SóProvas


ID
1359364
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O ambiente empresarial, de maneira geral, está cada vez mais competitivo, em função das constantes mudanças, sejam elas no ambiente macroeconômico, nas relações de trabalho, nas relações sociais ou mesmo na complexidade do ser humano.

As empresas compreenderam que empregados pressionados, insatisfeitos ou desestimulados têm queda na sua produtividade, afetando significativamente o seu desempenho. Nos últimos anos, visando a promover a motivação e a produtividade dos empregados, as empresas têm implantado práticas que promovem a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Os programas de QVT apresentam visões diferentes, de acordo com a cultura e objetivos das empresas.

Uma das visões a respeito de QVT existente no mundo organizacional é

Alternativas
Comentários
  • pq nao pode ser a letra d? se alguém puder me mandar um recado agradeço imensamente

  • Pedro, acredito que o erro da questão está em: atendendo ás particularidades da área. Pois um programa de QVT não pode ser focado especificamente na área de atuação e sim na organização como um todo. O item "c" é mais completo quanto a isso.


    Espero ter ajudado

    Corrijam-me caso eu esteja errada

  • Procurem as fontes....(LIMONGI-FRANÇA, 2004)

    Um exemplo é a forma como são vistos pelas organizações, assumindo de 
    forma geral três visões diferenciadas: 
    1) LEGALISTA – resumido ao cumprimento de regras impostas pela legislação ou por obrigação em situações 
    específicas, tais como exigências feitas por grandes clientes, exigências de programas de certificação de qualidade; 
    2) PATERNALISTA - realizados no intuito de fazer com que o indivíduo se sinta bem em seu ambiente laboral. A 
    preocupação e o objetivo principal, neste sentido, é exclusivamente o indivíduo e não há, necessariamente, uma interligação destes programas com as estratégias da organização; 
    3) ESTRATÉGICA - os programas são percebidos como parte integrante da visão estratégica organizacional, atrelados ao resultado planejado pela organização.

  • Um exemplo é a forma como são vistos pelas organizações, assumindo de forma geral três visões diferenciadas: 1) o enquadramento legalista – resumido ao cumprimento de regras impostas pela legislação ou por obrigação em situações específicas, tais como exigências feitas por grandes clientes, exigências de programas de certificação de qualidade; 2) o enquadramento paternalista - realizados no intuito de fazer com que o indivíduo se sinta bem em seu ambiente laboral. A preocupação e o objetivo principal, neste sentido, é exclusivamente o indivíduo e não há, necessariamente, uma interligação destes programas com as estratégias da organização; 3) a visão estratégica - os programas são percebidos como parte integrante da visão estratégica organizacional, atrelados ao resultado planejado pela organização (LIMONGI-FRANÇA, 2004). 


    disponível em: http://www.revistas.sp.senac.br/index.php/ITF/article/viewFile/168/180
  • Existem 3 visões de QVT existente no mundo organizacional:

    a) LEGALISTA - – cumpre as regras legais e outras que existem relativas às obrigações da empresa, com o objetivo de que o empregado perceba o comprometimento da empresa. (ERRADA)

    b) PATERNALISTA- implementa práticas de trabalho com o objetivo de fazer com que o empregado se perceba como indivíduo e se sinta prestigiado em seu ambiente laboral.(ERRADA)

    c) estratégica – os programas implantados e as práticas institucionais são atrelados ao planejamento institucional e aos resultados desejados pela organização. (Correta)

    A definição da letra a) e da letra b) foram trocadas.