Alternativas
A hepatite D pode ser transmitida pelo sangue e seus derivados, urina, sêmen e líquido cefalorraquidiano. Seu agente etiológico é o vírus HDV. A única forma de inativação desse vírus é o uso de calor.
A AIDS tem como sua principal via de contágio, a sexual. Seu agente etiológico é o vírus HIV. Este vírus tem vida extracorpórea curta, frágil para a luz solar e ambiente. O hipoclorito de sódio a 1%, glutaraldeído a 2%, formaldeído e etanol são substâncias químicas desinfetantes efetivas contra esse vírus.
A sífilis tem como agente etiológico a bactéria Treponema pallidum . É transmitida pelo contato direto com lesões de pele, mucosas, fluidos e secreções. Essa bactéria pode sobreviver em um ambiente a 25°C por semanas. É sensível ao etanol a 70%, hipoclorito a 1%, glutaraldeído e calor (65°C por 30 minutos).
A hepatite B pode ser transmitida por sangue e seus derivados, saliva, sêmen e fluidos vaginais levados por agulhas contaminadas, seringas e outros artigos. Seu agente etiológico é o vírus HBV. Quando presente em sangue seco este vírus é capaz de sobreviver por semanas. Pode ser inativado apenas por uso de calor seco ou vapor sob pressão.
A herpes simples tem como agentes etiológicos os vírus HHV – 1 e HHV – 2. O tipo 1 é transmitido por contato sexual, enquanto o tipo 2 é transmitido pelo contato com a saliva de portadores e pode ser adquirido pelo feto durante a gravidez. Estes vírus podem ser inativados por hipoclorito de sódio a 1%, outros agentes químicos e calor (56°C por 30 minutos, no mínimo).