SóProvas


ID
1355635
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Existem cinco orientações concorrentes com base nas quais as organizações conduzem suas atividades de marketing.

A orientação que sustenta que os consumidores dão prioridade a produtos de baixo custo e fáceis de ser encontrados é conhecida como orientação de

Alternativas
Comentários
  • não entendi porque a resposta não pode ser a letra d

  • Nesse caso, a empresa não liga para a qualidade do produto. O importante é que ele seja barato e fácil de ser encontrado, ou seja, tem que ser produzido em altas quantidades (foco na produção). Acho que é isso. Alguém me corrija se estiver errado.

  • Gab: C

    Orientação para a produção – busca-se a eficiência nos processos de produção, reduzindo custos operacionais para que o produto chegue ao mercado com a qualidade esperada, mas a um preço acessível;

    Orientação para o produto – esta orientação afirma que os consumidores terão preferência por um produto de qualidade superior, melhor desempenho e que tenham características inovadoras;

    Orientação para as vendas – nesta orientação o foco muda para o vendedor como protagonista do sucesso comercial da empresa. A empresa que trabalha sob esta orientação fará significativos investimentos em ações comerciais e incentivos aos seus vendedores;

    Orientação para o marketing – a crença nesta orientação tem por princípio identificar os anseios dos consumidores para posteriormente realizar a produção dos produtos.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/qual-e-a-orientacao-da-sua-empresa/32154/
  • A respeito da alternativa D:

    Segundo Kotler, a Orientação para o produto visa à criação de diferenciais tecnológicos, de qualidade e desempenho. Nesse tipo de orientação, as empresas adimitem que os principais fatores que levam os consumidores às compras é a qualidade, a praticidade e o status do produto. O melhor exemplo Orientação para Produto seria a empresa Apple, que, além disso, utiliza a estratégia de Diferenciação.

  • Orientação para a produção – busca-se a eficiência nos processos de produção, reduzindo custos operacionais para que o produto chegue ao mercado com a qualidade esperada, mas a um preço acessível;

  • A orientação para produção é um dos conceitos mais antigos nos negócios. Ela sustenta que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e que sejam de baixo custo.

    A orientação para produto sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras.

    A orientação para vendas parte do princípio de que os consumidores e as empresas não vão, espontaneamente, comprar os produtos de uma organização em quantidade suficiente. Essa orientação é praticada de maneira mais agressiva com produtos pouco procurados — aqueles que os consumidores dificilmente pensam em comprar, como seguros e jazigos — e quando uma empresa que dispõe de excesso de capacidade visa vender aquilo que fabrica, em vez de fabricar aquilo que o mercado quer.

    A orientação para marketing surgiu em meados da década de 1950 41 como uma filosofia de “sentir-e-responder”, centrada no cliente. A tarefa não é mais encontrar os clientes certos para seu produto, mas sim os produtos certos para seus clientes.

    A orientação para o marketing holístico se baseia em desenvolvimento, estruturação e implementação de programas, processos e atividades de marketing, com o reconhecimento da amplitude e das interdependências de seus efeitos. Ele reconhece que em marketing “tudo é importante” e que muitas vezes se faz necessária uma perspectiva abrangente e integrada.

    Kotler, Philip; Kevin L. Keller. Administração de Marketing (Página 17).  . Edição do Kindle.