SóProvas


ID
1355305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito da sociedade da informação e da sociedade do conhecimento, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Segundo Paludo e outros autores:   Peter Drucker (1993) considera que “hoje o recurso realmente controlador, o fator de produção absolutamente decisivo, não é o capital, a terra ou a mão de obra. É o conhecimento”.

    Um dado representa menos que informação, e conhecimento representa mais que informação. Espartaco Coelho (2004), citando Drucker, afirma que “dados nada dizem sobre a própria importância ou relevância. Porém, os dados são importantes para as organizações — em grande medida, porque são matéria-prima essencial para a criação de informação”.

    O conhecimento constrói-se a partir das informações, acrescentando-se a ação racional humana. É essa ação humana que transforma a informação em conhecimento. Conhecimento é uma informação útil, possível de ser utilizada nas organizações para resolver problemas ou realizar melhoramentos, ou, ainda, para amparar decisões ou construir algo completamente novo.

    Atenção → Uma palavra/número só é um dado; um dado agregado a algo/alguém (ou um conjunto de dados organizados) é uma informação; uma informação útil, passível de ser utilizada para algum fim, denomina-se conhecimento.

    A utilização gerencial da informação (gestão da informação) insere-se num contexto mais abrangente, que envolve desde a política em relação à informação, a cultura quanto aos valores e às crenças atribuídos à informação, a forma de utilização nos processos internos, até a escolha da tecnologia adequada.

    A informação passa a ter um caráter cada vez mais estratégico para a gestão pública, em que o grande desafio está em como o gestor pode tratar, interpretar e utilizar a informação de forma a enxergar os problemas, as oportunidades e os anseios da população. Para tanto, deve dispor de informações sistematizadas e considerar todos os níveis de informação, com vistas a ter uma ampla visão desses problemas, oportunidades e demandas, bem como de suas possíveis soluções. Assim, a informação, o conhecimento e as redes informacionais oferecem suporte aos processos decisórios para implementação das políticas públicas.

    Em face da importância singular da informação e do conhecimento para as organizações, surgiu uma nova área de gestão: a gestão do conhecimento. Ela refere-se ao modo como é gerenciado o conhecimento dentro das organiza­ções – o modo de aprender, de trabalhar, de produzir e de consumir –, além de ser um meio para garantir que todos tenham acesso às informações e aos conhecimentos de que necessitam.

  •  a) A informação é resultado do conhecimento que o colaborador adquire com suas experiências profissionais.

     b) Atualmente, em função da era da informação, o conhecimento não é mais o responsável pelas vantagens competitivas de uma organização

     c) Os modelos de gestão mais atuais preconizam o uso da informação e do conhecimento como diferencial para as organizações e essenciais para o desenvolvimento de vantagens competitivas. (CORRETO)

     d) A gestão do conhecimento e de competências é uma ferramenta de gestão operacional.

     e) A sociedade da informação surgiu com o advento da Internet.

  • GAB: C 

     

    MODELO ANTIGO: Os gestores guardavam o conhecimento para si, pois acreditavam que os subordinados estavam ali apenas para executar as suas ordens. Predominava o falso entendimento de que se o subordinado soubesse demais, ele poderia "roubar" a vaga de outro empregado.

     

    MODELO ATUAL: As organizações perceberam que a criação, aplicação e compartilhamento do conhecimento é um diferencial competitivo. Dessa forma, é necessário que as pessoas desenvolvam a cultura da aprendizagem constante, a fim de contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais. 

  • Letra C - Toda empresa que busca crescer e estar a frente no mercado, precisa inovar em conhecimento e investimento de tecnologia da informação