-
"A ampliação do debate da governança se deve certamente à retração do Estado, promovida pelas políticas neoliberais das últimas duas décadas, e à evidente incapacidade das enfraquecidas instituiçõespúblicas em lidar eficientemente com os crescentes problemas urbanos. A partir desta perspectiva, agovernança pode ser interpretada como "a face aceitável dos cortes de gastos” (Stoker como citado em Rhodes, 2000, p. 55), uma afirmação polêmica que revela a ambigüidade da abordagem degovernança. Se, de um lado, ela propõe ser uma abordagem neutra, visando descrever transformações identificadas nos modernos sistemas político-administrativos, existem, de outro, evidências claras do pano de fundo ideológico das diferentes concepções. Neste sentido, a “questão da mobilização e da organização dos saberes” (Bourdin, 2001, p. 140) pode ser abordada tanto a partir da lógica e dasnecessidades administrativas como sob a bandeira da emancipação social e política.
Portanto é possível distinguir entre versões de governança que enfatizam como objetivo principal o aumento da eficiência e efetividade governamental, e outros que focalizam primordialmente o potencial democrático e emancipatório de novas abordagens de governança."
(Frey, 2007, p. 138) - http://anpad.org.br/periodicos/arq_pdf/a_629.pdf
-
ALTERNATIVA: B
Mais alguém leu mais de 3 vezes o enunciado com a letra B e mesmo assim ficou na dúvida? Por favor digam me que não estou sozinho nessa kkkkkkk, questão de alto nível de abstração!!!
-
kkkkkkkk...acho que li umas 5 vezes.
-
Li 3 vezes e ainda errei!
-
Conclusão possível por eliminação.
-
Caramba!!! Li diversas vezes. Muito prolixos esse texto e questão. Me cheira mais a "embromation" de que conteúdo de verdade.
-
a) Errada - Pelo contrário, a governança estimula maior participação e coordenação entre os atores sociais para a implementação de políticas públicas.
b) Certa - O potencial democrático para novas abordagens diz respeito às diversas formas pelas quais a relação entre o poder público, organizações e sociedade civil pode se dar, constituindo, dessa forma, novas formas de governança entre o Estado e os atores sociais.
c) Errada - Centralização da tomada de decisão é característica dos modelos tradicionais de administração, não se aplicando a assetiva à governança pública, que é um modelo inovador, dinâmico e flexível (muitos autores associam o conceito de governança ao movimento neoliberal, ou seja, a uma elevação do modelo gerencial de administração pública)
d) Errada - Não focaliza no caráter competitivo, mas sim na coordenação e participação desses atores junto ao poder público.
e) Errada - Governança é o modelo sucessor do modelo gerencial, que por sua vez é sucessor do burocrático. A governança não focaliza em distinguir as diferenças dos modelos anteriores.
-
Nessa questão,eu fiquei mais pensativo do que mulher com a menstruação atrasada.
-
O que eu entendo por versões de gorvernança: G.corporativa, G. pública e G.global,
Fiquei viajando no comando da questão.
-
"...a mobilização e a organização dos saberes podem ser abordadas tanto a partir da lógica e das necessidades administrativas quanto sob a bandeira da emancipação social e política..."
Esse trecho mata a questão, no sentido de que fala de mobilização, organização dos saberes e emancipação política, essas três citações dão ideia de atuação conjunta e participação de novos atores na política pública.
Alternativa B.
-
A - ERRADO: O aumento potencial da participação social na elaboração de políticas públicas.
B - CORRETO: As novas abordagens de governança são voltadas aos aspectos democráticos e participativos dos cidadãos na implantação dos serviços públicos.
C - ERRADO: A tomada de decisão deve ser focada no preenchimento das necessidades dos cidadãos.
D - ERRADO: As organizações nacionais, regionais e locais estabelecem em conjunto propósitos de oferecerem um bem-estar ao cidadão através dos serviços públicos.
E - ERRADO: A governança pública, no modelo gerencial é voltada para o cidadão, enquanto no modelo burocrático é voltada para a atividade-meio.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública