SóProvas


ID
1359367
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As empresas lidam diariamente com diversas pessoas: empregados, clientes, fornecedores e diversos atores que, de alguma forma, mantêm contato com a empresa. Alguns desses atores têm maior interação com a empresa, como é o caso dos empregados. Em algumas ocasiões esse relacionamento passa por situações difíceis que interferem no desempenho do empregado, o que afeta também o desempenho da organização.

Quando algum dos empregados passa por situações que afetam seu desempenho, o gestor deve

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Um bom lider ajuda seus subordinados a encontrar a raiz do problema e a desenvolver solucoes.. 

  • Fiquei em dúvida na B e na D dessa questão...

    Mas acredito que o erro da B esteja presente quando ele fala em "procurar as razões pessoais dos problemas..."

    Um gestor não precisa saber quais são as razões pessoais dos problemas de um funcionário. Até porque, como o próprio nome diz, elas são pessoais do funcionário. O que o gestor realmente precisa nessa história é fazer o empregado identificar este problema e propor um plano de ação para a correção disto. Exatamente como fala na afirmativa D.

  • Rosi, concordo com o seu comentário na integra, porém está em desacordo com o gabarito da questão. Errei a questão marcando a B "achando que o gestor deve identificar e ajudar na correção do problema" porém o gabarito é a alternativa D, que entende-se  o empregado deve identificar o problema "sozinho",  o gestor ajuda apenas na resolução.



  • RESPOSTA D 


    Não sei se seria o caminho correto, mas...

    Resolvi essa questão com base na teoria de Gestão de Pessoas.

    A Gestão de pessoas tem a percepção de que os sere humanos são complexos, imprevisíveis, são vistos como parceiros e como pessoas, não mais como recursos( como na administração de recursos humanos) e nem sem preocupação nenhuma com as pessoas ( como nas relações industriais).

    Partindo deste pressuposto, digamos que o gestor tenha um bom funcionário, porém por motivos pessoais este esteja apresentando baixo desempenho momentâneo, cabe ao gestor definir qual é o tipo de funcionário que possui, auxilia-lo na identificação do problema e  juntos , desenvolver um plano de ação para corrigi-lo. Assim o gestor faz seu papel de líder e terá um funcionário sentindo-se valorizado, motivado, resolvendo o problema de desempenho do funcionário e,consequentemente, da empresa.
  • A opção D é a melhor entre as outras!
    Acho que o maior erro da B está em "procurar as razões..."; "...atuar diretamente..." Acredito que está dizendo na B para o Gestor identificar o problema e soluciona-lo sozinho, sem cooperação do envolvido!!!

  • Gabarito: D.

    Achei questionável porque nem sempre a origem do problema está na empresa. Ou seja, se for um problema pessoal, muitas vezes o funcionário nao quer expor o assunto naquele momento e nem tem intimidade com o líder para isso. Ex.: o funcionário que está em processo de separação geralmente tem seu trabalho afetado, porém nem sempre ele quer expor seus problemas conjugais no trabalho.

  • Acredito que possa ter embasamento nos ensinamentos teoricos.. mas na pratica isso não funcionaria.. Interessante, devemos levar para prova muita teoria e esquecer algumas praticas comuns do dia a dia... 

  • Galera, o erro da "B" é colocar o gestor como atuante DIRETO no problema PESSOAL do funcionário, o gestor não tem esse papel, e sim o de direcionar e, junto ao funcionário, promover uma rota de solução