-
-
É totalmente subjetiva a interpretação... cara... não é bom ler o clássicos pra fazer vestibular... na boa, o conhecimento precisa ser liberto da ditadura das grandes sínteses. Por que é que eu não poderia entender que na verdade o sofrimento que se assemelha com o do Cristo é o do estar diante da missão da própria vida, o experimentar da existência por si? Por acaso todos que são discriminados são obrigados a sofrer por causa disso?
-
Questão nada haver...
-
Essa questão não é só uma questão de interpretação do texto,mas também faz ligação com o autor e algumas caracteristicas do simbolismo. Cruz e Souza era um autor simbolista que abordava o sofrimento, tinha obsessão pela cor branca, devido ao fato de ter sofrido racismo por ser negro. E uma das principais caracteristicas do simbolismo era o péssimismo.
-
Letra A
"Em 1881, dirigiu o jornal Tribuna Popular, no qual combateu a escravidão e o preconceito racial. Em 1883, foi recusado como promotor de Laguna por ser negro."
-
como eu ia saber que ele era negro?
-
A sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada traduz-se em sofrimento tácito, ou seja, em silêncio, diante dos limites impostos pela discriminação ao negro. No soneto, é evidente o sofrimento do negro, que viveu “a vida presa a trágicos deveres” em “silêncio escuro”.
realmente essa questao é um pouco dificil..
-
a vida presa a trágicos deveres por isso pensei que era a letra C
-
A questão é fácil para quem não negligencia as materias, como literatura, ao estudar o Simbolismo Brasileiro, vocês terão contato com a vida do autor. Eu errei essa questão e não irei estudar as vidas do autores, embora eu desejasse, mas estudando para o vestibular é melhor pegar o geral da matéria, até porque há areas de conhecimentos que pontuam bem mais que literatura.
-
conhecimento previo sobre as movimentos literários matava a questão
-
o texto já dá uma ideia que fala sobre negros e tal. além de propor o sofrimento
-
Questão simples pro aluno que não negligencia literatura.
-
Questão simples pro aluno que não negligencia literatura.
-
Letra A
A sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada traduz-se em sofrimento tácito, ou seja, em silencio, diante dos limites impostos pela discriminação ao negro. No soneto, é evidente o sofrimento do negro, que viveu "a vida presa a trágicos deveres" em "silencio escuro".
-
Questão simples e fácil, para quem entende de Simbolismo e "Cruz e Sousa".
-
Ainda bem que literatura tem peso baixo. De maneira geral, tenho achado as questões surreais.
-
Cruz e Sousa, era filho de escravos alforriados, então em muitos de seus poemas há essa abordagem, sobre esse tipo de preconceito e a realidade que ele presenciava. Assim, como na alternativa falava de discriminação, é a que mais remetia ao autor.
por isso é bom estudar pelo menos os principais autores de cada escola literária.
-
Acertei a questão por eliminação mas mesmo assim achei bem difícil e ainda fiquei em dúvida se marcava
-
Era saber que ele Era filho de escravos, eliminava as outras alternativas e ficava entre A e C.....Porém, eu não sabia nem oque era Sofrimento tácito, nem extenuação.....Mas, a única que fala em discriminação é a A, logo eliminava a C. Questão nível Médio.