SóProvas


ID
1357033
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria da Ecologia Organizacional postula que o ambiente é o principal determinante do sucesso e da sobrevivência das organizações, através de um processo de “seleção natural”. Esse processo se inicia com:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra: E

    Ocorrência de variações nas formas organizacionais.

  • Alguém pode, por favor, dar uma explicação mais completa?

  • Dentro dessa abordagem, as pressões ambientais fazem emergir diferentes formas organizacionais, dadas as diferentes respostas conduzidas por elas. Em meio a essa variedade são selecionadas apenas aquelas que melhor se ajustam às necessidades impostas pelo ambiente e, em sequência, as organizações selecionadas são preservadas, duplicadas e reproduzidas, até serem acometidas por outro processo de mudança que as façam repetir este ciclo (SILVA; SCHOEDER;HOFFMANN, 2009). 

    http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/viewFile/1983/1519

  • Rachel,

    por esse trecho a alternativa correta seria a A, e não a D.

    Somente as organizações que se adaptaram ao meio serão preservadas.

  • Ecologia Organizacional

     

    As organizações não se adaptam ao ambiente é o meio que as seleciona. A sobrevivência depende da natureza de seu ambiente e das situações competitivas.

     

    (Seleção Natural)- O mecanismo de seleção natural, proposto por Charles Darwin, é uma das teorias mais difundidas que explica o processo evolutivo. De acordo com essa teoria, a variabilidade das espécies promove características que diferem um ser do outro, características essas que se mostram adequadas ou não para cada tipo de ambiente. As espécies que possuem as características mais adequadas ao tipo de ambiente em que vivem, têm maiores chances de sobreviver e se reproduzir, passando adiante essa característica. Por outro lado, as espécies menos favorecidas pelo ambiente, não possuem condições de adquirir tais características, tendendo ao desaparecimento. 

     

    GABARITO: LETRA E

    FONTE: https://org1.wikispaces.com/Ecologia+Organizacional

  • A teoria da ecologia organizacional teve como publicação seminal o artigo de Michael T. Hannan e John Freeman (1977), intitulado “The population ecology of organizations”, este aborda uma diferente análise organizacional que era a teoria da ecologia organizacional, que pretendia identificar o motivo da existência de tanta diversidade de organizações. Mas ao invés de focar na adequação das organizações, esta teoria destacou a questão da seleção natural.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ecologia_organizacional


  • TEORIAS AMBIENTAIS:

     

    Dependência de recursos - As organizações tentam minimizar sua dependência em relação a outras organizações quanto ao suprimento de recursos importantes e tentam influenciar o ambiente para tornar os recursos disponíveis;

     

    Redes de colaboração - As empresas se juntam para tornarem-se mais competitivas e compartilhar recursos escassos, formando parcerias;

     

    Ecologia das populações - Diz respeito à sobrevivência das organizações. Focaliza a diversidade e a adaptação organizacionais dentro de uma população de organizações;

     

    Institucionalismo ou Neo Institucionalismo - Organizações sobrevivem e são bem sucedidas por meio da congruência entre a organização e as expectativas do seu ambiente. Adotam estruturas e processos para agradar entidades externas e essas atividades são aceitas como regra nas organizações. Necessitam da legitimidade dos seus interesses.

     

    Fonte: DAFT; Organizações: Teoria e Processos.

  • GABA. E

    Das duas abordagens teóricas (Teoria da Contingência e Teoria da Ecologia Organizacional) emerge uma situação paradoxal.

    Sob a ótica da abordagem contingencial o poder de adaptabilidade ensina que as organizações buscam, por meio de medidas internas (e.g. ferramentas gerenciais), mais que sobrevivência, pois perseguem a evolução e a melhora contínua das práticas organizacionais. A Teoria da Contingência direciona a busca por uma estrutura organizacional otimizada diante do ambiente externo à organização e dos fatores internos, próprios do negócio.

    Por outro lado, a abordagem ecológica sugere que o ambiente é absoluto em termos de seleção natural e sobrevivência – apenas o mais forte prevalece. A ecologia organizacional dedica-se ao estudo das populações de organizações. População organizacional consiste no conjunto de empresas que possuem diferentes atividades, mas que interagem entre si, surgem e desaparecem constantemente em um sistema específico, o ambiente. As empresas atuam neste ambiente, o qual funciona mediante a escassez de recursos, o que força as organizações a competirem entre si pela utilização de tais recursos. Percebe-se que ambas as abordagens se ocupam de problemas relacionados entre si, com lentes teóricas diferentes.