SóProvas


ID
1356301
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um tipo de corrosão muito frequente na natureza ocorre como um processo espontâneo, passível de suceder quando o metal está em contato com um eletrólito. Esse processo, no qual as reações anódicas e catódicas acontecem simultaneamente, caracteriza-se por ocorrer necessariamente na presença de água, na maioria das vezes à temperatura ambiente, e com a formação de uma pilha de corrosão.

A descrição acima corresponde ao mecanismo de corrosão

Alternativas
Comentários
  • A corrosão eletroquímica e caracterizada pela transferencia de elétrons através de um meio que pode ser: água ou soluções aquosas, atmosfera, solo, sais fundidos.

  • Complementando a resposta do Willian:

    Na corrosão Eletroquímica, somente metais estão envolvidos. É caracterizada por transferência de elétrons que migram da área anódica para a área catódica. No ânodo, que é o local corroído, ânions entram na solução (eletrólito), ao passo que no cátodo, os ânions presentes na solução são reduzidos e incorporados a ele, aumentando sua massa.

    É muito importante diferenciar a corrosão eletroquímica da corrosão química: na primeira, há transferência de elétrons, ao passo que, na segunda, ocorrem apenas reações químicas diretas, sem transferência de elétrons.

  • eletroquímica: espontânea

    eletrolítica: induzida por corrente elétrica