-
As organizações têm níveis estratégicos, táticos e operacionais.
Se o trabalho da alta gerência (ESTRATÉGICO) será explicitado e transmitido aos níveis intermediário (TÁTICO) e OPERACIONAL, então pressupõe-se um DOWNSIZING. No entanto deve-se lembrar que as novas tecnologias não são determinantes para um impacto na estrutura horizontal nas organizações. Vários aspectos da organização tais como sua cultura (organizacional), estrutura, natureza do negócio, mercado, etc. contribuiriam para que talvez fosse necessário uma reestruturação. O impacto na estrutura de poder em geral é algo sensível mas não a ponto de eliminação de hierarquias que são fundamentais ao processo da organização, como descrito na questão.
-
Conhecimento explícito é o conhecimento que já foi ou pode ser articulado, codificado e armazenado de alguma forma em alguma mídia. Ele pode ser prontamente transmitido para outras pessoas. A informação contida nas enciclopédias (incluindo a Wikipédia) é um bom exemplo do conhecimento explícito.
d) o trabalho da alta gerência pode ser integralmente explicitado e transmitido aos níveis intermediário e operacional, razão pela qual, no futuro próximo, as organizações funcionarão sem chefes ou líderes.
Primeiramente, há dificuldade em tornal disponivel todo o conhecimento explicito da alta gerência, e contudo, bem todo este conhecimento deve ser repassado as outras áreas. Vice-versa A transferência de sede de uma empresa para outro País não deve ser o foco de um supervisor operacional, bem como um relatório de manutencão não o será de CEO, a grosso modo.
-
"no futuro próximo, as organizações funcionarão sem chefes?!?!, uh hu!!" homer simpson
-
Complementando...
Independentemente da tecnologia, não há como prescindir de líderes ou chefes. O papel deles muda com o incremento de novas tecnologias, mas sempre haverá a necessidade de alguém que comunique, motive e dê uma visão para a equipe( papel, apoiador, norteador etc.).
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
[Gab. D]
bons estudos