SóProvas


ID
1354873
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Todos os princípios arquivísticos devem estar na raiz da organização e do funcionamento dos arquivos. Analise os seguintes princípios:

I – a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas;
II – o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

Referem-se, respectivamente, aos princípios:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Felipe Cepkauskas Petrachini Cumulatividade:  Segue o pensamento do acúmulo natural dos documentos. A ideia de que o arquivo é uma formação espontânea, natural, progressiva e sedimentar. (FCC 2011) Nem poderia ser diferente: o arquivo é gerado a partir do acúmulo de documentos produzidos e recebidos por uma instituição. É através do próprio acúmulo que se obtém o arquivo. 

    Muito importante: Lembre-se que os documentos de arquivo não são coleções. Da ordem original (ou da ordem primitiva)

    Está relacionado ao arranjo original dos arquivos, é o “princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.” (ESAF 2010).

    Aliás, este princípio representa a própria garantia da organicidade dos documentos. Mantendo-se a ordem original, preservamos a intenção de que o  arquivo reflita o curso das atividades da instituição a que serve. 

  • Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:

    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

  • Letra C


    Princípios arquivísticos


    a) Princípio da organicidade – as relações administrativas espelham-se nos conjuntos documentais.


    b) Princípio da unicidade – os documentos de arquivo preservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.


    c) Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística – os fundos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.


    d) Princípio da cumulatividade – o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.


    e) Princípio do respeito à ordem original – o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora.


    f) Princípio da Proveniência - Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.


    (Fonte: BELLOTTO, Arquivos permanentes: tratamento documental)

  • Bizu:

     

    Princípio da Proveniência/Respeito aos fundos: arquivos mantidos em um mesmo fundo, oriundos de uma mesma fonte. Permite aos arquivistas evitarem erros de organização. É a base da arquivologia.

    Princípio da Organicidade: Funções + Atividades + Estrutura. órgÃO. Relações dos documentos com o órgão. 

    Princípio da Unicidade: conservados em caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: preservação dos arquivos.

    Princípio da Cumulatividade: Acumulação progressiva, natural e orgânica.

     

  • Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

     Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

     

     

     

    =Foco e fé, jamais desistam!      

  • PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA/ RESPEITO AOS FUNDOS- RESUMIDAMENTE, NÃO SE PODE MISTURAR DOCUMENTOS.

    PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE- RELAÇÃO COM CONJUNTOS DOCUMENTAIS

    PRINCÍPIO DA UNICIDADE- OS DOCUMENTOS DE ARQUIVO PRESERVAM SEU CARATÉR ÚNICO.

    PRINCÍPIO DA INDIVIBILIDADE- NÃO SE PODE MUTILAR/ ALIENAR/ DESTRUIR E ETC...

    PRINCÍPIO DA CUMULATIVIDADE- O ARQUIVO É UMA FORMAÇÃO PROGRESSIVA, ORGÂNICA E NATURAL.

     

  • Gabarito: C

  • Resolução:

    I. Quando a questão falar em reflexo de função/atividade/procedimento, 90% de chance de estar se referindo à organicidade, afinal, se um documento orgânico é aquele que foi produzido no decorrer das atividades de uma instituição, ele vai refletir a estrutura, as funções e todas as atividades que envolvem nessa instituição, certo? 

    II. O modo como os documentos arquivísticos são reunidos é natural, progressivo e orgânico porque é apenas um registro materializado das atividades que estão sendo desenvolvidas. Esse é o Princípio da Cumulatividade ou Integridade.

    Resposta: C

  • Direto ao ponto:

    ORGANICIDADE: É a relação natural entre documentos de um documento de arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.

    CUMULATIVIDADE-NATURALIDADE: Diz que os documentos de arquivo são derivados das atividades desenvolvidas na instituição, ou seja, são acumulados naturalmente-organicamente.

    resumo do resumo rs.

    Organicidade tem relações com as funções institucionais. Em que pese a Cumulatividade-Naturalidade arquivo produz naturalmente.

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!

  • Resolução:

    I. Quando a questão falar em reflexo de função/atividade/procedimento, 90% de chance de estar se referindo à organicidade, afinal, se um documento orgânico é aquele que foi produzido no decorrer das atividades de uma instituição, ele vai refletir a estrutura, as funções e todas as atividades que envolvem nessa instituição, certo.

    II. O modo como os documentos arquivísticos são reunidos é natural, progressivo e orgânico porque é apenas um registro materializado das atividades que estão sendo desenvolvidas. Esse é o Princípio da Cumulatividade ou Integridade.

    Resposta: C

    FONTE: Direção Concursos

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!