SóProvas


ID
1359592
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No entendimento da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Governança Corporativa é um dos instrumentos determinantes do desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: a econômica, a ambiental e a social.
Na Governança Corporativa, na gestão das grandes corporações, foi ocorrendo a substituição gradativa dos “proprietários” por executivos profissionais, especificamente nas sociedades anônimas, determinando o crescimento do grau de importância dos sistemas de controles. Assim, em oposição às mudanças, nasceram as chamadas “forças de controle” sintetizando as ações por uma boa prática de governança, estabelecidas tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo

É exemplo típico de força externa de controle a(o)

Alternativas
Comentários
  • Entre as forças externas que pressionam por boas práticas de governança citam-se: 1.  definição de mecanismos regulatórios, que incluem regras de proteção dos investidores, compromissos ampliados das corporações e níveis de enforcement para sua efetiva adoção; 2. os padrões contábeis exigidos das companhias; 3. o controle pelo mercado de capitais; 4. as pressões dos mercados de atuação das companhias; e 5. o ativismo de investidores.

    Entre as forças internas estão: 1. a concentração da propriedade acionária; 2. a constituição de Conselhos de Administração guardiões; 3. a definição de modelos de remuneração para os gestores; 4. o monitoramento compartilhado da companhia com outros grupos de interesse; e 5. as estruturas multidivisionais de negócios.


  • Complementando o comentário do colega Victor, segue a fonte de onde provavelmente ele fundou seus comentários: http://governancacorporativa.com/?page_id=118

     

    Tenho visto a Cesgranrio cobrar esse tópico de forças internas e externas de governança corporativa com alguma frequência e o link acima é uma boa fonte de estudo para tal. É curtinha e objetiva.