SóProvas


ID
1359370
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um gestor de uma grande empresa atua em uma área em que existem muitos funcionários e muitas atividades diferentes que se integram para a produção do produto final. Na organização das atividades a serem realizadas com o objetivo de conseguir um bom desempenho para a sua área e manter um fluxo de comunicação e de produção eficientes, este gestor formará várias equipes que se integram.

Para conseguir formar boas equipes e atingir os seus objetivos, o gestor deverá considerar que cada equipe

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Segundo CHIAVENATO (2009):  É o passo relacionado com a execução dos trabalhos por meio das pessoas. Aqui, o

    papel do gestor é fundamental: ele deve deixar as pessoas livres. Pessoas livres produzem melhor do que quando estreitamente supervisionadas e controladas. O papel do gestor é estabelecer metas e objetivos, desenhar e redesenhar as tarefas de acordo com o desenvolvimento individual de cada subordinado, incentivar o espírito de grupo, liderar e motivar seu pessoal, avaliar o desempenho e recompensar no sentido de reforçar o desempenho desejado. A administração participativa é isso: confiar nas pessoas e permitir que elas trabalhem com maior liberdade e autonomia. Abandonar os controles intermediários e apertar no controle dos resultados. Ajudar na eficiência, se necessário, e cobrar eficácia.


    Deixar que os meios sejam escolhidos individualmente e fixar-se em metas e objetivos que devem ser alcançados. Delegar responsabilidades até onde chegar a absorção de cada um, mas recompensar regiamente pelo esforço e pelos resultados atingidos, seja pelo indivíduo, seja pelo grupo. A recompensa reforça a motivação e lhe dá sinergia, juntamente com os estímulos decorrentes do sentido e significado da tarefa, do alcance dos objetivos organizacionais e dos objetivos individuais, bem como de todos os fatores higiênicos de entorno, como a cultura, o clima, o estilo de liderança etc. Medição dos resultados e comparação com os objetivos formulados.


    6. Sinergia: saber ultrapassar conflitos e criar cooperação. Sinergizar é um princípio de cooperação criativa.


  • Sinergia significa cooperação, e é um termo de origem grega (synergía). Sinergia é um trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa, e poder atingir seu êxito no final. Sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes.

  • Palavra chave: Sinergia.


    De acordo com Chiavenato , equipe é um grupo de pessoas com habilidades complementares e trabalham em conjunto para alcançar um propósito comum pelo qual são coletivamente responsáveis.

    Uma equipe de trabalho gera sinergia positiva através de um coordenação de seu trabalho, ou seja, o somatório de seu resultado é maior do que seria o somatório dos resultados isolados de seus membros.


    Rodrigo Rennó, Administração Geral para Concursos.

    Alternativa C- Correta!

  • Sinergia significa cooperação, e é um termo de origem grega (synergía). Sinergia é um trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa, e poder atingir seu êxito no final. Sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes.


    Sinergia é quando dois objetos, ou até mesmo duas pessoas, agem da mesma forma para atingir um determinado objetivo. Utiliza-se sinergia também para falar de casais e níveis de amizades, onde as pessoas se esforçam muito para fazer com que o relacionamento dê certo, para que funcione, onde as duas partes fazem a mesma coisa.

  • Letra: C

     

    Equipes eficazes precisam ter Sinergia Positiva (O todo é maior que a soma das partes)

  • Complementando...

    É importante sinergia, integração e complementação de conhecimentos. O ideal é conseguir uma equipe em que haja cooperação e que possua pessoas com conhecimentos complementares (diferentes competências). A letra "a" está incorreta porque a equipe deve ser multidisciplinar. Letra "b" está incorreta porque se a escolha for "livre", serão levados em conta muito mais os relacionamentos (amizades) do que, propriamente, a complementariedade dos conhecimentos. Quem decide sobre as equipes é o gestor. Letra "d" está incorreta porque objetivos e metas devem ser estabelecidos em conjunto, para a equipe. Assim gera comprometimento. Letra "e" está incorreta porque a visão compartilhada da organização se reflete em objetivos e valores da equipe, gerando a busca por resultados coletivos.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    [Gab. C]

     

    bons estudos!

  • Falou em sinergia, pode marcar ...