SóProvas


ID
1355668
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração Pública estadual pretende realizar licitação para a contratação de serviço de dedetização, decidindo-se pela utilização da modalidade de pregão. Diante do exposto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) o pregão, como modalidade de procedimento licitatório, não pode ser utilizado pelos Estados, uma vez que foi criado pela Lei Federal nº 10.520/2002 e direcionado à União Federal.  ERRADO


    O pregão é modalidade de licitação regulada pela Lei 10.520/2002, passível de utilização pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios.

    B) no caso não é necessária a realização de licitação em qualquer de suas modalidades, uma vez que o objeto da contratação caracteriza-se como de urgência, configurando hipótese de licitação dispensada. ERRADO

    C) é possível a sua utilização, sendo certo que o pregão é um procedimento licitatório exclusivamente documental, em que as propostas são abertas e julgadas em sessão única, o que garante a celeridade do certame. ERRADO

    D) é possível a utilização do pregão, de modo que somente se procederá à verificação da habilitação do licitante vencedor, etapa que sucederá a de julgamento, em contraposição ao que ocorre regularmente na Lei nº 8.666/93. CERTO

    Lei 10.520/200

    Art. 4º, XII - Encerrada a etapa competitiva e ordenada as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital.

    Observa-se que um aspecto característico do pregão é a inversão que ocorre na sequência das fases de habilitação e julgamento das propostas. De fato, nas outras modalidades de licitação, mesmo que não exista uma fase bem definida de habilitação, a regra geral é a verificação da correspondente documentação dos licitantes ser feita antes da análise e julgamento das propostas. No pregão, diferentemente, a habilitação é sempre posterior à fase de julgamento e classificação.

    e) não é possível a sua utilização, uma vez que não há previsão de utilização do pregão para contratação de serviços, mas exclusivamente para a aquisição de bens comuns, quais sejam, aqueles cujos padrões de desempenho sejam objetivamente definidos. ERRADO 


    Pregão - aquisição de bens e serviços comuns, qualquer seja o valor estimado da contratação.


  • A alternativa “a” está errada. Embora inicialmente o pregão tenha sido criado apenas para a União, por meio de Medida Provisória, acabou-se corrigindo tal vício. Assim, o pregão, como modalidade de procedimento licitatório, pode ser utilizado pelos Estados, DF e municípios, já que se trata de norma geral de licitação a Lei nº10.520/2002 (lei nacional).

    A alternativa “b” está errada. A situação demanda a realização de licitação nas modalidades básicas (concorrência, tomada de preço ou convite ou mesmo o pregão).

    A alternativa “c” está errada. É possível a sua utilização.  Contudo, o pregão não é um procedimental exclusivamente documental.Pelo contrário, prima mesmo pela oralidade.

    A alternativa “d” está correta. É possível a utilização do pregão, de modo que somente se procederá à verificação da habilitação do licitante vencedor, etapa que sucederá a de julgamento, emBcontraposição ao que ocorre regularmente na Lei nº 8.666/93.

    A alternativa “e” está errada. É possível a utilização doBpregão.

    Gabarito: “D”.

  • b)no caso não é necessária a realização de licitação em qualquer de suas modalidades, uma vez que o objeto da contratação caracteriza-se como de urgência, há baratas para todos os lados da repartição, prejudicando a integridade física dos servidores e usuários do serviço público, configurando hipótese de licitação dispensada. SERIA CORRETA. 

  • Thiago Martins,

    A B está incorreta mesmo, pois as hipóteses de dispensa estão TAXATIVAMENTE previstas em lei. (todas estão lá)

     

    Gabarito: Letra D

  • Gabarito: D

    Lei Federal nº 10.520/2002

    Art. 4º, XII - Encerrada a etapa competitiva e ordenada as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital.

  • LICITAÇÃO ( lei 8666) : habilita depois julga

    PREGÃO ( lei 10520): julga depois habilita.

     

    A principal e básica diferença entre as licitações tradicionais, ou seja, as modalidades de licitações, Concorrência, Tomada de Preços e Convites, é o valor e/ou complexidade da licitação. O que não se aplica a Pregão, pois para essa modalidade não há limites de valores.

    Para o Pregão a diferença principal é a inversão de fases, primeiro a análise da proposta depois a análise da documentação. 

     

    Erros, avise-me.

    GABARITO ''D''

  • Pequeno comentário sobre a E:

    Pregão pode ser utilizado para serviços, até mesmo de engenharia (posição atualizada). Não poderá ser usado de jeito nenhuma para OBRAS de engenharia.

  • Lei 10.520/03 
    a) Art. 11, caput. 
    b) Art. 1. caput. 
    c) Art. 2, par. 1 
    d) Art. 4, inciso XII 
    e) Art. 1, caput.