Controle de MarketingA última seção do plano delineia os controles para monitorar o desenvolvimento do plano. O acompanhamento é feito periódicamente (pode ser mês a mês, a cada trimestre…), assim a empresa pode analisar o andamento do projeto, monitorando os fatos positivos e negativos e fazendo ajustes no percurso quando necessário. É importante existirem planos de contingência prontos para servirem como antidotos em acontecimentos imprevistos como greves, guerra de preços, lançamentos de novos produtos pela concorrência, assim a empresa e sua equipe estaráo prontos para enfrentar possíveis dificuldades.
O controle de marketing é a sequência natural do planejamnto de marketing. A empresa precisa exercer pelo menos três tipos de controle: q Controle estratégico é tentado, por meio de um instrumento conhecido como auditoria de marketing, que é um exame periódico, abrangente, sistemático e independente do ambiente de marketing da empresa, do sistema interno e das atividades específicas de marketing.
Fonte: http://www.coladaweb.com/marketing/plano-de-marketing
Resposta B
Kotler, esclarece, Para cumprir as responsabilidades, os gerentes de marketing seguem um processo de marketing. Trabalhando de acordo com planos estabelecidos por pessoas em níveis superiores ao deles, os gerentes de produto elaboram um plano de marketing para produtos individuais, linhas de produtos, marcas, canais ou grupo de clientes. Cada nível de produto deve desenvolver um plano de marketing para atingir as metas.
Um plano de marketing é um documento escrito que resume o que o profissional de marketing sabe sobre mercado e que indica como a empresa planeja alcançar os objetivos. Contém diretrizes táticas para os programas de marketing e para a alocação de fundos ao longo do período do planejamento. O plano de marketing é um dos produtos mais importantes do processo de marketing.
Mas o que deve conter em um plano de marketing:
Resumo executivo e sumário. O plano de marketing deve ser iniciado com um breve resumo das principais metas e recomendações. O resumo executivo permite que a alta administração compreenda o direcionamento geral do plano. Um sumário executivo deve seguir a esse resumo, delineando o restante do plano com os fundamentos e detalhes operacionais.
Análise da situação. Essa seção apresenta os antecedentes relevantes quantos a vendas, custos, lucros, mercado, concorrentes e quanto às várias forças que atuam no macroambiente.
Estratégias de marketing. Aqui o gerente de produto define a missão e os objetivos financeiros e de marketing do plano.
Projeções financeiras. Projeções financeiras incluem previsão de vendas e de despesas e uma análise do ponto de equilíbrio.
Controle. A última seção do plano de marketing descreve os controles para o monitoramento. As metas e orçamento são especificados detalhadamente para cada mês ou trimestre. A alta administração pode analisar os resultados a cada período e tomar ações corretivas cabíveis. Algumas medições internas e externas serão necessárias para avaliar o progresso e sugerir possíveis modificações. Algumas organizações incluem planos de contingência que descrevem as atitudes que a gerência tomaria como resposta a eventos adversos específicos, como guerras de preços ou greves.
Fonte: https://resumomkt.wordpress.com/2017/02/11/plano-de-marketing/