SóProvas


ID
1359034
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

Em relação aos órgãos da Administração Superior do Ministério Público Estadual, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    L8625/93 - Art. 10. Compete ao Procurador-Geral de Justiça:

    I - exercer a chefia do Ministério Público, representando-o judicial e extrajudicialmente; (LETRA A)

    III - submeter ao Colégio de Procuradores de Justiça as propostas de criação e extinção de cargos e serviços auxiliares e de orçamento anual; (LETRA E)

    X - dirimir conflitos de atribuições entre membros do Ministério Público, designando quem deva oficiar no feito; (LETRA B)


    Art. 12. O Colégio de Procuradores de Justiça é composto por todos os Procuradores de Justiça, competindo-lhe:

    XI - rever, mediante requerimento de legítimo interessado, nos termos da Lei Orgânica, decisão de arquivamento de inquérito policial ou peças de informações determinada pelo Procurador-Geral de Justiça, nos casos de sua atribuição originária; (LETRA D)


    Art. 17. A Corregedoria-Geral do Ministério Público é o órgão orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministério Público, incumbindo-lhe, dentre outras atribuições:

    V - instaurar, de ofício ou por provocação dos demais órgãos da Administração Superior do Ministério Público, processo disciplinar contra membro da instituição, presidindo-o e aplicando as sanções administrativas cabíveis, na forma da Lei Orgânica; (LETRA C)


  • Podemos descartar as "pessoas", eliminamos a Letra A, B, C.


    Procurador Geral do Estado e Corregedor Geral não é órgão da Administração Superior. O que temos é Procuradoria e Corregedoria.


    L8625/93 - Art. 30. Cabe ao Conselho Superior do Ministério Público rever o arquivamento de inquérito civil, na forma da lei. (Letra D)

  • Gabarito Letra E.

    LC Estadual do MS n.º 72/94, com a redação da LC 145/2010:

    Art. 9º Ao Colégio de Procuradores de Justiça, órgão da Administração Superior do Ministério Público, composto por todos os Procuradores de Justiça em exercício e presidido pelo Procurador-Geral de Justiça, compete:

    II - propor ao Procurador-Geral de Justiça a criação de cargos e serviços auxiliares, modificações desta Lei Orgânica e providências relacionadas ao desempenho das funções institucionais;

  • Excluindo as outras opções, com fulcro na LC do MS n.º 72/94:

    Letra A - incorreta - Art. 7º Compete ao Procurador-Geral de Justiça: I - exercer a chefia do Ministério Público, representando-o judicial e extrajudicialmente; 
    Letra B - incorreta - Art. 7º Compete ao Procurador-Geral de Justiça:XV - dirimir conflitos de atribuições entre membros do Ministério Público, designando quem deva oficiar no feito;  
    Letra C - incorreta - Art. 18. Ao Corregedor-Geral do Ministério Público compete: XVIII - instaurar, de ofício ou por provocação dos demais órgãos de Administração Superior do Ministério Público, sindicância ou processo disciplinar contra membro da Instituição, presidindo-o na forma desta Lei; 
    Letra D - incorreta - Art. 32. Cabe ao Conselho Superior do Ministério Público rever o arquivamento de inquérito civil, na forma regimental.
  • A - (FALSO) 

    O Ministério Público é representado judicialmente pelo Procurador Geral do Estado e extrajudicialmente pelo Procurador Geral de Justiça. 

    R: Compete ao Procurador Geral de Justiça. --> 

    Art. 7° da Lei Complementar 72 de 18 de Janeiro de 1994: 

    Compete ao Procurador-Geral de Justiça: I - exercer a chefia do Ministério Público, representando-o judicial e extrajudicialmente; 

     

    B - (FALSO)

    O conflito de atribuições entre membros de um mesmo Ministério Público é dirimido pelo Corregedor Geral, com recurso ao Procurador Geral de Justiça.

    R: Compete ao Procurador Geral de Justiça. --> 

    Art. 7° da Lei Complementar 72 de 18 de Janeiro de 1994: 

    Compete ao Procurador-Geral de Justiça: XV - dirimir conflitos de atribuições entre membros do Ministério Público, designando quem deva oficiar no feito; 

     

    C - (FALSO) 

    A instauração de processo disciplinar em face de membros e servidores ativos cabe ao Corregedor Geral.

    R: contra membro da instituição. -->

    Art. 18 da Lei Complementar 72 de 18 de Janeiro de 1994: 

    Ao Corregedor-Geral do Ministério Público compete: XVIII - instaurar, de ofício ou por provocação dos demais órgãos de Administração Superior do Ministério Público, sindicância ou processo disciplinar contra membro da Instituição, presidindo-o na forma desta Lei

     

    D - (FALSO) 

    Ao Conselho Superior do Ministério Público cabe o julgamento de recurso contra decisão de arquivamento de inquérito policial determinada pelo Procurador Geral de Justiça, nos casos de sua atribuição originária.

    R: arquivamento de inquérito CIVIL. -->

    Art. 32 da Lei Complementar 72 de 18 de Janeiro de 1994: Cabe ao Conselho Superior do Ministério Público rever o arquivamento de inquérito civil, na forma regimental.

     

    E - VERDADEIRO

    Art.9, II da Lei Complementar 72 de 18 de Janeiro de 1994: Ao Colégio de Procuradores de Justiça compete: II - propor ao Procurador Geral de Justiça a criação de cargos e serviços auxiliares, modificações desta Lei Orgânica e providências relacionadas ao desempenho das funções institucionais.