SóProvas


ID
1358215
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2 

Um neurologista, Ricardo Oliveira-Souza, emitiu a seguinte opinião, em artigo recente: “Ninguém é totalmente livre de uma atitude psicopata aqui, outra acolá. Se você às vezes mente para levar vantagem, ou se um dia resolveu não ajudar uma senhorinha a atravessar a rua, vá lá. Deve ser só um pouquinho psicopata. O problema acontece quando essas atitudes se tornam um padrão recorrente.” 

Sobre a linguagem empregada nesse fragmento de texto, podemos constatar nela:

Alternativas
Comentários
  • a) predominância de absoluta formalidade; Falso, tem partes informais no texto.

    b) marcas claras do jargão médico; Também falso, não tem isto no texto.

    c) traços de gíria informal; Se é gíria, é informal.

    d) sinais de oralidade; Oralidade, interprete como se o médico estivesse conversando, ou seja, sinais de conversa ou diálogo.

    e) exibição de elementos eruditos. Não! Não é possível marcar esta alternativa (rs). Totalmente fora.

    Logo, a alternativa correta: letra d.

  • fonte informal 3. Erudito

    3. Erudito

    Sinônimos: sábio ciente consciente cônscio  erudito informado inteiradosabedor cultocivilizado  instruído  letrado preparado  

    fonte informal on line

  • André, acredito que a explicação para a letra C estar correta não é essa, senão vejamos. 


    Os textos podem vir em 6 TIPOS DE LINGUAGEM: Denotativa, Conotativa, Verbal (Oral ou Escrita), Não Verbal, Formal-Padrão ou Coloquial (Também conhecida como Informal ou com traços de oralidade).


    Ora, esta última, linguagem coloquial ou com traços de oralidade, é assim chamada por apresentar pequenos desvios gramaticais, como realmente o trecho apresenta na fala do médico, nada tendo haver com uma "conversa" ou um "diálogo. 



  • Uma das características da oralidade é o fato de o autor estar interagindo, escreve como se estivesse conversando com alguém ....isso também dá ao texto tom informal....

  • Mais do que pelo simples fato de ser uma citação, essa oralidade vem da utilização de termo usados normalmente em conversas como "Você" "Vá lá" "Só"