SóProvas


ID
1362361
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

O modelo de cinco forças de Porter considera cinco fatores que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente.

Entre esses fatores, ou forças competitivas, está o poder de barganha dos compradores, cuja intensidade pode ser determinada pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • As forças competitivas do modelo Porter:


    Rivalidade entre concorrentes - Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.


    Barreiras à entrada de concorrentes - Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres, 2004). Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.
     

    Poder de barganha dos compradores - Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.


    Poder de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.


    Ameaça de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/as-cinco-forcas-de-porter/57341/ 

    Bons estudos !!!

  • Questão muito mal escrita

  • Não existe bens produzidos pelo comprador!!!
  • a) grau de rivalidade entre empresas concorrentes - RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES

     b) impacto do produto na qualidade dos bens produzidos pelo comprador - PODER DE BARGANHA DOS COMPRADORES

     c) ameaça de novos entrantes potenciais - AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES

     d) existência de concorrentes divergentes - RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES

     e) percepção relativa de valor de produtos substitutos - BENS SUBSTITUTOS

  • Poder de Negociação dos Clientes:

    • Quanto mais informados estão os clientes, mais eles normalmente podem exigir das empresas qualidade, preço e serviços.

    Os clientes são poderosos quando são poucos, ou compram em grande quantidade, quando os custos de trocar de fornecedor são baixos, quando eles conhecem as estruturas de custos das empresas e quando podem deixar de consumir os produtos ou fabricá-los internamente.

    Fonte: Rennó

  • Poder de barganha dos compradores

    Ameaça de competição do comprador: se o comprador durante as negociações pode sinalizar a ameaça de fazer (ele mesmo) o produto ou serviço do seu fornecedor, ele tende a se tornar poderoso. Seria como um fabricante de janelas ter condições de produzir o seu próprio vidro, ameaçando assim os seus fornecedores de vidros.

    Fonte: vbmc