-
letra B. Estruturas Tradicionais.
-
As estruturas descrevem os grupos de indivíduos de acordo com sua posição na instituição, as linhas de comunicação e as cadeias de comando, e as
diversas ligações entre chefes e subordinados, em vista de melhor coordenar as atividades.
Estrutura Linear
Este tipo de estrutura é baseado nas organizações militares antigas e apresenta como característica principal a unidade de comando. Ou seja, nesta estrutura a autoridade estaria localizada em torno de um chefe.
Estrutura Funcional
A estrutura funcional é o tipo de estrutura que mais é utilizada na atualidade. Esta estrutura é baseada no conceito de especialização.
Estrutura Divisional
A estrutura funcional não é fácil de ser gerenciada quando a organização fica muito grande, com presença em diversos mercados e países distintos.
Na estrutura divisional, a empresa desmembra sua estrutura em divisões, agregando os recursos e pessoas de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados que são considerados importantes.
Estrutura Matricial.
Estas estruturas são um modelo híbrido, que conjuga duas estruturas em uma só. Normalmente, é um somatório de uma estrutura funcional com
outra estrutura horizontal, temporária, focada em projetos.
Estrutura em Rede
Para enfrentar esta realidade, as organizações perceberam que necessitavam de ajuda, de parcerias. A antiga ideia de uma organização
que “fazia de tudo” (ou verticalizada) ficou para trás. Como ninguém é “bom em tudo”, devemos nos aliar a diferentes parceiros, dependendo da
necessidade do momento.
-
Gab: b
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
- Estrutura Linear: É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados.
- Estrutura Funcional: Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis. Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais.
- Estrutura Linha-Staff: É o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, com o predomínio da estrutura linear, a fim de reunir as vantagens destes dois tipos e reduzir as desvantagens. Apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia-se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha (staff). As atividades de linha estão diretamente ligadas aos objetivos básicos da organização, enquanto as atividades de staff estão ligadas indiretamente.
LEMBRETE:
Tipos de Departamentalização
Por Clientes
Por Função
Geográfica ou Territorial
Por Processos
Por Projetos
Por Produtos ou Serviços
Matricial
-
Organização linear, organização funcional e organização linha-staff.
A organização linear é considerada como o mais simples e o mais antigo dos tipos organizacionais. Sua estrutura organizacional se baseia na ideia da unidade de comando, em que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados.
Já a organização funcional aplica o princípio da especialização das funções, ou seja, esse princípio reflete a ideia da descentralização, bem como no desempenho das finalidades específicas.
Por fim, a organização do tipo linha-staff é construída a partir da soma entre organização linear e organização funcional.
Gab. B