SóProvas


ID
1354120
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

FABIANA, arrepelando-se de raiva — Hum! Ora, eis aí está para que se casou meu filho, e trouxe a mulher para minha casa. É isto constantemente. Não sabe o senhor meu filho que quem casa quer casa... Já não posso, não posso, não posso! (Batendo com o pé). Um dia arrebento, e então veremos!

PENA, M. Quem casa quer casa. www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 7 dez. 2012.

As rubricas em itálico, como as trazidas no trecho de Martins Pena, em uma atuação teatral, constituem

Alternativas
Comentários
  • As rubricas são sugestões do autor do texto, a maneira como ele imaginou aquela cena. Entretanto, há a possibilidade de adaptação da apresentação da peça, conforme o momento histórico. Não é algo imutável. Portanto, letra B.
  • Fiquei muito em dúvida em relação à alternativa D (assim como muitas pessoas). Entretanto, o que me fez desconsiderá-la foi a palavra "exigência", a qual, ao meu ver, soa como algo autoritário.

    Pelo padrão de questões do ENEM, geralmente as respostas possuem um caráter compreensivo, de valorização das possibilidades. Dificilmente vc encontrará uma resposta muito delimitada.

    Notem que as alternativas A, D e E trazem essa conotação restritiva, representada pelas seguintes palavras: precisar, exigir e impôr.

    A alternativa mais coerente (ao menos para o ENEM) é a B, pois, como afirmei, é única que não limita ou exige uma determinada ação.