SóProvas


ID
135850
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a opção que indica uma afi rmação verdadeira a respeito da conceituação e classifi cação da receita orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Receita Orçamentária Efetiva é aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo aumentativo.

    Receita Orçamentária Não Efetiva é a que não altera a situação líquida patrimonial no momento do reconhecimento do crédito e, por isso, constitui fato contábil permutativo, como é o caso das operações de crédito.
  • Comentários do prof. Agustinho

    "a) Verdadeira:
    as receitas orçamentárias - sob o aspecto do patrimônio - podem ser efetivas e não efetivas: as efetivas alteram positivamente o patrimônio do ente, enquanto que as não efetivas referem-se à simples permutas/trocas que não alteram o patrimônio. As efetivas são as receitas correntes mais as transferências de capital recebidas. As não-efetivas são as receitas de capital menos as transferências de capital recebidas.
    b)Falsa: quando o assunto é receita orçamentária ela pode ser classificada em: orçamentária, aquela que constou da previsão orçamentária e irá garantir as despesas públicas, ou extraorçamentária, aquela que não teve origem na previsão orçamentária e refere-se, em regra, a recursos de terceiros que posteriormente deverão ser devolvidos.
    c) Falsa: nem todos os ingressos de recursos são receita pública e transitam pelo patrimônio do ente. Os ingressos extra-orçamentários referem-se, em regra, a recursos de terceiros que posteriormente deverão ser devolvidos.
    d) Falsa: as receitas orçamentárias não se restringem aos recursos que não geram contrapartida: elas incluem, por exemplo, as operações de crédito (empréstimos) que geram como contrapartida uma obrigação no passivo do ente público.
    e) Falsa: novamente estamos misturando todos os recursos como se fossem recursos orçamentários, mas tem-se os recursos extraorçamentários, já vistos, que não podem ser utilizados pelos entes para financiar despesa pública, pois deverão ser devolvidos em momento posterior."
  • Gabarito letra A.

    Classificação das receitas quanto à afetação patrimonial:


    Efetivas: Aumentam patrimônio público. Ex: tributárias

    Não efetivas: permutativas. Ex: Recebimento da dívida ativa.
  • @Mario

    Você foi redundante, assim como o próprio item, ao explicar a letra B: ''...quando o assunto é receita orçamentária ela pode ser classificada em: orçamentária...''

    O certo seria: As receitas  podem ser orçamentárias ou extra-orçamentária.
  • Pessoal, essa questão traz dois conceitos importantíssimos de AFO: Efetiva x Não Efetiva e Orçamentária X Extraorçamentária. São pilares para entendimento da AFO, é altamente recomendado ENTENDER o conceito, isso mesmo, ENTENDER. Não use macetes para decorar, invista um tempinho nisso.

    Se você estudar e ler por ai que Receita Orçamentária é aquela que consta no orçamento e decorar desse modo, vai cair do cavalo. Pois existe existe receita orçamentária não prevista no orçamento também.

    As bancas também podem trabalhar com a palavra EXPECTATIVA de recebimento, sendo que mesmo com a expectativa, podem ser tratadas como Extraorçamentária, casos de ARO.