3. ETAPAS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO
O planejamento não se limita a fazer planos; é um processo que persiste durante a ação e ainda depois que ela se realiza, a fim de controlar e revisar os resultados obtidos, face as previsões feitas e de novas circunstâncias que se apresentam. Assim, as ações de planejar e de executar, ao invés de serem dois processos distintos, são antes partes de um só processo que se repete.
Para efeito de estudos, costuma-se dividir o processo de planejamento em etapas (ou fases), que são marcos a serem alcançados na trajetória para os objetivos visados. Os autores divergem quanto ao número de etapas. Considerando o processo geral de planejamento, MORALES indica as seguintes etapas principais:
a) Determinação dos objetivos
b) Diagnóstico
c) Programação
d) Execução
e) Avaliação.
3.3. Programação
Nesta etapa se determinam as metas que se deseja alcançar, assinalando os meios e os instrumentos necessários.
Metas são objetivos quantitativos, geralmente acrescidos com a indicação da área e período. Ex: o objetivo de "aumentar a produção" se converte em meta quando é referido como "aumentar a produção em 8% da região X, ao fim de l0 anos".
Meios são os métodos, normas ou linhas de ação que indicam o caminho a seguir para alcançar a meta desejada. Instrumentos são os recursos específicos, como as disposições, convênios, leis, etc. que implementam os meios selecionados. Exemplificando: o objetivo de "melhor distribuição da renda agrícola" pode ser conseguido utilizando como meio a "reforma agrária": a implementação deste meio pode ser obtida utilizando como instrumentos "as leis, o financiamento e a organização".
Durante a etapa da programação, em geral se faz uma avaliação prévia, isto é, uma análise das vantagens e desvantagens das alternativas de ação. Esta análise permite a aprovação ou rejeição, do ponto de vista técnico, de uma determinada alternativa. é anterior à etapa de execução e, portanto, é distinta da avaliação que se faz durante e depois da ação e que é considerada uma etapa do planejamento.
Em alguns órgãos (como a SUDENE), á esta avaliação prévia se dá o nome de "análise", com o propósito de diferenciá-la da avaliação propriamente dita - uma etapa do planejamento, que dá continuidade ao processo.
R: Certa
Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?
Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/
- São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;
- Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;
Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.
Força, Nação Concurseira!!!!