SóProvas


ID
135919
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

A discussão sobre os temas centrais da Teoria Clássica formaram a base da moderna Ciência Política. Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    "Na base da convivência antiga, a política era tomada como a arquitetura, a infraestrutura que permitia ao homem praticar atitudes prudentes para o vislumbre da virtude desejada. A ética estava inextricavelmente atrelada à política, pois que o pressuposto diretor desta era aquele que apontava aassociação humana em comunidades políticas, como algo teleologicamente natural. Sob outros termos, numa acepção teorética aristotélica, graças ao atributo do Logos o homem cumpre a finalidade de desenvolver relações lingüísticas, as quais fundamentadas no cumprimento de interesses e desejos recôndidos no humano, faz com que eles se solidarizem, a partir da convivência política."

    Fonte: http://jus.uol.com.br/revista/texto/3719/da-filosofia-politica-classica-a-moderna
  • a) CERTO, pois, para os antigos (gregos, sobretudo), a política era causa da ética, ou seja, temas como o bom governo ou as virtudes morais de um bom governante estavam presentes. Apenas com Maquiavel, em 1532, que essa lógica finalística (ou teleológica, como põe a afirmativa) é quebrada. 

     

    b) ERRADO, já que o trecho "[...]sem se preocupar com a essência das coisas" acarreta erro interpretativo dos escritos clássicos platônicos e, sobretudo, aristotélicos. 

     

    c) ERRADO, tendo em vista que foi Maquiavel (início do séc. XVI, ou seja, no Renascimento) - e não Spinoza - quem rompe com o ideal da política clássica (baseada na crença política das ideias inatas).

     

    d) ERRADO, uma vez que quem denomina tal Estado de Leviatã é o britânico Thomas Hobbes, em sua obra-prima homônima "Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil".

     

    e) ERRADO, pois não é Hobbes (absolutismo), e sim Locke (liberalismo), quem teve "seus pensamentos aplicados na estrutura das convenções modernas e, sobretudo, foram responsáveis pelo projeto político sob o qual se vive hoje" [democracias liberais e capitalistas, em sua maioria). Ademais, entendo que, no contexto da questão, Marx não é precursor da Ciência Política, e sim da Sociologia (que, ao lado de Durkheim e Weber, é conhecido como um dos "três porquinhos da Sociologia", ou seja, de leitura imprescindível para a área).