SóProvas



Questões de Toxicologia Básica e Clínica


ID
202117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os anticoagulantes têm sido indicados também para pacientes que
receberam próteses mecânicas de válvulas cardíacas, com o
objetivo de impedir a formação de coágulos após o contato do
sangue com esses materiais não biológicos. Um anticoagulante
importante é a heparina, administrada por via endovenosa em
hospitais, utilizada para diferentes tipos de patologias. A respeito
dos anticoagulantes, julgue os itens a seguir.

Para se verificar a toxicidade de um medicamento, deve-se considerar os ensaios de toxicidade aguda, subaguda, crônica, teratogênica e de embriotoxicidade, e estudos especiais.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 251, DE 07 DE AGOSTO DE 1997

    Contempla a norma complementar para a área temática especial de novos fármacos, vacinas e testes diagnósticos e delega aos CEPs a análise final dos projetos nessa área, que deixa de ser especial.

    d - Os dados referentes à toxicologia pré clinica compreendem o estudo da toxicidade aguda, sub aguda a doses repetidas e toxicidade crônica (doses repetidas).

    h - Na fase pré-clínica, os estudos da toxicidade deverão abranger também a análise dos efeitos sobre a fertilidade, embriotoxicidade, atividade mutagênica, potencial oncogênico (carcinogênico) e ainda outros estudos, de acordo com a natureza do fármaco e da proposta terapêutica.


ID
202135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) estão entre os fármacos mais utilizados no mundo. Seus efeitos terapêuticos incluem
as ações anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas. A respeito desse grupo de medicamentos, julgue os itens a seguir.

Os ensaios de toxicidade auxiliam na identificação dos efeitos adversos dos AINES. Os efeitos agudos devem ser avaliados após poucas horas, quando for administrada uma única dose, ou após 24 h da última dose, quando forem administradas múltiplas doses.

Alternativas
Comentários
  • Efeitos Imediatos ou agudos são aqueles que aparecem imediatamente após uma exposição aguda, ou seja, exposição única ou que ocorre, no máximo, em 24 horas. Em geral são efeitos intensamente graves. Efeitos crônicos são aqueles resultantes de uma exposição crônica, ou seja, exposição a pequenas doses, durante vários meses ou anos. O efeito crônico pode advir de dois mecanismos: (a) Somatória ou Acúmulo do Agente Tóxico no Organismo: a velocidade de eliminação é menor que a de absorção, assim ao longo da exposição o AT vai sendo somado no organismo, até alcançar um nível tóxico.
    (b) Somatória de Efeitos:ocorre quando o dano causado é irreversível e, portanto, vai sendo aumentado a cada exposição, até atingir um nível detectável; ou, então, quando o dano é reversível, mas o tempo entre cada exposição é insuficiente para que o organismo se recupere totalmente.
    Efeitos retardadossão aqueles que só ocorrem após um período de latência, mesmo quando já não mais existe a exposição. Exemplo: efeitos carcinogênicos que têm uma latência a 20-30 anos.

    Fonte: www.farmacia.ufmg.br/lato/APTOXG2006.doc

     

  • Só complementando o citado acima vale ressaltar que, a questão está correta pois cita: "os ensaios de toxicidade AUXILIAM na identificação dos efeitos adversos".

    Estudos Toxicológicos sozinhos não definem a totalidade de efeitos adversos possíveis. Onde são avaliados, nos testes agudos, os potenciais e níveis de toxicidade (auxiliando na precaução de riscos, como por exemplo, de superdosagens ou envenenamentos) e, nos testes sub-crônicos e crônicos, os eventos cumulativos e potenciais de mutagenicidade. Outros efeitos adversos, como por exemplo as interações medicamentosas, ou eventos raros, na maioria das vezes não conseguem ser descobertos por testes toxicológicos, daí a importância dos estudos clínicos pré-aprovação do produto (fases I, II e III) e também do fase IV, intimamente ligado à Farmacovigilância.
  • Ainda estou em dúvida quanto ao gabarito, pois o enunciado fala em 24horas após a última dose, no caso de múltiplas doses.

    Sendo assim, o tempo de estudo não ultrapassaria 24 horas? Não seria o caso de efeito sub-agudo?
  • Toxicidade aguda: decorre de uma única dose ou doses múltiplas num curto período de tempo, 24 horas, objetivando verificar os efeitos adversos em um curto tempo, seguido de observação dos animais por 14 dias.

    A toxicidade pode ser manifestar de forma imediata após administração do xenobiótico com um única dose, mas pode se manifestar depois de várias doses em um período de 24 horas (curto tempo) e seguida de uma observação por 14 dias.

    Fonte: Fundamentos de Toxicologia 4 edição. Seizi Oga.


ID
385144
Banca
COSEAC
Órgão
HUAP-UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um paciente de 24 anos foi atendido no PS de um hospital. Os amigos relataram que o jovem, após ingerir uma substância, tornou-se inquieto, confuso e descoordenado. O exame físico revelou aumento da temperatura corporal, taquicardia e pupilas amplamente dilatadas, com falta de resposta ao estímulo luminoso. O paciente reclamou de secura na boca.

Ele provavelmente ingeriu

Alternativas
Comentários
  • Secura na boca (xerostomia) e pupila dilatada (midríase) são efeitos sugestivos de colinérgicos como a Atropa belladona.


ID
404902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao abuso de drogas, julgue os itens seguintes.

O dissulfiram bloqueia o metabolismo do álcool, resultando no acúmulo de acetaldeído, que produz reação de ruborização com a ingestão do álcool.

Alternativas
Comentários
  • O dissulfiram provoca extremo desconforto em pacientes que consomem bebidas alcoólicas. Esse fármaco tem pouco efeito como única medicação; entretanto, ocorrem rubor, cefaleia pulsátil, náuseas, vômitos, sudorese, hipotensão e confusão em poucos minutos após o consumo de álcool por um indivíduo em uso de dissulfiram. Os efeitos podem durar 30 minutos nos casos leves ou várias horas nos casos graves. O DISSULFIRAM ATUA AO INIBIR A ALDEÍDO-DRESIDROGENASE. POR CONSEGUINTE, O ÁLCOOL É METABOLIZADO NORMALMENTE, PORÉM OCORRE ACÚMULO DE ACETALDEÍDO (logo, está questão deveria ser anulada).

    O dissulfiram sofre absorção rápida e completa pelo trato gastrointestinal, entretanto é necessário um período de 12 horas para que ocorra sua ação integral. A taxa de eliminação é lenta, de modo que sua ação pode persistir por vários dias após a última dose.

    O dissulfiram inibe o metabolismo de muitos outros agentes terapêuticos, incluindo:

    - fenitoína;

    - anticoagulantes orais;

    - isoniazidas.

    O dissulfiram não deve ser administrado com medicações que contenham álcool, incluindo medicações vendidas sem receita médica.

    O dissulfiram pode provocar pequenas elevações nas provas de função hepática. Sua segurança durante a gravidez não foi demonstrada.

    Como a adesão à terapia com dissulfiram é baixa, e como as evidências de sua eficácia a partir dos estudos clínicos realizados são fracas, esse fármaco não é mais comumente usado.

    Farmacologia Básica & Clínica - 12ª Ed. 2014 - Bertram G. Katzung, Susan B. Masters, Anthony J. Trevor

  • O dissulfram bloqueia a oxidação do acetaldeído a ácido acético inibindo a aldeído-desidrogenase. Isso resulta no acúmulo do acetaldeído no sangue, causando rubor, taquicardia, hiperventilação e náusea.
     

  • Marquei errado pq ta incompleto...seguimos

  • DISCORDO DO GABARITO

    DISSULFIRAM Inibe a oxidação do acetaldeído (produto do metabolismo do álcool) e é por isso que a ingestão de álcool durante o tratamento com dissulfiram provoca uma incómoda e desagradável resposta (vómitos, cefaleias, dispneia, sudorese, precordialgias). Seu mecanismo de ação é devido à inibição da aldeído desidrogenase hepática.

    O acetaldeído é responsável pelos efeitos desagradáveis que persistem até que o álcool seja metabolizado, sem interferir na sua eliminação. O dissulfiram é absorvido e eliminado lentamente; os efeitos continuam até uma ou duas semanas depois de ingerida a última dose; não produz tolerância.

    FONTE: https://www.indice.eu/pt/medicamentos/DCI/dissulfiram/informacao-geral#:~:text=Seu%20mecanismo%20de%20ac%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9,sem%20interferir%20na%20sua%20elimina%C3%A7%C3%A3o.


ID
404905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao abuso de drogas, julgue os itens seguintes.

A tolerância e a dependência física, independentemente de qualquer outro fator, implicam em uso abusivo e dependência de drogas.

Alternativas
Comentários
  • USO ABUSIVO: todo uso de qualquer substância ilícita / uso não-clínico de substância lícita.

    TOLERÂNCIA: fenômeno de redução do efeito fisiológico de uma mesma substância na mesma dose. Necessidade de aumento de dose para obter os mesmos efeitos.

    ABSTINÊNCIA: sintomas orgânicos da falta da droga após adaptação do organismo ao uso.

     

    DEPENDÊNCIA: Tolerância + abstinência + padrão de uso compulsivo

    --> Ocorre DEPENDÊNCIA quando há no mínimo dois dos fatores citados.


ID
404908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao abuso de drogas, julgue os itens seguintes.

O tratamento com metadona é eficaz na fase de manutenção de dependência a opioides em geral.

Alternativas
Comentários
  • a metadona é semelhante a morfina (ação e potencia analgésica), mas quimicamente diferente. é utilizada no tratamento da síndrome de abstinência dos opióides

  • Tem semelhança com a Morfina.

            - Menor efeito sedativo

             - Longa duração tempo de meia vida maior que 24 hs.

             - Menor dependência;

             - Síndrome de abstinência menos severa (Utilizada na síndrome de abstinência dos opióides)

  • Meio estranho o enunciado. manutenção da dependência?

  • A frase manutencao de dependencia está estranho.

    Mas de toda forma, a metadona é um narcótico sintético usado para tratar a dependencia da morfina e da heroína.

  • No caso da dependência dos opióides existe a possibilidade do uso de medicações de substituição, sendo utilizado na farmacoterapia a mesma classe da substância abusada. Elas podem ser a mesma substância que foi abusada ou uma substância similar. Há atualmente duas medicações de substituição principais utilizadas para abstinência de opióides: metadona e buprenorfina.

    A metadona é a medicação mais comumente utilizada para o tratamento de abstinência de opióides.

    O tratamento de manutenção para pacientes dependentes de opióides é um dos mais extensamente avaliados na área de adições. Em geral, caracteriza-se por um período de mais de 180 dias de uso da medicação. Várias medicações estão disponíveis para serem usadas nessa modalidade de tratamento, a saber: metadona, buprenorfina, clonidina, LAAM, outros opióides (codeína, tramadol) e, pelo menos 15 dias após a retirada de qualquer opióide, a naltrexona.

    Baltieri, Danilo Antonio, Strain, Eric C, Dias, João Carlos, Scivoletto, Sandra, Malbergier, André, Nicastri, Sérgio, Jerônimo, Cláudio, & Andrade, Arthur Guerra de. (2004). Diretrizes para o tratamento de pacientes com síndrome de dependência de opióides no Brasil. Brazilian Journal of Psychiatry26(4), 259-269. 

  • A metadona consegue alterar a função dos receptores mu, revertendo a tolerância à morfina.


ID
578809
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os tranquilizantes fenotiazínicos, introduzidos na terapêutica em 1950, têm, atualmente, largo emprego. São usados para tratamento de estados mentais e emocionais, bem como antieméticos e potencializadores dos efeitos dos anestésicos, analgésicos e sedativos. Em casos de intoxicação, devemos proceder exceto:

Alternativas

ID
701050
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca da maconha, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  A utilização do princípio ativo isolado da maconha para fins medicinais abre uma nova perspectiva para o tratamento de algumas enfermidades. Por exemplo, funciona como antiemético em pacientes com câncer submetidos à quimioterapia e orexígeno (estimula o apetite) em pacientes anoréxicos com AIDS.

  • Os receptores canabinoides sao receptores metabotropicos
  • pico de ação da droga ocorre apos alguns minutos

  •  

    a) Liga-se a receptores canabinoides, do tipo ionotrópicos. ERRADO. Liga-se a receptores metabotróbicos e ativam a Gi/G0 diminuindo a atividade da AMPc

     

     

    b) Aumenta a acuidade mental em doses baixas. ERRADO.  É o contrário, diminui as funções intelectuais e cognitivas, tanto em doses baixas quanto em doses altas, no entanto, a intensidade desses efeitos é dose-dependente e tende a aumentar com o uso a longo prazo.

     

     

    c) Um sinal característico de intoxicação é a dilatação das pupilas. ERRADO Aqui, na verdade o que ocorre é a dilatação dos VASOS SANGUÍNEOS da conjuntiva gerando a hiperemia conjutival bem característicos de usuários de maconha.

     

     

    d) Após o pico de ação da droga, que geralmente ocorre algumas horas após a ingestão, segue-se sonolência. ERRADO .

    Por via pulmonar o ínicio de ação ocorre em alguns minutos eo efeito subjetivo máximo em 8-15 minutos com uma duração de 1-3 horas.

    Já pela via oral o início ocorre entre 30 a 60 minutos, efeitos subjetivos entre 2,5 a 3,5 horas e duração de 4 a 6 horas. Após o pico para ambas as vias de adminitração ocorre sonolência.

     

     

    e) Seu uso terapêutico foi legalizado em alguns países como antiemético. CORRETO, além dos efeitos antiémeticos a maconha também produz efeitos miorrelaxantes, anticonvulsivante, e pode reduzir a pressão intraocular elevada nos pacientes com glaucoma.


ID
701053
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito do álcool etílico, frequentemente consumido como droga recreativa legal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) No sistema nervoso central, em baixas doses, age como antagonista competitivo de receptores GABAérgicos, gerando um efeito estimulante.

    O álcool, indepentemente da dose administrada, tem efeito de AGONISTA de receptores GABA - que são receptores depressores do SNC. O efeito "estimulante" que o álcool promove principalmente no início da administração se dá devido à desinibição que ocorre com a ativação de receptores depressores, deixando assim a pessoa menos tímida, mais falante, etc.

    =============================================================
      b) No sistema nervoso central, age como agonista de receptores serotoninérgicos.

    No sistema serotoninérgico, a ação do álcool é apenas de estimular a liberação de 5-HT nas fendas sinápticas, sem relação alguma com o receptor.

    =============================================================
      c) No sistema nervoso central, age como antagonista competitivo de receptores de glutamato do tipo NMDA.

    O álcool promove uma diminuição de afinidade do glutamato com seu receptor NMDA devido a um antagonismo alostérico, visto que o alcool fosforila uma subunidade do receptor, alterando sua conformação. 

    Já os receptores AMPA, também de glutamato e também excitatórios, não são afetados pelo álcool.

    =============================================================
      d) Fica fortemente ligado à albumina plasmática.

    Não há relação entre álcool e proteínas plasmáticas.

    =============================================================
      e) Quando ingerido em doses iguais por homens e mulheres, costuma ser encontrado em concentração plasmática mais elevada em mulheres devido ao menor volume sanguíneo do corpo feminino.

    O alcool é rapidamente absorvido pelo TGI e tem um volume de distribuição alto, porém este depende da quantidade de água corporal do indivíduo que ingere - que no caso das mulheres é menor do que dos homens. Além deste fatos, o homem tem mais enzimas desidrogenases do que a mulher, o que faz com que sua resistência seja menor.

  • Consteto!!!! O motivo é que a mulher produz menos ADH que os homens!!!


ID
701059
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto à anfetamina, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Metilxantinas: cafeína, teobromina, teofilina.

  • Eu achei que essa questão tinha duas resposta: A e B.
     

    Na alternativa A, talvez esteja errada somente a segunda parte da resposta: "gerando uma sensação de bem-estar."

    As anfetaminas também parecem aumentar a libertação de glutamato, o que provavelmente também contribui para os perfis neurotóxicos destas substâncias. Fonte: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/104590/2/195181.pdf

  • (D) O mecanismo de ação das anfetaminas ocorre pela ação central, o que gera aumento da produção de noradrenalina e dopamina, estimulando os núcleos hipotalâmicos laterais e, consequentemente, inibindo a fome.

    Não tem relação com a grelina, é um hormônio peptídeo produzida principalmente pelas células épsilon do estômago e do pâncreas quando o estômago está vazio e atuam no hipotálamo lateral e no núcleo arqueado gerando a sensação de fome.


ID
701077
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um juiz foi encontrado morto em sua casa, sem nenhum sinal de agressão ou violação de sua residência. Durante a perícia no local, os policiais encontraram medicamentos manipulados para insuficiência cardíaca e antidepressivos. A análise pericial indicou a presença de quantidade excessiva de digoxina no tecido cardíaco.

Considerando o texto e com relação a essa substância, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o porquê da letra (B) ter sido gabaritada como errada?

  •  Digoxina é um medicamento indicado para o tratamento da insuficiência cardíaca congestiva (um conjunto de sinais e sintomas decorrentes do mau funcionamento do coração, que não é capaz de bombear o sangue e suprir a necessidade de oxigênio e nutrientes do organismo) e de certas arritmias, nome que se dá às variações do ritmo dos batimentos do coração.

    Digoxina é contraindicada em casos de  taquicardia ventricular (aumento do ritmo cardíaco) 

    A alternativa C se encontra errada porque a erva de São João diminui os níveis sanguíneos da digoxina, portanto diminui os efeitos do fármaco.

    Uma superdosagem aguda pode resultar em hipercalemia leve ou pronunciada pela inibição da bomba de sódiopotássio. A hipocalemia pode contribuir para a toxicidade.

  • Rebecca, a letra B  está errada porque a intoxicação por  digoxina pode resultar em qualquer tipo de arritmia. E a taquicardia ventricular é um tipo de arrtimia, logo o uso desse medicamento para pacientes que apresentam taquicardia ventricular é contraindicado.

     

  • no caso da letra D, é importante lembrar conforme a colega citou que a diminuição do potássio extracelular AUMENTA a afinidade da digoxina pelo seu receptor, razão pela qual a associação com furosemida pode gerar toxicidade ou ter que reduzir a dose. Pelo contrário, a associação a poupadores de K+, tais como a Espironolactona, podem DIMINUIR o efeito terapêutico da digoxina.

  • A digoxina

    reduz a propriedade dos miócitos de bombear Na+

     ativamente 

    da célula inibindo a enzima Na+

    /K+

    -adenosina trifosfatase

  • Um dos principais benefícios da digoxina na Insuficiencia Cardíaca se deve ao seu efeito inotrópico positivo.

    A ação primária da digoxina é, especificamente, inibir a adenosina trifosfatase e, dessa maneira, inibir também a bomba de sódio e potássio.

    Esse mecanismo de ação relacionado à inibição da atividade enzimática das proteínas de membrana Na+/K+ ATPase. A digoxina, provavelmente, compete com o potássio no sítio de ligação do K+ na bomba, cuja principal ação é trocar o Na+ intracelular pelo K+ extracelular. O Na+ extracelular também é trocado pelo Ca++ intracelular por um mecanismo de difusão facilitada independente de energia. Portanto, se a bomba de Na+/K+ ATPase é inibida, o Na+ intracelular aumenta, inibindo o gradiente de concentração que guia o mecanismo de troca de Na+ por Ca++. Em resumo, isso resulta num aumento do Ca++ intracelular, e este Ca++ pode então ser usado direta ou indiretamente no mecanismo de excitação-contração, prolongando a contração das fibras miocárdicas.


ID
701092
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A cocaína, alcaloide extraído da planta Erythroxylum coca, é uma substância com alto poder de indução de dependência em seus usuários. Existem diversas formas e padrões de uso desse alcaloide, condicionados à sua forma química (sal ou base livre), que geram características distintas em relação principalmente à toxicocinética nos usuários. Essa característica de conversão da cocaína da forma de sal para base livre (ou o contrário) é o conceito utilizado para os processos de extração e refino. Essa ideia também é utilizada com finalidade forense, para identificação preliminar de materiais suspeitos de conter cocaína. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa e.

     Normalmente, há pouca concentração de Cloridrato de Cocaína no Crack, visto que, este sal é degradado quando esquenta. Com a adição de bicarbonato de sódio, o ponto de sublimação torna-se inferior ao ponto de degradação da substância, o que permite fumar ou inalar o vapor da droga, no caso o Crack.

     

  • a) A cocaína fumada (crack) está na forma de sal, normalmente como cloridrato de cocaína, sendo possível a existência de outros ânions, como o sulfato ou o nitrato, dependendo do tipo de ácido utilizado durante o processo de extração. ERRADO. Motivo: O crack é a cocaína na forma de base livre.

     

     b) A adição de tiocianato de cobalto a materiais que contenham cocaína na forma de sal é uma reação colorimétrica de identificação preliminar (com baixa seletividade) da cocaína. A reação positiva gera cor vermelho-tijolo. ERRADO. Motivo: A reação gera um complexo organometálico entre a cocaína e o cobalto de cor azul-turquesa.

     

     c) Usuários de cocaína fumada (crack) podem ser diferenciados laboratorialmente daqueles que utilizam a forma aspirada dessa droga por meio da identificação do metabólito cocaetileno na urina. ERRADO. Motivo: O cocaetileno é encontrado quando do uso concomitante de cocaína e etanol. O metabólito que indica o uso de crack é o metilecgonidina. 

     

     d) A cocaína, quando utilizada de forma oral (ato de mascar folhas da planta Erythroxylum coca), tem início de ação no sistema nervoso central muito mais rapidamente do que a forma aspirada, já que esta última depende de absorção pela mucosa nasal. ERRADO. Motivo: Na administração oral de cocaína, o pico de concentração plasmática ocorrerá entre 45-90 minutos, essa "demora" ocorre pq no meio ácido do estômago a cocaína é ionizada e, portanto, não está disponível para absorção. Já no uso intranasal, apesar de a cocaína ser lentamente absorvida devido a vasoconstrição local que provoca, o pico de concentração ocorre, em média, em 30 minutos. 

     

     e) A forma química de sal ou base livre da cocaína depende do pH do meio, que desloca o equilíbrio químico em direção à formação de uma forma ou de outra. Em pH ácido, o equilíbrio é deslocado para a formação de cocaína como sal hidrossolúvel. Em pH básico, esse equilíbrio encontra-se deslocado para a formação de cocaína como base livre, que é lipossolúvel. CORRETO.


ID
701098
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Agentes anticolinesterásicos são substâncias capazes de inibir a ação da enzima acetilcolinesterase, com variado grau de toxicidade para os seres humanos.
Esses compostos vêm sendo desenvolvidos e utilizados desde o século XIX. Durante a Segunda Guerra Mundial, foram empregados como gases de guerra (Tabum e Sarin). Atualmente, são usados como medicamentos (fisostigmina e neostigmina), no controle e no combate a pragas (acaricidas, nematicidas e fungicidas), tanto na agricultura como na pecuária, além de inseticidas de uso domiciliar. Hoje, existe no mercado grande número de compostos cujos princípios ativos são organofosforados e(ou) carbamatos, principais responsáveis pelas intoxicações provocadas por anticolinesterásicos.
Devido ao uso desses produtos, tanto em ambiente de trabalho (atividades relacionadas com agricultura, pecuária, indústria de pesticidas, comércio de produtos agroveterinários, empresas de dedetização etc.) como no domicílio, o acesso a eles é muito fácil, tornando bastante frequente a intoxicação acidental, principalmente em crianças e trabalhadores que lidam diretamente com essas substâncias, além da intoxicação proposital, nas tentativas de autoextermínio.

A. Andrade Filho e C. Romano. Anticolinesterásicos.
In: Toxicologia na prática clínica. Belo Horizonte:
Folium, 2001, p.53 (com adaptações).

Com relação aos agentes anticolinesterásicos e às intoxicações relacionadas a essas substâncias, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) ERRADA. O quadro clínico da intoxicação aguda por essas substâncias é caracterizado pelo AUMENTO de atividade colinérgica.

     

     b) CORRETA. A reação entre um praguicida organofosforado e o sítio ativo (uma hidroxila de um resíduo de serina) da enzima acetilcolinesterase leva à formação de um complexo estável, fosforilado. Essa enzima complexada, que é inativa, é restaurada de maneira muito lenta em condições normais.

     

     c) ERRADA. Chumbinho é uma designação genérica para diversas substâncias praguicidas da classe dos organoclorados. Chumbinho é a designação apenas para o carbamato ALDICARBE.

     

     d) ERRADA. A avaliação laboratorial das intoxicações por anticolinesterásicos pode ser realizada por meio da aferição da atividade da enzima colinesterase no plasma ou nos eritrócitos. A colinesterase presente nos eritrócitos recebe o nome de colinesterase verdadeira, colinesterase específica, acetilidrolase, colinesterase eritrocitária etc. Pseudocolinesterase ou butirilcolinesterase são denominações para a colinesterase plasmática.

     

     e) ERRADA. O número de óbitos relacionados às intoxicações agudas acidentais por agentes anticolinesterásicos é proporcionalmente (número de óbitos / total de intoxicações nessa circunstância) MENOR que aquele relativo a tentativas de autoextermínio. 

     


ID
701101
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O chumbo é componente importante em ligas para solda, condutores elétricos, tipos para impressão, munição, bem como do bronze e do latão. Os sais de chumbo encontram uma variedade de aplicações, como a produção de tintas (pigmentos), plásticos (estabilizantes), vidro produção de cristais) e cerâmicas (fritas de vitrificação). A produção industrial do chumbo teve início com a introdução do processo de cupelação, há mais de 5.000 anos, e é provável que, já naquela época, tenham ocorrido ntoxicações pelo metal, fazendo dele o mais antigo agente óxico de importância ocupacional.

J. S. Lepera. Chumbo: determinação de chumbo no sangue por espectrofotometria de absorção atômica. In: Ciências farmacêuticas: toxicologia analítica.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008, p.232 (com adaptações).

A respeito da disposição e dos efeitos do chumbo no organismo e das metodologias para determinação da exposição a esse metal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) polimorfimo da ALA-D - ALA-D-2 é dominante e + suscetivel a intoxicações, além disso o Pb não é carregado pela enzima, ele inibe essa enzima.

    b) não necessita jejum, não add EDTA

    c) IBMP para chumbo - 60 microgramas por decilitro

    d) correta

    e) anemia sideroblastica e microcítica


ID
701104
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A anilina (fenilamina) é um composto orgânico muito utilizado em indústrias químicas de corantes, explosivos e vernizes, entre outros. A exposição ocupacional aguda a vapores que contêm anilina pode gerar quadros de meta-hemoglobinemia (MetHb) acentuada. Quando os valores de MetHb são superiores a 60%, podem ocorrer perda de sentidos, convulsões, coma e morte. Acerca da MetHb associada à exposição à anilina, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A hemoglobina é uma proteína globular presente no sangue responsável por carregar oxigênio dos pulmões para os tecidos e retornar para os pulmões carregando CO2. É formada por um anel protoporfirínico com um átomo de ferro 2+ no centro.

    A meta-hemoglobina é prejudicial ao organismo pois não tem afinidade por O2, CO2 e CO mas sim a haletos e cianeto.

     

    PRODUÇÃO FISIOLÓGICA DE META-HEMOGLOBINA

    A ligação Hb-O quando quebrada geralmente forma o Hb * (com um elétron) e * O (com um elétron também), sendo a ligação "partida no meio". Entretanto o própiro organismo por vezes faz essa divisão da forma errada, formando Hb () e **O. O elétron a mais que o oxigênio carregou foi retirado do ferro presente na hemoglobina, sendo que este deixou de ser ferroso (Fe2+) e passou a ser férrico (Fe 3+), essa forma oxidada do ferro é denominada META-HEMOGLOBINA. Esse quadro é revertido pela redução da meta-hemoglobina pela enzima diaforase e, na ausência desta, é possível reverter pela redução de MHb por azul de metileno (que é reduzido para azul de leucotrieno pela NADPH) e também fornece um eletron para a MHb se reestabelecer como Hb.

     

    PRODUÇÃO INDUZIDA DE META-HEMOGLOBINA

    Os nitritos em geral, e particularmente a Anilina, são os principais responsáveis pela produção de meta-hemoglobina induzida por fatores exógenos. A anilina, após sofrer oxidação, forma um composto chamado fenilhidroxilamina que interage com eritrócitos e NADPH, causando mais uma oxidação e formando o composto nitrosobenzeno. Esse composto é instável, então para retornar à forma estável da fenilhidroxilamina, esta reage com a hemoglobina, capturando seu elétron e formando meta-hemoglobina.

  • A toxicidade da anilina é atribuida ao produto de sua N-oxidação,a fenilidroxilamina produzida no fígado é captada pelos eritrócitos e extensivamente oxidada a nitrosobenzeno pela hemoglobina oxigenada, com formação concomitante de MHb


ID
701107
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O lança-perfume é uma droga de comércio ilegal no Brasil, composta principalmente de cloreto de etila. A polícia civil de vários estados registra casos cada vez mais frequentes de apreensões dessa droga, contrabandeada da Argentina, onde sua produção é liberada. As afirmativas a seguir referem-se a esse e a outros agentes tóxicos voláteis. Assinale a alternativa correta a respeito desse assunto.

Alternativas
Comentários
  •  a) Praticamente todos os hidrocarbonetos voláteis são depressores do sistema nervoso central. Correta

     

     b) A exposição crônica a altas doses de benzeno causa uma série de tipos diferentes de neoplasias, exceto a leucemia mieloide aguda (LMA). Incorreta. MOTIVO -> O benzeno, em exposição crônica, tem toxicidade hematopoiética, a qual se manifesta como anemia ou até mesmo como mielodisplasia. A exposição contínua à altas doses pode também provocar a LMA. 

     

     c) A exposição aguda a altas doses de tolueno causa euforia, sensação de bem-estar, analgesia e estado de alerta. Incorreta. MOTIVO -> As manifestações decorrentes da exposição ao tolueno tem justamente o efeito contrário (ele é depressor do SNC), variam desde tontura, cefaleia, inconsciência, depressão respiratória até morte. 

     

     d) O cloreto de etila apresenta banda intensa de absorção no espectro do infravermelho na região ao redor de 2.000 cm-1. Incorreta.  MOTIVO -> Bandas de intensa absorção na região citada indicam a presença de ligações triplas e duplas acumuladas (2300 a 1900 cm-1). Já o cloreto de etila (CH3-CH2-Cl), que possui apenas ligações C-H, C-Cl, apresentaria pico de absorção ao redor de 1500 a 600 cm-1. ( Tabela de valores de absorção no IF: https://pt.slideshare.net/periotto/tabela-de-valores-de-absoro-no-espectro-de-infravermelho-para-compostos-orgnicos ).

     

     e) O clorofórmio, após exposição voluntária por inalação, é biotransformado principalmente por enzimas da família das desidrogenases. Incorreta. MOTIVO -> O clorofórmio é biotransformado por enzimas da família CYP P-450.


ID
762283
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação à Toxicologia, assinale a alternativa que contenha aspectos conceituais incorretos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    A toxicologia é definida como uma ciência que visa estudar os efeitos nocivos decorrentes de substâncias químicas no organismo de seres vivos. Esta ciência abrange múltiplas áreas do conhecimento com inúmeros profissionais de várias áreas entre elas podemos citar e explicar as seguintes:


    - Toxicologia Clínica: desenvolve observações a pacientes que permaneceram expostos a algum agente tóxico, com o intuito de prevenir, diagnosticar a intoxicação ou, se necessário, realizar medidas terapêuticas específicas.


    - Toxicologia Ocupacional: estuda as ações e efeitos prejudiciais de determinadas substâncias que são empregadas no ambiente de trabalho sobre o organismo do indivíduo exposto. Busca especialmente entender os conhecimentos que possam garantir segurança sobre a exposição ocupacional.


    - Toxicologia de Alimentos: está pautada ao estudo da toxicidade das substâncias difundidas pelos alimentos, sendo assim esta área consegue constituir índices de segurança para que os alimentos, naturais ou industriais, possam ser consumidos sem causar danos à saúde, desde o seu armazenamento até o consumo.


    - Toxicologia Ambiental: estuda os efeitos nocivos causados em organismos vivos pelos conteúdos químicos presentes na terra. Busca compreender as alterações no equilíbrio biológico resultantes da poluição química que afeta o meio ambiente. É um estudo fundamental para a realização de ações de conservação e gestão ambiental.


    - Toxicologia Experimental: realiza estudos para poder buscar os mecanismos das ações dos toxicantes sobre os sistemas biológicos com o intuito de avaliar os efeitos decorrentes dessa ação. Esta avaliação de toxicidade é conseguida através de análises realizadas em diferentes espécies de animais, seguindo critérios e normas rigorosas pelos órgãos reguladores nacionais e internacionais.

     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/o-que-e-toxicologia/51759

  • Então se eu prescrevo um antidepressivo para um paciente e ele apresenta náuseas (efeito colateral dos primeiros dias), ele estará intoxicado(interrogação). Discordo.

  • A questão pede que seja indicada, dentro de algumas informações trazidas nas alternativas do enunciado, a alternativa que esteja INCORRETA sobre os aspectos conceituais da Toxicologia. A toxicologia analisa os efeitos causados por substâncias químicas, físicas e biológicas em comunidades de organismos e no ser humano. Ela realiza uma relação de efeitos tóxicos de substâncias em organismos vivos, em determinados ecossistemas, incluindo suas interações ambientais. Os testes que avaliam a toxicidade são ensaios laboratoriais que são capazes de estimar a toxicidade de certas substâncias e outras amostras ambientais. Os ensaios são realizados com organismos-testes que são expostos a concentrações variadas da amostra, avaliando e quantificando os efeitos tóxicos que são produzidos sobre eles. A toxicologia engloba atualmente áreas de conhecimento diversas: biologia molecular, genética, química, medicina, com o intuito de avaliar o risco dos efeitos causados por determinada substância. É considerada uma intoxicação quando um organismo entra em contato com alguma substância que não seja nutritiva e que não é produzida pelo próprio organismo, causando a chamada toxicidade, que é a capacidade de causar danos ou efeitos adversos no organismo. O estudo da toxicologia clínica analisa os efeitos tóxicos ou adversos de determinadas substâncias no organismo, com a finalidade de tratar ou prevenir essa toxicidade nos indivíduos. A toxicologia analítica identifica e quantifica as substâncias de efeito tóxico (drogas, exposição química ou fármacos) em partes biológicas. A toxicologia experimental utiliza animais para analisar os efeitos tóxicos em cada órgão, para avaliar doses não tóxicas de determinadas substâncias para os indivíduos. (O conceito de ecotoxicologia. 2018. Disponível em Revista Digital AdNormas. Acesso em dezembro de 2021; Toxicologia e câncer. 2021. Disponível em site do Inca. Acesso em dezembro de 2021)

    A) Toxicidade é a potencialidade de a substância química provocar efeitos adversos quando em contato com o organismo vivo. Esse termo é utilizado para definir a capacidade da substância causar danos (efeitos adversos) em um organismo vivo. Informação verdadeira. Opção incorreta.

    B) Toxicologia experimental estuda os sinais de toxicidade própria dos animais. A toxicologia experimental utiliza as substâncias tóxicas em animais para estudar os efeitos causados, não há estudo de toxicidade própria. A toxicidade apenas ocorre quando há contato de alguma substância não nutritiva para o organismo, e não produzida por ele mesmo. Informação falsa. Opção CORRETA.

    C) Toxicologia clínica estuda os sinais e os sintomas indesejáveis causados pelo toxicante. A toxicologia clínica analisa os efeitos que possam surgir em determinado toxicante, para tratar adequadamente ou prevenir um efeito tóxico posterior. Informação verdadeira. Opção incorreta.

    A toxicologia analítica identifica e quantifica as substâncias tóxicas em partes biológicas, para auxiliar na detecção desses toxicantes. Informação verdadeira. Opção incorreta.

    E) Intoxicação é a manifestação das reações indesejáveis causadas pelas substâncias químicas no organismo. Toda reação ou dano causado por substâncias químicas externas, não produzidas pelo organismo, é caracterizada como uma intoxicação. Informação verdadeira. Opção incorreta.


    Gabarito do professor: B

ID
762307
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação às reações orgânicas à substâncias diversas, analise as afirmativas a seguir.

I. A arritmia cardíaca pode ser causa de morte induzida pelos excitantes do sistema nervoso central, como a niquetamida e a anfetamina.

II. A perda da consciência e a amnésia são sintomas frequentemente observados após crise convulsiva provocada pelos excitantes do sistema nervoso central.

III. O aumento da atividade simpática (palpitação e hipertensão arterial) e os delírios são sinais e sintomas que acompanham a intoxicação pela cetamina.

IV. As altas doses de cetamina causam a perda da consciência, a analgesia e a depressão respiratória.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão traz alguns medicamentos (substâncias químicas) e suas possíveis reações no organismo, pedindo que se indique as afirmativas que são verdadeiras para assinalar a alternativa correta. O sistema nervoso central coordena diversas funções do organismo, e o sistema simpático estimula, enquanto o parassimpático inibe seu funcionamento. O sistema nervoso simpático é relacionado diretamente com a adrenalina, e é responsável por: dilatar a pupila, inibir a salivação, dilatar os brônquios, acelerar os batimentos, inibir o peristaltismo e relaxar a bexiga. O sistema nervoso parassimpático se relaciona com a acetilcolina e é responsável por contrair a pupila, estimular o fluxo salivar, contrair os brônquios, reduzir os batimentos, estimular o peristaltismo e contrair a bexiga. Os medicamentos (drogas) que agem no sistema nervoso central podem estimular algumas das funções nos organismos. A cetamina é uma droga anestésica utilizada tanto em anestesias humanas quanto veterinárias, agindo na regulação de glutamato (aminoácido) e estimulando conexões neurais em casos depressivos graves. Essa droga tornou-se popular entre jovens por causar efeitos alucinógenos, sintomas que se assemelham ao quadro de esquizofrenia. Algumas das reações adversas observadas são: aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, alucinação, confusão mental, delírio, depressão respiratória ou apneia (altas doses), e diversas reações psiquiátricas. A niquetamina é uma droga analéptica conhecida como estimulante respiratório do sistema nervoso central (SNC) agindo na regulação da frequência cardíaca, aumentando os movimentos respiratórios e reflexos do organismo. Pode causar efeitos adversos em doses altas como taquicardia, aumento da pressão arterial, espasmos e convulsões. A anfetamina é uma droga psicoestimulante do SNC, elevando níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina e podendo causar danos ao organismo. Ela provoca reações no SNC, como insônia, falta de apetite, aceleração dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, arritmia e entre outros sintomas de alerta que o sistema nervoso impulsiona. Causa grande dependência química e, em altas doses, pode provocar overdose que leva à psicose anfetamínica, necessitando de acompanhamento hospitalar. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Anfetaminas. Disponível em: site da UNIFESP. Acesso em dezembro de 2021; (Cetamina: aspectos gerais e relação com a esquizofrenia. 2005. Disponível em site do Scielo Brasil. Acesso em dezembro de 2021; Estimulação farmacológica da ventilação. Disponível em: site da UFRGS. Acesso em dezembro de 2021)

    Analisando as afirmativas:

    I. A arritmia cardíaca pode ser causa de morte induzida pelos excitantes do sistema nervoso central, como a niquetamida e a anfetamina. Os dois estimulantes do SNC causam arritmia, que em doses altas, podem levar à morte induzida. Verdadeira.

    II. A perda da consciência e a amnésia são sintomas frequentemente observados após crise convulsiva provocada pelos excitantes do sistema nervoso central. Esses dois são sintomas observados após uma crise de convulsão que pode ser provocada por drogas excitantes do SNC. Verdadeira.

    III. O aumento da atividade simpática (palpitação e hipertensão arterial) e os delírios são sinais e sintomas que acompanham a intoxicação pela cetamina.
    A cetamina age ativando o sistema nervoso simpático, que acende o alerta (adrenalina) e causam aumento dos batimentos e pressão arterial, além dos delírios provocados pela droga. Verdadeira.

    IV. As altas doses de cetamina causam a perda da consciência, a analgesia e a depressão respiratória.
    Em doses elevadas, essa droga pode causar esses sintomas, e como é uma droga anestésica, também pode causar analgesia. Verdadeira.

    Assinale:

    A) se somente a afirmativa I estiver correta. As afirmativas II, III e IV também são verdadeiras. Incorreta.

    B) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.
    As afirmativas II e IV estão corretas, porém as afirmativas I e III também, elas não são falsas. Incorreta.

    C) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
    As afirmativas I e II também são verdadeiras. Incorreta.

    D) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
    A afirmativa de número IV também é verdadeira. Incorreta.

    E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
    As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras sobre os medicamentos e reações orgânicas. CORRETA.


    Gabarito do professor: E.

ID
762310
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O sangue é o principal transportador de substâncias tóxicas pelo organismo. Para que o veneno possa atingir o compartimento sanguíneo, precisa ser absorvido.

As alternativas a seguir apresentam fatores que contribuem favoravelmente para a absorção, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • O sangue tem um papel fundamental no transporte de nutrientes, oxigênio e substancias tóxicas. Todas as alternativas apresentadas na questão favorecem a absorção dessas substancias para que possam chegar ao sistema circulatório, com exceção da hidrossolubilidade. A movimentação do agente tóxico no organismo, desde a sua entrada até a sua eliminação, envolve a transposição de membranas celulares. Devido à constituição lipoprotéica das membranas biológicas, as substâncias químicas lipossolúveis, ou seja, apolares, terão capacidade de transpô-las facilmente, pelo processo de difusão passiva. Já as substâncias hidrossolúveis não atravessam essas membranas, a não ser que tenham pequeno tamanho molecular e possam ser filtradas, através dos poros aquosos. A hidrossolubilidade é conferida à molécula por grupamentos que permitem a formação de pontes de hidrogênio com as moléculas de água em solução como, por exemplo, os grupos hidroxila (-OH), carboxila (-COOH), amino (-NH2); sulfidrila (-SH) e carbonila (-=O). 

    Alternativa correta: E
  • O aumento da lipossolubilidade favorece a absorção, ao passo que a hidrossolubilidade aumenta a excreção.

  • Massagem no músculo??? Oxi... 

  • Questão estranha. Se recomenda não massagear o músculo após injeção intramuscular. 

  • Quanto mais solúvel em água mais desfavorável é, a absorção do veneno pelo organismo.

    Resposta letra E


ID
762343
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação aos praguicidas, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os praguicidas químicos integram o conjunto das substâncias “xenobióticas” (estranhas ao organismo) e são considerados agentes tóxicos. Todos apresentam certo grau de toxicidade, podendo provocar danos aos organismos. Define-se como agente teratogênico qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência, que estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz alteração na estrutura ou função da descendência. 

    Alternativa correta: D
  • D) Um agente teratogénico é definido como qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função da descendência.

    Fonte: wikipédia

  • Complementando a colega Sara, Praguicida carcinogênico é aquele capaz de provocar câncer


ID
762397
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito de exames toxicológicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Álcool e drogas de abuso fazem parte da maioria das requisições de exames toxicológicos.

II. Concentrações letais de intoxicação pelo álcool não deixa sinais macroscópicos significativos no tecido cerebral.

III. No exame post-mortem de suspeito de intoxicação crônica pelo álcool etílico, os órgãos de escolha para exame são: estômago, fígado e coração.

IV. Principais sinais psiquiátricos observados nos indivíduos com dependência ao álcool etílico são: delirium tremens, alucinações e demência.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A respeito de exames toxicológicos, podemos julgar as afirmativas que a questão oferece. Todas as alternativas estão corretas, pois o álcool e as drogas são a maioria das requisições dos exames toxicológicos, incluindo também, os produtos químicos. O abuso do álcool não apresenta sinais significativos no tecido cerebral, diferente de outros tipos de drogas de abuso que podem danificar o tecido neural. Em caso de exame pós-morte, os tecido que são investigados normalmente são os tecidos estomacais, fígado e coração que são os órgãos mais afetados nesse tipo de intoxicação, além de sinais psiquiátricos, como delírios, alucinações e demência.

    Alternativa correta: E


  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas

  • Achei que delirium tremens não fosse um sinal psiquiátrico 

  • A causa do delirium tremens não tem nada de psiquiátrica. O uso crônico do alcool leva a uma diminuição da atividade dos receptores GABA atravez de internalização. Isso induz a perda de controle inibitório, fazendo com que neurotransmissores excitatórios como Dapamina, Noradrenalina e Serotonina sem regulação pela atividade inibitória Gabaérgica. O alcool também age inibindo em receptores NMDA do glutamato, cessando a inibição, o glutamato os ativará livremente, gerando excitação.


ID
762400
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito das drogas de abuso, analise as afirmativas a seguir.

I. A compulsão é um dos sintomas de alta severidade causados pelas drogas de abuso.

II. Drogas de abuso são substâncias de origem vegetal que comprometem a funcionalidade do cérebro e de outros órgãos periféricos.

III. Drogas de abuso causam dependência psicológica e comprometem irreversivelmente o metabolismo do tecido cerebral.

IV. Todos os excitantes cerebrais como a cocaína, opióides, anfetamina e cetamina têm os mesmos mecanismos de ação.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com as afirmativas que a questão apresenta, podemos classificar apenas a alternativa A como correta, ou seja, apenas a afirmativa I está correta. A afirmativa II esta incorreta, pois as drogas de abuso não são apenas de origem vegetal, podemos obter drogas de abuso sinteticamente reagindo produtos químicos ou outros componentes, sendo que todas elas podem ou não afetar o cérebro ou outros órgãos periféricos. Na afirmativa III, a maioria das drogas causa a dependência psicológica, mas também a dependência química e física e com tratamentos adequados, os danos podem ser reversíveis. Por fim, a afirmativa IV está incorreta, pois dos excitantes cerebrais apresentados, cada um apresenta um mecanismo de ação diferente com intensidades e duração diferente entre si.

    Alternativa correta: A


  • I - CERTA

    II -  Existem drogas de origm sintética - ERRADA

    III - Não comprometem irreversivelmente - ERRADA

    IV - dava pra eliminar só de saber que opióide é depressor e anfetamina e cocaína são estimulantes - ERRADA

  • Daria para acertar por raciocínio lógico e um conhecimento irrisório do assunto:

    I - Dúvida. Na verdade tá obvia, mas deixa quieta por enquanto.

    II - Existem drogas com outras origens: cogumelos, sintéticas, peçonha de animais, etc. ERRADA (Descartamos as alternativas B, D e E)

    III - Dúvida. A irreversibilidade talvez seja controversa, pois não trata na questão do tempo de exposição a droga. O uso crônico causaria tal efeito para algumas drogas e não o metabolismo como um todo, mas algumas funções.

    IV - Opióides são depressores clássicos. ERRADA (Descartamos a alternativa C)

    RESPOSTA: A

  • Acertei por eliminação, já que a II, III e IV estão completamente erradas. Mas pra mim todas estão erradas. Nunca ouvi falar do termo compulsão na toxicologia. o termo adequado seria síndrome de abstinência.


ID
762424
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A coleta de ar expirado para dosagem de compostos voláteis tem sido cada vez mais utilizada.

A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito é letra A, mas eu discordo.

    A concentração de xenobióticos no ar expirado pode sim ser alta e de fácil detecção, isso vai depender do xenobiótico e de seus metabólitos. Se estivermos tratando de gases, por exemplo, a concentração do gás no ar expirado provavelmente será semelhante à sua concentração no sangue.

     

    Além do mais, SPE é uma técnica de extração líquido-sólido. Além do erro de termo utilizado (SPE e SPME não coletam nada, e sim analisam) como se faz uma análise de ar expirado usando uma técnica que não se aplica a gases? 

  • De acordo com o livro de Toxicologia Analitica (Moreau) SPE e SPME são técnicas utilizadas também para coletar o ar expirado. Assim como também cita que uma das dificuldades dessa amostra é a pequena concentração de xenobióticos. Eles falam em métodos de amostragem com SPME passivo - coleta e extração - e ativo - a coleta é feita na própria fibra de microextração.


ID
762460
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação a análise de inseticidas organofosforados e nitrogenados (carbamatos), assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra A?

  • Oi, Camila. É para assinalar a incorreta, logo a A está correta.

  • Errado: letra D, pois a colinesterase presente no plasma é a butirilcolinesterase (AchE "falsa") ao passo que no SNC encontra-se à acetilcolinesterase verdadeira. Essas enzimas possuem estruturas diferentes

  • A AChE encontra-se mais abundantemente no sistema nervoso central, nos músculo esqueléticos e na membrana dos eritrócitos. Enquanto que a BuChE encontra-se, em sua maioria, no plasma sanguíneo sendo por este motivo conhecida também como colinesterase plasmática.

    Muller, T. C.; Rocha, J. B. T; Morsch, V. M.; Neis, R. T.; Schetinger, M. R. C. Antidepressants inhibit human acetylcholinesterase and butyrylcholinesterase activity. Biochimica et Biophysica Acta 2002, 1, 92. [CrossRef] [PubMed] 


ID
762475
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da análise bioquímica para encontrar substâncias toxicológicas, analise as afirmativas a seguir.

I. A concentração de tóxicos encontrados nas amostras de humor vítreo, nos casos post mortem, é muito próxima a da sanguínea.

II. O etanol é produzido após a morte por fermentação e isto pode comprometer a análise bioquímica.

III. A concentração de drogas encontradas no fígado nem sempre é a mesma concentração letal encontrada no sangue.

IV. O conteúdo gástrico é útil para determinar quantidades residuais de fármacos e venenos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A questão fala sobre análises bioquímicas que são utilizadas na busca de substâncias toxicológicas, trazendo quatro afirmativas sobre o assunto para que seja indicada a alternativa que contém as informações verdadeiras sobre o assunto. A toxicologia analisa os efeitos causados por substâncias químicas, físicas e biológicas em comunidades de organismos e no ser humano. Quando um indivíduo morre, se inicia um processo de putrefação com a decomposição e degradação da matéria orgânica através de bactérias aeróbias (utilizam oxigênio) e anaeróbias (sem oxigênio, com outras fontes). O corpo humano, após a morte, apresenta quatro etapas de putrefação: 1. Corpo fresco, onde o sangue para de circular e a temperatura do corpo diminui; 2. Decomposição inicial, onde ocorre o consumo da matéria orgânica pelas bactérias aeróbias e anaeróbias (fermentação alcoólica) existentes no corpo humano; 3. Ocorre a decomposição avançada e os gases começam a se acumular, fazendo o corpo inchar e os tecidos celulares se romperem; 4. Esquelitização, o esqueleto começa a aparecer em algumas partes do corpo (rosto, pés e mãos). O humor vítreo é uma substância em gel transparente que se localiza entre a retina e o cristalino, e é muito utilizado pela similaridade de concentração das substâncias obtidas no sangue e pela estabilidade post mortem. Na necroscopia, é necessário analisar o conteúdo gastrointestinal para verificar possíveis resíduos medicamentosos que ainda não tenham sido absorvidos; a urina para verificar toxicantes a partir do rim, principal órgão excretor; e o fígado, primeiro órgão analisado pois as substâncias tóxicas se encaminham para ele antes de seguir para a circulação dos demais órgãos. (Serrano, Carlos. As 'fazendas de cadáveres' onde corpos se decompõem ao ar livre. 2019. Disponível em: Site da BBC News. Acesso em junho de 2021; Investigação policial: análise toxicológica post mortem. 2012. Disponível em: Site da JUS. Acesso em dezembro de 2021) 

    Analisando as afirmativas: 

    I. A concentração de tóxicos encontrados nas amostras de humor vítreo, nos casos post mortem, é muito próxima a da sanguínea. O humor vítreo apresenta concentração similar ao sangue, e é bastante estável quando comparado com a urina e sangue, apresentando pouca alteração post mortem. Verdadeira. 

    II. O etanol é produzido após a morte por fermentação e isto pode comprometer a análise bioquímica. Alguns microrganismos realizam a decomposição através da respiração anaeróbia, com a fermentação alcoólica, produzindo etanol. Verdadeira. 

    III. A concentração de drogas encontradas no fígado nem sempre é a mesma concentração letal encontrada no sangue. As concentrações geralmente são diferentes, pois a absorção não ocorre no mesmo momento, e o fígado pode apresentar apenas concentrações residuais. Verdadeira. 

    IV. O conteúdo gástrico é útil para determinar quantidades residuais de fármacos e venenos. Na digestão, o processo de absorção de um medicamento inicia no estômago com o conteúdo gástrico dissolvendo a camada superficial do comprimido, sendo útil, então, na análise de resíduos de alguns fármacos e venenos. Verdadeira. 

    Assinale: 

    A) se somente a afirmativa I estiver correta. As afirmativas II, III e IV também são verdadeiras. Incorreta. 

    B) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas. As afirmativas II e IV são verdadeiras, porém as afirmativas I e III também. Incorreta. 

    C) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas. As afirmativas I e II também são verdadeiras. Incorreta. 

    D) se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas. A afirmativa IV não é falsa, ela também é verdadeira. Incorreta. 

    E) se todas as afirmativas estiverem corretas. As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras. CORRETA. 


    Gabarito do professor: E.

ID
762481
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao ácido cianídrico e seus derivados, analise as afirmativas a seguir.

I. Ácido cianídrico ou ácido prússico deriva do borbulhamento do cianeto de hidrogênio em água.

II. O íon cianeto derivado dos sais do ácido cianídrico, como o cianeto de potássio, tem alta afinidade com o ferro da hemoglobina.

III. O cheiro de “amêndoas amargas” é bem característico da presença de sais de cianeto.

IV. O gás cianídrico pode ser liberado por combustão de plásticos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • não concordo com o gabarito, pois o cianeto tem afinidade pelo Fe+3 e não pelo Fe+2 da hemoglobina. Tanto que seu principal mecanismo de ação é a asfixia química pela inibição da citocromo oxidase A3, impedindo que haja a transferência de elétrons para o oxigênio. Dessa forma, a afirmativa II estaria incorreta.

  • A toxicidade do cianeto é causada pela inibição da oxigenação celular, o que causa anóxia tecidual pela inibição praticamente irreversivel das enzimas citocromo oxidase (Fe3+).

    Embora o cianeto tenha uma afinidade primária com o ferro férrico (Fe3 +), uma pequena quantidade de cianeto pode-se ligar ao ferro (Fe2 +) ferroso da hemoglobina, formando ciano-hemoglobina, que é incapaz de transportar oxigênio, exacerbando ainda mais a hipóxia tecidual. 


ID
762484
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da pesquisa da presença de susbtâncias toxicológicas, analise as afirmativas a seguir.

I. O flúor é exemplo de tóxico fixo neurotóxico de natureza mineral.

II. A pesquisa da presença de ácido cianídrico se baseia na reação com hidróxido de potássio, seguido de reação com sulfato ferroso e formação de ferrocianeto de potássio; este, por ação do cloreto férrico, origina o azul da Prússia.

III. O reagente de Boer é usado para a pesquisa da presença de flúor.

IV. O teste de Reinsch é usado para a pesquisa de substâncias orgânicas tóxicas derivadas hidrocarbonetos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O teste de Reinsch é utilizado para pesquisa de intoxicação por metais pesados.


  • A respeito da pesquisa da presença de substâncias toxicológicas, dentre as afirmativas dadas pela questão, pode-se concluir que apenas a afirmativa IV está incorreta. O teste de Reinsch permite a detecção de uma forma rápida e fácil, de certos metais, como o arsénio, mercúrio, bismuto e antimónio (As, Hg, Bi, Sb), por deposição do metal à superfície de uma espiral de cobre, em soluções fortemente ácidas.


    Alternativa correta: A



ID
883681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Empregados para o tratamento da insuficiência cardíaca
congestiva há mais de 200 anos, os compostos digitálicos são
extraídos principalmente de plantas da família das apocináceas,
como Digitalis lanata e Digitalis purpurea. Seus produtos mais
utilizados são a digoxina e a digitoxina, cujas meias-vidas no
organismo humano são de aproximadamente 40 horas e 6 dias,
respectivamente. Ambas as drogas são medicamentos de índice
terapêutico baixo. Para evitar efeitos tóxicos, os níveis
plasmáticos de digoxina não devem ultrapassar o valor de
2 ng/mL e, os de digitoxina, 35 ng/mL. A digitoxina,
diferentemente da digoxina, é extensivamente metabolizada pelo
fígado. O volume de distribuição aparente da digoxina é de
9 L/kg de peso corporal, enquanto o da digitoxina é de somente
0,5 L/kg. Uma outra diferença é que 97 % das moléculas de
digitoxina se ligam a proteínas plasmáticas, enquanto somente
25 % das de digoxina encontram-se ligadas.

Considerando essas informações, julgue os itens subseqüentes.

Em um paciente com intoxicação por digitoxina, com níveis plasmáticos de 120 ng/mL, deve-se esperar em torno de 12 dias para que os níveis de digitoxina diminuam a valores abaixo da faixa tóxica.

Alternativas
Comentários
  • Meia-vida da digitoxina - 6 dias;
    Os níveis plasmáticos de digitoxina não deve ultrapassar 35 ng/mL;
    Questão -  120 ng/mL/ 2 (PRIMEIRA MEIA-VIDA - 6 primeiros dias) = 60 ng/mL
                     60 ng/mL/ 2 (SEGUNDA MEIA-VIDA - 12 primeiros dias) = 30 ng/mL

    Portanto, 
    em torno de 12 dias os níveis de digitoxina apresentam valores abaixo da faixa tóxica (abaixo de 35 ng/mL).

    Resposta CORRETA
  • Pessoal , questão extremamente mal formulada, desde quando fica-se esperando 12 dias em caso de intoxicação por digitálicos? Isso é surreal.


ID
883684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2004
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Empregados para o tratamento da insuficiência cardíaca
congestiva há mais de 200 anos, os compostos digitálicos são
extraídos principalmente de plantas da família das apocináceas,
como Digitalis lanata e Digitalis purpurea. Seus produtos mais
utilizados são a digoxina e a digitoxina, cujas meias-vidas no
organismo humano são de aproximadamente 40 horas e 6 dias,
respectivamente. Ambas as drogas são medicamentos de índice
terapêutico baixo. Para evitar efeitos tóxicos, os níveis
plasmáticos de digoxina não devem ultrapassar o valor de
2 ng/mL e, os de digitoxina, 35 ng/mL. A digitoxina,
diferentemente da digoxina, é extensivamente metabolizada pelo
fígado. O volume de distribuição aparente da digoxina é de
9 L/kg de peso corporal, enquanto o da digitoxina é de somente
0,5 L/kg. Uma outra diferença é que 97 % das moléculas de
digitoxina se ligam a proteínas plasmáticas, enquanto somente
25 % das de digoxina encontram-se ligadas.

Considerando essas informações, julgue os itens subseqüentes.

Se um medicamento possui índice terapêutico baixo, isso significa que os níveis plasmáticos para se obter o efeito terapêutico são próximos dos níveis plasmáticos tóxicos.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta.

                           
    Índice terapêutico é uma comparação entre a quantidade de um agente terapêutico necessária para causar um efeito terapêutico e a quantidade que causa efeitos tóxicos.[1] Quantitativamente, é a proporção dada entre a dose tóxica dividida pela dose terapêutica. Uma medida comumente utilizada do índice terapêutico é a dose letal da droga para 50% da população (LD50) dividida pela dose efetiva mínima para 50% da população (ED50). Um IT baixo condiz com drogas que podem atingir níveis tóxicos com extrema facilidade, tais como a digoxina e a varfarina.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_terap%C3%AAutico

    Conhecimento + dedicação + equilíbrio = sucesso.
  • É verdade, em auditoria aprendemos que os auditores devem, se detectado erro/fraudes, fazer relatório disso e entregar ao responsável, não corrigir o erro ou a fraude.


ID
920848
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para o registro de medicamentos fitoterápicos (ou produtos) com indicação de uso tópico, deve-se:

I. apresentar, facultativamente, resultados de ensaios de toxicidade aguda oral, visando prever o que aconteceria em casos de uso indevido (intoxicação por ingestão acidental) do medicamento.

II. apresentar obrigatoriamente ensaios de toxicidade aguda oral, segundo disposto na RE 90/04.

III. apresentar estudos que comprovem que a absorção sistêmica é negligenciável, informando que o produto não deve ser usado em casos de pele lesionada.

Assinale:

Alternativas

ID
920851
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto aos estudos de toxicidade aguda que devem ser conduzidos com amostras padronizadas do medicamento fitoterápico, é correto afirmar que:

I. são realizados após exposição a uma dose única ou dose fracionada do medicamento administrada no período de 24 horas.

II. devem ser realizados usando-se uma espécie de mamífero, incluindo machos e fêmeas, todos em idade adulta, e utilizando, obrigatoriamente, a mesma via de administração prevista para uso do medicamento em estudo.

III. são realizados empregando-se doses suficientes para observação de possíveis efeitos adversos e estimativa da DL50. O período de observação dos sinais de toxicidade inclui as primeiras 24 horas até o período máximo de 14 dias.

Assinale:

Alternativas

ID
920854
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto aos estudos de toxicidade de longa duração que devem ser conduzidos com amostras padronizadas do medicamento, analise as afirmativas a seguir.

I. São realizados empregando-se no mínimo duas espécies de mamíferos, incluindo número mínimo de 10 roedores machos e 10 fêmeas e mesmo número de animais não roedores por dose do produto.

II. O período de administração do produto em animais segue relação com o período proposto para sua utilização terapêutica e prever a necessidade de duração mínima de 84 dias para produtos (medicamentos) com uso previsto ?30 dias/ano.

III. São empregadas no mínimo três doses do produto, i.e. menor dose que produza o efeito terapêutico, a maior dose que produza efeito adverso detectável, e uma dose intermediária.

Alternativas

ID
1021015
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A cocaína é frequentemente usada junto com outras drogas. Parte da cocaína é transesterificada em cocaetileno quando é usada junto com a seguinte droga:

Alternativas
Comentários
  • Resposta B: álcool. Na presença do álcool a cocaína é transesterificada e convertida em cocaetileno. O metabólito é ativo e tem meia-vida de duas horas, atravessa a barreira hematoencefálica e é mais cardiotóxico que a cocaína.

  • Resposta B. O uso concomitante de Cocaína + Álcool forma um metabólito ativo  cocaetileno por transsesterificação. A Cocaetileno tem tempo de meia vida maior que a cacaína, consequentemente tem os efeito prolongados. 


ID
1021018
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Dentre os sinais da síndrome de abstinência da heroína destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • Pode provocar: Dilatação das pupilas, diarréia, vômito, agitação, dores nos músculos e ossos, insónia, arrepios com pele de galinha, movimentos compulsivos dos membros inferiores, ansiedade, acessos de pânico e perda de apetite, 

  • a) Sudorese(opióides/barbitúricos) e sonolência(cocaína,anfetaminas).

    b) Taquicardia(anfetamina,maconha,alucinógenos) e hipotermia (maconha).

    c) Piloereção( opióide) e aumento do limiar doloroso(álcool).

    d) Dilatação das pupilas(anfetamina, alucinógenos, opióides) e diarréia (opióides).

    e) Aumento da pressão arterial( anfetamina, alucinogenos) e miose(barbitúricos/opióides).

  • Gabarito D

    A abstinência evidencia-se por ativações somatomotora e autonômica significatias (manifestadas por agitação, hiperalgesia, hipertermia, hipertensão, diarréia, dilatação pupilar e secreção de quase todos os hormônios hipofisários e adrenomedulares) e por sintomas afetivos (disforia, ansiedade, depressão).

    a) Sudorese e sonolência (errado - agitação)

    b) Taquicardia e hipotermia (errado - hipertermia)

    c) Piloereção e aumento do limiar doloroso. (diminuição do limiar doloroso)

    d) Dilatação das pupilas e diarréia. CORRETO

    e) Aumento da pressão arterial e miose. (MIDRÍASE)

  • Dica: quando for pensar em síndrome de abstinência, tentar associar aos efeitos contrários dos induzidos pela droga.

    Heróina causa miose e diminuição da motilidade intestinal, logo, sua abstinência causa midriase e diarreia.

    Gabarito letra D


ID
1021027
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Dois fármacos são aprovados pelo FDA para o tratamento do alcoolismo: o dissulfiram e a naltrexona. Os mecanismos pelos quais eles atuam é, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • letra D

    A droga age inibindo a enzima acetaldeído desidrogenase. Desta forma ocorre um acúmulo de acetaldeído, sendo este muito tóxico para o organismo.

    antagonista dos receptores opióides.

  • Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. Salmos 37:3-7
  • O fármaco dissulfiram inibe a enzima aldeido- desidrogenase (acetaldeído desidrogenase -ALDH). Essa enzima participa de uma das etapas biotransformação do etanol, com isso ela responsável pela  oxidação do acetaldeido para acetato na presença cofatores NAD+ oxidados. Quando ocorre a inibição dessa enzima aumenta a concentração de acetato, consequentemente causando várias reações indesejáveis.

    Naltrexona é antagonista dos receptores opioides e utilizando no tratamento do alcoolismo. Além disso, utilizado no tratamento dependentes de opiáceos.

  • Só corrigindo um ponto no comentário do Belyze, a inibição da aldeido desidrogenase provoca o ácumulo de ACETALDEÍDO que seria convertido em ACETATO pela enzima, o ácumulo de ACETALDEÍDO que provoca os efeitos de náuseas, vômitos, cefaleia, tontura, rubor. Isso reforça o controle sobre o desejo de consumir álcool, já que o paciente sabe que terá os efeitos tóxicos se consumir a bebida.

    Lembrar também que a inibição é IRREVERSÍVEL.

    FONTE: Material de Apoio - Álcoois Alifáticos - Mapa Concursos


ID
1021036
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em doses altas os efei tos do MDMA (metilenodioximetanfetamina = ecstasy) são:


Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Após o uso da droga ocorrem alguns efeitos indesejados:

    aumento da tensão muscular e da atividade motora,

    aumento da temperatura corporal,

    enrijecimento e dores na musculatura dos membros inferiores e coluna lombar,

    dores de cabeça,

    náuseas,

    perda do apetite,

    visão borrada,

    boca seca,

    insônia,

    grande

    oscilação da pressão arterial,

    alucinações, agitação,

    ansiedade,

    crise de pânico e episódios breves de psicose.

    O aumento no estado de alerta pode levar à hiperatividade e à fuga de ideias.

    Nos dias seguintes ao uso da droga o usuário pode ficar deprimido, com dificuldade de concentração, ansioso e fatigado.

    O excesso de serotonina na fenda sináptica provocado pelo uso da droga causa lesões nas células nervosas irreversíveis. Essas células, quando lesionadas, têm seu funcionamento comprometido, e só se recuperam quando outros neurônios compensam a função perdida.


ID
1021051
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A dose necessária do fármaco para produzir um efeito específico em 50% da população é conhecida como DE50. Em estudos pré-clínicos de fármacos a dose letal determinada em animais de laboratório é representada pela DL50. A razão entre a DL50 e a DE50 é uma indicação de:

Alternativas
Comentários
    • Dose Efetiva Mediana (DE50): é a dose capaz de produzir efeito farmacológico em 50% da população.
    • Dose Efetiva Letal (DL50): é a dose capaz de produzir óbito em 50% dos indivíduos.
    • Índice Terapêutico (IT): é a relação existente entre a Dose Efetiva Mediana (DE50) e a Dose Efetiva Letal (DL50), expressa da seguinte forma: IT = DL50
    • DE50

ID
1021111
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre o uso de padrões primários e secundários em análise volumétrica (ou titrimétrica), selecione a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os critérios de um padrão primário:

    • ser fácil obter, purificar, secar e preservar um estado puro
    • a quantidade total de impurezas não deve exceder 0,01-0,02%
    • ter massa molecular relativa elevada para que os erros de pesagem possam ser ignorados;
    • a substância não deve alterar no ar durante a pesagem

    Ex: biftalato de potássio

    tetraborato de sódio

    carbonato de sódio

  • PADRÃO PRIMÁRIO --> É um reagente puro o suficiente para ser pesado e usado diretamente. Apresenta um alto grau de pureza que serve como referência na titulação. A precisão do método é criticamente dependente das propriedades desde composto.

    Quando o reagente titulante ou solução padrão é um padrão primário, ele pode ser preparado diretamente, isto é, o reagente é pesado com a maior precisão possível e dissolvido em água destilada ou deionizada, sendo a diluição realizada a um volume definido em balão volumétrico.

    Requisitos para um padrão primário:

    1. Alta pureza (99,9% ou superior);

    2. Fácil obtenção, dessecação e conservação;

    3. Estabilidade à atmosfera;

    4. Não deve ser higroscópico;

    5. Deve ser bastante solúvel;

    6. Baixo custo;

    7. Massa molar grande para minimizar o erro relativo a pesagem do padrão.

    Exemplos:

    • Oxalato de sódio (99,95%);
    • Ácido benzóico (99,985);
    • Biftalato de potássio (99,99%);
    • Dicromato de potásssio (99,98%).

ID
1021114
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os compostos organofosforados e os carbamatos são amplamente utilizados na agricultura, residências e prática veterinária para o controle e combate de pragas. Sobre a toxicocinética e toxicodinâmica desses praguicidas é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Os inseticidas carbamatos metabolizam produtos menos tóxicos e mais polares, alguns metabolitos nao sao tóxicos.
  • Gabarito letra C.

    O mecanismo de açao do OF é fosforilar a hidroxila da serina do sítio esterático.

  • Os organofosforados inibem a Acetilcolinesterase através de uma reação química em que ocorre a fosforilação do grupo hidroxilo do resíduo de Serina (localizada no centro ativo da enzima). A fosforilação da Acetilcolinesterase leva à formação de uma ligação, covalente e muito estável, entre o resíduo serina e o fósforo com consequente impedimento da degradação da Acetilcolina em Colina e Ácido acético. Na verdade, a ligação entre os organofosforados e a Acetilcolinesterase é tão estável que pode demorar dias até hidrolisar e ocorrer assim, a regeneração da enzima. É de salientar que a taxa de regeneração desta varia muito consoante o composto.[1,2]

     

    No caso dos organofosforados, pode ainda ocorrer uma hidrólise de um dos grupos alquilo do composto o que leva a uma inibição irreversível da Acetilcolinesterase. Neste caso, estamos perante um envelhecimento do complexoorganofosforado-enzima sendo que não ocorre mais a regeneração da enzima. O aparecimento dos sintomas pode então ser explicado pela acumulação de Acetilcolina na fenda sinática (resultante da inibição da Acetilcolinesterase), levando a uma estimulação exagerada dos recetores Muscarínicos e Nicotínicos (local de ação da Acetilcolina).[1,2]

    Fonte: http://carbamatosorganofo.wixsite.com/home/blank-8

  • CORRETA: Para a maioria dos carbamatos, a biotransformação gera metabólitos inativos.

    Obs. Há um excessão: O Aldicarbe (carbamato - famoso chumbinho) gera metabólitos muito ativos e tóxicos como: Sulfóxido e sulfonas.

  • GABARITO C

    os organofosforados ligam-se apenas aos sítios esterásico, não se ligam ao sítio aniônico.

  • Acetilcolina Centro esterásico (S) Centro aniônico (S)

    Edrofônio Centro esterásico (N) Centro aniônico (S)

    Carbamatos Centro esterásico (S) Centro aniônico (S)

    Organofosforado Centro esterásico (S) Centro aniônico (N)


ID
1021117
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os casos de intoxicação por solventes, geralmente, estão associados à exposições ocupacionais. Sobre a toxicologia dos solventes, avalie cada uma das alternativas abaixo e marque a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os efeitos de intoxicação por metanol se da pela formação de ácido fórmico, que é produto da ação enzimática da formaldeidodesidrogenase com o formaldeido. Sendo assim a cegueira é ocassionada pela toxicidade do ácido fórmico.
  • "Uma pequena parte do metanol é eliminada pelos pulmões e pelos rins (cerca de 12% e 3%, respectivamente). O restante é eliminado por via hepática, só que de forma 10 vezes mais lenta que o etanol. Em primatas, o metanol é metabolizado a formaldeído pela enzima álcool-desidrogenase, em um processo que leva várias horas. A meia-vida do formaldeído, entretanto, é muito curta, cerca de 1 minuto, pois é rapidamente metabolizado pela enzima formaldeído-desidrogenase em ácido fórmico (formato), que é extremamente tóxico, sendo responsável pelos efeitos graves da intoxicação: cegueira, acidose metabólica e morte. Infelizmente, no ser humano, a metabolização do formato é lenta, dependente de uma via química baseada em ácido fólico, que converte o agente tóxico em gás carbônico, que é facilmente eliminado pelo organismo."

     

    Fonte: http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/5406/intoxicacao_por_metanol.htm


ID
1021120
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No tratamento de amostras para análise de metais, geralmente utiliza-se a mineralização por via seca ou por via úmida. Sobre este método para a extração de metais, analise as afirmativas a seguir e marque a opção verdadeira.

I. Na mineralização de uma amostra por via úmida podem ser utilizados três tipos de reagentes, isolados ou em combinação: agentes oxidantes, solubilizantes e neutralizantes.

II. A mineralização por via seca é a mais indicada para a análise de chumbo e mercúrio.

III. Os cadinhos de quartzo e as cápsulas de platina são geralmente utilizados para a mineralização por via úmida pela resistência à maioria dos ácidos como, por exemplo, os ácidos nítrico, clorídrico e fluorídrico.

IV. Na escolha do processo de mineralização deve-se considerar três fatores: a natureza da matriz, o metal a ser determinado e a técnica de identificação a ser utilizada.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I- correta

    II- Via seca usa a combustão - mineralização da amostra que pode ser por incineração. Então se eu incinerar o Pb ou Hg muitos vapores tóxicos vão subir e isso não é recomendado

    III - Acido fluorídrico ataca o cadinho de quarto em temperatura ambiente

    IV - correta


ID
1021123
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em análises forenses e em outros ramos da toxicologia, a técnica de headspace é largamente empregada para a extração de analitos voláteis. Sobre o procedimento para extração de agentes tóxicos gasosos e voláteis utilizando está técnica, marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • (A) Errado. Amostras sólidas podem ser utilizadas para análise de headspace, desde que maceradas e homogeneizadas para facilitar a volatilização dos analitos.

     

    (B) Correta. O headspace dinâmico permite que seja extraído compostos presentes nas matrizes por ordem por bilhão ou trilhão, em contrapartida o headspace estático permite que seja extraído compostos por ordem por milhão.

     

    (C) Errada. A quantidade da amostra interfere na concentração do analito quando relacionada a analitos que apresentam baixo coeficiente de partição, isto é, são pouco solúveis, já os analitos com elevado coeficiente de partição o volume da amostra não interfere no processo de extração. Aproveitando o gancho da questão, na extração por headspace acoplado a microextração em fase sólida (HS-SPME), quando utiliza-se uma amostra liquida a quantidade de analito extraido não depende da localização da fibra, isto é, se a fibra está na fase liquida ou fase gasosa.  

     

    (D) Errada. A complexidade da amostra interfere não só no coeficiente de partição (K), tal como no coeficiente de atividade e sensibilidade do headspace. Caso a matriz tenha uma afinidade muito grande com o analito é obvio que o processo de extração será prejudicado, resultando numa diminuição do analito na fase gasosa.

     

    (E) Errada. O examinador inverteu o ordem dos headspace's. Na verdade o headspace dinâmico surgiu posteriormente ao headspace estático para aumentar a sensibilidade da técnica e possibilitar a analise de substâncias que possuem apenas traços.


ID
1021126
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A extração de substâncias orgânicas não voláteis é uma prática rotineira nos laboratórios de análises toxicológicas. Fármacos, praguicidas, produtos naturais, drogas ilícitas, dentre outras, fazem parte desse grupo. Sobre os métodos para extração dessas substâncias, avalie as afirmativas a seguir e marque a opção correta:

I. A extração em fase sólida permite a realização simultânea dos processos de purificação (clean-up) e pré-concentração do analito em matrizes complexas.

II. Uma das desvantagens da extração líquido-líquido é a formação de emulsão.

II. Na extração líquido-líquido, o coeficiente de partição é estabelecido entre a fase aquosa e a fase orgânica e é influenciado pelo solvente extrator, pelo pH da fase aquosa e pela proporção do volume das fases.

IV. A extração em fase sólida apresenta baixa seletividade e alta sensibilidade.

Estão corretas as opções:

Alternativas
Comentários
  • Na extraçao dd substâncias nao volateis como os farmacos, praguicidas,drogas ilicitas e outros, levamos em conta algumas características: 1- o processo de extração em fase sólida permite a realizaçao simultanea dos processos de purificação e pre concentração do analito 2- a extração do tipo líquido liquido pode formar uma emulsão, o que prejudica a analise da amostra. 3- o coeficiente de partição entre fase aquosa e fase orgânica é influenciada pelo solvente extrator, pelo pH da fase aquosa e pela proporçao entre os volumes das fases. Isso em uma extraçao liquido líquido.
  • Gabarito letra C.

    [V] I. A extração em fase sólida permite a realização simultânea dos processos de purificação (clean-up) e pré-concentração do analito em matrizes complexas.

    [V] II. Uma das desvantagens da extração líquido-líquido é a formação de emulsão.

    [V] III. Na extração líquido-líquido, o coeficiente de partição é estabelecido entre a fase aquosa e a fase orgânica e é influenciado pelo solvente extrator, pelo pH da fase aquosa e pela proporção do volume das fases.

    [F] IV. A extração em fase sólida apresenta baixa seletividade e alta sensibilidade.

  • GABARITO LETRA C, estão corretas apenas I, II e III.

    Na alternativa IV temos que "A extração em fase sólida apresenta baixa seletividade e alta sensibilidade". A extração em fase sólida, na verdade, apresenta alta seletividade.

  • Tres comentários mas só o comentário de nbarbie tem utilidade. O resto é inutilidade pura.

    Não sabia que o coeficiente de partição variava com a mudança na proporção das fases. Assim se deduz que o coeficiente é estabelecido em condições padronizadas de volumes, o torna na prática o uso desse coeficiente bem complicado pois temos amostras em diversos volumes. Ao passo que padronizar temperatura e ph é bem mais prático


ID
1021129
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em uma amostra onde havia suspeita de conter derivados anfetamínicos, a extração líquido-líquido foi a escolha para a separação destas substâncias. As condições adequadas para a eficiência desta extração, que partiu de uma solução aquosa contendo os analitos de interesse, incluiu:

Alternativas
Comentários
  • Ajuste do pH

    Se o analito está na fase aquosa, para extraí-lo para uma fase orgânica é necessário que o analito se mantenha lipofílico, ou seja, não ionizado. Como as anfetaminas são compostos básicos, se utilizarmos uma fase ácida, a molécula ioniza.

    Portanto, para manter a lipofilicidade da molécula, deve ser utilizado um composto que mantenha a mistura básica. Das opções apresentadas, só temos o KOH.

     

    Extração

    A escolha do solvente nas extrações líquido-líquido se dá pela sua polaridade. Quanto mais polar o solvente, mais imiscível com a água ele será e maior a migração do analito apolar para a fase orgânica.

    Já definimos que o ajuste do pH será feito com KOH. Entre os solventes disponíveis para essa opção, temos o Éter e o Metanol. Entretanto, o metanol é um solvente polar, então por esse motivo o solvente de escolha é o éter.

     

    Resposta: Ajuste do pH com KOH e extração das anfetaminas com Éter.

  • Gabi, nessa parte de sua resposta: "Quanto mais polar o solvente.." você quis dizer apolar? Porque compostos polares se solubilizam em água pois ela também é polar!

  • Se a anfetamina está em solução aquosa, significa que ela encontra-se com carga no nitrogênio (só assim que uma molécula orgânica consegue se solubilizar em água, se ela estiver em forma de um sal). Sendo assim, é preciso remover esta carga, ou seja, desprotonar o nitrogênio, para tornar esta molécula solúvel em fase orgânica. De acordo com a teoria de Bronsted-Lowry, as bases são responsáveis por capturar próton (segundo Lewis, doam par de elétrons), então utiliza-se uma base (que pode ser KOH) para remover o próton, sendo assim facilmente separada por um solvente orgânico aprótico (como o éter).


ID
1021132
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas), em 2010, foram registrados 10.349 casos de intoxicação humana por agrotóxicos de uso agrícola e doméstico, incluindo também os raticidas. Este número, entretanto, pode ser bem maior se forem considerados os possíveis casos não notificados. Analise as afirmativas e marque a alternativa verdadeira.

I. Muitos dos raticidas tiveram seu uso proscrito devido à sua alta toxicidade, dentre eles o aldicarb, um inibidor da colinesterase e o fluoroacetato de sódio que, através do seu metabólito fluorocitrato, inibe a enzima aconitase mitocondrial.

II. O paraquat, uma das substâncias mais tóxicas dentre os herbicidas, é bem absorvido por vias digestiva, dérmica e inalatória, atingindo rapidamente altos níveis séricos.

III. O brodifacum e o difenacum pertencem à classe das 4- hidroxicumarinas, raticidas anticoagulantes de ação prolongada e alta potência.

IV. O DDT, um pesticida organoclorado, e seus metabólitos o DDE e ppDDE, distribuim-se por todos os tecidos e depositam-se em maiores proporções no tecido adiposo.

Das afirmações acima são corretas, somente:

Alternativas
Comentários
  • I.  ALDICARB e FLUOROACETATO DE SÓDIO

    ALDICARB: mais conhecindo como CHUMBINHO, é um carbamato inibidor da enzima Acetilcolinesterase, o que causa um acúmulo de acetilcolina na fenda sináptica e exarcebação dos efeitos deste NT no organismo. Os sintomas da hiperestimulação colinérgica são miose, bradicardia, hipotensão, letargia, sonolência, confusão mental, etc.

    FLUOROACETATO DE SÓDIO: conhecido como "composto 1080", é um raticida que após absorção forma um metabólito ativo tóxico (fluoricitrato), composto responsável pela interrupção do ciclo de Krebs por bloqueio da enzima aconitase, que leva à queda energética (as células não produzem mais ATP), acúmulo de citrato, lactato e aumento do pH sanguíneo. Os sintomas são de excitação do SNC e cardiovascular.

    =============================================================

    II. PARAQUAT

    O Paraquat é um herbicida cujo mecanismo de toxicidade ainda não está devidamente esclarecido, porém é sabido que ele gera um aumento significativo de radicais livres de oxigênio, que reagem com ácidos graxo levando à lesões nas membranas e no DNA.

    Este composto não é bem absorvido por nenhuma via, porém ainda assim a ingestão é a maior causa de intoxicações, apesar ocorrer com menos de 10% da amostra ingerida, promove ação rápida. A absorção pela pele ou pulmões não é significativa.
    =============================================================

    III. BRODIFACUM e DIFENACUM 

    Raticidas, compostos derivados de cumarina com potente ação anticoagulante e cumulativa.

    =============================================================

    IV. DDT

    O diclorofenil tricloro etano (DDT) é um composto bem absorvido por via oral e inalatória, altamente estável e lipossolúvel e por esse motivo é capaz de se acumular em tecidos com alto teor lipídico, como fígado e adipócitos. A perda do tecido adiposo promove redistribuição do DDT.

  • O Aldicarb não é um raticida. O item I está errado: logo caberia recurso para anulação.

  • Questão super mal feita! PQP. Dá um zero pro avaliador que fez um "bença" dessas"

  • A única alternativa errada é a II, onde tem-se que "O paraquat, uma das substâncias mais tóxicas dentre os herbicidas, é bem absorvido(...)". O herbicida Paraquat é mal absorvido por todas as vias de administração possíveis.

    Gabarito letra C.


ID
1021135
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A cromatografia em camada delgada (CCD) é amplamente usada em análise toxicológica como método presuntivo ou de triagem na detecção de agentes tóxicos. Sobre a CCD assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a) A CCD pode ter aplicação analítica ou preparativa.

    Analítica: quando se quer apenas separar os analitos da amostra

    Preparativa: Se faz a separação dos analitos da amostra previamente, assim é possível extrair apenas o analito que se tem interesse para proceder com outras análises posteriores.

    ===================================================


    b) Na escolha da fase móvel, deve-se considerar a natureza química das substâncias a serem separadas e a polaridade dos solventes.

    Quando se escolhe um solvente para CCD, deve se analisar se o analito em questão é compatível com o solvente para que quando este correr na coluna, o analito consiga acompanhá-lo e assim ser identificado posteriormente.

    ===================================================


    c) A separação dos analitos é caracterizada pelo fator de retenção (Rf ), que corresponde à razão entre a distância percorrida pelo analito e a distância percorrida pela fase móvel.

    O fator de retenção é um dado analítico que demonstra qual a afinidade do analito com as fases móvel e estacionária, e se dá pela razão entre a distância que o analito percorreu (parcial) e a distância que a fase móvel percorreu (total).

    Se dá pela fórmula: Rf = d (analito) / d (solvente)

    Quando se compara dois analitos de uma mesma amostra em uma mesma corrida, aquele que percorreu o maior caminho - ou seja, tem mais afinidade pela fase móvel - terá  um maior fator de retenção do que o que percorreu o menor caminho (mais afinidade com a fase estacionária).

    ===================================================
     

    d) Em geral, os métodos químicos de revelação não são destrutivos, como a revelação com solução ácida de sulfato cérico ou com o reagente de Dragendorff.

    Revelação com solução ácida de sulfato cérico: O sulfato cérico é um revelador de analitos incolores que reage com o analito devido seu forte potencial de oxidação em soluções ácidas, causando destruição do analito (método destrutivo)

    Reagente de Dragendorff: É um reagente ácido formado por iodeto de bismuto e potássio. Quando adicionadas à amostras com aminas terciárias, estas no meio ácido passam para a forma protonada e os compostos reagem formando nitrato de bismuto e iodeto de potássio, resultando na precipitação de sais de cor alaranjada. Também é um método destrutivo de análise.

    ===================================================


    e) a escolha da fase móvel, toma-se como base a série eluotrópica dos solventes, ordenados segundo suas polaridades.

    A série eluotrópica dos solventes nada mais é do que uma lista de solventes, classificados em ordem de polaridade (do menos polar para o mais polar, geralmente) ou por seu poder de eluição. Essa lista varia de acordo com a fase estacionária e com o analito que se quer separar.

  • Em geral, os métodos químicos de revelação não são destrutivos, como a revelação com solução ácida de sulfato cérico ou com o reagente de Dragendorff.

    Os métodos químicos são destrutivos e os físicos, não destrutivos. Em relação ao iodo, deve-se verificar se ele é reativo com a amostra (destrutivo) ou simplesmente adsorvido (não destrutivo).


ID
1021138
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Agência Mundial Antidoping - AMA (World Anti-Doping Agency - WADA) libera, a cada dia 1º de janeiro, uma lista atualizada de substâncias e métodos proibidos no esporte. Esta lista relaciona substâncias proibidas durante todo o tempo (dentro e fora das competições), substâncias proibidas durante as competições e substâncias proibidas em determinados esportes. Em relação ao doping no esporte, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta.

I. Os esteroides androgênicos anabolizantes, usados para aumento da massa muscular, são substâncias proibidas todo o tempo, ou seja, dentro e fora das competições.

II. As anfetaminas são proibidas apenas em determinadas modalidades de esportes.

III. “Dopagem é o uso de um expediente – substância ou método – que pode ser potencialmente prejudicial à saúde dos atletas, capaz de aumentar seu desempenho e que resulta na presença de uma substância proibida ou na evidência do uso de um método proibido no organismo do atleta.”

IV. Os diuréticos e outros agentes mascarantes, como a furosemida, expansores de plasma (administração intravenosa de albumina e manitol, por exemplo) são proibidos apenas durante as competições.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D (I e III apenas)

    I - Correta.

    II - Errada. As anfetaminas (estimulante) são substâncias proibidas em qualquer modalidade de esportes, mas apenas DURANTE a competição - diferentemente dos esteroides androgênicos anabolizantes (afirmativa I) que são proibidos dentro e fora das competições.

    III - Correta.

    IV - Errada. Os diuréticos e outros agentes mascarantes sāo proibidos dentro E fora das competições.

  • Achei a questão confusa, pois quando fala que os EAA são proibidos foras das competições é como se não tivesse o uso terapêutico, eu entendo que o item I pode ter duas interpretações

ID
1021141
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Cada matriz biológica possui vantagens e desvantagens devido a uma série de fatores como complexidade, quantidade e dificuldade de coleta, dentre outros. Avalie as afirmativas a seguir e marque a opção correta.

I. A concentração de um xenobiótico na saliva reflete a sua fração livre no plasma, resultando em uma janela de detecção bem ampla.

II. A urina é um fluido biológico extensamente utilizado em análises toxicológicas, pois é uma das matrizes com menor número de interferentes endógenos por ser constituída principalmente por água.

III. A grande vantagem de se usar o humor vítreo é a sua localização bastante isolada da cavidade tóraco-abdominal, sendo por isso muito pouco propenso a sofrer difusão post mortem.

IV. O sangue é de especial importância nas análises toxicológicas, pois por intermédio dos níveis sanguíneos é sempre possível fazer correlações com os efeitos das substâncias sobre o organismo e a concentração no meio ambiente.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • o humor vitreo está localizado no olhooooooo

  • Alguém poderia me dizer qual é o gabarito correto?

  • O gabarito é letra B, fiquei com bastante dúvida nessa questão no início mas depois percebi que só estava lendo errado. rs

    I -  A concentração de um xenobiótico na saliva reflete a sua fração livre no plasma, resultando em uma janela de detecção bem ampla. (acredito que esteja errada porque a janela de detecção da saliva é bem curta)

    II - A urina é um fluido biológico extensamente utilizado em análises toxicológicas, pois é uma das matrizes com menor número de interferentes endógenos por ser constituída principalmente por água. (Correta)

    III - A grande vantagem de se usar o humor vítreo é a sua localização bastante isolada da cavidade tóraco-abdominal, sendo por isso muito pouco propenso a sofrer difusão post mortem. (A afirmação está correta, note bem que a questão diz que fica isolada DA cavidade tóraco-abdominal e não isolada NA cavidade tóraco-abdominal. Li errado da primeira vez e isso me confundiu toda)

    IV. O sangue é de especial importância nas análises toxicológicas, pois por intermédio dos níveis sanguíneos é sempre possível fazer correlações com os efeitos das substâncias sobre o organismo e a concentração no meio ambiente. (Acredito que o erro da questão esteja no momento que diz-se que a através da concentração sanguínea SEMPRE se pode fazer correlação com o meio ambiente)

  • Complementando a colega:

    I- Na saliva a droga está na sua forma ligada a proteinas plasmáticas ou ionizado e alto peso molecular e pequena janela de detecção. A amostra que tem ampla janela é o suor (14 dias).

    II- correta

    III- correta

    IV- Errada. No sangue nem sempre é possível fazer correlações de acordo com o local de coleta do sangue. O local de coleta do sangue é a veia subclávia e ou femoral, porém quando não é possível se faz a coleta da cavidade cardíaca que concentra as drogas de interesse devido aos fenomenos de redistribuição pos-mortem. Já o sangue da cavidade toráxica pode estar contaminado com fluidos de outros órgãos dificultando, assim, a correlação com os efeitos das drogas sobre o organismo.


ID
1021144
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A escolha correta da matriz biológica e a colheita das amostras são fundamentais para o sucesso da análise toxicológica. Por esta razão, em um laboratório de análise forense, o perito responsável seguiu determinadas orientações para a colheita de amostras biológicas. Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que contém a alternativa incorreta sobre os procedimentos a serem observados por um perito forense.

Alternativas
Comentários
  • B. Errada. A heparina não pode ser utilizada nas amostras que forem analisadas mais tardiamente, pois tem poder anticoagulante de alguns dias. 

  • Usar fluoreto como conservante de amostras de sangue. 

  • O ideial nao seria usar EDTA pra conservar amostras de sangue?

  • 2mL de humor vítreo, de cada olho, é o bastante. a banca se equivocou quando afirmou "todo o h. vítreo"


ID
1021147
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os avanços tecnológicos e científicos são fundamentais para melhorar a capacidade de reunir evidências utilizadas na solução de processos criminais ou civis no âmbito das ciências forenses. Entretanto, estes avanços, por si só, não representam garantia que estas evidências serão aceitas como prova pericial em juízo, razão pela qual a cadeia de custódia deve ser implementada nas análises forenses. Sobre a cadeia de custódia é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Segundo CHASIN, a cadeia de custódia se divide em externa e interna: a fase externa seria o transporte do local de coleta até a chegada ao laboratório. A interna refere-se ao procedimento interno no laboratório, até o descarte das amostras.

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/21391/a-cadeia-de-custodia-e-a-prova-pericial

     

  • FASE EXTERNA:

    Preservação do local de crime;

    Busca de vestígios;

    Reconhecimento do vestígio;

    Fixação do vestígio;

    Coleta do vestígio;

    Acondicionamento do vestígio;

    Transporte do vestígio;

    Recebimento do vestígio;

    FASE INTERNA:

    Recepção e conferência do vestígio;

    Classificação, guarda e/ou distribuição do vestígio;

    Análise pericial propriamente dita;

    Guarda e devolução do vestígio de prova;

    Guarda de vestígios para contraperícia;

    Registro da cadeia de custódia.

  • Por que a letra D está errada?

  • Pois fala apenas do perito, como responsável por assinar

  • Diria que B e D estão erradas também. Complicado

    B)errada, Art. 158-A. Considera-se cadeia de custódia o conjunto de todos os procedimentos (...) a partir de seu reconhecimento até o descarte.

    d)errada, § 3º Todas as pessoas que tiverem acesso ao vestígio armazenado deverão ser identificadas e deverão ser registradas a data e a hora do acesso.

  • Trata-se de uma questão de 2013 e que a matéria sofreu mudanças em razão de nova disciplina legal em 2019 pelo pacote anticrime, estando agora prevista nos artigos 158-A a 158-F, do Código de Processo Penal. Para o tempo em que foi aplicada a questão a letra B estava correta.

  • A Cadeia de custódia externa refere-se a todas as etapas envolvidas desde a custódia do local do crime (locais de crime, objetos, vitimas, suspeitos etc.) ou autos de apreensões dos “elementos de prova” realizadas por policiais, ate o momento em que os vestígios coletados ou apreendidos chegam ao centro de custodia dos órgãos periciais. Pode-se resumidamente enumerar as fases da cadeia de custódia externa como:

    1- Custódia do local do crime

    2- Busca dos vestígios

    3- Fixação dos vestígios

    4- Coleta dos vestígios

    5- Acondicionamento dos vestígios

    6- Transporte e entrega dos vestígios


ID
1021150
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A cromatografia com fase gasosa acoplada à espectrometria de massas é uma ferramenta importante nas análises toxicológicas. Sobre esta técnica, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • gab E

  • A espectrometria de massa é uma técnica destrutiva!

  • O espectrômetro de massa destroi a amostra

  • Espectrometria de massas é uma técnica destrutiva (Gabrito E)

    Porém a letra A, apresenta uma expressão "impressão digital" que é típica para a técnica de infravermelho.

  •  A letra E está incorreta porque essa técnica é destrutiva e, portanto, não permite a recuperação de substâncias ao final das análises. 


ID
1021153
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um indivíduo foi detido em um aeroporto com pequenos sacos contendo um material branco, que foi devidamente encaminhado para o perito analisar. A suspeita era de que este material seria cocaína, o que levou o perito a realizar testes preliminares para emissão do laudo, relatando a constatação da natureza e quantidade da droga apreendida. Sobre testes preliminares para a detecção de cocaína, é correto dizer que:

Alternativas
Comentários
  •  a) O reagente de Myer, uma solução de tetraiodo-arseniato II de potássio [K2(AsI4)], mostra resultado positivo para cocaína quando há formação imediata de precipitado.

    > ERRADO: mostra resultado positivo para ALCALÓIDES quando forma precipitado branco

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     b) O tiocianato de cobalto a 2% em água destilada, na presença de cloridrato de cocaína, desenvolve uma coloração azul turquesa.

    > CORRETO

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     c)O teste do tiocianato de cobalto é específico para cocaína.

    > ERRADO: O Teste de Tiocianato de Cobalto (ou teste de Scott) é específico para cocaína e derivados (ex.: crack)

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     d) O teste de Meyer é específico para cocaína.

    > ERRADO: é específico para ALCALÓIDES 

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     e) O reagente Duquenois–Levine (2,5 mL de acetaldeído e 2,0 g de vanilina em 100 mL de etanol a 95%), na presença de cloridrato de cocaína, desenvolve uma coloração azul turquesa

    > ERRADO: Duquenois-Levine é teste de identificação para CANNABIS

  • Letra A - Tetraiodo-mercurato II de potássio (K2[HgI4])


ID
1021156
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A escolha da metodologia adequada para a extração de metabólitos secundários ou especiais, biologicamente ativos, é dependente da natureza química da substância de interesse. Assinale a opção que relaciona os métodos mais adequados para extração de substâncias voláteis de um vegetal:

Alternativas
Comentários
  • O sistema de arraste por vapor d’água e/ou destilação a vapor é o método mais utilizado e viável economicamente para extração de óleos vegetais. A água é aquecida em um balão volumétrico sobre uma manta aquecedora que entra em ebulição, os vapores de água resultantes desse processo são conduzidos sob pressão em direção a outro recipiente, onde se encontra o material vegetal. O calor do vapor faz com que as paredes celulares se abram. Dessa forma, o óleo que está entre as células evapora junto com vapores de água e os voláteis são conduzidos em direção ao condensador que vai para o tubo de resfriamento; em seguida, o óleo é coletado em um recipiente. Por serem mais leves, os óleos essenciais ficam concentrados sobre a camada de água, podendo ser facilmente separados.No caso das produções de pequena escala, emprega-se o aparelho de Clevenger. Utilizando o aparelho Clevenger para extração de óleos vegetais, obtêm-se resultados econômicos mais viáveis e excelente qualidade no produto final.O aparelho Clevenger demonstrou que é ainda o mais utilizado e viável economicamente para a extração de óleos vegetais em escala laboratorial e comercial.

  • Óleos voláteis são principalmente extraídos por arraste de vapor d'agua. Em grande escala usa-se a extração por fluido super crítico.

    Métodos como percolação, turbolização, maceração não são recomendados


ID
1021159
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A presença de glicosídeos cianogênicos, metabólitos tóxicos presentes em várias espécies vegetais como a mandioca- brava (Manihot esculenta), são os responsáveis por casos de intoxicação após ingestão de refeições preparadas com esta planta. Sobre os glicosídeos cianogênicos é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Seu mecanismo primário de ação relaciona-se com a inibição da enzima citocromo-oxidase e seu local de ação é o ferro da metalo-porfirina.O HCN é detoxificado naturalmente pela enzima rodanase, que o transforma em tiocianato, substância atóxica.

    Um teste rápido para a caracterização dessas substâncias pode ser feito usando uma fita de papel de filtro embebido com picrato de sódio, em meio ácido, sob aquecimento. Na presença do glicosídeo cianogênico, o picrato de sódio (amarelo) será convertido em isopurpurato de sódio (vermelho-castanho).

    IDENTIFICADO - Teste de Guignard (papel picro-sódico - ácido pícrico + carbonato de sódio)


ID
1021162
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A caracterização de grupos químicos de substâncias encontradas em plantas pode ser realizada através de reações químicas que resultem no desenvolvimento de coloração e/ou precipitação. Com relação aos principais reagentes utilizados para a caracterização de substâncias, avalie as afirmativas a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Glicosideos cardiotos podem ser encontrados nas folhas da especie vegetal Digitalis purpurea, conhecida popularmente como "dedaleira". Possuem elevada especificidade pelo tecido cardíaco e comercialmente encontramos a digoxina como o principal fármaco industrializado pertecente a essa classe. Sua estrutura molecular é composta por um anel lactonico (parte mais importante), um núcleo esteroide denominado de genina e resíduos de açúcares. Métodos laboratoriais para identificação por coloração: Confirmatorio; Identificação do anel lactona (Kedde) Identificação por reação de fluorescência ao ultravioleta (Pesez) Identificação por CCD
  •  e) A solução de vanilina clorídrica reage especificamente com glicosídeos cardiotônicos produzindo uma coloração esverdeada. (errado: usado na análise de taninos).

  • Algumas observações relevantes:

     

     b) A maioria dos alcaloides precipitam com o reagente de Dragendorff, produzindo uma cor marrom-avermelhada. 

    Comentário: Existe uma grande variedade de métodos de identificação de alcalóides (Mayer, Bouchardat, Sonneschein, Hager, Bertrand), sendo o mais utilizado o Reagente de Dragendorff. No entanto, há possibilidade de se usar tanino (Ácido tânico) para identificação de alcalóide e vise-versa.

     

    d) Os polifenóis reagem com cloreto férrico (FeCl3) resultando num produto de coloração azul ou verde-azulada. 

    Comentário: há possibilidade de usar outros métodos para identificação de compostos fenólicos como os Taninos. 1) Precipitação com metais pesados 2) Precipitação com proteínas - gelatinas 3) Precipitação com alcalóides.

     

     


ID
1021165
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As principais moléculas que compõem as bases do arsenal terapêutico mundial de medicamentos há décadas são de origem ou inspiração natural. Vários fitofármacos, de natureza alcaloídica, são encontrados no mercado com atividades farmacológicas marcantes. Dentre os fitofármacos relacionados abaixo, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A ergotamina é integrante do grupo dos alcaloides indólicos, também chamados de alcaloides da cravagem do centeio. 

  •  e) A ergotamina é um exemplo de alcaloide imidazólico. Errado: é um alcalóide Indólico.

    A pilocarpina que é um exemplo de alcalóide imidazólico.

  • A ergotamina é um alcalóide indólico.

    Morfina, codeína e papaverina são alcalóides isoquinolínicos.

    Pilocarpina é alcalóide imidazólico.

    Os alcalóides tropânicos são: cocaína, atropina, escopolamina...

  • Só uma lembrança dos exemplos que mais caem sobre os alcalóides:

    • Piperidinicos : nicotina e lobelina...
    • Tropânicos : coca, hioscina, escopolamina , atropina...
    • Quinólicos: quinina (água tônica)...
    • Isoquinolíco: ópio , curare...
    • Indólico: Reserpina , vimblastina e ergotamina (LSD)...
    • Purínico : Café puro --> lembra as xantinas...
    • Imidazólicos: Pilocarpina...
    • Aminas: Catinona, mescalina....


ID
1021168
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O reino vegetal é repleto de espécies que acumulam metabólitos com potentes propriedades farmacológicas e toxicológicas. Sobre o princípio ativo dessas espécies vegetais, avalie as afirmativas a seguir:

I. Hiosciamina, principal alcaloide da Atropa belladonna L., tem ação depressora sobre o sistema nervoso central.

II. A (-) -fisostigmina é um inibidor reversível da acetilcolinesterase, sendo encontrada em Physostigma venenosum Balfour.

III. A cocaína exerce seu efeito através do bloqueio da receptação de dopamina nas fendas sinápticas.

IV. A heroína, obtida de Papaver somniferum, é um opioide com capacidade de causar tolerância rapidamente.

Estão corretas as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • 1- a hiosciamina é realmente o principal alcaloide da Atropa belladona, mas sua ação é ESTIMULANTE do SNC. 2- a fisostigmina extraida da Fava de calabar (Physostigma venenosum) é um alcaloide derivado do aminoácido triptofano e que possue um núcleo indolico caracteristico. Apresenta efeito anticolinergico por ser um inibidor REVERSÍVEL da acetilcolinesTERASE. 3- o mecanismo de ação da cocaína faz com que haja aumento da concentração de DOPAMINA na fenda sinaptica, por bloqueio da recaptaçao de dopamina, consequentemente aumentando a concentração de NT na fenda sinaptica. 4- a heroina é um opiacio (derivado opioide) obtida do ópio que é um opioide extraido da Papaver somniferum.
  • 4- A heroína é uma droga SEMI-SINTÉTICA, obtida da MORFINA que é uma substância natural contida no ópio, que é obtido da Papaver somniferum

  • Questão passível de anulação, pois segundo Goodman na página 138: "Em dose elevadas ou tóxicas, os efeitos centrais da atropina e de fármacos relacionados geralmente consistem na estimulação do SNC seguida de depressão. Como compostos quaternários têm pouca penetração na barreira hematoencefálica, os antagonistas desse tipo, exercem pouco ou nenhum efeito no SNC".

    Sendo assim, a alternativa I é discutível.

  •  I. "Hiosciamina, principal alcaloide da Atropa belladonna L., tem ação depressora sobre o sistema nervoso central." Errado. A Hiosciamina é um anticolinérgico, portanto não tem ação depressora.

    II. Correta.

    III. Correta

    IV. "A heroína, obtida de Papaver somniferum...", Errado. A heróina é uma droga semissintética.

    Gabarito letra B.


ID
1021171
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os alcaloides são substâncias com potentes atividades farmacológicas e estão presentes em várias plantas de interesse na área de toxicologia, devido aos efeitos de dependência que provocam, como a morfina, a heroína e a cocaína. Para a extração de alcaloides o procedimento geral mais utilizado é:

Alternativas
Comentários
  • Primeiro faz partição favorecendo o equilíbrio na forma iônica do alcalóide (adição de ácido). Isso vai "limpar" o extrato, transferindo lípideos e materiais ácidos para a fase orgânica. Depois, com o extrato semi-purificado, aumenta-se o pH, mudando o equilíbrio do alcalóide para sua forma não ionizada, que vai se concentrar no clorofórmio. 

  • O JOAO CHAVES já explicou muito bem, o meu comentário serve apenas para esquematizar o que ele disse.

    Para resolver essa questão temos de nos lembrar que os alcaloides são bases fracas que possuem nitrogênios em sua estrutura e, portanto, pares de elétrons livres também. Dessa forma:

     

    > Em meio ácido, o equilibrio químico será deslocado de modo a favorecer a forma ionizada (solúvel em água e pouco solúvel em solventes orgânicos);

    > Em meio básico, a forma molecular irá predominar (pouco solúvel em água e solúvel em solventes orgânicos).

     

    CORRETA. Letra a - Adição de água e ácido diluído ao material vegetal pulverizado, seguido de partição com clorofórmio e descarte da fração orgânica. Em seguida, ocorre adição de base à fração aquosa e posterior extração dos alcaloides com clorofórmio.

     

    1) Adição de água e ácido diluído ao material vegetal pulverizado --> com o pH ácido as formas iônicas (hidrossolúveis) predominam; 

     

    2) Seguido de partição com clorofórmio --> para garantir que todo o alcaloide ionizado migre para a fase aquosa;

     

    3) Descarte da fração orgânica;

     

    4) Adição de base à fração aquosa --> com o pH básico as formas moleculares predominam;

     

    5) Extração dos alcaloides com clorofórmio --> formas moleculares migram para  o clorofórmio.

     

     

     

     

  • Só para complementar:

    Os procedimentos de obtenção da cocaína a partir das folhas de coca normalmente seguem 2 etapas principais, sendo elas:

    1) Extração da cocaína por imersão das folhas de coca em soluções aquosas ácidas ou alcalinas ou em solventes orgânicos.

    2) Processos de purificação baseados em etapas de oxidação, precipitações e solubilizações sucessivas que tem como objetivo de remover impurezas, branquear e aumentar o teor de cocaína.

    BRUNI, A. T.; VELHO, J. A.; OLIVEIRA, M. F. Fundamentos de Química Forense. Campinas: Millennium, 2012.


ID
1021174
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O tratamento prévio de uma amostra muitas vezes se faz necessário para se obter um enriquecimento em relação aos analitos de interesse. Avalie as afirmativas a seguir e marque a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A hidrólise ácida requer menor tempo.


ID
1021177
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um teste preliminar por imunoensaio, realizado com a urina de um indivíduo que atestou nunca ter usado drogas, revelou a presença de MDMA (metilenodioximetanfetamina). Na etapa de confirmação, feita por cromatografia com fase gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM), a presença da substância em questão não se confirmou. É incorreto dizer que esta incompatibilidade de resultados pode ser devido à/ao:

Alternativas
Comentários
  • discordo do gabarito pelo fato de achar as questões corretas com exceção da letra C. Não consigo imaginar alimentos com substancias estruturais parecidas com ECSTASY.

  • A questão solicitou a alternativa errada, logo E. A opção está errada, porque o teste não apresentou alta (maior) seletividade para diferenciar MDMA (metilenodioximetanfetamina OU ECSTASY) dos outros fármacos como Metilfenidato ou substancias provenientes da alimentação apresentam características estruturais semelhantes à droga. Além disso, a seletividade é um método instrumental de separação que tem a capacidade de avaliar, de forma clara , as substâncias em exame na presença de componentes que podem interferir com a sua determinação em uma amostra complexa.

  • Se o resultado deu positivo no preliminar e negativo no definitivo, significa que o testes não é seletivo e reagiu com algum outro composto de estrutura similar ao composto de interesse.


ID
1021180
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O consumo abusivo de álcool no Brasil o coloca como um dos principais responsáveis pelos casos de acidentes no trânsito. Mesmo com as legislações restringindo seu uso, o fato de ser uma substância lícita, de fácil aquisição, preço baixo e ampla divulgação pela mídia, faz com que um número cada vez maior de pessoas, principalmente os jovens, o consumam. A associação de bebidas alcóolicas com drogas ilícitas em festas e clubes, tem aumentado. Em relação à colheita das amostras mais adequadas para análises forenses, para detecção do etanol, marque a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • Em análises post mortem o principal componente para análise de etanol é o humor vítreo, porque após a morte existe produção de etanol endógeno que pode ser confundido com o consumido antes da morte. O humor vítreo é o único fluido não afetado pelo etanol endógeno, portanto toda quantidade contida nele é de etanol consumido.

    Erro da letra C é dizer que o suor é usado como fluido para análise de etanol.

  • Adicionando: Coleta-se urina do cadáver através de uma seringa na bexiga

  • In vivo: sangue e ar alveolar expirado.

    Urina: não indica estar sob efeito.

    Post mortem: sangue (Preferencialmente periférico: sangue femoral p.ex.), humor vítreo;

    Suspeita de morte por substancias voláteis ou gases: tecidos do cérebro e pulmão.

    Moreau, 2017


ID
1021183
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Vários fatores interferem na análise dos canabinoides. O Δ9-THC (Δ9-trans-tetraidrocanabinol) é o principal canabinoide com efeito psicoativo encontrado em Cannabis sativa L. Com relação à análise toxicológica de seu metabólito, o ácido 11-nor-9-carbóxi-Δ9-THC, avalie as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.

I. Considerando que este metabólito apresenta-se conjugado ao ácido glicurônico, previamente realiza-se uma hidrólise básica ou com a enzima ß-glicuronidase.

II. Após reação de hidrólise para a liberação da aglicona, procede-se à extração liquido-líquido, em meio ácido (pH 5,0) com hexano.

III. Procede-se à extração liquido-líquido, em meio ácido (pH 4,6) com hexano, sem necessidade de hidrólise prévia, pois este metabólito não se encontra na forma conjugada.

IV. Após reação de hidrólise para a liberação da aglicona, procede-se à extração liquido-líquido, em meio básico (pH 9,0) com hexano.

Marque a resposta correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    I.  Correta. O ácido 11-nor-9-carbóxi-Δ9-THC é o biomarcador de exposição do uso da maconha. Ele se encontra conjugado com ácido glicurônico. No processo de hidrólise utiliza-se hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio, também pode-se recorrer a hidrólise ácida ou até mesmo a hidrólise enzimática.

     

    II. Correta. Por que para extração do ácido 11-nor-9-carbóxi-Δ9-THC optamos por utilizar ph ácido? Porque o metabólito ficará na forma molecular, em contrapartida se utilizassemos um ph alcalino o metabólito ficaria na forma ionizada. Qual é a importância disso? Compostos que estão na forma molecular tem mais preferência pelo solvente orgânico, em contrapartida aqueles que estão na forma ionizada tem mais preferência pela fase aquosa (pelo fato dos compostos estarem carregados formarão dipolos com a água - sendo assim permanecerão na fase aquosa - dificultanto o processo de extração.)

     

    III. Errada. É importante proceder a hidrólise para a liberação do ácido glicurônico, já que o metabólito na forma conjugada é extremamente polar, o que favorece a sua permanência na fase aquosa, inviabilizando o processo de extração, já que a fase que será extraida é a fase orgânica. 

     

    IV. Errada. (Explicação na alternativa II).

     

    Gabarito: letra 'A'.

     

  • Itém IV não procede pois o pH da substância é ácido. Para haver a partição para o solvente orgânico a substância precisa estar na forma não ionizada, ou seja, no pH que favoreça o equilibrio "para o lado dos reagentes".  


ID
1021189
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A exposição crônica ao benzeno resulta em efeito mielotóxico, sendo classificado pela International Agency for Research on Cancer (IARC), como agente carcinogênico do grupo A1. A compreensão do metabolismo do benzeno é fundamental para que se possa compreender os mecanismos de sua toxicidade. Assinale a opção que inclui apenas metabólitos envolvidos na hematotoxicidade do benzeno.

Alternativas
Comentários
  • Trans-trans-muconaldeído, para-benzoquinona e hidroquinona

  • metabolitos envolvidos na hematotoxicidade e carcinogenicidade:  metabólitos hidroxilado e metabólitos de cadeia abertas, principalmente os quinônicos - benzoquinona

    Trans-trans-muconaldeído, para-benzoquinona e hidroquinona

  • Na primeira etapa do metabolismo do benzeno ocorre a formação de um intermediário eletrofílico reativo, o benzeno epóxido, sendo catalisada pela enzima citocromo P450 2E1 (CYP2E1), que coexiste em equilíbrio com o seu tautômeroc oxepina.

    Entre as vias que estão envolvidas no metabolismo do óxido de benzeno, a via predominante envolve rearranjo não enzimático para formar fenol. Este é oxidado na presença da enzima CYP2E1, formando catecol e hidroquinona, que, por sua vez, são oxidados na medula óssea, via ação da enzima mieloperoxidase aos metabólitos reativos o- e p-benzoquinona, respectivamente.

    A reação inversa (redução de o- e p-benzoquinona em catecol e hidroquinona) é catalisada pela enzima NAD(P)H quinona oxidorredutase-1 (NQO1). O catecol e a hidroquinona podem ser convertidos para o metabólito 1,2,4-trihidroxibenzeno, através de catálise pela enzima CYP2E1.

    Referência: Aspectos toxicológicos do benzeno, biomarcadores de exposição e conflitos de interesses. Santos 2017


ID
1021192
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um agricultor deu entrada no setor de emergência com um quadro clínico de dor e queimação na boca, garganta e abdômen, tontura, cefaleia e letargia, tendo evoluído ao óbito por insuficiência respiratória progressiva e falência múltipla dos órgãos. O quadro clínico sugeriu uma intoxicação por paraquat. A confirmação foi realizada através de análise toxicológica da urina, utilizando-se as seguintes etapas:

Alternativas
Comentários
  • Em todas as alternativas, temos duas etapas de análise toxicológica presentes: uma de preparo de amostras e uma de qualificação de analito.

    Estas etapas vão ser escolhidas de acordo com o analito que se procura, no caso do Paraquat é o próprio composto que será procurado na urina, visto que o paraquat não é metabolizado, e sim reduzido a um radical livre instável que é re-oxidado para formar o cátion e produzir um ânion superóxido - o que causa a toxicidade. É excretado rapidamente pelos rins (80-90%) dentro de 6 horas e quase 100% dentro de 24 horas

     

    TÉCNICAS DE PREPARO DE AMOSTRA

    1. Extração em fase sólida

    É semelhante à cromatografia em coluna: a amostra passa por um sólido adsorvente que retém o analito de interesse e sofre algumas eluições para eliminar os interferentes. Adequado para analitos que não possuem diferença de polaridade com a matriz.

    2. Hidrólise enzimática

    É uma técnica de remoção de proteínas da amostra, baseado na atividade de uma enzima em reagir especificamente com os metabólitos conjugados do toxicante. Adequado para matrizes que contenham grande quantidade de proteínas e outros interferentes proteicos, ou para compostos amplamente ligados a proteínas plasmáticas.

    3. Hidrólise ácida

    É uma técnica de remoção de analitos da amostra baseado no pH do analito, ou seja, é uma extração não específica de compostos. Adequado para compostos que tenham uma grande variação de estrutura quando em alteração do pH e em relação à amostra (a amostra não se altera quando muda o pH, porém o analito sim)

    4. Extração por via úmida

    A etapa de preparo de amostras que utiliza via úmida promove dissolução ou decomposição da amostra por ácidos que podem produzir ou não a oxidação dos analitos. É uma técnica com uma ampla variedade de métodos, usado com maior frequência para extrair analitos orgânicos de matrizes vegetais sólidas.

     

    TÉCNICAS DE QUALIFICAÇÃO DO ANALITO

    1. HPLC

    O HPLC é uma técnica de qualificação adequada para analitos pouco voláteis e orgânicos.

    2. Absorção Atômica

    A Absorção Atômica é uma técnica de espectrometria que se baseia na absorção de radiação por átomos. Adequada para analitos voláteis ou metálicos.

    3. CG + EAM

    Cromatografia gasosa, como o próprio nome diz, é uma técnica adequada para compostos voláteis,

  • Para complementar o comentário da Gabi:

    Observem que todas as alternativas referem-se a extração para separação de compostos conjugados oriundos da biotransformação. Porém, o paraquat não sofre biotransformação (e consequetemente não forma conjugados (reação de fase 2))

    Logo só resta a LETRA A


ID
1021195
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em caso de exposição aos vapores de tolueno, o procedimento analítico mais indicado é a determinação de :

Alternativas
Comentários
  • O tolueno é um solvente orgânico, tendo seu metabólito o-cresol como principal responsável pelos danos neurológicos. Os biomarcadores encontrados em uma pessoa exposta a tolueno são: Na urina: O acido hipurico na urina é o principal marcador de intoxicação ao tolueno. No sangue: tolueno
  • Biomarcadores

    Benzeno - ácido trans-trans mucônico urinário

    Tolueno - ácido hipúrico urinário

    Xileno - ácido metil-hipúrico urinário

    Estireno - ´mandélico ou fenil glicoxílico urinário

    N-Hexano - 2,5 Hexanodiona urinário

    Metanol - metanol urinário


ID
1021198
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para a extração e identificação de pesticidas organoclorados por técnicas cromatográficas são feitas as afirmativas abaixo:

I. Os inseticidas organoclorados são solúveis na maioria dos solventes orgânicos.

II. Para análise por cromatografia com fase gasosa acoplada a espectrometria de massas recomenda-se a extração com clorofórmio.

III. Para análise por cromatografia com fase gasosa acoplada a espectrometria de massas recomenda-se a extração com água basificada.

IV. Para análise por cromatografia com fase gasosa acoplada a espectrometria de massas recomenda-se a extração com água acidificada e derivatização com diazometano.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Os organoclorados sao soluveis em solventes orgânicos (solventes orgânicos contem em sus estrutura carbono e hidrogenio, podendo ter também oxigenio,nitrogenio,enxofre,boro, halogenios e outros). Ex: acetona, eter, cloroformio Obs: água é solvente inorgânico. Para a analise por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa, podemos fazer a extração com cloroformio.
  • I. Correto. São compostos lipossolúveis, logo a extração com solvente orgânico é a melhor escolha.

    II. Correto. Para a análise por cromatografia gasosa recomenda-se a extração com Diclorometano ou Clorofórmio. Adicionalmente, para a extração para posterior análise por HPLC recomenda-se a extração com acetonitrila ou metanol, por fim para análise por CCD recomenta-se extrair com acetona. 

    III. Errada. Utilizando-se água não irá conseguir extrair os organoclorados.

    IV. Errada. Justuficativa da de cima.

     

    Alternativa correta letra (C)


ID
1021204
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Sarin, o Soman e o Tabun, conhecidos como “gases dos nervos”, foram utilizados durante a Segunda Guerra Mundial como arma química. Sobre estes agentes é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Sarinha, Soman e Tabum são armas químicas que tem o efeito tóxico semelhantes a intoxicação por ORGANOFOSFORADOS, pois assim como esse praguicida esses gases exercem seus efeitos através da IINIBIÇÃO da enzima ACETILCOLINESTERASE.
  • A intoxicação por organofosforados pode ser fatal após uma única exposição aguda e

    pode ocorrer dentro de 5 minutos a 24 horas, dependendo da dose, da via de administração e

    do agente. A principal causa de morte é a insuficiência respiratória , seguida de arritmia .


ID
1033915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à toxicologia, julgue os itens que se seguem.

Os efeitos da exposição aguda a uma substância química com frequência diferem daquelas que se seguem à exposição subaguda ou crônica à mesma substância química.

Alternativas
Comentários
  • Sim, em função da capacidade de recompensa e adaptação do organismo e também devido aos possíveis efeitos cumulativos do agente tóxico.

  • os sintomas relacionados aos efeitos agudos de exposição a um tóxico diferenciam dos sintomas dos efeitos de exposição subaguda e crônica. baseados nesses efeitos, podemos distinguir o nível de exposição.

  • O tempo de exposição ao agente intoxicante, está totalmente relacionado aos efeitos desses.

  • Os efeitos da exposição aguda a uma substância química com frequência diferem daquelas que se seguem à exposição subaguda ou crônica à mesma substância química. CERTA

    esta certa pois a reação dependerá do tempo de exposição, além de outros fatores como excreção, vias de exposição, características do individuo.


ID
1033918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à toxicologia, julgue os itens que se seguem.

A resposta idiossincrática pode assumir a forma de sensibilidade extrema a doses pequenas ou de insensibilidade extrema a doses elevadas do agente.

Alternativas

ID
1033921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à toxicologia, julgue os itens que se seguem.

A eficácia de um agente quelante no tratamento da intoxicação por um metal pesado depende de fatores como a afinidade relativa do agente quelante com o metal pesado, em comparação com os metais essenciais do organismo; a distribuição do agente quelante no corpo em comparação com a distribuição do metal pesado; e a capacidade do agente quelante de retirar o metal do organismo depois de ele ter sido quelado.

Alternativas

ID
1033924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à toxicologia, julgue os itens que se seguem.

Os efeitos tóxicos dos fármacos podem ser relacionados ou não à ação farmacológica principal do fármaco.

Alternativas

ID
1033933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos medicamentos que agem no sistema nervoso central e das intoxicações por abuso de drogas, julgue os itens que se seguem.

Na intoxicação anticolinérgica, a temperatura corporal do paciente pode atingir 42 ºC, e ele apresenta bradicardia e diarreia; na síndrome serotoninérgica, a temperatura corporal do paciente varia de 38 ºC a 38,5 ºC, e ele apresenta taquicardia e constipação.

Alternativas
Comentários
  • No caso das INTOXICAÇÕES COM ANTICOLINÉRGICOS, como o bloqueio muscarínico retarda o esvaziamento gástrico e diminui a motilidade gastrintestinal, a absorção e os efeitos clínicos máximos são muitas vezes atrasados. 

  • O erro da questão esta em relação a ação ANTICOLINÉRGICA, ou seja é pensar no que ocorre oposto do parassimpático, já que a ACH é o principal neurotransmissor da transmissão colinérgica, logo causaria taquicardia e constipação.

    A parte sobre a Síndrome serotoninérgica esta correta, segundo Sternbach  os critérios clínicos para a caracterização da ST: mudanças no estado mental(confusão, hipomania, agitação), mioclonia, hiperreflexia, diaforese, diarréia, incoordenação, taquicardia e febre.

  • ERRADO

    Os agentes anticolinérgicos inibem por competição ao se ligarem aos receptores colinérgicos muscarínicos, que se encontram em músculos lisos, glândulas, no corpo ciliar e no sistema nervoso central (SNC). Os agentes anticolinérgicos não antagonizam a ação dos receptores nicotínicos que se encontram na junção neuromuscular. Como o bloqueio muscarínico retarda o esvaziamento gástrico e diminui a motilidade gastrintestinal, a absorção e os efeitos clínicos máximos são muitas vezes atrasados. A síndrome anticolinérgica periférica refere-se à síndrome observada com a ação nos receptores muscarínicos periféricos com taquicardia, pele seca, boca seca, íleo paralítico e retenção urinária.

    FONTE: https://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/7432/intoxicacao_por_substancias_anticolinergicas.htm


ID
1033936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos medicamentos que agem no sistema nervoso central e das intoxicações por abuso de drogas, julgue os itens que se seguem.

A síndrome serotoninérgica difere da intoxicação serotoninérgica quanto aos sinais e sintomas. Os da primeira incluem efeitos adversos do sistema nervoso simpático e do parassimpático, e os da segunda, uma exacerbação dos efeitos adversos do sistema nervoso simpático.

Alternativas
Comentários
  • Alguém referencia essa diferença?


ID
1033939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos medicamentos que agem no sistema nervoso central e das intoxicações por abuso de drogas, julgue os itens que se seguem.

A síndrome neuroléptica maligna pode ocorrer de 30 minutos a 24 horas após a administração de um anestésico inalatório, e as principais características que o paciente apresenta são midríase e bradireflexia.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. A sídrome neuroléptica maligna (SNM) ocorre como efeito adverso previstos pelo uso de fármacos antipsicóticos, seus efeitos iniciam a partir de semanas-meses após o início do tratamento e pode durar por alguns dias após a interrupção do tratamento com antipsicótico.

  • GABARITO ERRADO. NÃO CONFUNDIR:

    Síndrome neuroléptica maligna ➔ associada ao uso de neurolépticos/antipsicóticos

    Hipertermia maligna ➔ associada ao uso de anestésicos inalatórios, conforme descrito na questão


ID
1033942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos medicamentos que agem no sistema nervoso central e das intoxicações por abuso de drogas, julgue os itens que se seguem.

O consumo intenso e diário do álcool pode causar dano muscular e fibrilação atrial.

Alternativas

ID
1033945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos medicamentos que agem no sistema nervoso central e das intoxicações por abuso de drogas, julgue os itens que se seguem.

O halotano é um anestésico geral, utilizado por via inalatória. Esse anestésico possui, entre outros benefícios, uma ação hipnótica potente, sendo bem tolerado e indicado especialmente para pacientes asmáticos.

Alternativas
Comentários
  • De uma maneira geral os anestésicos voláteis são broncodilatadores eficazes.

    Gabarito: CORRETO

  • O halotano é um anestésico geral inalatório potente, ou seja, sua concentração alveolar mínima é baixa. Além disso, é um potente broncodilatador.


ID
1033948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos medicamentos que agem no sistema nervoso central e das intoxicações por abuso de drogas, julgue os itens que se seguem.

Os sinais e sintomas de intoxicação de um adulto com a cocaína podem ser potencializados pela utilização concomitante de antialérgicos e relaxantes musculares com ações anticolinérgicas.

Alternativas
Comentários
  • De fato.. O uso de anticolinérgicos vai causar midríase, aceleração do batimento cardíaco e força de contração, relaxamento do TGI, bronquiodilatação, constrição da musculatura lisa dos vasos (NO)...

  • O uso da cocaína proporciona ações simpaticoliticas, ou seja, anticolinérgicas, se esses fármacos também tem ações anticolinérgicas podem assim potencializar esses efeitos


ID
1033999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, relativos a fármacos que atuam no sistema gastrintestinal e suas interações.

O uso de hidróxido de alumínio e magnésio deve ser feito com precaução em pacientes com insuficiência renal, visto que, nesses casos, podem ocorrer hiperaluminemia e hipermagnesia. O acúmulo de alumínio no organismo pode causar encefalopatia e demência.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Hidróxido de Alumínio + Hidróxido de Magnésio não deve ser usado por pacientes que estejam fazendo uso de qualquer forma de  (ou qualquer um dos seus sais), nem por pacientes com insuficiência renal severa, hipofosfatemia e . Os níveis teciduais elevados de alumínio contribuem para o desenvolvimento de síndromes de encefalopatia e osteomalácia ligadas à diálise e também podem agravar os sintomas da doença de , estando contraindicado para esses pacientes. Em pacientes com insuficiência renal, pode ocorrer hipermagnesemia.

    Fonte: Bula


ID
1062889
Banca
FJPF
Órgão
MAPA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Como exemplos de inseticidas tiofosfatados, anticolinesterásicos, altamente lipossolúveis, podem-se citar:

Alternativas
Comentários
  • Algo de errado que não está certo nesse gabarito! rsrs

    Malation e malaoxon são organofosforados tiofosfatados, mas o soman (pinacolilmetilfosfonofluoridato) não tem enxofre na fórmula e sim Fluor.

  • Esse gabarito está incorreto! Alternativa correta é letra D, PARATION E MALATION


ID
1062892
Banca
FJPF
Órgão
MAPA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Substância muito empregada no tratamento da intoxicação por inseticidas organofosforados é:

Alternativas
Comentários
  • questão com gabarito errado N -acetilcisteína é antidoto de intoxicação por paracetamol , a resposta correta é pralidoxima , que ativa a acetilcolinesterase inibida pelos organofosforados!

  • Pralidoxima: usado como antídoto para o envenenamento por organofosoforados ou inibidores da acetilcolinesterase.


ID
1329229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Existem várias relatos de exposição do homem a substâncias químicas que resultam em efeitos benéficos, adversos ou em intoxicação. Entre essas substâncias estão os medicamentos ou aquelas presentes no ambiente de trabalho. A respeito da interação dessas substâncias químicas com o organismo humano, julgue o item a seguir.

As medidas de prevenção de intoxicação por medicamentos podem ser primárias ou secundárias, por meio da atenção farmacêutica e de internações, respectivamente.

Alternativas

ID
1329232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Existem várias relatos de exposição do homem a substâncias químicas que resultam em efeitos benéficos, adversos ou em intoxicação. Entre essas substâncias estão os medicamentos ou aquelas presentes no ambiente de trabalho. A respeito da interação dessas substâncias químicas com o organismo humano, julgue o item a seguir.

Apesar de os eventos adversos aos medicamentos aumentarem a morbidade e poderem causar a mortalidade dos pacientes em serviços de saúde, não são considerados como intoxicação do paciente.

Alternativas
Comentários
  • REAÇÃO ADVERSA A MEDICAMENTO (RAM): é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas. A RAM é caracterizada pela existência de uma relação causal específica entre o medicamento e a ocorrência3.

    Toda reação adversa a medicamento é um evento adverso, mas nem todo evento adverso é uma RAM4. É importante também esclarecer a diferença entre RAM e intoxicação medicamentosa – a primeira ocorre com o uso do medicamento em dose terapêutica e a segunda em superdose

    Fiquei com dúvida no gabarito...seguimos


ID
1354417
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A cocaína é um estimulante do sistema nervoso central. A droga é usada por cerca de 2,3% da população brasileira, sendo apresentada também como merla na Região Norte e como crack, nas Regiões Sul e Sudeste. A merla e o crack eram subprodutos do refino da cocaína, sendo que hoje já são alguns dos produtos ilícitos do processo de obtenção da droga.

Aponte a alternativa que apresenta, corretamente, as etapas para a produção de crack.

Alternativas
Comentários
    • Crack --> Dissolução da cocaína em pó em água, adição de agente alcalinizante (hidróxido de sódio ou bicarbonato de sódio) e aquecimento. 
    • Merla  -->sobra do refinamento da cocaína) - sob a forma de base, produto sem refino e muito contaminado com as substâncias usadas na extração, sendo fumada;  Merla tem mais solvente – subproduto da cocaína obtida por meio do tratamento do remanescente das folhas de coca, após o processo de refino (chamada de cocaína oxidada) e pela adição de ácido sulfúrico, querosene, cal e pó barrilha (produto utilizado para limpar piscinas). 

  • A

    Uma mistura de cocaína em pó (ainda não purificada) é dissolvida em água e nela é acrescentado bicarbonato que, posteriormente, é aquecida. O produto é seco e cortado em forma de pedras.

    B

    Cocaína na forma de base livre é dissolvida com éter dietílico. A solução resultante é filtrada, acrescenta-se ácido clorídrico concentrado e acetona. Espera-se secar e o produto resultante é quebrado em pequenas pedras.

    JUSTIFICATIVA: o produto forma COCAÍNA EM PÓ.

    C

    As folhas de coca são maceradas e misturadas com água, cal e querosene. Os alcaloides extraídos são precipitados com bases e as pedras obtidas são comercializadas ilegalmente.

    JUSTIFICATIVA: o produto forma PASTA CRUA.

    D

    Cocaína na forma de pasta base é acidificada para solubilização e, em seguida, alcalinizada para precipitação. O produto obtido é purificado com cal e querosene para a produção de crack.

    JUSTIFICATIVA: A querosene é utilizada na fase inicial de preparo da pasta base ou na fase de preparo do Oxi. O crack é preparado conforme a alternativa A.

    E

    Cloridrato de cocaína é dissolvido em solução alcalina diluída. Acrescenta-se permanganato até a obtenção de um produto de cor rosa e, então, acrescentam-se isômeros da cinamoilcocaína e bicarbonato de sódio para a obtenção das pedras de crack.

    JUSTIFICATIVA: para obtenção de crack pode ser realizado o procedimento descrito na letra A. A presença dos isômeros mencionados não são desejadas, já que dão aspecto amarelado, sendo o permanganato responsável por oxidar e "remover" esses isômeros. Fonte: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30760/1/DeterminacaoCocainaSeus.pdf


ID
1573807
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A alternativa que NÃO apresenta uma vantagem de se usar HPLC em toxicologia analítica, em comparação com GC, é:

Alternativas
Comentários
  • FID e MS são detectores destrutivos usados em cromatografia gasosa

  •  b)Usam-se detectores não destrutivos, sensíveis, seletivos (UV, FID, MS, fluorescência) que podem ser usados em série.

    Usados em cromatografia gasosa

      - FID: Detector de ionização de chama. A amostra é queimada em um mistura de h2 e ar (Destrutivo)

      - MS - Detecta o íons gerados num espectrômetro de massa ( técnica destrutiva) 

  • Alguem pode explicar item por item?


ID
1573819
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

NÃO é uma propriedade de compostos usados na desintoxicação de metais:

Alternativas
Comentários
  • Complexos lipossolúveis são REABSORVIDOS E NÃO EXCRETADOS.


ID
1580953
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As graves consequências para a sociedade e para o indivíduo relacionadas ao abuso de substâncias psicoativas evidenciam a importância das análises realizadas em urina para detecção de agentes tóxicos lícitos e ilícitos. O melhor marcador encontrado na matriz urina para identificação do uso de cocaína é:

Alternativas

ID
1584481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca da farmacologia e toxicologia dos carbamatos, julgue o seguinte item.


Em pacientes com intoxicações agudas por carbamatos, a reversão de sintomas colinérgicos nicotínicos pode ser feita por meio da administração de atropina.


Alternativas
Comentários
  • Pode administrar atropina, mas para reverter sintomas muscarínicos, não nicotínicos.

  • Sirlene está certíssima

  • A ATROPINA é um fármaco de ação anticolinérgica (compete pelos mesmo sítios da acetilcolina), de efeito antimuscarínico e atua no tratamento sintomático da intoxicação por praguicidas inibidores da colinesterase. A ATROPINA NÃO REVERTE OS EFEITOS NICOTÍNICOS, por isso deve ser administrada somente nos quadros em que os sintomas muscarínicos são evidentes.

    A PRALIDOXIMA é contraindicada nos casos de intoxicação por CARBAMATOS.

    FONTE: Fundamentos de Toxicologia. Grupo Zanini - Oga.


ID
1584484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca da farmacologia e toxicologia dos carbamatos, julgue o seguinte item.


Os receptores colinérgicos muscarínicos regulam os efeitos do neurotransmissor acetilcolina na região das sinapses pós-ganglionares parassimpáticas.


Alternativas
Comentários
  • Mais correto impossível!

  • Entendo que a afirmação está errada, pois os receptores não regulam a atividade da ACh, eles são regulados por ela.


ID
1584487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca da farmacologia e toxicologia dos carbamatos, julgue o seguinte item.


As manifestações clínicas decorrentes da intoxicação por carbamatos incluem sintomas característicos de um quadro muscarínico, como, por exemplo, miose, sudorese, diarreia, sialorreia, lacrimejamento, náuseas, vômito, cólicas e bradicardia.


Alternativas
Comentários
  • Manifestções Nicotínicas (síndrome nicotínica): midríase, mialgia, hipertensão arterial, fasciculacões musculares, 
    tremores e fraqueza, que são, em geral indicativos de gravidade. Pode haver paralisia de musculatura 
    respiratória levando a morte. A freqüência cardíaca e a pressão arterial podem estar aumentadas ou 
    diminuídas, devido aos efeitos muscarínicos. 

    Manifestações Muscarínicas (síndrome parassimpaticomimética, muscarínica ou colinérgica): vômito, diarréia, 
    cólicas abdominais, broncoespasmo, miose puntiforme e paralítica, bradicardia, hipersecreção (sialorréia, lacrimejamento, broncorréia e sudorese), cefaléia, incontinência urinária, visão borrada. Diaforese severa 
    pode provocar desidratação e hipovolemia graves, resultando em choque. 


ID
1584490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca da farmacologia e toxicologia dos carbamatos, julgue o seguinte item.


Os carbamatos são agonistas diretos dos receptores colinérgicos.


Alternativas
Comentários
  • Os carbamatos são anticolinesterásicos (inibem a acetilcolinesterase, bloqueando a hidrólise da acetilcolina). 

  • os carbamatos, bem como os organofosforados, são colinérgicos, agem inibindo a acetilcolinesterase (enzima que degrada a acetilcolina) AUMENTANDO A ACETILCOLINA E AGINDO COMO AGONISTA INDIRETO.


ID
1647925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos aspectos farmacológicos relativos às drogas de abuso, julgue o item a seguir.


A excitação causada pelo tabagismo está ligada à ativação de receptores muscarínicos da acetilcolina por parte da nicotina.

Alternativas
Comentários
  • receptores nicotínicos da acetilcolina. E não muscarínicos.

  •  Receptores Muscarínicos: esses receptores, além de ligarem a acetilcolina, também reconhecem a muscarina, um alcaloide que está presente em certos cogumelos venenosos. Os receptores muscarínicos apresentam baixa afinidade pela nicotina. São diferenciadas subclasses de receptores muscarínicos: M1, M2, M3, M4 e M5.
     

     

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/engenharia/receptores-colinergicos-muscarinicos-e-nicotinicos/9928

  • A nicotina ativa receptores nicotínicos. 


ID
1647928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos aspectos farmacológicos relativos às drogas de abuso, julgue o item a seguir.


O tetraidrocanabinol (THC), principal constituinte ativo da maconha, atua no sistema nervoso central, produzindo tanto efeitos centrais (analgesia, aumento de apetite) quanto periféricos (vasodilatação, taquicardia).

Alternativas
Comentários
  • THC pode levar à euforia. Distúrbios de memória, aceleramento do coração, olhos vermelhos, tosse, aumento de apetite e perda de noção do espaço estão entre os sintomas mais frequentes


ID
1647931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos aspectos farmacológicos relativos às drogas de abuso, julgue o item a seguir.


A dependência química e psicológica observada entre os usuários de maconha é superior à associada ao abuso de etanol, resultando na urgência compulsiva da ingestão da droga.

Alternativas
Comentários
  • ACREDITO QUE SEJA IGUAL E NÃO SUPERIOR.

    '3

  • GRAU DE RISCO DE DEPENDÊNCIA

    1

    OPIÓIDES

    COCAÍNA

    NICOTINA

    2

    ETANOL

    BARBITÚRICOS

    ANFETAMINAS

    SOLVENTES ORGÂNICOS (COLA)

    3

    ANESTÉSICOS GERAIS

    QUETAMINA

    BENZODIAZIPÍNICOS

    4

    ECTASY (MDMA)

    LSD

    MESCALINA

    CANNABIS


ID
1647934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos aspectos farmacológicos relativos às drogas de abuso, julgue o item a seguir.


Por sua característica altamente lipossolúvel, os compostos canabinoides atuam farmacologicamente de maneira semelhante aos analgésicos gerais, ligando-se até ao mesmo tipo de receptor celular.

Alternativas
Comentários
  • anestésico gerais: potencializam a ação do gaba; potencializam a ação da glicina; inibem alguns receptores nicotínicos; inibem receptores de glutamato; ativam canais de potássio (hiperpolarização).

    canabinóides: atuam em receptores canabinóides CB1 e CB2 acoplados a PTN G (Gi), inibindo a adenilciclase.

  • Os canabinóides atuam em receptores CB1 e CB2 acoplados a proteina Gi.


ID
1647937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos aspectos farmacológicos relativos às drogas de abuso, julgue o item a seguir.


A ação depressora do sistema nervoso central promovida pelo uso de etanol pode ser revertida com fármacos do tipo antagonistas benzodiazepínicos, uma vez que, assim como os ansiolíticos, o etanol atua em receptores GABA.

Alternativas
Comentários
  • O ALCOOL AGE NO MESMO LUGAR QUE OS BZD

  • Um exemplo de antagonista BZD é o Flumazenil.

  • Mas o FLUMAZENIL não antagoniza os efeitos do etanol!

  • Segundo questão da própria CESPE:

    O flumazenil atua como antagonista competitivo dos receptores de benzodiazepínicos, mas não antagoniza os efeitos do etanol, opioides ou anestésicos gerais sobre o sistema nervoso central.

    Tanto que não se fala em flumazenil na intoxicação aguda por etanol...

  • VEJAM O QUE ENCONTREI NA LITERATURA! SE FICAR O BICHO PEGA, SE CORRER O BICHO PEGA TAMBÉM.....

    Algumas substâncias como o naloxone, a zimelidina, o lítio foram testadas com pouco sucesso na tentativa de antagonizar os efeitos físicos e cognitivos da intoxicação pelo álcool. O flumazenil parece agir nos casos de comatose, além de produzir melhora sensível na ataxia e na ansiedade.

  • O FLUMAZENIL NÃO antagoniza os efeitos do alcool. Que questão louca

  • Eu achei essa questão louca mesmo, pois flumazenil não bloqueia efeito de etanol.

  • Quem errou, acertou!

  • Gabarito da questão equivocado.

    No livro texto "Farmacologia Básica e Clínica" de Bertrand Katzung (8ª edição, 2003) tem-se:

    "O flumazenil é o ÚNICO antagonista dos receptores de benzodiazepínicos atualmente disponível para uso clínico. Ele bloqueia muitas das ações dos benzodiazepínicos (e das imidazopiridinas), mas NÃO ANTAGONIZA os efeitos de outros sedativos-hipnóticos, do ETANOL, dos opióides ou dos anestésicos gerais sobre o sistema nervoso central" (KATZUNG, 2003, pag. 326)


ID
1927507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As plantas contêm diversos metabólitos secundários e a extração desses metabólitos depende do meio extrator. A escolha do método e dos reagentes deve levar em consideração a maximização da eficiência da reação e a garantia do maior ou do menor número de metabólitos, dependendo do caso em estudo. Acerca desse assunto, julgue o próximo item.

Sendo a cocaína um alcaloide em forma de éster, a extração desse metabólito a partir das folhas de coca pode ser efetuada por intermédio de uma base fraca e um solvente orgânico.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta, porque a cocaína tem caráter básico e na presença de uma base fraca, ela ficará na sua forma molecular (menos polar), ou seja, vai ter mais afinidade pelo solvente orgânico do que se estivesse em meio ácido.

  • Só para complementar vou adicionar um comentário que fiz na Q340388:

    Os procedimentos de obtenção da cocaína a partir das folhas de coca normalmente seguem 2 etapas principais, sendo elas:

    1) Extração da cocaína por imersão das folhas de coca em soluções aquosas ácidas ou alcalinas ou em solventes orgânicos.

    2) Processos de purificação baseados em etapas de oxidação, precipitações e solubilizações sucessivas que tem como objetivo de remover impurezas, branquear e aumentar o teor de cocaína.

    BRUNI, A. T.; VELHO, J. A.; OLIVEIRA, M. F. Fundamentos de Química Forense. Campinas: Millennium, 2012.


ID
1927543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando os riscos da exposição humana a substâncias tóxicas, julgue o item seguinte.

Os hidrocarbonetos poliaromáticos, contaminantes ambientais formados pela queima incompleta de carvão, óleo e matéria orgânica presentes no lixo, entre outros, são genotóxicos e se ligam diretamente ao DNA, podendo causar câncer.

Alternativas
Comentários
  • Os hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA) são gerados através de síntese por bactérias, plantas e fungos ou durante a queima incompleta de matéria orgânica, naturalmente presente no meio ambiente ,  (por exemplo, incêndios florestais naturais) ou relacionados a uma série de atividades humanas destacando-se a produção de carvão coque e gás, industria petroquímica, produção e derramamentos de óleos combustíveis e emissões veiculares.

    Com relação à toxicicdade os de menores massas moleculares apresentam amior toxicidade aguda, ao passo que os de maior massa são mais genotóxicos, no entanto sua gentoxicidade somente ocorre após sua biotransformação, quando são produzidos intermediários reativos que se ligam covalentemente ao DNA.

    O HPA não se liga diretamente ao DNA, pois precisa ser metabolizado pela enzima P450. O epóxido formado é que se liga ao DNA. A questão está errada, pois diz que ele se liga diretamente, o que não ocorre.


ID
1927546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando os riscos da exposição humana a substâncias tóxicas, julgue o item seguinte.

A presença de ácido trans-trans mucônico, cuja concentração é elevada em indivíduos fumantes, é o indicador biológico de exposição a benzeno, segundo a legislação brasileira.

Alternativas
Comentários
  • O AttM urinário mostrou ser indicador adequado para a avaliação da exposição a baixas concentrações de benzeno, como aquelas observadas quando do uso de cigarro. O hábito de fumar afeta significativamente os teores de AttM urinário

  • Em substituição ao fenol urinário, estabeleceram a utilização do ácido trans,transmucônico urinário como indicador de exposição à baixas concentrações ambientais de benzeno. Os indicadores de exposição ao benzeno (benzeno na forma inalterada ou seus produtos de biotransformação – metabólitos e adutos) são encontrados em matrizes variáveis como o: ar exalado, urina e o sangue. 

    O ácido trans,trans-mucônico, um metabólito alifático do benzeno, encontrado na urina, é um indicador sensível a exposição à baixas concentrações ambientais.


ID
1927549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando os riscos da exposição humana a substâncias tóxicas, julgue o item seguinte.

Os altos níveis de mercúrio encontrados em peixes da região amazônica brasileira explicam-se, principalmente, pela intensa atividade garimpeira na região, na qual é utilizada a forma metálica do mercúrio para a purificação do ouro.

Alternativas
Comentários
  • Moraes (2011) julga o garimpo do ouro na região Amazônica como uma das principais causas da contaminação mercurial da bacia, afirmando ainda que os peixes podem ser afetados direta e indiretamente por este metal devido seu ciclo biogeoquímico. No entanto, as altas concentrações de mercúrio encontradas no ecossistema amazônico são atribuídas não só à mineração de ouro, mas também à presença de solos com concentrações relativamente elevadas de mercúrio de origem natural, ao transporte atmosférico e à deposição de mercúrio de M. W. Silva e C. A. M. Estanislau 13 Boletim ABLimno, 41(1), 08-14, 2015 origem antrópica (LIMA, 2013; PIMENTEL, 2011).

     

    Fonte: http://www.ablimno.org.br/boletins/pdf/bol_41_1-4.pdf

  • Questão maldosa, realmente uma das fontes principais de mercurio na região Amazônica vem da atividade garimpeira desde 1978. Mas veja: ele quer a explicação dos altos níveis do metal no peixe. No peixe, como em toda cadeia alimentar, o mercúrio se acumula na forma orgânica (metilmercúrio). Ora, se no garimpo a forma de uso é o mercúrio metálico como explicar os altos níveis de mercurio orgânico dos peixes desse região. Ai onde ta o pulo do gato... o acumulo nos peixes de mercurio orgânco explica-se pela conversao da forma metálica em orgânica pela ação de bactérias. Daí a explicação. não vem do garimpo (diretamente). Vem da conversão da forma metálica em oragânica. Essa sim, se acumula na cadeia alimentar e é a forma de contamição. Vejam o ciclo do Mercúrio.

  • Justificativa da Banca: "Até meados da década de 1990, acreditava-se que a atividade garimpeira era a principal fonte de contaminação, por mercúrio, nos rios e peixes, na região amazônica. A partir de 1998, estudos mostraram que regiões onde esta atividade não existe também têm altos níveis do metal, devido a sua presença natural no solo, conforme literatura especializada e atualizada. "


ID
1927552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando os riscos da exposição humana a substâncias tóxicas, julgue o item seguinte.

O aldicarbe, inibidor da enzima acetilcolinesterase, é um agrotóxico comumente usado como raticida no Brasil, dado o baixo grau de toxicidade para o ser humano.

Alternativas
Comentários
  • ALTO grau de Toxicidade!!!

  • O aldicarb, inibidor da enzima acetilcolinesterase, é um agrotóxico comumente usado como raticida no Brasil, dado o ALTO grau de toxicidade para o ser humano.

  • ERRADO

    O aldicarb (Temik®), um agente anticolinesterásico carbamato vulgarmente conhecido como "chumbinho", é considerado um dos praguicidas mais tóxicos disponíveis comercialmente. No Brasil, embora seja registrado para uso agrícola exclusivo, tem sido freqüentemente apontado como o responsável por diversos casos de intoxicação em seres humanos e em animais.

    FONTE: https://www.scielo.br/j/cr/a/GyGxpsm3qdfq6gwvzq56FXB/abstract/?lang=pt