SóProvas


ID
135904
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à dívida externa brasileira, não é correto afi rmar:

Alternativas
Comentários
  • 1990 = Plano Collor !!

  • Observem a seguinte passagem retirada de texto do próprio site da fazenda nacional (páginas 73 e 74):

    http://www.stn.fazenda.gov.br/divida_publica/downloads/Parte%201_2.pdf

    "Nesse contexto internacional, Fernando Collor assumia, em 15 de março de 1990, a Presidência da República, advogando uma política liberalizante, o que tornava fundamental a retomada das linhas de crédito ao país. Assim, em outubro daquele ano, o Brasil iniciava novas negociações com a comunidade financeira internacional visando à regularização da situação creditícia do país. Em dezembro, foi baixada a Resolução do Senado Federal nº 82, de 18/12/1990, estabelecendo os parâmetros para as negociações da dívida pública externa. Em paralelo a essas negociações, parte dos pagamentos ainda não efetuados aos credores foi liberada. Em 8 de abril de 1991, firmou-se acordo de princípios referente à regularização dos juros devidos e não remetidos. Parcela desses recursos foi remetida em dinheiro, e outra parcela (US$ 7 bilhões) foi trocada por um novo título, emitido pelo governo brasileiro (Interest Due and Unpaid – IDU Bonds) em 20 de novembro de 1992. As negociações prosseguiram e, em 9 de julho de 1992 foi firmado novo acordo de princípios, que ficou conhecido como o Plano Brasileiro de Financiamento de 1992, tendo sido aprovado pelo Senado Federal por meio da Resolução nº 98, de 29 de dezembro de 1992. Em janeiro de 1993, o documento detalhado foi encaminhado à comunidade financeira internacional para que esta aderisse a ele. Em novembro do mesmo ano, foram firmados diversos contratos com os credores."

    Ou seja, foi aprovado pelo Senado Federal, e não pelo Congresso, e se chamou Plano Brasileiro de Financiamento, e não Plano Nacional de Financiamento.

    Neste link, encontram-se quase cópias dos demais quesitos desta questão.
  • Explicação para a letra D)  (está correta, não sendo o gabarito - portanto)

    O Plano Brady foi lançado em 89 nos EUA. Visava a renovação da dívida externa de países em desenvolvimento (através de nova emissões de "bônus" e reformas liberais no países que fizessem essa adesão).

    Inúmeros países aderiram ao Plano, dentre eles o Brasil em 1994 - Ministro Itamar Franco, presidente FHC.

  • Processo "recente" de endividamento: O Milagre conta mas JK não conta? Redação bastante imprecisa e dúbia nesse item, caberia recurso.