SóProvas


ID
1361269
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considere as técnicas de redação para correspondências oficiais para responder à questão.

Sobre o emprego dos pronomes de tratamento, só NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • I) ou se fala com a pessoa indicada por ele;

    II) ou se fala da pessoa indicada por ele.

    I) Quando se fala diretamente à pessoa tratada (pessoa com quem se fala), usa-se Vossa. Ex.: "Vossa Excelência, senhor Deputado, é muito corajoso" (fala-se coma autoridade).

    II) Quando se faz referência à pessoa tratada, mas se conversa com outrem (pessoa de quem se fala), emprega-se Sua. Ex.: "Sua Excelência o Deputado Araújo, de quem lhe falei há pouco, é muito corajoso" (fala-se da autoridade).

  • Lembrando que Vossa --> tratamento usado para pessoa com que se fala

                              Sua     --> tratamento utilizado para pessoa de quem se fala 

  • A letra E, conforme o MRPR:


    2.1.2. Concordância com os Pronomes de Tratamento

      Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: "Vossa Senhoria nomeará o substituto"; "Vossa Excelência conhece o assunto".

      Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomeará seu substituto" (e não "Vossa ... vosso...").

      Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; se for mulher, "Vossa Excelência está atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita".


  • O candidato deve ter cuidado com esta questão,pois pede a alternativa incorreta. 
    Ao analisar todas as alternativas, percebemos que é incoerente a seguinte alternativa: "não há distinção quanto ao emprego de “Vossa Excelência" ou “Sua Excelência"". 
    Sabemos que o uso de ambos varia com o interlocutor. Se falamos diretamente com a autoridade, usamos "Vossa Excelência". Se falamos da pessoa, ou seja, se falamos da autoridade para uma outra pessoa, usamos "Sua Excelência". Desta forma, ocorre sim distinção quanto ao uso.

    A resposta correta é a letra (C).
  • VOSSA: Com quem se fala.

    SUA: De quem se fala.

     

  • Fui por eliminação.

  • C.

    Vossa Excelência - Com quem se fala.

    Sua Excelência - De quem se fala.

    Quando se fala diretamente à pessoa tratada (pessoa com quem se fala), usa-se Vossa. Ex.: "Vossa Excelência, senhor Deputado, é muito corajoso" (fala-se coma autoridade).

    II) Quando se faz referência à pessoa tratada, mas se conversa com outrem (pessoa de quem se fala), emprega-se Sua. Ex.: "Sua Excelência o Deputado Araújo, de quem lhe falei há pouco, é muito corajoso" (fala-se da autoridade).