SóProvas


ID
135895
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A economia cafeeira, no Brasil, cedo recebeu o infl uxo do intervencionismo do Estado. Sobre o ciclo do café, não se pode dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Em 1932 o mundo ainda estava abalado pela crise de 1929, a exportação de café caiu vertiginosamente, e o governo comprava e queimava o café. Neste cenário, não seria inteligente incentivar a produção de mais café.

    Logo a falsa, gabarito da questão, alternativa D.
  • Se alguém puder, por favor, explicar por que a B) está correta.

     Na minha concepção - e de vários autores - café seria um de bem de consumo elástico, e não inelástico como afirma a alternativa.

     "Ex: Alguns produtos elásticos: café, carnes nobres (picanha, filé-mignon, etc), manteiga (que pode ser substituída por margarina), carro, calçados, celular, computador, geladeira, etc."


  • Caro Protetor Fatyga, nesse tipo de questão de multipla escolha, muitas das vezes, devemos "engolir" determinados entendimentos das bancas quando há posicionamentos "mais errados" na mesma questão. Assim, sem entrar no mérito sobre a sensibilidade do preço do café (que pelo seu exemplo me parece refletir a realidade atual e não a do período retratado pela questão), havia outros itens piores que poderíamos marcar. Isso é chato mesmo... mas todas as bancas fazem isso!


    Bom estudo e fique com Deus.

  • em 32 houve um decreto federal proibindo o plantio de café por 3 anos. decreto 22.121