, SINESTESIA E ALITERAÇÃO.


ID
3515080
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Guamá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia as estrofes e identifique as escolas literárias em que se enquadram, respectivamente:

I- "rosa rilke raimundo correia         
     Uma pálpebra,    
Mais uma, mais outras,
     enfim, dezenas
de pálpebras sobre pálpebras
     tentando fazer
das minhas trevas
     alguma coisa a mais
que lágrimas."

II- "merda e ouro
     Merda é veneno,
No entanto, não há nada
     que seja mais bonito
     que uma bela cagada.
Cagam ricos, cagam padres,
     cagam reis e cagam fadas.
Não há merda que se compare
     à bosta da pessoa amada."

III- "Que o pólen de ouro dos mais finos astros
      Fecunde e inflame a rima clara e ardente ...
      Que brilhe a correção dos alabastros
      Sonoramente, luminosamente."

IV- "Invejo o ourives quando escrevo:
       Imito o amor
       Com que ele em ouro o alto relevo
       Faz de uma flor." 

Alternativas
Comentários
  • letra D


ID
3600991
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2012
Disciplina
Literatura
Assuntos

A educação pela pedra 

                    
Uma educação pela pedra: por lições;  
para aprender da pedra, frequentá-la;  
captar sua voz inenfática, impessoal  
(pela de dicção ela começa as aulas).  
A lição de moral, sua resistência fria  
ao que flui e a fluir, a ser maleada; 
a de poética, sua carnadura concreta; 
a de economia, seu adensar-se compacta:  
lições de pedra (de fora para dentro,  
cartilha muda), para quem soletrá-la.  
                   
Outra educação pela pedra: no Sertão 
(de dentro para fora, e pré-didática). 
No Sertão a pedra não sabe lecionar,  
e se lecionasse não ensinaria nada;  
lá não se aprende a pedra: lá a pedra,  
uma pedra de nascença, entranha a alma. 
          
Fonte: MELO NETO, João Cabral de. A educação pela pedra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. p. 21. 
               
Quanto ao período em que foi publicado e às características desse poema, pode-se classificá-lo como 
 

Alternativas

ID
3635443
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a alternativa cuja relação entre a obra e o movimento literário está INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO: O autor Basílio da Gama faz parte do movimento árcade. Sua obra mais conhecida foi O Uruguai, um poema épico escrito em 1769 e que conta de forma romanceada a história da disputa entre jesuítas, índios (liderados por Sepé Tiarayú) e europeus (espanhóis e portugueses) nos Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul.

    Resposta: B

  • GABARITO B

    Basílio da Gama (1741-1795) foi um poeta brasileiro, autor do poema épico “O Uraguai”, considerado a melhor realização no gênero épico no Arcadismo brasileiro.

    https://www.ebiografia.com/basilio_gama/


ID
3694597
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Jequié - BA
Ano
2018
Disciplina
Literatura
Assuntos

Relacione as duas colunas de acordo com a característica e o período literário e assinale a alternativa correta: 


A) Barroco.   
              
B) Arcadismo.

C) Simbolismo. 

D) Romantismo 

E) Parnasianismo. 

F) Modernismo.

1 - Regionalismo.             

2 - Oposições.          

3 - Bucolismo.          

4 - Busca da perfeição poética.     

5 - Condoreirismo.           

6 - Introspecção, mergulho nas profundezas do eu.  

Alternativas
Comentários
  • A) Barroco. Oposições

    B) Arcadismo. Bucolismo

    C) Simbolismo. Introspecção, mergulho nas profundezas do eu

    D) Romantismo Condoreirismo

    E) Parnasianismo. Busca da perfeição poética

    F) Modernismo. Regionalismo

  • Ótimo exercício para revisar literatura.

    LETRA A

    APMBB


ID
3703696
Banca
CLICK
Órgão
Prefeitura de Concórdia - SC
Ano
2013
Disciplina
Literatura
Assuntos

Clarice Lispector é escritora e pertence aos escritores de qual escola literária? 

Alternativas
Comentários
  • Clarice Linspector pertence ao Modernismo.


ID
3784651
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Tendo em vista os tercetos abaixo e os poemas de onde foram extraídos, O Incêndio de Roma e Sinfonias do Ocaso, bem como seus respectivos autores, Olavo Bilac e Cruz e Sousa, assinale a alternativa INCORRETA.


“Nero, com o manto grego ondeado ao ombro, assoma
Entre os libertos, e ébrio, engrinaldada a fronte,
Lira em punho, celebra a destruição de Roma”.


“Ah! por estes sinfônicos ocasos
A terra exala aromas de áureos vasos,
Incensos de turíbulos divinos”.

Alternativas

ID
3798589
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o poema de Camilo Pessanha para responder a questão.

INTERROGAÇÃO
Não sei se isto é amor. Procuro o teu olhar, 
Se alguma dor me fere, em busca de um abrigo; 
E apesar disso, crês? nunca pensei num lar 
Onde fosses feliz, e eu feliz contigo.
Por ti nunca chorei nenhum ideal desfeito. 
E nunca te escrevi nenhuns versos românticos. 
Nem depois de acordar te procurei no leito, 
Como a esposa sensual do Cântico dos Cânticos.
Se é amar-te não sei. Não sei se te idealizo
A tua cor sadia, o teu sorriso terno...
Mas sinto-me sorrir de ver esse sorriso
Que me penetra bem, como este sol de Inverno.
Passo contigo a tarde e sempre sem receio 
Da luz crepuscular, que enerva, que provoca. 
Eu não demoro o olhar na curva do teu seio 
Nem me lembrei jamais de te beijar na boca.
Eu não sei se é amor. Será talvez começo.
Eu não sei que mudança a minha alma pressente... 
Amor não sei se o é, mas sei que te estremeço, 
Que adoecia talvez de te saber doente.
(PESSANHA, Camilo. Clepsidra. São Paulo: Núcleo, 1989.)

O escritor português Camilo Pessanha faz parte da escola literária denominada Simbolismo.

Assinale a alternativa que possui uma característica desse movimento artístico presente no poema. 

Alternativas
Comentários
  • É característico do Simbolismo o uso de figuras de linguagem, como, por exemplo, a aliteração.

    GABARITO: LETRA C

  • Rápida contextualização:

    O Simbolismo é uma escola literária oposta ao Realismo, nela o subjetivismo, espiritualidade, musicalidade e não racionalismo são marcantes.

    Alt C


ID
3820696
Banca
INEP
Órgão
IF-RR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Identifique a alternativa em que a escola literária não corresponde às suas características:

Alternativas
Comentários
  • Atribuíram-se ao Parnasianismo as características do Realismo.

    GABARITO: LETRA C

  • A característica do Parnasianismo é a "Arte pela arte", sem crítica, sem questão social. Apenas o fazer poético, a valorização da métrica, das figuras de linguagem e a comparação do poeta com o ourives que vai lapidando os versos até a poema ganhar a forma perfeita.


ID
3821125
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o seguinte poema de Cruz e Sousa.

Vida obscura

Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro,
Ó ser humilde entre os humildes seres.
Embriagado, tonto dos prazeres,
O mundo para ti foi negro e duro.

Atravessaste num silêncio escuro
A vida presa a trágicos deveres
E chegaste ao saber de altos saberes
Tornando-te mais simples e mais puro.

Ninguém Te viu o sentimento inquieto,
Magoado, oculto e aterrador, secreto,
Que o coração te apunhalou no mundo.

Mas eu que sempre te segui os passos
Sei que cruz infernal prendeu-te os braços
E o teu suspiro como foi profundo!

SOUSA, João da Cruz e. Vida obscura. In: MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. 21 ed. São Paulo: Cultrix, 2000. p. 314.


No final do século XIX, a arte simbolista surgiu, como uma proposta voltada para a hegemonia do sujeito e contrária à supremacia do materialismo.

Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta elementos simbolistas presentes no texto.

Alternativas
Comentários
  • erro da A Linguagem precisa / descrição objetiva

    erro da B conflito entre matéria e espírito / racionalismo.

    erro da C materialismo

    erro da E impessoalidade


ID
3823585
Banca
VUNESP
Órgão
Faculdade Cultura Inglesa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia os versos de Camilo Pessanha para responder à questão.

De sob o cômoro1 quadrangular
Da terra fresca que me há-de inumar2 ,

E depois de já muito ter chovido,
Quando a erva alastrar com o olvido3 ,

Ainda, amigo, o mesmo meu olhar
Há-de ir humilde, atravessando o mar,

Envolver-te de preito4 enternecido,
Como o de um pobre cão agradecido.

(Clepsidra, 1987.)

1cômoro: elevação de terreno não muito alta.

2inumar: enterrar.

3olvido: esquecimento.

4preito: tributo, homenagem.

O eu lírico sugere que

Alternativas

ID
3823588
Banca
VUNESP
Órgão
Faculdade Cultura Inglesa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia os versos de Camilo Pessanha para responder à questão.

De sob o cômoro1 quadrangular
Da terra fresca que me há-de inumar2 ,

E depois de já muito ter chovido,
Quando a erva alastrar com o olvido3 ,

Ainda, amigo, o mesmo meu olhar
Há-de ir humilde, atravessando o mar,

Envolver-te de preito4 enternecido,
Como o de um pobre cão agradecido.

(Clepsidra, 1987.)

1cômoro: elevação de terreno não muito alta.

2inumar: enterrar.

3olvido: esquecimento.

4preito: tributo, homenagem.

Uma das ideias presentes no texto diz respeito

Alternativas

ID
3825718
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Câmara de Cabixi - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O regionalismo: a situação do homem do campo é apresentada sem a idealização característica do Arcadismo e do Romantismo. A denúncia social: as obras denunciam a realidade brasileira, destacando aspectos como a desigualdade social, a exploração, entre outros. As personagens: entram em cena o sertanejo, o caipira, os funcionários públicos, os moradores do subúrbio e da periferia. Os cenários: em foco o interior paulista, lugar das narrativas de Monteiro Lobato, o subúrbio carioca, onde circulam as personagens de Lima Barreto, o sertão nordestino, de Os Sertões, de Euclides da Cunha. Os temas: os fatos políticos, a economia, a cultura do povo, os movimentos populares. A obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, por exemplo, tematiza o governo de Floriano Peixoto. A obra Os Sertões, de Euclides da Cunha, relata a Guerra de Canudos.

Esses são alguns comentários referentes ao:

Alternativas
Comentários
  • Euclides da Cunha;

    Lima Barreto;

    Monteiro Lobato;

    Augusto dos Anjos:

    Todos do Pré-Modernismo


ID
3826438
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Muito embora a obra de Ariano Suassuna apresente elementos de diferentes estéticas literárias, pode-se dizer que ele esteve alinhado com o:

Alternativas

ID
3935299
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o texto e responda a questão.


Óbito do autor

     Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. 

     Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia — peneirava — uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa idéia no discurso que proferiu à beira de minha cova: ''Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.''

     Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei. E foi assim que cheguei à cláusula dos meus dias; foi assim que me encaminhei para o undiscovered country de Hamlet, sem as ânsias nem as dúvidas do moço príncipe, mas pausado e trôpego como quem se retira tarde do espetáculo. Tarde e aborrecido. Viram-me ir umas nove ou dez pessoas, entre elas três senhoras, minha irmã Sabina, casada com o Cotrim, a filha, — um lírio do vale, — e... Tenham paciência! Daqui a pouco lhes direi quem era a terceira senhora. Contentem-se de saber que essa anônima, ainda que não parenta, padeceu mais do que as parentas. É verdade, padeceu mais. Não digo que se carpisse, não digo que se deixasse rolar pelo chão, convulsa. Nem o meu óbito era coisa altamente dramática... Um solteirão que expira aos sessenta e quatro anos, não parece que reúna em si todos os elementos de uma tragédia. E, dado que sim, o que menos convinha a essa anônima era aparentá-lo. De pé, à cabeceira da cama, com os olhos estúpidos, a boca entreaberta, a triste senhora mal podia crer na minha extinção.

       — Morto! Morto! dizia consigo.

   E a imaginação dela, como as cegonhas que um ilustre viajante viu desferirem o vôo desde o Ilisso às ribas africanas, sem embargo das ruínas e dos tempos, a imaginação dessa senhora também voou por sobre os destroços presentes até às ribas de uma África juvenil... Deixá-la ir; lá iremos mais tarde; lá iremos quando eu me restituir aos primeiros anos. Agora, quero morrer tranqüilamente, metodicamente, ouvindo os soluços das damas, as falas baixas dos homens, a chuva que tamborila nas folhas de tinhorão da chácara, e o som estrídulo de uma navalha que um amolador está afiando lá fora, à porta de um correeiro. Juro-lhes que essa orquestra da morte foi muito menos triste do que podia parecer. De certo ponto em diante chegou a ser deliciosa. A vida estrebuchava-me no peito, com uns ímpetos de vaga marinha, esvaía-se-me a consciência, eu descia à imobilidade física e moral, e o corpo fazia-se-me planta, e pedra, e lodo, e coisa nenhuma.

     Morri de uma pneumonia; mas, se lhe disser que foi menos a pneumonia, do que uma idéia grandiosa e útil, a causa da minha morte, é possível que o leitor me não creia, e todavia é verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por si mesmo.

(ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Editora Moderna, 1994) 

Leia o trecho abaixo e complete a lacuna:

O texto trata-se do primeiro capítulo do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. A obra é bastante conhecida por ser um dos romances que inaugurou o _____ no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • REALISMO

  • Uma forma de não precisar ler todo o texto seria identificar o autor do texto e logo associá-lo à alguma escola literária.


ID
3938611
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
GHC-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia as características a seguir e assinale o período literário correspondente.
Nacionalismo, revisão crítica de nosso passado histórico-cultural, valorização de temas ligados ao cotidiano, ironia, humor, piada, irreverência, versos livres, palavras em liberdade, síntese na linguagem, fragmentação, flashes cinematográficos, elemento-surpresa, livre associação de ideias, busca de uma língua brasileira, mais popular e coloquial; pontuação relativa. 

Alternativas
Comentários
  • ? Gabarito: C

    ? O MODERNISMO APRESENTA nacionalismo como sua base, revisão crítica de nosso passado histórico-cultural, valorização de temas ligados ao cotidiano, ironia, humor, piada, irreverência, versos livres, palavras em liberdade, síntese na linguagem, fragmentação, flashes cinematográficos, elemento-surpresa, livre associação de ideias, busca de uma língua brasileira, mais popular e coloquial; pontuação relativa. 

    ? FONTE: http://profkerllyherenio.blogspot.com/2018/

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3938851
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
GHC-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia as características a seguir e assinale o período literário correspondente.
Nacionalismo, revisão crítica de nosso passado histórico-cultural, valorização de temas ligados ao cotidiano, ironia, humor, piada, irreverência, versos livres, palavras em liberdade, síntese na linguagem, fragmentação, flashes cinematográficos, elemento-surpresa, livre associação de ideias, busca de uma língua brasileira, mais popular e coloquial; pontuação relativa.  

Alternativas
Comentários
  • ? Gabarito: C

    ? O MODERNISMO APRESENTA nacionalismo como sua base, revisão crítica de nosso passado histórico-cultural, valorização de temas ligados ao cotidiano, ironia, humor, piada, irreverência, versos livres, palavras em liberdade, síntese na linguagem, fragmentação, flashes cinematográficos, elemento-surpresa, livre associação de ideias, busca de uma língua brasileira, mais popular e coloquial; pontuação relativa. 

    ? FONTE: http://profkerllyherenio.blogspot.com/2018/

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Primeira fase do Modernismo

    GABARITO: LETRA C


ID
3994531
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

TEXTO 3

Durante séculos, os jornais impressos eram o único meio regular de divulgação de notícias. Com o avanço das tecnologias de transmissão de informação (rádio, televisão, internet), o contexto de circulação das notícias foi radicalmente alterado.
Um exemplo ilustra bem essa transformação. Em 11 de setembro de 2001, quando terroristas lançaram aviões contra alvos americanos, matando milhares de pessoas, a opinião pública acompanhou, pelas telas de computador e televisão, os dramáticos acontecimentos.
Jornais impressos não teriam condições de levar as notícias a milhões de pessoas em todo o mundo à medida que os fatos iam acontecendo.
Essa constatação nos obriga a concluir algo importante: a depender do meio em que circulam as notícias, elas assumem configurações diferentes. Uma notícia redigida para ser postada em um portal da internet provavelmente contará com menos informações do que a notícia equivalente que será publicada na edição do jornal no dia seguinte. Isso ocorre porque, com a necessidade de informar os fatos no exato instante em que acontecem, os portais da internet não têm como garantir o tempo necessário para a apuração mais minuciosa dos detalhesdo fato noticiado.
É comum, inclusive, algumas das notícias veiculadas nesses portais serem atualizadas ao longo do dia, para acréscimo de detalhes e correção das informações iniciais que se mostram inexatas. Os jornais impressos não enfrentam essas dificuldades, porque dispõem de mais tempo e podem, assim, trazer informações mais completas e bem elaboradas.
Maria Luiza Abaurre e Maria Bernadete Abaurre. Produção de Textointerlocução e gêneros. São Paulo: Editora Moderna, 2007, p. 69. (Adaptado). 

Podemos relacionar os períodos literários com marcos históricos de nossa trajetória política e social. É natural que possamos juntar os dois itens, pois a produção literária, como outras de caráter cultural, assume as formas que predominam no contexto político-social em que acontecem. Assim:

Alternativas

ID
3998155
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Fundador da Academia Alagoana de Letras, jornalista, político, professor de economia e inspetor federal de ensino, Jayme de Atavila (1895-1970) foi um poeta alagoano que, em 1964, foi escolhido “Príncipe dos poetas alagoanos”. Escritor de várias obras e versando sobre os temas mais diversos, qual, dentre os livros abaixo, foi escrito por ele?

Alternativas
Comentários
  •  "Luango, o neguinho dos Palmares” foi um dos livros escritos por Jayme de Altavila. GABARITO: LETRA E.


ID
3998542
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Vinícius de Moraes (1913-1980) teve uma trajetória literária muito peculiar. Começou escrevendo uma poesia neossimbolista e religiosa, depois se voltou para a intimidade dos afetos e para o erotismo e, por fim, enveredou pela valorização do trabalho humano. Paralelo à sua produção poética, Vinícius compôs música e peças teatrais. Dentre as suas peças, qual foi adaptada para o cinema pelo cineasta Marcel Camus em 1959?

Alternativas

ID
3998920
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

É uma tendência substancialmente poética, situada na segunda metade do século XIX. Embora seja simultaneamente contemporânea do Realismo e do Naturalismo, não compartilha dos ideais desses movimentos literários, pois não pretende fazer da arte um mecanismo de interpretação objetiva. Pretende, isso sim, um esteticismo ancorado no princípio da “arte pela arte”, suprimindo da obra de arte qualquer dimensão utilitarista.

O culto à forma, a sofisticação de seus meios de expressão e a rejeição de assuntos corriqueiros e triviais são as marcas mais evidentes de seu projeto de ‘arte poética’.

O texto acima define características de um período literário conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • viu arte pela arte lembre de parnasianismo


ID
4013890
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
FAGOC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o poema para análise das afirmativas a seguir.

Psicologia de um vencido

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Produndissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsiaanáloga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!

(ANJOS, Augusto dos. Melhores poemas. 3. ed. São Paulo: Global, 2001.)


I. Mesmo apresentando uma visão negativa, o eu lírico mantém as imagens poéticas utilizadas tradicionalmente.

II. O emprego do vocabulário científico reforça a natureza perecível do ser humano, demonstrando o drama da existência.

III. É possível reconhecer características literárias de movimentos diferentes tais como o gosto pelo soneto, do Parnasianismo e o tema da angústia existencial própria do Simbolismo.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
4014043
Banca
IF-TO
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O Simbolismo é um movimento literário que surge ao fim do século XIX, em oposição ao Realismo e ao Naturalismo. Uma de suas características principais é marcada pela ênfase em temas:

Alternativas

ID
4017577
Banca
VUNESP
Órgão
EINSTEIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

 Se, na Europa, este movimento é um protesto cultural, se o “mal do século”, a saudade do paraíso perdido são as consequências da industrialização e da ascensão da burguesia; no Brasil, onde a sociedade do Império compreende apenas grandes proprietários escravocratas e uma burguesia nascente, o movimento, produto de importação, corresponde a uma afirmação nacionalista.                     


   (Paul Teyssier. Dicionário de literatura brasileira, 2003. Adaptado.)


O movimento a que o texto se refere é o

Alternativas

ID
4053283
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto.

Cruz e Sousa é o grande nome do Simbolismo brasileiro, que se manifestou quase que exclusivamente na poesia. Como o próprio nome designa, o Simbolismo corresponde à estética que se expressa por meio de símbolos, ou seja, de figuras que substituem a imagem de uma realidade visível e imediata por outra coisa, ideia ou valor correspondente, produzindo uma mensagem com tonalidades às vezes semanticamente obscuras e vagas, como se vê nestes versos: “Indefiníveis músicas supremas,/ Harmonias da Cor e do Perfume”.

Alternativas

ID
4073656
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

As opções abaixo apresentam opiniões de alguns críticos sobre diferentes escolas literárias. Marque aquela que NÃO se relaciona ao comentário.

Alternativas

ID
4078540
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Para o teste seguinte, analise as afirmativas e assinale a opção correta.

I. Carlos Drummond de Andrade, em sua vasta obra, fala frequentemente sobre a nostalgia do passado, os obstáculos que a vida oferece, a angústia diante da morte, a monotonia da vida, a preocupação social e política, a própria poesia e a falta de perspectiva do homem.
II. João Cabral de Melo Neto, em Morte e vida severina, revela a preocupação social, pois retrata os problemas do homem nordestino ante o seu meio.
III. Cruz e Sousa é considerado um importante escritor simbolista brasileiro, porque produziu uma obra que transcende os limites da escola romântica, realista e da parnasiana, enfocando os problemas sociais, principalmente o do negro escravo, a partir de suas vivências pessoais.

Alternativas

ID
4089010
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Para responder à questão considere os textos 1, 2 e 3. 


Texto 1

O Último Poema
Manuel Bandeira


Assim eu quereria o meu último poema. 
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos 
intencionais 
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas 
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
 A pureza da chama em que se consomem os diamantes 
mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.


Disponível em:. <http://www.releituras.com/>Acesso em: 07 nov. 2016. 


Texto 2

AMAR E SER AMADO 
Castro Alves


Amar e ser amado! Com que anelo 
Com quanto ardor este adorado sonho 
Acalentei em meu delírio ardente 
Por essas doces noites de desvelo! 
Ser amado por ti, o teu alento 
A bafejar-me a abrasadora frente!
 Em teus olhos mirar meu pensamento, 
Sentir em mim tu’alma, ter só vida 
P’ra tão puro e celeste sentimento 
Ver nossas vidas quais dois mansos rios,
 Juntos, juntos perderem-se no oceano, 
Beijar teus lábios em delírio insano 
Nossas almas unidas, nosso alento, 
Confundido também, amante, amado 
Como um anjo feliz... que pensamento!?


Disponível em: .<https://www.pensador.com/frases/NTU2MTQw//> Acesso em: 07 nov. 2016.


Texto 3

Livre 
 Cruz e Sousa 

Livre!Ser livre da matéria escrava, 
arrancar os grilhões que nos flagelam
e livre penetrar nos Dons que selam a 
alma e lhe emprestam toda a etérea lava.

Livre da humana, da terrestre bava 
dos corações daninhos que regelam, 
quando os nossos sentidos se rebelam 
contra a Infâmia bifronte que deprava.

Livre! bem livre para andar mais puro, 
mais junto à Natureza e mais seguro 
do seu Amor, de todas as justiças.

Livre! para sentir a Natureza, 
para gozar, na universal Grandeza, 
Fecundas e arcangélicas preguiças.


Disponível em:<https://poesiaspoemaseversos.com.br/cruz-e-sousa-poemas>. Acesso em: 07 nov. 2016. 

Os textos de Manuel Bandeira, Castro Alves e Cruz e Sousa são, respectivamente, de quais períodos literários?

Alternativas
Comentários
  • Esse tipo de questão ele quer que você saiba quem são os principais autores de cada geração eles só colocam o texto pra encher linguiça e normalmente são uns que você não entende merd% nenhuma, mas vamos lá...

    • Manuel Bandeira : É um dos principais nomes do modernismo com seu poema Libertiinagem e O último Poema

    • Castro Alves: É um dos principais nomes da 3º geração do Romantismo com o poema Navio Negreiro, seu nome também pode ser dado de poeta dos escravos

    • Cruz e Souza: Principal nome do Parnasianismo com seu poema Tropas e Fantasias

ID
4096171
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“Eu, feliz, olhei minha Sa-Maria Andreza; fogo de amor verbigrácia. Mão na mão, eu lhe dizendo – na outra o rifle empunhado - Vamos dormir abraçados”... De acordo com a leitura da frase que integra o conto “Luas-de-mel”, podemos afirmar que Guimarães Rosa filiou-se à tendência do: 

Alternativas

ID
4109383
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Considerando a inserção do Conto “O homem que sabia javanês” nos estilos de época da literatura brasileira, a obra de Lima Barreto pertence ao:

Alternativas

ID
4212436
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a alternativa características do simbolismo.

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    EU NÃO ENTENDI O COMEÇO, MAS OS RECURSDOS LINGISTICOS SÃO PRÓPRIOS DA ESCOLA LITERÁRIA


ID
4837606
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Juti - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Livro sobre nada (Manoel de Barros)


É mais fácil fazer da tolice um regalo do que da sensatez.

Tudo que não invento é falso.

Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira.

Tem mais presença em mim o que me falta.

Melhor jeito que achei para me conhecer foi fazendo o contrário.

Sou muito preparado de conflitos.

Não pode haver ausência de boca nas palavras: nenhuma fique desamparada do ser que a revelou.

O meu amanhecer vai ser de noite.

Melhor que nomear é aludir.

Verso não precisa dar noção.

O que sustenta a encantação de um verso (além do ritmo) é o ilogismo.

Meu avesso é mais visível do que um poste.

Sábio é o que adivinha.

Para ter mais certezas tenho que me saber de imperfeições.

A inércia é meu ato principal.

Não saio de dentro de mim nem para pescar.

Sabedoria pode ser que seja estar uma árvore.

Estilo é um modelo anormal de expressão: é estigma.

Peixe não tem honras nem horizontes.

Sempre que desejo contar alguma coisa, não faço nada; mas quando não desejo contar nada, faço poesia.

Eu queria ser lido pelas pedras.

As palavras me escondem sem cuidado.

Aonde eu não estou as palavras me acham.

Há histórias tão verdadeiras que às vezes parece que são inventadas.

Uma palavra abriu o roupão para mim.

Ela deseja que eu a seja.

A terapia literária consiste em desarrumar a linguagem a ponto que ela expresse nossos mais fundos desejos.

Quero a palavra que sirva na boca dos passarinhos.

Esta tarefa de cessar é que puxa minhas frases para antes de mim.

Ateu é uma pessoa capaz de provar cientificamente que não é nada.

Só se compara aos santos.

Os santos querem ser os vermes de Deus.

Melhor para chegar a nada é descobrir a verdade.

O artista é erro da natureza. Beethoven foi um erro perfeito.

Por pudor sou impuro.

O branco me corrompe.

Não gosto de palavra acostumada.

A minha diferença é sempre menos.

Palavra poética tem que chegar ao grau de brinquedo para ser séria.

Não preciso do fim para chegar.

Do lugar onde estou já fui embora.

Assinale a alternativa que contém características do Simbolismo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:

    Letra B.

  • A - NATURALISMO

    B - SIMBOLISMO

    C - REALISMO

    D - BARROCO


ID
4975117
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“Indefiníveis músicas supremas,

Harmonias da Cor e do Perfume...

Horas do Ocaso, trêmulas, extremas,

Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume...”

Nos versos acima, há um exemplo de “imagem plurissensorial”, uma figura de linguagem conhecida pelo nome de _____________ e característica marcante da estética literária ___________.


Assinale a alternativa que completa os espaços.

Alternativas
Comentários
  • “Indefiníveis músicas supremas,

    Harmonias da Cor e do Perfume...

    Horas do Ocaso, trêmulas, extremas,

    Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume

    Algumas sensações humanas destacadas --> Sinestesia ( mistura de sentidos e sensações)

    Gabarito E

  • Plurisensorial = vários sentidos.

    A sinestesia é uma figura de linguagem que utiliza os vários órgãos dos sentidos para se expressar.

    Ex: "Seus olhos dizem várias coisas que você não vê." (Art Popular)

    Sabendo este conceito, o aluno já acerta a questão.

    GABARITO: E

    INSTAGRAN:

    @simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)

  • A sinestesia ocorre quando há o uso de sensações de diferentes órgãos do sentido em uma expressão. Ou seja, essa figura de linguagem está ligada aos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato. Julia tinha um cheiro doce característico. ... No exemplo, há a mistura de dois sentidos em "cheiro doce": olfato e paladar.

  • As principais características do Simbolismo são elementos místicos e transcendentais, subjetividade, musicalidade e presença de figuras de linguagem como a sinestesia. Essas características do Simbolismo se referem a linguagem e ao estilo de escrita feitas pelos escritores simbolistas.

  • Primeiro que você já tinha que bater o olho no poema e saber que se trata de um poema simbolista pelo motivo que quando tem letras Maiúsculas " do nada" nos poemas se trata de um texto simbolista, com isso vamos para questão :)

    EX: "Harmonias da Cor e do Perfume..." ---> Olha a Letra C e a P ficando maiúsculas " do nada"

    • O próprio enunciado te entrega a resposta pq fala de plurisensorial o que seria vários sentidos ou sensações, com isso você tinha que saber que a única figura de linguagem que se trata disso e fala dos sentidos é a Sinestesia lembre se Sinestesia Sentidos, caso não tivesse certeza volta no texto e perceba que ele fala em Cor e Perfume, ou seja, Cor --> Visão ;Perfume---> Olfato

    Matou a questão :)

    • No segundo quadrinho você tem que saber que a única escola literária que tem como principal figura de linguagem a sinestesia é a Simbolista, lembre se Sinestesia Simbolista

  • Harmonias da Cor e do Perfume- sinestesia


ID
4983208
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A antítese é o emprego de comparações entre termos semelhantes, até mesmo sinônimos, ou seja, consiste na justaposição de duas ideias, lado a lado, em uma frase. Pode-se observar um exemplo de antítese na frase: "Ela se preocupa tanto com o passado que procura revivê-lo cotidianamente".
II. Uma das características do Simbolismo é o subjetivismo. Essa é também uma característica própria de escolas anteriores, como o Romantismo, que valoriza o mundo interior do indivíduo. O Simbolismo, no entanto, vai além do subjetivismo dos românticos, pretendendo atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente. Os textos que surgiam, portanto, revelavam-se poesia “difícil”, embrenhando-se nas zonas mais ensombrecidas do eu e das emoções.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Antítese - figura pela qual se opõem, numa mesma frase, duas palavras ou dois pensamentos de sentido contrário (p.ex.: com luz no olhar e trevas no peito). Portanto, é o contrário do que se afirma na altenativa I.


ID
5036737
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Câmara de Três Rios - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia as características e marque a alternativa devida. “Ênfase no lado mais animalesco do homem: a fome, o instinto, a parte não civilizados, a sexualidade, a zoomorfização das personagens. Determinismo: o indivíduo não é mais sujeito, mas um figurante da história, resultado das influências do meio. O homem é entendido como produto das leis naturais. As obras deste período trazem à tona tópicos como as taras sexuais, os vícios, as doenças, o incesto, o adultério. Preferência por temas cotidianos, priorizando as relações e vivências das classes inferiores.”

Alternativas
Comentários
  • Zoomorfismo = Naturalismo

    Lembre se qualquer poesia que tratar o homem como animal = Naturalismo


ID
5042176
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

I. O subjetivismo é uma das características do Simbolismo, sendo também uma característica própria de escolas anteriores (como o Romantismo) que valorizam o mundo interior do indivíduo. O Simbolismo, no entanto, vai além do subjetivismo dos românticos (início do século XIX), pretendendo atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente

II. Uma das características do Simbolismo é o subjetivismo. Nesse movimento literário, essa característica pretendeu atingir as áreas do subconsciente e do inconsciente e os textos que surgiam, portanto, revelavam-se uma poesia “difícil”, pois embrenhavam-se nas zonas mais ensombrecidas das emoções.

III. A segunda geração do Romantismo no Brasil é caracterizada pela difusão do “mal do século” e por elementos marcantes como o pessimismo, o objetivismo, as paisagens urbanas, os conflitos políticos e o pessimismo dos poetas que morreram adolescentes. Em termos estilísticos, a literatura do Romantismo dedicou um profundo cuidado à forma e ao virtuosismo linguístico no intuito de maravilhar e convencer o leitor sobre as ideologias políticas e sociais defendidas pelos autores do período.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Os ítens I e II estão corretos.

  • III. A segunda geração do Romantismo no Brasil é caracterizada pela difusão do “mal do século” e por elementos marcantes como o pessimismo, o objetivismo, as paisagens urbanas, os conflitos políticos e o pessimismo dos poetas que morreram adolescentes. Em termos estilísticos, a literatura do Romantismo dedicou um profundo cuidado à forma e ao virtuosismo linguístico no intuito de maravilhar e convencer o leitor sobre as ideologias políticas e sociais defendidas pelos autores do período.

    Os erros estão destacados.


ID
5042200
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

I. O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do século XVI, como oposição ao realismo, ao naturalismo e ao positivismo da época. O Simbolismo fixa-se na historiografia literária brasileira com o início da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, sendo financiado principalmente por grandes empresários que buscavam promover uma literatura mais adequada aos interesses capitalistas de uma economia em ascensão.

II. O subjetivismo é uma característica evidente do Romantismo e representa um dos traços fundamentais dessa estética (o “culto do eu”). O artista traz à tona o seu mundo interior com plena liberdade. Não há mais a preocupação com modelos clássicos e universalizantes; é a vitória do indivíduo, da sua visão de mundo, do seu impulso criador. É a exposição triunfal do homem interior em suas fantasias, aspirações e intuições.

III. A obra Grande Sertão: Veredas, de José de Alencar, descreve a história de Rubião, um narrador cosmopolita de classe média que usa filosoficamente a linguagem para expressar seu medo da modernidade, das novas tecnologias no campo e da urbanização das pequenas cidades do interior. O personagem principal, ao longo da narrativa, expõe ao leitor seu desejo de retornar ao seu “Grande Sertão” para reencontrar seus familiares e visitar os lugares onde viveu sua infância.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O simbolismo não teve inicio na semana de arte moderna e o personagem principal da obra Grande Sertão: Veredas, de José de Alencar não é Rubião, é Riobaldo: jagunço letrado, protagonista e narrador da história.

    ALTERNATIVA B

  • grande sertão veredas,seu autor é João Guimarães Rosa


ID
5067658
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chiador - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“Rejeição ao lirismo, preferência por sonetos, valorização da metrificação, impessoalidade, arte pela arte (culto à beleza, perfeição e estética formais), objetivismo e racionalismo, valorização da cultura clássica, descrição detalhada de cenas e objetos, impassibilidade.” Estas são algumas características do:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Parnasianismo = Rejeição ao lirismo, preferência por sonetos, valorização da metrificação, impessoalidade, arte pela arte..(..)

  • [GABARITO: LETRA A]

    “Rejeição ao lirismo, preferência por sonetos, valorização da metrificação, impessoalidade, arte pela arte (culto à beleza, perfeição e estética formais), objetivismo e racionalismo, valorização da cultura clássica, descrição detalhada de cenas e objetos, impassibilidade.”

    As características do Parnasianismo estão relacionadas ao movimento literário parnasianismo, que surgiu na França, em meados do ano 1850. O parnasianismo também definido como uma escola literária e tem a frase “arte pela arte” como principal frase de definição.

    A forte oposição ao romantismo e o uso da linguagem clássica, culta, rebuscada e refinada são algumas das principais características do Parnasianismo. As produções artísticas do parnasianismo também eram marcadas por um forte rigor estético. 

    O uso da objetividade, o uso de temas históricos, a busca da perfeição, a valorização da metrificação e a presença da impessoalidade também fazem parte das principais características do Parnasianismo.

    FONTE: EDUCA MAIS BRASIL.

  • Parnasianismo: Originou na França, Paris, representou na poesia o espírito positivista e científico da época, surgindo no século XX em oposição ao romantismo. ( Gabarito: A )

  • BIZU

    Viu "Arte pela arte" pode marcar Parnasianismo.

    Letra A


ID
5074696
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chiador - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em se tratando de período literário, leia as características e assinale a alternativa correta.

Oposição ao racionalismo, materialismo e cientificismo; misticismo, religiosidade e sublimação; mistério, fantasia e sensualismo; subjetivismo e individualismo; linguagem fluida e musical; aproximação da poesia e da música; uso das figuras de linguagem (sinestesias); universo onírico e transcendental; valorização da espiritualidade humana; exploração do consciente e inconsciente; combinações sonoras e sensoriais.

Alternativas
Comentários
  • As características do simbolismo envolvem sobretudo, os aspectos místicos, espirituais, intuitivos e transcendentais da literatura simbolista. Os escritores simbolistas buscavam compreender diversos aspectos da alma humana, compondo obras que exaltassem a realidade subjetiva. GABARITO: LETRA A.