SóProvas


ID
1357075
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A avaliação vem assumindo uma função cada vez mais estratégica na gestão de políticas públicas. O neoliberalismo transcendeu muito as políticas econômicas, resultando em um suporte que transformou a avaliação, antes um momento potencialmente crítico, reflexivo e de ampliação de conhecimento, em um método de gestão e controle privilegiado, que produz quase o exato oposto do que deveria (Souza e Cunha, 2013, p. 657).

Esse quadro pode acabar por estimular:

Alternativas
Comentários
  • Fiz por eliminação, já que as alternativas de B a E são totalmente desconexas. A única alternativa que diz algo condizente com o texto dado é a letra A. Alguém poderia comentar?

  • Pensei...na ideia básica do neoliberalismo...lucro..competição...crescimento...

  • Fiquei um pouco em duvida entre A e E, acredito que com visão estratégica, a avaliação poderia também estimular as perguntas sobre as finalidades das atividades não? Verificar se elas são realmente eficientes, necessárias.. etc. Não entendi bem a parte de " base para os entendimentos do que é qualidade" na alternativa A....

  • "Buscar-se-á traçar um ponto de convergência para essas práticas a partir da função central que a avaliação vem tomando para a gestão de políticas públicas e o modo como se inscreve no nível do sujeito: o modo como nos conduzimos e nos concebemos. A hipótese que se defende com esta contribuição teórica, em diálogo com outros autores, é a de que o neoliberalismo transcendeu muito as políticas econômicas, resultando em um suporte cultural e ideológico que transformou a avaliação, antes um momento potencialmente crítico, reflexivo e de ampliação de conhecimento, em que se podia indagar sobre as finalidades e consequências de uma atividade, em um método de gestão e controle privilegiado, polivalente, que produz quase o exato oposto do que deveria. Essa mudança produziu o silenciamento da complexidade, das perguntas a respeito das finalidades da atividade, da pertinência dos critérios de avaliação escolhidos, do jogo de forças, interesses e atores envolvidos e, finalmente, das interrogações em relação aos determinantes coletivos que influenciam nos resultados ‘individuais’ de avaliação. Acrescente-se que, onde e quando houver políticas públicas, estas deverão instigar a mesma concorrência individualizante. Trata-se da efetivação de uma aposta defendida pelos ordo liberais pela pseudopolítica social de privatização ou, como muito bem definiriam mais adiante os anarcoliberais norte americanos, por uma política social individual."


    Fonte: A gestão por meio da avaliação individualizante e competitiva como elemento comum nas políticas públicas e gerenciais contemporâneas: uma contribuição crítica a partir de Michel Foucault. http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v37n99/a13v37n99.pdf

  • Say whaaat?

  • Fui pelo caminho da nova GP, em especial, PSO. Entendo que há uma "concorrência" pelo usuário do serviço público, sendo ele o cidadão ou ADM. Pub., através das dos contratos de gestão, por exemplo.


  • Letra A

    Pelo comando da questão a avaliação perdeu seu potencial crítico e reflexivo. Daí se pode eliminar as assertivas D e E.

    Continuando diz que se transformou num método de gestão e controle privilegiado, o que não condiz com as letras B e C.