SóProvas


ID
1354417
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A cocaína é um estimulante do sistema nervoso central. A droga é usada por cerca de 2,3% da população brasileira, sendo apresentada também como merla na Região Norte e como crack, nas Regiões Sul e Sudeste. A merla e o crack eram subprodutos do refino da cocaína, sendo que hoje já são alguns dos produtos ilícitos do processo de obtenção da droga.

Aponte a alternativa que apresenta, corretamente, as etapas para a produção de crack.

Alternativas
Comentários
    • Crack --> Dissolução da cocaína em pó em água, adição de agente alcalinizante (hidróxido de sódio ou bicarbonato de sódio) e aquecimento. 
    • Merla  -->sobra do refinamento da cocaína) - sob a forma de base, produto sem refino e muito contaminado com as substâncias usadas na extração, sendo fumada;  Merla tem mais solvente – subproduto da cocaína obtida por meio do tratamento do remanescente das folhas de coca, após o processo de refino (chamada de cocaína oxidada) e pela adição de ácido sulfúrico, querosene, cal e pó barrilha (produto utilizado para limpar piscinas). 

  • A

    Uma mistura de cocaína em pó (ainda não purificada) é dissolvida em água e nela é acrescentado bicarbonato que, posteriormente, é aquecida. O produto é seco e cortado em forma de pedras.

    B

    Cocaína na forma de base livre é dissolvida com éter dietílico. A solução resultante é filtrada, acrescenta-se ácido clorídrico concentrado e acetona. Espera-se secar e o produto resultante é quebrado em pequenas pedras.

    JUSTIFICATIVA: o produto forma COCAÍNA EM PÓ.

    C

    As folhas de coca são maceradas e misturadas com água, cal e querosene. Os alcaloides extraídos são precipitados com bases e as pedras obtidas são comercializadas ilegalmente.

    JUSTIFICATIVA: o produto forma PASTA CRUA.

    D

    Cocaína na forma de pasta base é acidificada para solubilização e, em seguida, alcalinizada para precipitação. O produto obtido é purificado com cal e querosene para a produção de crack.

    JUSTIFICATIVA: A querosene é utilizada na fase inicial de preparo da pasta base ou na fase de preparo do Oxi. O crack é preparado conforme a alternativa A.

    E

    Cloridrato de cocaína é dissolvido em solução alcalina diluída. Acrescenta-se permanganato até a obtenção de um produto de cor rosa e, então, acrescentam-se isômeros da cinamoilcocaína e bicarbonato de sódio para a obtenção das pedras de crack.

    JUSTIFICATIVA: para obtenção de crack pode ser realizado o procedimento descrito na letra A. A presença dos isômeros mencionados não são desejadas, já que dão aspecto amarelado, sendo o permanganato responsável por oxidar e "remover" esses isômeros. Fonte: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30760/1/DeterminacaoCocainaSeus.pdf