SóProvas


ID
1355833
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

“Toda comunicação reproduzida em vias, cópias ou exemplares de igual teor expedidas a diferentes pessoas, órgãos ou entidades. Especificamente, como documento, é mensagem endereçada simultaneamente a diversos destinatários, para transmitir avisos, ordens ou instruções. É, portanto, uma correspondência multidirecional. É a forma pela qual as autoridades transmitem determinações uniformes a toda uma classe de servidores a elas subordinados.” Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • gab. A

    Comunicação oficial, interna ou externa, expedida para diversas unidades administrativas ou

    determinados funcionários.

    Suas partes componentes são:

    1. Título (a palavra CIRCULAR), em letras maiúsculas, sigla do órgão que o expede e número, à

    esquerda da folha.

    2. Local e data à direita da folha, e por extenso, na mesma linha do título.

    3. Destinatário, após a palavra Para (com inicial maiúscula).

    4. Assunto, expressado sinteticamente.

    5. Texto paragrafado, contendo a exposição do(s) assunto(s) e o objetivo da Circular.

    6. Fecho de cortesia, seguido do advérbio Atenciosamente.

    7. Assinatura, nome e cargo da autoridade ou chefia que subscreve a Circular.


    http://biblioteca.planejamento.gov.br/biblioteca-tematica-1/textos/redacao-oficial-e-normalizacao-tecnica-dicas/texto-31-apostila-completa-de-redacao-oficial.pdf

  • a) Circular:

    A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.

    Tem o nome de circular porque indica a função de divulgar as informações entre todos os destinatários.

     

    b) Telegrama:

    Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão.

     

    c) Requerimento:

    Documento utilizado para obter um bem, um direito ou uma declaração de uma autoridade pública. É uma petição dirigida a uma entidade oficial, organismo ou instituição por meio da qual se solicita a satisfação de uma necessidade ou interesse.

     

    d) Correio eletrônico:

    O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. 

    Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

    O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.

    Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo..

    Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.

    Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.