- ID
- 41893
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Petrobras
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
A língua fissurada é uma lesão que pode estar associada à síndrome de
A língua fissurada é uma lesão que pode estar associada à síndrome de
A Síndrome de Gardner é caracterizada por
Uma lesão granulomatosa focal, mais prevalente no palato em um paciente com o diagnóstico de sífilis não tratada, é denominada
Criança de 6 anos de idade, por indicação do pediatra,
foi levada a consultório odontológico devido à história de
ausência de vários dentes decíduos. A história clínica revelou que
a criança apresentava alterações de cabelo, unhas e pele, sendo
portadora de um tipo de displasia ectodérmica, diagnosticada aos
2 anos de idade. A mãe relatou que a criança tinha pele seca e
freqüentes alterações da temperatura corporal. Segundo a mãe,
ela tinha hábitos saudáveis de alimentação, com uma dieta
balanceada e rica em vegetais e frutas. O exame intrabucal
revelou boa higiene bucal, presença de opacidades e lesões de
manchas brancas na face vestibular de todos os dentes presentes
e lesões cavitadas nos primeiros e segundos molares inferiores
decíduos. O exame radiográfico revelou ausência de vários dentes
permanentes: incisivos centrais superiores e inferiores, primeiros
pré-molares superiores e segundos molares inferiores.
Os incisivos laterais permanentes apresentavam
alterações de forma (conóides), e lesões de cárie em dentina
foram observadas nos molares inferiores.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens que se
seguem, no que concerne a diagnóstico, plano de tratamento e
etiopatogenia da doença cárie.
O diagnóstico de agenesia dos terceiros molares só poderá ser confirmado depois de a criança completar os dez anos de idade.
São lesões que podem ser manifestações orais do HIV:
Paciente jovem, sexo feminino, apresentando discreto aumento de volume firme na mandíbula, indolor, com deslocamento dos dentes 43 e 44. Ao exame radiográfico panorâmico, observa-se uma lesão radiotransparente unilocular, associada a um dente supranumerário incluso na região anterior da mandíbula. Outra lesão semelhante é observada na maxila, deslocando o canino para cima e o incisivo lateral para a linha média. Observa-se microdontia, hipoplasia do esmalte e erupção dentária retardada. A paciente também apresenta história de fissura labiopalatina, espinha bífida, calcificações intracranianas e carcinoma basocelular nevóide. Tal quadro clínico sugere:
Segundo Guedes-Pinto, a fluorose geralmente ocorre de forma simétrica nos arcos dentários. Normalmente, os dentes mais afetados pela fluorose são:
Segundo Toledo, com relação à influência da saliva no processo carioso, é incorreto afirmar que:
Segundo Laskaris, os dentes supranumerários são achados frequentes em qual (is) síndrome (s)?
Segundo Laskaris, dos fatores locais ou sistêmicos, abaixo relacionados, qual(is) pode(m) provocar a erupção retardada?
Segundo Laskaris, das características clínicas abaixo, qual não é frequentemente encontrada em pacientes com Síndrome de Down?
Segundo Proffit, uma mandíbula extremamente pequena ao nascimento, frequentemente acompanhada de palato fissurado, por causa da restrição do deslocamento da mandíbula, que força a língua para cima, impedindo o fechamento normal dos processos palatinos. Esta combinação de deficiência mandibular extrema e palato fendido, caracteriza:
Paciente com 42 anos de idade, sexo masculino, refere fazer uso de droga antiepilética. A condição de crescimento gengival
Atenção: Para resolução das questões de números 36 e 37, considere o enunciado a seguir:
Paciente com 32 anos de idade, sexo masculino, relata o
uso recente de corticosteroide por via sistêmica. A história
médica do paciente inclui a cirrose hepática. O exame clínico
mostra placas brancas, espessas e puntiformes na língua,
palato mole e mucosa jugal. Estas placas apresentam uma
textura superficial rugosa e podem ser removidas por meio de
pressão lateral, expondo a mucosa subjacente ulcerada. O
paciente descreve uma sensação de queimação dolorosa.
Este quadro é compatível com o diagnóstico de candidose
A manutenção da saúde bucal, mediante revisões e profilaxias periódicas, contribui para evitar a doença periodontal. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.
Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da mucosite oral decorrente da radiação incluem-se o local do campo de radiação, a preexistência de doença dentária, higiene oral precária, baixa produção de saliva, função imune comprometida e focos de infecção local.
Com referência ao correto tratamento das alterações locais e sistêmicas, julgue os itens subsequentes.
A candidíase acomete frequentemente pacientes com comprometimento imunológico e constitui a causa primária da queilite angular em idosos.
Com referência ao correto tratamento das alterações locais e sistêmicas, julgue os itens subsequentes.
Pacientes que fazem uso de anti-hipertensivos estão mais sujeitos a desenvolverem cárie em razão da xerostomia provocada pelo medicamento.
Com referência ao correto tratamento das alterações locais e sistêmicas, julgue os itens subsequentes.
A perda de estruturas faciais em decorrência de sequelas de cirurgias, traumatismo ou má formação congênita pode ser resolvida com próteses bucomaxilofaciais confeccionadas por dentistas especialistas. As próteses oculares, contudo, constituem atuação restrita às especialidades médicas.
Muitas doenças e distúrbios sistêmicos foram implicados como indicadores de risco ou fatores de risco na doença periodontal. A pesquisa clínica em ciência básica durante as últimas décadas conduziu a uma compreensão e apreciação aperfeiçoadas da complexidade e patogenia das doenças periodontais. Acerca da influência das doenças sistêmicas sobre o periodonto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O diabetes não controlado ou mal controlado é associado à susceptibilidade e gravidade aumentadas das infecções, inclusive periodontite.
( ) Mesmo na ausência de fatores locais podem ocorrer alterações notáveis na gengiva durante a gravidez.
( ) Os contraceptivos hormonais agravam a resposta gengival aos fatores locais de uma forma semelhante à verificada na gravidez e, quando tomados durante mais de um ano e meio, aumentam a destruição periodontal.
( ) Em pacientes leucêmicos, a gengiva apresenta coloração vermelho-azulado, semelhante à esponja e friável, além de sangrar persistentemente a um leve estímulo.
A existência de placas brancas, cremosas, destacáveis, com sensação de queimação e hálito fétido, podendo ser observadas em pacientes quando em antibioticoterapia e imunossupressão, podem ser os sinais e os sintomas de candidíase do tipo
Os primeiros molares inferiores apresentam muitas massas globulares pequenas de esmalte na parte oclusal do dente. É uma característica clínica que pode ser relacionada com a hipoplasia do esmalte devido a
É sabido pela literatura que há uma relação de patógenos e doenças infecciosas comuns relacionados às infecções em hospitais e laboratórios que podem ser transmitidos no consultório odontológico. Marque a alternativa correta.
Infecção fúngica, com predileção para homens, em que muitos estão envolvidos com a agricultura, apresenta-se inicialmente como uma infecção pulmonar, podendo disseminar por via linfática ou hematogênica. As lesões bucais são ulcerações com aspecto semelhante a amoras, mais em gengiva, mucosa alveolar e palato com possibilidade para acometer lábios, mucosa jugal e orofaringe. Com base na descrição apresentada, é correto afirmar que a infecção citada é a
Representam manifestações bucais desenvolvidas por um indivíduo que sofreu exposição crônica ao mercúrio:
A febre escarlate é uma infecção sistêmica causada por estreptococos β-hemolítico do grupo A. Os pacientes apresentam enantema da mucosa oral, que envolve amígdalas, faringe, palato mole e língua. Durante os dois primeiros dias da doença, o dorso da língua apresenta uma cobertura branca na qual apenas as papilas fungiformes podem ser visualizadas. Por volta do quarto ou quinto dia, ocorre a descamação da cobertura branca revelando uma superfície dorsal eritematosa com papilas fungiformes hiperplásicas, denominada:
O início da sintomatologia da estomatite urêmica pode ser abrupto, com placas brancas distribuídas predominantemente na mucosa jugal, língua e soalho bucal. Os pacientes podem se queixar de gosto desagradável, de dor na boca, ou de uma sensação de ardência nessas lesões. O clínico pode detectar um odor de amônia no hálito desses pacientes. O aspecto clínico pode simular a leucoplasia pilosa oral. Essa estomatite representa uma complicação incomum da:
Paciente do gênero masculino, 40 anos, tabagista, chega ao consultório odontológico referindo dor unilateral na face média e superior, em particular dentro e ao redor do olho, com irradiação para a região temporal e a parte superior da bochecha. Segundo o paciente, a dor tem início abrupto, é intensa e muitas vezes queima ou é lancinante. Os ataques podem ocorrer mais de oito vezes por dia ou em dias alternados, durando de 15 minutos a 3 horas. Essa descrição diz respeito a:
Paciente adulto chega ao consultório e durante a anamnese queixa-se da tríade de dermatite, demência e diarreia. Ao exame clínico observou-se estomatite e glossite, com língua apresentando-se vermelha, lisa e inflamada.
Tal descrição está associada à deficiência de:
Com relação à prevenção da endocardite bacteriana, assinale a opção que corresponde ao regime profilático padrão, recomendado pela American Heart Association, para pacientes de alto risco para endocardite e que não apresentem hipersensibilidade reconhecida a nenhum medicamento.
A desordem autoimune sistêmica crônica, que envolve glândulas salivares e lacrimais, resultando em efeitos chamados de síndrome sicca, é conhecida como
A ausência congênita de dentes pode ser uni ou bilateral. Os dentes permanentes mais frequentemente ausentes são
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A Síndrome de Papillon-Lefevre é uma doença caracterizada por manifestações bucais e dermatológicas, e apresenta doença periodontal apenas na dentição decídua com perda precoce do suporte ósseo.
( ) A osteogênese imperfeita tipo II é severa com extrema fragilidade óssea e fraturas frequentes.
( ) A Síndrome de Pierre Robin é caracterizada por micrognatia, retração da língua e fissura palatina.
Nas infecções fúngicas bucodentais, as mais comumente observadas são da espécie Cândida. O melhor tratamento para a candidose pseudomembranosa é
As alterações metabólicas capazes de caracterizar uma doença sistêmica têm a possibilidade de agravar a doença periodontal. Baseando-se na afirmativa anterior, assinale a afirmativa incorreta
Nos pacientes com displasia ectodérmica hipohidrótica, qual alteração ocorre no desenvolvimento dentário?
Dentre as desordens autoimunes crônicas de interesse odontológico, aquela caracterizada pelo envolvimento das glândulas salivares e lacrimais, resultando em xerostomia e xeroftalmia, é a síndrome de:
A utilização de medicamentos altamente eficazes na terapia antirretroviral para o HIV, conhecidos pela sigla em inglês HAART (highly active anti retroviral therapy), tem resultado em enormes progressos na sobrevida desses pacientes. Um dos marcadores para a progressão clínica da infecção pelo HIV são o aparecimento de manifestações bucais. Dentre as lesões bucais mais comuns associadas ao HIV, aquela cuja etiologia está relacionada ao vírus Epstein-Barr é o(a):
Sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é CORRETO afirmar que:
Qual dos seguintes distúrbios de desenvolvimento do dente NÃO se relaciona à forma do dente?
Cirurgião-dentista está prestando atendimento a paciente de serviço oncológico. Dentre as complicações bucais decorrentes da quimioterapia antineoplásica, classificadas como estomatotoxicidade direta, incluem-se a
Na maioria dos casos, as manifestações bucais do lúpus eritematoso cutâneo crônico (LECC) se apresentam clinicamente idênticas às lesões do(a)
O aumento difuso e acentuadamente eritematoso dos tecidos gengivais é uma manifestação oral identificada nos pacientes portadores de
A candidose é a mais comum das manifestações intraorais da infecção por HIV e muitas vezes é o sinal de apresentação que leva ao diagnóstico inicial.
Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que enumera os exames indicados para o diagnóstico final.
Algumas doenças infecciosas têm importante manifestação oral, e seu reconhecimento é importante por serem doenças de notificação compulsória no Brasil. Assinale a alternativa que indica a doença de notificação compulsória.
Quanto à doença de Addison, podemos afirmar, EXCETO
A halitose pode ser considerada um problema social, com prevalência relativamente alta na população. Sobre a etiologia dessa afecção bucal, é correto afirmar que:
De acordo com a OMS, considera-se idoso, nos países desenvolvidos, aquele indivíduo que possui 65 anos ou mais e, nos países em desenvolvimento, aquele que já alcançou 60 anos. No Brasil, o aumento da população idosa será da ordem de 15 vezes até 2025, o que colocará o Brasil como sexto país com maior número de idosos no mundo. Uma das alterações bucais mais frequentes em pessoas idosas é a hipossalivação, cujas causas podem ser sistêmicas, medicamentosas ou por irradiação advinda de terapias oncológicas de cabeça e pescoço. É uma condição bucal frequentemente associada à hipossalivação a presença:
Em relação às doenças periodontais e ao diabetes melito, assinale a opção correta.
Segundo Klokkevold, em Carranza et al. (2007), correlacione a condição sistêmica à sua respectiva relação, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
CONDIÇÃO SISTÊMICA
I - Diabetes melito tipo I
II - Síndrome de Chédiak-Higashi
III- Síndrome de Papillon-Lefèvre
IV - Deficiência da Adesão Leucocitária
V - Agamaglobulinemia
RELAÇÃO
( ) Afeta a produção de organelas.
( ) Lesões cutâneas hiperceratóticas.
( ) Falta de expressão da integrina da superfície celular.
( ) Deficiência de linfócitos B.
( ) Destruição das células beta produtoras de ilhotas de Langerhans.
( ) Destruição de linfócitos.
O fluxo e a viscosidade salivar podem influenciar o desenvolvimento da cárie. Segundo Dean, Avery e Mc Donald (2011), existem muitas causas para a redução do fluxo salivar, resultando em um ambiente ácido com cárie rampante. Assinale a opção que contém uma destas causas.
Doença sintomática com infecção resultante da exposição ao vírus Epstein-Barr, a qual ocorre usualmente pelo contato íntimo. Na sua forma clássica, em adultos jovens, pode levar à fadiga prodômica, mal estar e anorexia até 2 semanas antes do início da febre alta, podendo tais sintomas persistirem de 2 a 14 dias. Clinicamente, podem ser observados: linfonodos aumentados simétricos e sensíveis, manifestações orais do tipo petéquias no palato duro ou mole, e gengivite ulcerativa necrosante. Esta descrição é compatível com qual infecção virai, segundo Neville e cols (2009)?
As Lesões mais freqüentemente associadas com infecção pelo HIV são:
Maxila curta, abóbada palatina alta, molares em amora e hipoplasia dos incisivos e molares são manifestações bucais da seguinte doença sistêmica:
A síndrome de Eagle ocasiona vários sintomas, como: dor facial vaga exacerbada pela deglutição, abertura de boca e movimento lateral da cabeça. Assinale a opção que corresponde à estrutura anatômica cuja mineralização pode estar envolvida na causa da síndrome de Eagle.
Como se denomina a alteração do desenvolvimento dos ossos gnáticos que, normalmente, apresenta caráter hereditário autossômico dominante, involui após a puberdade e possui as seguintes características: aumento das bochechas; modificações faciais com tendência simétrica devido à expansão bilateral indolor das regiões posteriores da mandíbula; e envolvimento das margens infra-orbitais e dos assoalhos orbitais que deslocam os globos oculares para cima?
A síndrome de Sjögren é uma desordem de natureza autoimune e apresenta risco aumentado para o surgimento de
A deficiência de vitamina C pode levar à seguinte manifestação oral:
Entre os agentes teratógenos que afetam o desenvolvimento craniofacial, pode-se afirmar que
Sobre a síndrome de Down, pode-se afirmar que
Preencha as lacunas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
______________ e _______________ são bons preditores para a progressão para aids, enquanto que _________________ é considerado (a) um definidor da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
De acordo com Moacyr da Silva, podemos afirmar que são manifestações bucais de doenças profissionais provocadas pelo agente monóxido de carbono:
O tratamento da “Argirose Focal” é:
A quimioterapia para neoplasias malignas ou leucemias é uma causa importante para ulceração bucal, sendo o metotrexato um agente causador conhecido. Assim, seria possível nesses casos reduzir acentuadamente esses episódios ulcerativos com o uso, após a quimioterapia, três vezes ao dia, de colutórios com:
A Síndrome de Ramsey-Hunt é uma rara variante da infecção pelo:
A presença das “Estrias de Wickham” é o critério diagnóstico de:
Nas manifestações orais da Síndrome de Sjogrën podemos encontrar:
É uma patologia que se caracteriza por apresentar, como características fenotípicas, micrognatia (hipoplasia da mandíbula), fissura palatina em “U”, glossoptose (língua retroposta), que pode levar o paciente a apresentar obstrução respiratória. Podemos encontrar a presença de fissuras submucosas e retardo mental em aproximadamente 20% dos casos. O palato ogival profundo é uma característica descrita por pouquíssimos autores, mas, segundo Psillakis, Lopes e Altmann, este aparece em 80% dos casos, havendo ou não fissura pós-forame incompleta. Segundo o livro Odontopediatria na primeira infância, da autora Maria Salete Nahás Pires Corrêa, que síndrome é essa?
Sobre os aspectos clínicos, radiográficos e mecanismos da rizólise, marque o item correto, segundo Guedes-Pinto:
Segundo Enlow (1993), nas malformações de crescimento e desenvolvimento, uma fusão prematura das suturas cranianas, aparência craniofacial bizarra, palato ogival, sindactilia e, ocasionalmente, defeitos cardíacos congênitos, são achados compatíveis com o diagnóstico de
Segundo Sonis, Fazio e Fang (1996), a hiperplasia gengival é considerada um efeito colateral comum de quais medicamentos anti-hipertensivos?
Assinale a opção que, segundo Neville et al. (2004), NÃO apresenta uma das causas congênitas e hereditárias da macroglossia.
Segundo Neville et al. (2004), a deficiência de que vitamina leva a uma condição conhecida como pelagra, cujos sinais e sintomas característicos incluem a tríade dermatite, demência e diarréia; e as manifestações bucais têm sido descritas como estomatite e glossite?
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre o Lúpus Eritematoso bucal. A seguir, marque a opção com a sequência correta.
( ) Inclui duas formas tradicionais maiores: o LE discoide (DLE) e o LE sistêmico (SLE).
( ) São características das lesões bucais, as alterações epiteliais.
( ) Apresenta como agente etiológico causador o HSV-2.
( ) É um grupo de desordens autoimunes do tecido conjuntivo.
Considerando a relação entre Diabetes Mellitus (DM) e doença periodontal, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, marque a opção correta.
( ) Os pacientes com DM tipo 1 apresentam risco menor de desenvolver doença periodontal com a idade e com a duração de seu diabetes.
( ) Os indivíduos com diabetes malcontrolados podem se queixar de diminuição do fluxo salivar e queimação na boca ou língua.
( ) Os diabéticos que utilizam agentes hipoglicêmicos orais podem sofrer de xerostomia, a qual pode predispor a infecções oportunistas com Candida Albicans.
( ) A perda da inserção periodontal tem sido encontrada mais frequentemente em pacientes com a doença bem
controlada, do que em indivíduos com diabetes moderado e malcontrolado, tanto no DM tipo 1 quanto no DM
tipo 2.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, em relação ao Cretinismo, um dos fatores pré- natais responsável pela maloclusão. A seguir, marque a opção com a sequência correta.
( ) Provoca a presença de supranumerários inclusos, sobretudo na região de pré-molares e incisivos inferiores.
( ) Ocasiona distúrbios no processo eruptivo dentário.
( ) Provoca retardamento em todas as etapas: erupção dos dentes primários e esfoliação e erupção dos permanentes.
( ) Ocasiona mordida aberta anterior, respiração bucal e maloclusão, devido à posição e ao tamanho da língua.
O conhecimento das hemopatias pelo cirurgião-dentista é de grande importância. Desse modo, associe as duas colunas relacionando corretamente o tipo de hemopatia a sua respectiva doença sanguínea.
HEMOPATIA
(1) Anemias, policitemias e leucemas
(2) Eritroblastose fetal e talassemia
(3) Leucemias e leucopenias
(4) Anemia falciforme, talassemia e eritoblastose fetal
DOENÇA SANGUÍNEA
( ) provocam alteração da cor dos dentes.
( ) acometem alteração do tecido ósseo.
( ) acometem os tecidos moles bucais.
( ) contribuem para a infecção.
A sequência correta dessa classificação é:
“[...] é uma síndrome extrapiramidal induzida pelo uso crônico de antipsicóticos, caracterizada por movimentos involuntários, anormais e repetitivos, localizados principalmente na região de orofaringe, podendo acometer inclusive o sistema respiratório. Há relatos na literatura de luxação da articulação temporomandibular (ATM) em consequência dos espasmos além de causar constrangimento ao paciente.”
(SANTOS, Paulo Sérgio da Silva; SOARES JR, Luiz Alberto Valente. Medicina Bucal: a prática na Odontologia Hospitalar. São Paulo: Santos, 2012.)
O excerto acima diz respeito ao transtorno psiquiátrico
Assinale a alternativa correta quanto à manifestação bucal classificada como neoplasia maligna de origem endotelial, cujo agente etiológico associa-se ao Herpes Hominus vírus tipo 8 (HHV-8).
Pacientes com alterações neurológicas, tais como os epilépticos, constituem um grupo de alto risco de doenças bucais. Assinale a alternativa incorreta sobre tais doenças.
As alterações do assoalho da órbita e a hipoplasia dos ossos maxilares influem diretamente nas dificuldades encontradas nos processos de reabilitação. A maxila hipoplásica é deficiente e retroposta em relação à base do crânio. A atresia maxilar é proveniente da pouca profundidade do assoalho da órbita e uma verdadeira diminuição no sentido horizontal. A hipertrofia do osso palatal e hipertrofia da mucosa oral são constantes.
(HADDAD, Aida Sabbahg. Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. São Paulo: Santos, 2007.)
O excerto acima faz referência à
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo em relação a alguns dos aspectos bucais de pacientes com paralisia cerebral. A seguir, marque a opção com a sequência correta.
( ) O crescimento gengival é propiciado pelo uso de fenitoína, nifedipina e ciclosporina.
( ) A doença periodontal ocorre com grande frequência.
( ) O consumo de dieta pastosa contribui para a ausência de hiperplasia gengival.
( ) A escovação dental é facilitada pela maior espasticidade em musculatura mastigatória.
Dentre os aspectos odontológicos abaixo, qual acomete, com mais frequência, em pacientes com Síndrome de Down?
Uma síndrome, qualquer que seja, é um conjunto de sinais e sintomas que prejudicam de algum modo o desenvolvimento do indivíduo. Portadores da síndrome de Down apresentam considerável número de alterações, tanto sistêmicas quanto bucais, o que requer atenção precoce, a fim de evitar que suas limitações sistêmicas sejam ainda mais agravadas. O cariótipo de indivíduo masculino com síndrome de Down irá indicar
Os transtornos psiquiátricos representam 50% dos principais transtornos incapacitantes. É de suma importância para o cirurgião-dentista ter conhecimentos básicos sobre estes transtornos psiquiátricos, para que seja possível a abordagem clínica e cirúrgica de forma segura. Tiques motores na região bucofacial; espasmos de músculos faciais e piscadas involuntárias dos olhos são manifestações clínicas comuns em cerca de 20% dos indivíduos portadores de
Diabetes mellitus é um distúrbio do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas. Ocorre deficiência total ou parcial da produção de insulina pelo pâncreas. São classificadas em: tipo I, tipo II e gestacional, além de outros tipos menos comuns. Qual das lesões bucais, a seguir, representa padrão clínico de candidose oral comum em indivíduos diabéticos?
Após a confirmação do diagnóstico histopatológico de câncer, o tratamento oncológico é iniciado com o procedimento de estadiamento, que irá auxiliar no planejamento terapêutico, prognóstico e na avaliação dos resultados. O estadiamento refere-se à, exceto:
Pacientes portadores de câncer na região de cabeça e pescoço quando submetidos à radioterapia podem apresentar vários tipos de manifestações clínicas sistêmicas e bucais. Efeitos biológicos indesejados induzidos pelas radiações ionizantes podem surgir, principalmente, na região bucal. Qual é o melhor tratamento para a osteorradionecrose?
O termo “Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais” é abrangente por representar vários grupos de patologias e condições limitantes. Estes indivíduos necessitam de atendimento odontológico diferenciado, por apresentarem alterações mentais, comportamentais, sociais, físicas e sistêmicas. Qual é a doença sistêmica crônica que exige atendimento odontológico diferenciado?
Algumas das deformidades crânio-maxilofaciais podem apresentar, entre as suas características clínicas, o afastamento excessivo dos olhos, com alargamento da raiz do nariz. Esta característica clínica é definida como
O diabetes é uma doença que tem sido relacionada a alguns problemas bucais como:
I. candidíase oral;
II. glossite migratória benigna;
III. língua avermelhada e saburrosa;
IV. queilite actínica.
Estão corretas somente as alternativas
A manifestação oral que ocorre exclusivamente em pacientes nefropatas é a