SóProvas


ID
1357006
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma empresa familiar de médio porte valorizava a hierarquia, a lealdade e a assiduidade dos empregados, a promoção por “tempo de casa” e o tratamento cortês entre os colaboradores. Todos os colaboradores se referiam à empresa como “uma grande família”. Após a morte do fundador, sua filha assumiu a presidência disposta a transformar a empresa. Sua primeira iniciativa foi implantar, por decisão própria, o método de avaliação 360 graus como forma de “conhecer a verdadeira opinião de todos os colaboradores”, atribuindo à área de recursos humanos a incumbência de conduzir o processo. O resultado foi desastroso: os empregados sem posição de chefia dividiram-se entre não manifestar qualquer opinião e atacar enfaticamente os chefes; os gerentes sentiram-se acuados e constrangidos durante o processo. Entre as possíveis razões para a iniciativa ter fracassado, pode-se apontar que a avaliação 360 graus:

Alternativas
Comentários
  • gabarito C, 360º é uma  analise onde todos que se conhecem se analisam, superior analisa superior e analisa subordinado, subordinados analisam superiores, não seria um tipo de analise para uma organização conservadora.pensei assim para responder.

    por favor completem minha informação.

  • Acredito que o erro na alternativa "A" está no fato de que o critério para usar este tipo de avaliação é a maturidade do avaliado em aceitar os diferentes feedbacks que pode receber. Não seria o caso de avaliar sua formação ou experiência, mas sim sua maturidade pessoal para lidar com diferentes perspectivas sobre seu desempenho.

  • A 'C' era a mais adequada, até porque as outras alternativas eram muito excludentes, 3 delas já começavam com "só". Mas ao mesmo tempo é uma questão que não acrescenta nada e não cobra nenhum conhecimento porque dizer: "deve ser condizente com a cultura da empresa e com as demais práticas de gestão de pessoas" é algo que poderia ser dito sobre qualquer política, prática ou programa da gestão de pessoas de uma empresa.

     

    Típica questão que deve ter saido diretamente da cabeça do examidor para o mundo. Daquelas em que a própria banca se coloca como criadora de teorias, e ai o concurseiro tem que saber as teorias da FGV, da ESAF, da CESPE, etc...

  • LETRA C

     

    Concordo com os colegas.  Para que a avaliação de 360º seja efetiva, precisa haver muita maturidade e confiança entre os membros da equipe!

     

    A avaliação 360 lida com gestores ou com supervisores nos contextos organizacionais em que a cultura dominante se caracterize por valores e práticas reais de grande confiança e de abertura na comunicação. Nesse caso percebemos que uma organização que trabalhe desse jeito abre portas para que gerentes, supervisores e líderes possam opinar, discutir, avaliar, decidir sobre a postura, comportamento, feedback e melhoria de uma pessoa, de um processo e das deficiências a serem corrigidas numa organização.

  • Imagina A Grande Familia 

    Agostinho falando de Popozão

    Popozão falando de Beiçola

    Beiçola falando de Bebeu

    Bebeu falando de Marilzinha....

  • Empresa familiar: cultura enraizada e práticas de RH precárias e não modernas e não adequadas para o tipo de avaliação 360.