SóProvas


ID
1359460
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Frente a mercados cada vez mais globalizados, empresas locais encontram desafios significativos. Considere o caso de uma empresa local que contava com proteção governamental e passa a atuar em um mercado mais liberalizado como consequência de um acordo de integração econômica. Com as reformas realizadas no país e a abertura do mercado, essa empresa percebe que seus métodos produtivos são ineficientes, e seus produtos, ultrapassados, seus ativos competitivos são adequados somente à realidade anterior do mercado doméstico. Assim, a pressão para globalizar suas atividades elevou-se consideravelmente.

Levando em conta as estratégias competitivas para empresas locais, a empresa apresentada é classificada como

Alternativas
Comentários
  • DESENSORA: a globalização gerou uma fraca pressão na empresa e com isso ela consegue se defender focando nas suas vantagens competitivas

    EXTENSORA: a globalização gerou uma fraca pressão na empresa e ela resolve expandir suas ações em mercados externos parecidos com os seus

    DODGER: a globalização gerou uma grande pressão na empresa e com isso ela descobre que seus métodos de trabalho são defasados. Assim lhe resta três alternativas: redefinir seus negócio, criar joint ventures ou vender seu negócio.

    CONTENDORA: a globalização gerou uma grande pressão na empresa, mas ela tem capacidade de investir na sua modernização e disputar com as multinacionais.

  • Olá Bruno!

    Onde foi que vc conseguio esses conceitos? Procuro sem sucesso desde a prova... 

  • https://www.pontodosconcursos.com.br/cursosaulademo.asp?tr=4495&in=39057&seg=0

  • DODGER: a globalização gerou uma grande pressão na empresa e com isso ela descobre que seus métodos de trabalho são defasados. Assim lhe resta três alternativas: redefinir seus negócio, criar joint ventures ou vender seu negócio.

  • Qual o autor disso, gente ?

  • è cada uma que me aparece...Afff...A unica coisa que achei sobre isso foram reportagens...:(

     

  • ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS PARA EMPRESAS LOCAIS             

    De acordo com Dawar e Frost (1999, p. 121), o empresário doméstico deve ter claro quão forte é a pressão para globalizar na sua indústria e quão internacionalmente transferíveis são os recursos competitivos de sua empresa, pois esses parâmetros guiam as estratégias. De acordo com as estratégias adotadas, as empresas podem ser classificadas em quatro tipos: defender, extender, dodger, contender.

     

    Ø DEFENSORA: a globalização gerou uma fraca pressão na empresa, o que possibilita que as empresas domésticas podem defender o seu mercado interno. Ela consegue se defender focando nas suas vantagens competitivas, diferenciando-se no mercado doméstico e focando segmentos onde as multinacionais são fracas, pois a sua flexibilidade de mudar os produtos oferecidos é uma vantagem que as multinacionais, em geral, não possuem.

     

    Ø EXTENSORA: a globalização gerou uma fraca pressão na empresa e ela resolve expandir suas ações em mercados externos parecidos com os seus. Devem focar a sua expansão em mercados similares aos da base doméstica, usando suas competências desenvolvidas domesticamente.

     

    Ø DODGER: a globalização gerou uma grande pressão na empresa e com isso ela descobre que seus métodos de trabalho são defasados. Assim lhe restam três alternativas: redefinir seus negócio, criar joint ventures ou vender seu negócio.

     

    Ø CONTENDORA: a globalização gerou uma grande pressão na empresa, mas ela tem capacidade de investir na sua modernização e disputar com as multinacionais. Não obstante, existem empresas que, mesmo com a forte pressão da globalização, têm condições de transferir seus recursos e capitais para o exterior, que são as empresas competidoras (contender), as quais devem focar melhorias nas suas capacidades e recursos para se igualar às multinacionais, mas resguardando seu nicho de mercado.

  • To boba com o conteúdo dessa questão. Nunca escutei falar na vida. Vocês sabem a qual matéria está relacionado ?

  • https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/4066/000407153.pdf?sequence=1 - pag. 82

     

    Gabarito: A

  • Essa questão me fez lembrar a década de 90, com o governo Color. As empresas, principalmente de TIC, tiveram que rebolar para se adaptar ao mercado. Grande parte eram Dodger na minha opinião.

  • Resposta A

    Estratégias de Dawar e Frost 
     

    Quando o tema é globalização, as empresas domésticas precisam adotar determinadas estratégias. É a classificação de Dawar e Frost. Vejamos os tipos:

     

    • Defender: em um contexto de fraca pressão da globalização, é possível defender o mercado interno. A saída é focar nas vantagens competitivas próprias.

     

    • Extender: é possível, nesse mesmo contexto, planejar a ampliação desse mercado para o exterior, caso haja recursos. A saída é expandir para mercados similares no exterior.

     

    • Dodger: no caso de pressão forte da globalização e caso haja disponibilidade de recursos apenas internamente, a ideia é efetuar uma mudança substancial na empresa, realizando joint ventures (empreendimento em conjunto entre duas ou mais empresas) com as multinacionais, vendendo a empresa ou redefinindo o negócio.

     

    • Contender: apesar da forte pressão da globalização, a empresa tem condições de melhorar a sua capacidade e seus recursos para fazer face às multinacionais. São as empresas competidoras.

    Fonte: Prof. Vinicius Ribeiro e
    https://quizlet.com/7387883/global-chapter-6-flash-cards/
    https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/4066/000407153.pdf?sequence=1

    Bons estudos !!!

  • dodge
     vt 1 esquivar-se ao encontro, evitar, fugir de pessoa ou coisa que nos ameaça. 2 evadir, usar de rodeios.

     

    dodgy
     adj 1 astucioso, manhoso, ladino. 2 arriscado.

     

    fonte: dic. Michaelis.

     

    então, a banca é, ops, a empresa é dodger, i. é, só estava no mercado por causa da mamata protecionista

    acabou a proteção... sai do mercado... falência... igual aconteceu aqui no BR, na época pós Collor, como muito bem lembrado

     

  • Quando uma organização decide, ou é pressionada, a globalizar-se, empreendendo em mercados externos e/ou lidando com competidores internacionais no mercado interno, faz-se necessária a adoção de estratégias específicas. Dawar e Frost (1999) abordam quatro tipologias sobre o assunto: defender, estender, dodger e contender.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que apresenta a classificação da empresa:

    A) Certo. No enunciado, a empresa deixou de contar com proteção governamental, seus processos produtivos são ineficientes, seus produtos são ultrapassados e seus ativos competitivos são adequados somente à realidade do mercado doméstico. Na tipologia dodger, a organização precisa passar por mudanças significativas, que podem incluir a redefinição do negócio, a realização de joint venture ou até mesmo a venda da empresa. Geralmente ocorre quando a organização é voltada para o mercado interno e recebe forte pressão para globalizar.

    B) Errado. Não encontrei a tipologia heater nos materiais de referência usados para comentar as questões.

    C) Errado. A tipologia extensora (extender) foca na expansão para mercados semelhantes aos que atua internamente e no uso de competências desenvolvidas em casa. A pressão para globalizar é considerada baixa.

    D) Errado. A tipologia defensora (defender) aproveita-se dos ativos locais no mercado, como seus diferenciais e vantagens competitivas, para defender o mercado interno. A pressão para globalizar é considerada baixa.

    E) Errado. A tipologia contendora (contender) concentra-se na melhoria das capacidades e dos recursos internos para enfrentar as multinacionais globalmente, com foco em nichos de mercado.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Dawar, N.  & Frost, T., Competing with giants, Survival strategies for local companies in emerging markets, Harvard Business Review Marche. April 1999.